- História da criação e regiões de cultivo do morango Slonenok
- Vantagens e desvantagens das culturas de frutos silvestres
- Características e características da variedade
- Tamanho do arbusto e aparência da lâmina foliar
- Floração e polinização
- Tempo de maturação e rendimento
- Qualidades de sabor da fruta e sua posterior venda
- Resistência a temperaturas abaixo de zero e à seca
- Imunidade e suscetibilidade a doenças e parasitas
- Plantando morangos de jardim
- Seleção e preparação do local
- Selecionando mudas
- Época e tecnologia de plantio de mudas
- Que tipo de cuidados a variedade Slonenok requer?
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Capina e afrouxamento do solo
- Cobertura morta
- Abrigo para o inverno
- Tratamentos sazonais preventivos
- Métodos de reprodução
- Sementes
- Ao dividir o mato
- Soquetes
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
A variedade de morango Slonenok é adequada para diversas regiões da Sibéria, onde prevalecem fortes flutuações climáticas: ondas de frio repentinas, seca e baixas temperaturas no inverno. Apesar da crença de que cultivar morangos em casa seja bastante difícil, obter uma boa colheita é possível, pois depende diretamente do cultivo adequado.
História da criação e regiões de cultivo do morango Slonenok
O desenvolvimento da variedade Slonenok começou no final da década de 1980, e foi somente em 2006 que a Slonenok foi incluída no Registro Estadual da Federação Russa como uma variedade permitida para cultivo nas regiões da Sibéria Oriental e Ocidental.

Vantagens e desvantagens das culturas de frutos silvestres
Vantagens da variedade Slonenok:
- bagas grandes e brilhantes;
- aroma pronunciado;
- sabor doce e rico;
- resistência a mudanças de temperatura;
- a capacidade de crescer em áreas onde prevalece o clima frio e seco;
- alto rendimento.
Entre as desvantagens estão:
- alta probabilidade de arbustos serem afetados pela podridão;
- rega e fertilização frequentes do solo;
- polpa densa, sem suculência.

Características e características da variedade
Se não for devidamente cuidada ou afetada por doenças, a variedade perde seu rendimento em termos de quantidade e qualidade de frutos.
Tamanho do arbusto e aparência da lâmina foliar
Os arbustos de frutos silvestres têm uma estrutura robusta e permanecem sempre eretos. Uma característica desta variedade é o formato côncavo das folhas, com floração glauca e crescimento intenso de novas folhas. As lâminas foliares são verde-brilhantes, cada uma com pequenos dentes arredondados.

Floração e polinização
As flores são de tamanho médio. Um único arbusto produz um grande número de hastes florais, produzindo de 15 a 20 frutos.
Quanto à polinização, quando se cultiva morangos em estufa, ela é feita artificialmente: o pólen é transferido de uma flor para outra usando uma escova.
Nas fazendas, uma colmeia de mamangabas ou abelhas é instalada em estufas com morangos, que polinizam as flores naturalmente.
Tempo de maturação e rendimento
Os frutos começam a amadurecer na segunda quinzena de junho. O morango Slonenok dá frutos uma vez por estação. Cada arbusto pode produzir de 15 a 20 frutos. Cada fruto pesa de 10 a 30 gramas.

Qualidades de sabor da fruta e sua posterior venda
As frutas têm aroma rico e sabor agradável. Podem ser armazenadas na geladeira por 5 a 7 dias sem perder o sabor ou a aparência. Também são adequadas para transporte, tornando-as ideais para cultivo comercial.
Resistência a temperaturas abaixo de zero e à seca
A variedade é altamente resistente ao inverno, tolerando não apenas quedas constantes de temperatura, mas também geadas recorrentes durante o período de floração. A planta se adapta rapidamente a uma variedade de condições adversas.

Imunidade e suscetibilidade a doenças e parasitas
A variedade Slonenok é mais suscetível ao mofo cinzento do que outras variedades, que é praticamente intratável. A infecção ocorre devido ao excesso de água ou chuva durante o período de maturação.
Plantando morangos de jardim
Morangos de jardim são plantados no outono ou na primavera. O outono é considerado a época mais adequada, pois é quando prevalecem as condições climáticas favoráveis para o plantio de mudas de morango no solo.

Seleção e preparação do local
Se você estiver plantando morangos ao ar livre, escolha um local ensolarado, longe de ventos fortes. Evite plantar morangos em áreas baixas, pois isso pode causar apodrecimento dos arbustos devido ao acúmulo excessivo de umidade.
Plantar morangos depois de feijões, salsa ou pepinos tem um efeito positivo na qualidade deles. A acidez do solo também influencia o crescimento e o desenvolvimento dos morangos. A variedade Slonenok se desenvolve melhor com um pH não superior a 6.
Selecionando mudas
Para o plantio, selecione arbustos com pelo menos 3 a 4 folhas saudáveis. O comprimento da raiz deve ser de 10 centímetros (qualquer comprimento maior deve ser cortado e qualquer comprimento menor deve ser descartado). O rizoma é mergulhado em uma solução por vários minutos para estimular o crescimento da planta.

Época e tecnologia de plantio de mudas
Pelo menos algumas semanas antes do plantio, prepare o solo adicionando composto, cinzas de madeira e nitrato de amônio. Para reduzir a acidez do solo, adicione meio balde de cal virgem.
Dez dias antes do plantio, o solo é revolvido e enriquecido com superfosfato e cloreto de potássio. As covas para as mudas são cavadas com 25 a 30 centímetros de distância. A distância entre os canteiros deve ser de pelo menos 90 centímetros.
O passo final é regar generosamente os buracos com água fria, após o que as mudas de morango são plantadas. O solo ao redor dos rizomas é compactado.
Os morangos são plantados no outono ou na primavera, dependendo do clima da região.

Que tipo de cuidados a variedade Slonenok requer?
A planta-elefante requer cuidados constantes e cuidadosos. Isso é fundamental para manter a saúde dos arbustos e garantir uma colheita de alta qualidade.
Devido à formação abundante de estolhos, os canteiros crescem rapidamente, o que leva a frutos muito pequenos ou ao seu desaparecimento completo, por isso os estolhos precisam ser aparados regularmente.
Modo de rega
Esta variedade requer rega regular e abundante. Esta deve ser feita com água morna, através de um sistema de gotejamento.
Para evitar o excesso de água no solo, use cobertura morta: turfa, palha ou húmus. Isso não só reterá a quantidade necessária de umidade no solo, como também evitará o crescimento de ervas daninhas e pragas.

Cobertura superior
Os arbustos de morango precisam de fertilizante, especialmente as variedades de frutos grandes. Se não forem fertilizados prontamente, a colheita será pequena. Fertilize várias vezes por estação: com fertilizante orgânico no outono e com fertilizantes minerais no verão.
Capina e afrouxamento do solo
Os arbustos de morango precisam ser constantemente afrouxados. A melhor época para isso é após uma chuva leve ou rega. Durante a estação de crescimento, o solo deve ser afrouxado pelo menos 8 a 10 vezes. O primeiro afrouxamento é feito na primavera, quando o solo é fertilizado.
Cobertura morta
Durante o inverno, é necessário cobrir os arbustos com agulhas de pinheiro, o que evitará que as raízes congelem, mas ao mesmo tempo permitirá que os morangos respirem durante o degelo.
Abrigo para o inverno
É importante cobrir os morangos durante o inverno. Isso evitará que o sistema radicular fique muito frio e as plantas morram.

Além da neve, outros materiais utilizados incluem serragem, juncos secos, galhos de abeto misturados com folhas caídas e feno. Materiais de cobertura não tecidos estão disponíveis em lojas especializadas.
Tratamentos sazonais preventivos
O morango Slonenok pode ser suscetível a várias doenças e pragas:
- Manchas brancas ou marrons são doenças fúngicas. Sua ocorrência só pode ser prevenida por meio de tratamento preventivo com qualquer fungicida. O tratamento é realizado na primavera.
- O mofo preto e o mofo cinza afetam as frutas. Para prevenir o mofo cinza, evite regar em excesso e aplique um tratamento preventivo com calda bordalesa de 2% a 4% na primavera. Os arbustos infectados devem ser removidos do canteiro comum.
- O oídio afeta folhas e frutos. Como medida preventiva, trate a planta com enxofre coloidal na primavera.
- Ácaros-aranha – as folhas ficam cobertas por teias, causando ressecamento. Trate com Malathion. A temperatura da solução não deve cair abaixo de 30 graus Celsius.

Métodos de reprodução
Os morangos são propagados de três maneiras: por sementes, pela divisão do arbusto e por rosetas.
Sementes
No cultivo a partir de sementes, a preparação começa no verão, quando os frutos estão maduros. Algumas das melhores frutas são selecionadas da colheita, e as pontas e a camada externa que contém as sementes são cortadas. Essa camada é colocada sobre uma lona e seca. Depois de secas, as sementes são facilmente removidas.
Semeie em uma mistura de solo universal — espalhe as sementes na superfície a uma distância de 1,5 a 2,5 centímetros uma da outra. Regue com um borrifador.
As mudas só podem ser plantadas em terreno aberto depois que os arbustos atingirem 10-15 centímetros de tamanho.

Ao dividir o mato
Para mudas, selecione plantas fortes e saudáveis com copas em forma de roseta. Todo o arbusto é desenterrado e, em seguida, as rosetas são separadas umas das outras.
Após a divisão, os arbustos são plantados em covas. Se tudo for feito corretamente, uma boa colheita pode ser esperada dentro de um ano.
Soquetes
O desenvolvimento e o crescimento ativos ocorrem após a frutificação. Os estolhos possuem nós que, ao entrarem em contato com o solo, começam a enraizar e formar um novo arbusto independente.

Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Margarita Ivanovna, Omsk
"Há muito tempo sonho em cultivar morangos na minha dacha, mas achava impossível com o nosso clima. Ano passado, meus netos me deram quase trinta arbustos de 'Slonenok', e este ano já tivemos uma boa colheita. Eles são realmente resistentes à geada; basta regá-los com frequência para mantê-los suculentos. Eu os recomendo muito."
Nikolay, 54 anos, Biysk
Li em uma revista sobre uma variedade de morango resistente ao inverno, então decidi experimentar. Compramos quinze mudas para experimentar. Plantamos dez na primavera passada e cinco mais perto do outono. Este ano, já comemos morangos do nosso canteiro, e os plantados na primavera renderam uma colheita maior. Os frutos são saborosos, suculentos e grandes. A única desvantagem é que é preciso ter cuidado com a rega, manter o solo úmido e não regar em excesso.











