- Vantagens e desvantagens do morango de Florença
- Características da variedade
- Histórico de seleção e área de cultivo
- Características botânicas do arbusto e das bagas
- Qualidades de sabor e usos das frutas
- Imunidade contra doenças
- Resistência a baixas temperaturas
- Especificações de pouso
- Seleção e preparação do local
- Regras para plantio de mudas
- Cuidados adicionais
- Regar e fertilizar
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Aparar folhagens e gavinhas
- Doenças e pragas: prevenção e tratamento
- Preciso cobri-lo para o inverno?
- Métodos de reprodução
- Sementes
- Com bigode
- Ao dividir o mato
- Avaliações dos jardineiros sobre a colheita
Frutos uniformes e em formato de cone, alta transportabilidade e uma composição equilibrada de ácidos orgânicos e açúcares nos frutos tornaram a variedade de morango Florence popular tanto na jardinagem amadora quanto em fazendas.
Vantagens e desvantagens do morango de Florença
Ao escolher mudas de morango, os jardineiros confiam na proporção de características positivas e negativas.
Vantagens da variedade Florence:
- aparência comercializável, formato uniforme, peso dos frutos;
- alta pontuação de degustação;
- a densidade da polpa, que garante a preservação de sua forma durante o armazenamento de 5 dias, o transporte até o local de processamento e a venda;
- resistência das culturas ao oídio e à podridão das raízes;
- rendimento médio - 500-600 g por planta;
- de frutos grandes;
- Ciclo de frutificação de 5 anos;
- versatilidade de uso;
- formação média de poderosos brotos rasteiros.
Desvantagens dos morangos:
- dependência da frutificação da intensidade da fertilização;
- diminuição da produtividade das culturas em climas quentes sem irrigação por gotejamento;
- suscetibilidade à mancha marrom quando o solo está encharcado.
A predominância das vantagens da cultura sobre as desvantagens é óbvia, por isso o morango de Florença é muito procurado por jardineiros e agricultores.

Características da variedade
Os produtores de morango oferecem a variedade Florence sob os nomes Florence, Florencja e Florence. Esta variedade se caracteriza por um período de maturação tardio, que protege os botões florais do congelamento. O período de frutificação é de 15 a 30 de julho. Em solos férteis, é possível colher até 1 kg de frutas por arbusto, ou 35 toneladas por hectare.
Uma característica distintiva da variedade é a preservação da concentração de açúcar durante chuvas prolongadas e tempo nublado.
Histórico de seleção e área de cultivo
A variedade relativamente jovem de morango Florence foi desenvolvida pelo cientista inglês Simpson no Instituto de Pesquisa de Frutas Eastmalling, em Kent, em 1987. A matéria-prima para o híbrido foi a Gorella, resistente a doenças, e as variedades de alto rendimento Providence, Tioga e Redgauntlet. O cultivo em larga escala do híbrido na Inglaterra, Europa, Bielorrússia e Ucrânia começou 10 anos depois.
Na Rússia, a variedade Florence é cultivada nas regiões do Cáucaso do Norte, Central, Volga-Vyatka e Central Chernozem.
Características botânicas do arbusto e das bagas
Os arbustos de morango são semi-espalhados, de tamanho médio e com vários caules. Hastes florais fortes e eretas erguem-se acima de folhas verde-escuras brilhantes. Flores grandes, bissexuais e brancas, reunidas em cachos de 5 a 7, florescem no final de maio. A floração dura duas semanas.
Os frutos vermelho-escuros têm o formato de um cone largo ou oval e pesam de 17,8 a 35 g. Durante a primeira fase de maturação, os arbustos produzem bagas que pesam de 40 a 60 g. A polpa é caracterizada por maior densidade, suculência e sabor adocicado e ácido.
Os gourmets elogiam a variedade Florence por seu aroma de morango silvestre, enquanto os produtores agrícolas a apreciam por sua baixa porcentagem de frutas vermelhas de qualidade inferior.

Qualidades de sabor e usos das frutas
Em 2014, funcionários do Instituto de Pesquisa de Horticultura e Viticultura do Cáucaso do Norte realizaram uma avaliação comparativa de 11 variedades de morangos de jardim com base na qualidade da fruta.
Com base em todos os indicadores — densidade da polpa, aparência atraente, pontuação de degustação (4,6–4,8 pontos) — a variedade Florence ficou em primeiro lugar.
Os morangos são consumidos frescos, fornecendo vitaminas e minerais ao corpo, fortalecendo a imunidade e prolongando a juventude. As frutas mantêm seu sabor, aroma e formato mesmo quando cozidas. São usadas para fazer sucos de frutas, conservas, licores e licores.
Imunidade contra doenças
Se forem seguidas as práticas adequadas de cultivo, a variedade de morango Florence é resistente à podridão radicular e a doenças que afetam as folhas e o cerne. A cultura é parcialmente resistente à murcha de verticillium e ao oídio. O plantio de morangos de jardim requer tratamentos preventivos.

Resistência a baixas temperaturas
A variedade de morango Florence tem resistência média à geada. Tolera temperaturas de até -20–22 °C. Os arbustos precisam de proteção no inverno. A floração tardia protege os botões florais das geadas subsequentes.
Especificações de pouso
O trabalho de plantio consiste em escolher um local adequado, preparar o solo, determinar o momento ideal e aderir à tecnologia.
Seleção e preparação do local
Escolha um local ensolarado e sem correntes de ar para o morangueiro-de-floresta. A planta adora umidade, mas não tolera água parada. Portanto, se as fontes subterrâneas estiverem localizadas perto da superfície, os canteiros são elevados ou valas de drenagem são cavadas.
Se o pH do solo estiver abaixo de -6,5, adicione cal e farinha de dolomita. Solos arenosos são enriquecidos com matéria orgânica, enquanto solos argilosos são diluídos com areia e húmus.

Duas semanas antes do plantio, o solo é revolvido com esterco podre e húmus (5–7 kg por 1 m²) e as ervas daninhas são removidas.
Regras para plantio de mudas
A melhor época para plantar mudas de morango-de-Florença é no início de setembro, quando a temperatura do solo não cai abaixo de 15 °C. O plantio no outono garante uma colheita no ano seguinte.
O plantio na primavera exige proteção das mudas contra geadas tardias. Elas não produzirão frutos completos nesta estação.
O material de plantio é inspecionado quanto a danos mecânicos e manchas. Mudas de morango com núcleos subdesenvolvidos, raízes secas e folhas deformadas são descartadas.
Algoritmo para plantio de mudas de morango da variedade Florence:
- cavar buracos de 10 cm de profundidade e 10 cm de largura, a distância entre os buracos é de 35–40 cm;
- as depressões são umedecidas;
- as mudas são colocadas nos buracos sem inclinar, endireitando as raízes;
- preencher com solo fertilizado e compactar;
- regada novamente, coberta com turfa, serragem, feno.
A densidade de plantio recomendada é de 3 arbustos por 1 m².

Um coração enterrado inibe o desenvolvimento da planta. O broto aéreo deve estar aberto e nivelado com a superfície do solo.
Cuidados adicionais
Para garantir enraizamento rápido e crescimento adequado, a variedade de morango Florence requer irrigação, afrouxamento do solo e controle de ervas daninhas. Poda e tratamento são utilizados para controlar pragas e doenças.
Regar e fertilizar
As mudas recém-plantadas são regadas diariamente. Após duas semanas, a rega é reduzida pela metade. Um morangueiro-de-floresta maduro requer irrigação semanal a uma taxa de 10 litros por metro quadrado. Em preparação para o inverno, a planta é regada abundantemente pela última vez nesta estação.
O excesso de umidade é tão prejudicial quanto a falta dela. Ao regar, ajuste a cultura de acordo com as condições climáticas e a umidade do solo. Para evitar que os morangos fiquem azedos, recomenda-se uma fertilização intensiva.
Na primavera, um ano após o plantio, o solo é regado com uma infusão de verbasco ou esterco de galinha (0,5 litro por arbusto) e cinzas são espalhadas entre as fileiras. Durante a floração, a necessidade de fertilizantes de fósforo e potássio dos morangos aumenta. Os arbustos são pulverizados com uma solução composta por um balde de água, 2 colheres de sopa de nitroammofoska e 30 g de sal de potássio.

No outono, para aumentar a resistência da cultura ao inverno, húmus e composto são adicionados ao solo a uma taxa de 4–5 kg por 1 m².
Afrouxamento e cobertura morta do solo
Solte o solo do canteiro de morangos Florence no dia seguinte a cada rega, durante a capina. Embora seja possível trabalhar o solo até 10 cm entre as fileiras, recomenda-se ter cuidado ao redor dos arbustos e não trabalhar a uma profundidade superior a 3 cm.
Após o procedimento, as raízes da cultura recebem oxigênio e umidade na quantidade necessária.
A cobertura morta é essencial na preparação para o inverno e, durante a estação, facilita a manutenção, reduzindo a quantidade de rega e capina. A cobertura morta serve como nutrição adicional para morangos, evita o contato dos frutos com o solo.
Aparar folhagens e gavinhas
A formação de estolhos nos arbustos de morango-de-Florença reduz a frutificação e cria plantações densas, criando condições favoráveis para pragas e doenças. Portanto, os estolhos são removidos, exceto aqueles deixados para propagação.
Recomenda-se podar as folhas da plantação imediatamente após a colheita, deixando uma sobra de 3 centímetros. Isso permitirá que novas folhas cresçam antes do inverno, protegendo os arbustos do congelamento.
Doenças e pragas: prevenção e tratamento
O não cumprimento das práticas agrícolas leva ao surgimento de doenças comuns à variedade Florence:
- Murcha de Verticillium. O micélio do fungo Verticillium dahliae obstrui o suprimento de água das plantas, liberando toxinas que se espalham por todos os órgãos. As raízes são particularmente afetadas, ficando soltas. As lâminas foliares das plantas secam, ficando amareladas e vermelhas. Benorad e Fundazol são usados para prevenção e tratamento.
- Mofo cinzento. Afeta a parte aérea dos morangos. Manchas marrons nos frutos aumentam de tamanho e surge uma camada acinzentada. Os frutos tornam-se intragáveis e ressecam. A prevenção da doença inclui evitar danos mecânicos, regular o uso de fertilizantes e tratar os arbustos com calda bordalesa e uma solução de permanganato de potássio antes da floração. Produtos prontos para uso, como Horus e Teldor, são adequados para tratamentos curativos.
- Oídio. As folhas do morangueiro ficam cobertas por uma camada esbranquiçada na superfície, que eventualmente se desenvolve em manchas densas e fofas. As folhas se enrolam e caem. Os esporos se espalham para outras partes da planta, enfraquecendo-a. No início da estação de crescimento e novamente após duas semanas, borrife os arbustos com uma solução de Topázio.

Dos insetos, os seguintes são os mais prejudiciais ao morango de Florença:
- gorgulho do morango, que pode ser controlado com sulfato ferroso, Decis e Karate;
- pulgões, que são controlados com preparações de Actellic e Aktara, e os arbustos são polvilhados com tabaco e cinzas;
- pulga preta, contra a qual uma solução de arseniato de cálcio é eficaz, tratamento com Karbofos.
Medidas agrotécnicas que reduzem o risco de infecção das culturas por vírus, fungos e ataques de insetos parasitas:
- capina e afrouxamento frequentes;
- regulação da irrigação e aplicação de microelementos;
- aparar bigode.
Inseticidas naturais (calêndula, capuchinha, calêndula) plantados dentro ou perto do canteiro de morangos repelirão insetos.

Preciso cobri-lo para o inverno?
Se a temperatura na região onde os morangos de Florença são cultivados não cair abaixo de -20 °C no inverno e a profundidade da neve for de pelo menos 30 cm, a planta não precisa de isolamento. Durante invernos mais rigorosos ou sem neve, a planta precisa de isolamento com cobertura morta, ramos de abeto, filme plástico ou agrofibra.
Métodos de reprodução
Propagar morangos Florence a partir de sementes é uma tarefa fascinante, mas não garante a produção de mudas que mantenham totalmente as características da planta-mãe. Um método mais rápido e confiável é propagar a planta por meio de estolões (rosetas) ou dividindo-a em seções.
Sementes
Sementes grandes e viáveis de morango se formam na base da fruta. Para colher as sementes, corte a parte superior da fruta, deixando as partes do meio e da base. Após a secagem, a polpa é esmagada entre as palmas das mãos. As sementes resultantes são endurecidas na geladeira por três meses, colocadas em um pires sobre um pano úmido. Certifique-se de que o pano não seque.

O solo para o cultivo da cultura é comprado em uma loja, combinando solo de grama com húmus, turfa e areia em proporções iguais, ou usando tabletes de turfa.
Algoritmo para plantio e cultivo de mudas de morango da variedade Florence a partir de sementes:
- as sementes são colocadas em um recipiente sobre o substrato umedecido e levemente pressionadas;
- cobrir com vidro, filme, colocar no parapeito da janela do lado do apartamento onde a iluminação é maior;
- Antes do surgimento das mudas, o solo é umedecido à medida que seca, e as plantações são ventiladas quando se forma condensação no vidro;
- a cobertura é removida assim que as mudas aparecem;
- Quando uma ou duas folhas crescem, os morangos são repicados.
Os requisitos para mudas cultivadas em casa são os mesmos que para as compradas em lojas: 3 a 5 lâminas foliares, uma raiz de 5 a 7 cm e um broto apical desenvolvido (coração).

Com bigode
O morango de Florença produz um número moderado de brotos. No replantio, as rosetas cultivadas localmente são suficientes.
Para obter brotos rasteiros de arbustos, execute as seguintes medidas:
- selecione plantas fortes, de 1 a 2 anos, que tenham dado frutos e remova os talos das flores;
- Após a colheita, eles esperam até que as rosetas mais próximas do arbusto-mãe comecem a criar raízes;
- o broto do morango é cortado de fora, as raízes são cobertas com terra;
- A roseta é cuidada como uma planta adulta.
Quando 4-5 folhas crescem e a raiz atinge 7 cm de comprimento, as mudas são separadas do arbusto e transplantadas para um local permanente preparado.
Ao dividir o mato
Os arbustos de morango são divididos quando faltam estolhos. Plantas maduras de 3 a 4 anos são selecionadas. O arbusto é desenterrado, as partes secas são removidas, os caules das flores são arrancados e a planta é dividida. Jardineiros experientes recomendam dividir as plantas em uma bacia com água — isso facilita a separação dos estolhos.

Avaliações dos jardineiros sobre a colheita
Esta variedade de morango criada na Inglaterra cativou os jardineiros russos com seu formato clássico, sabor excelente e facilidade de cultivo.
Yaroslav Semenovich, 66 anos, Kirovogrado
Cultivo a variedade de morango Florence no meu jardim há sete anos. Só renovei o canteiro uma vez, quatro anos após o plantio. Minha esposa e eu adoramos os frutos grandes, doces e perfeitamente cônicos. Comemos a fruta fresca, congelamos e fazemos compotas saborosas para o inverno. Os arbustos de morango, quando cobertos, sobrevivem bem ao inverno e são resistentes a doenças fúngicas, mesmo durante chuvas prolongadas.
Marina Evgenievna, 48 anos, Voronezh
Recomendo plantar os arbustos de morango Florence com mais espaçamento. Eles crescem vigorosamente no segundo ano. Gosto desta variedade porque os frutos são uniformes em tamanho, deliciosos e aromáticos. O tempo de amadurecimento também é conveniente. Colho os Florence duas semanas depois dos Elsanta. Estou presenteando minha família com os últimos morangos da temporada.
Margarita Andreevna, 54 anos, Maykop
O morango de Florença é delicioso e atraente. Para garantir uma boa colheita, rego-o regularmente, preparo o canteiro e adiciono matéria orgânica. As doenças parecem passar despercebidas, mas não sei bem o que fazer com as lesmas e vespas que tomaram conta do canteiro de morangos. Até agora, meus esforços não tiveram sucesso. Na próxima temporada, tomarei medidas drásticas.











