Descrição e características da variedade de morango Korona, esquema de plantio e cuidados

A baixa demanda pela variedade de morango Korona entre os produtores agrícolas se deve à sua baixa densidade de frutos e curta vida útil. No entanto, jardineiros que cultivam morangos em suas casas de veraneio e quintais falam muito bem da planta, elogiando a baixa manutenção e o alto rendimento do híbrido.

História da seleção da variedade holandesa

Em 1972, durante experimentos bem-sucedidos de polinização cruzada da variedade Induka, resistente ao inverno, e da Tamella, de alto rendimento, cientistas holandeses do Instituto de Melhoramento de Wageningen obtiveram um novo híbrido: a variedade de morango Korona.

Vantagens e desvantagens

Os esforços dos criadores não foram em vão. Cultivando a planta em suas dachas e jardins particulares, os jardineiros se convenceram de que suas características positivas superam suas deficiências.

As vantagens do morango Korona incluem:

  • alta produtividade - 1-1,5 kg por arbusto;
  • ligeiro acamamento dos talos das flores sob o peso dos frutos;
  • resistência à geada até -25°C;
  • resistência a uma série de doenças fúngicas;
  • o período de frutificação se estende por até um mês;
  • sabor de sobremesa agridoce, aroma distinto.

frutas morango

Desvantagens dos morangos:

  • não transportabilidade devido à baixa densidade de frutos;
  • inadequação para congelamento;
  • dificuldade em separar os frutos do talo;
  • curta vida útil quando fresco;
  • falta de imunidade ao mofo cinzento, mancha branca.

A variedade de morango de jardim Korona é pouco exigente em termos de composição e cuidado do solo, produzindo frutos grandes e uniformes, o que é muito mais importante para os jardineiros do que pequenas falhas.

Descrição e características da Coroa

Na Europa, o morango Korona é apreciado por seu excelente sabor e alta produtividade. Na Rússia, é apreciado por sua adaptabilidade e frutificação em climas temperados e do norte.

Aparência do arbusto e brotos

Os arbustos de morango Korona são de altura média — 20 a 25 cm — e se espalham. Os caules robustos e multiflorados não se curvam em direção ao chão com o peso da colheita, reduzindo o risco de mofo cinzento.

coroa de morango

As folhas verde-escuras e enrugadas desta planta são grandes, brilhantes e serrilhadas. Os brotos crescem vigorosamente, facilitando a substituição de plantas antigas.

Floração e frutificação

A variedade de morango Korona floresce com flores brancas de 5 pétalas em meados de maio.

A safra meio-precoce começa a frutificar na segunda quinzena de junho e dura até um mês. Embora a variedade-mãe, Induka, seja caracterizada pela uniformidade independentemente da estação de amadurecimento, a Korona não herdou essa característica.

Os primeiros morangos maduros têm formato de cone, coração ou pente e pesam 30 g. Durante a colheita em massa, pesam de 15 a 20 g e, no final da temporada de frutificação, 8 g. Os frutos chamam a atenção com sua cor vermelha brilhante. As sementes, como as de qualquer outra variedade de morango, são superficiais e amarelas.

Qualidades de sabor das frutas vermelhas e âmbito de aplicação

O painel de degustação avaliou o equilíbrio de açúcares naturais e ácidos orgânicos nos morangos em 4,6 pontos, o que se enquadra na categoria de “muito bom sabor”.

morangos maduros

A variedade Korona retém 100% do seu conteúdo de vitaminas e minerais quando fresca. A textura delicada da polpa do morango o torna impróprio para congelamento. No entanto, o fruto é usado para produzir suco com sabor rico de morango, sobremesas, conservas e licores caseiros doces.

Imunidade a doenças e pragas

O morango Korona é mais frequentemente afetado por mofo cinzento e mancha branca. Murcha de Verticillium, oídio, podridão radicular e ácaros são doenças e pragas às quais a cultura desenvolveu imunidade genética.

Resistência a baixas temperaturas

O morango Korona pode suportar temperaturas de até -22–25 °C em invernos com neve. Em invernos sem neve ou quando cultivado em áreas mais ao norte do que o recomendado, esta variedade de morango de jardim requer isolamento ou cultivo em estufa.

Pousar

Não há detalhes triviais no plantio. Cada etapa é importante — escolher o momento, o local e a vizinhança certos, além de preparar o solo e as mudas. Seguir os procedimentos adequados de plantio garante que os morangos recebam a luz e os nutrientes necessários, o que afeta o volume e a qualidade da colheita futura.

plantando morangos

Requisitos climáticos

A variedade holandesa de morango Korona foi criada para cultivo no clima continental temperado da Europa, que inclui a Rússia central. Esta região é caracterizada por invernos moderadamente frios e com neve, e verões frescos, porém quentes, com chuvas adequadas.

Os melhores vizinhos e antecessores

Morangos prosperam junto com tubérculos e repolho. As leguminosas auxiliam a cultura produzindo nitrogênio, deixando o solo mais solto.

Alho, cebola e mostarda, plantados ao redor dos canteiros de morangos ou em um canteiro adjacente, repelem pragas de insetos graças às suas propriedades inseticidas. Folhas verdes e espinafre também são ótimas companhias. Lesmas não gostam do cheiro de sálvia e salsa.

Jacintos, tulipas e narcisos cultivados em um canteiro antes do plantio de morangos Korona restauram a fertilidade do solo e aumentam a produtividade das colheitas.

Vizinhos desfavoráveis ​​e precursores dessas culturas incluem tomates, pimentões, berinjelas e framboesas. Framboeseiras e ameixeiras plantadas nas proximidades tornaram-se alvos favoritos do gorgulho da framboesa, que também gosta de morangos.

Preparando o local e as mudas

A variedade de morango Korona prefere áreas planas e abertas, com iluminação uniforme ao longo do dia.

A cultura é protegida dos ventos frios do norte plantando-a em um canteiro fechado no lado norte pelas paredes de edifícios, arbustos frutíferos e árvores.

plantando uma muda

Se o pH do solo estiver abaixo de 5,5–6,5, é recomendável calar o solo um ano antes de plantar morangos, pois a cal fresca inibe o crescimento das mudas.

Morangos produzem colheitas abundantes em solo argiloso fértil. Se o solo não atender aos requisitos, prepare-o você mesmo. Solo argiloso é corrigido com areia e turfa, enquanto solo arenoso pode ser complementado com argila seca e folhas de bolor.

Culturas de adubo verde, como tremoço, colza e aveia, plantadas com 1 a 2 anos de antecedência, aumentam a fertilidade do solo.

Ao cavar o canteiro, adicione 8 kg de matéria orgânica por 1 m², uma colher de sopa de fertilizante potássico e um copo de cinzas.

Requisitos para mudas da variedade de morango Korona:

  • roseta com 3–5 folhas;
  • raízes não menores que 5 cm;
  • broto apical desenvolvido.

Para obter material de plantio do seu próprio morangueiro crescido, selecione um arbusto saudável que produza frutos grandes e uniformes. Após a colheita, os brotos aéreos começam a se formar. Assim que as rosetas estiverem formadas, a mais próxima do arbusto-mãe é separada.

Imediatamente antes do plantio, raízes longas são aparadas e, para garantir um enraizamento rápido, elas são embebidas em Kornevin, uma pasta de argila com consistência de creme azedo.

Preparação do local

Época e tecnologia das operações de plantio

A partir de abril, os morangos Korona são plantados até meados de setembro, mas a melhor época é a primavera, depois que o solo aquece, e agosto, para que a planta tenha tempo de criar raízes e ganhar força para o inverno.

Plante a cultura em tempo nublado ou à noite. Prepare covas com 10 cm de profundidade. Espace as mudas em 40 cm de distância e as fileiras em 50 cm de distância.

Algoritmo de plantio para a variedade Korona:

  • um punhado de cinzas misturadas com húmus é jogado no buraco e coberto com terra por cima;
  • despeje 0,5 litro de água em cada depressão;
  • coloque a muda no buraco e endireite as raízes;
  • preencher com substrato e compactar;
  • água novamente;
  • cobertura morta com uma camada de 3 centímetros de turfa.

O coração, após compactação e cobertura morta, deve permanecer nivelado com o solo na parte externa.

Tecnologia agrícola necessária

Irrigação, fertilização e poda são práticas agrícolas padrão necessárias para que a variedade de morango Korona produza os melhores frutos. Tratamentos preventivos e preparação adequada para as condições climáticas de inverno também ajudam a manter a saúde dos arbustos.

Rega

Até a floração, a irrigação por aspersão é preferível para morangos. Se a cultura for plantada em solo coberto com película preta, a irrigação por gotejamento é necessária.

Se não houver equipamento disponível, regue as plantas manualmente, despejando 0,5 litro de água sob cada arbusto. A rega do solo começa no final de abril, repetindo o processo a cada 7 dias. Morangos recém-plantados são regados diariamente na primeira semana e a cada 3 dias nas duas semanas seguintes.

regando morangos

Cobertura superior

Em abril, para acelerar a vegetação, o canteiro com morangos Korona é regado com uma solução de nitrato de amônio e nitroammophoska, dissolvendo 1 colher de sopa de matéria seca em um balde de água.

Cinzas espalhadas sob cada arbusto de morango ou uma solução de ureia ajudam a aumentar a massa verde.

No início da floração, a necessidade de fertilizantes de fósforo e potássio da Korona aumenta. Quando os botões florais começarem a inchar, use uma solução aquosa composta por 10 litros de água, 50 g de nitroammofoska e 30 g de sal de potássio.

Pulverizar os morangos com uma solução composta por um balde de água e 2 gramas de ácido bórico ajuda a aumentar o número de ovários. Além disso, aplique 500 ml de uma solução de verbasco ou esterco de galinha sob cada arbusto.

Após o término da frutificação, composto e húmus são adicionados ao solo.

Aparar

Na primavera, após remover o material de cobertura, inspecione os arbustos de morango. Remova quaisquer folhas congeladas ou secas, tomando cuidado para não cortar o miolo. No outono, cortar todas as folhas é indesejável, pois a planta, privada de sua proteção natural, não sobreviverá bem ao inverno. Se precisar rejuvenescer a planta ou se livrar de pragas, corte as folhas imediatamente após a colheita. As folhas do morango terão tempo de crescer novamente antes que o tempo frio chegue.

poda de morangos

Após o término da frutificação, pode e remova os brotos aéreos (corredores) que não serão usados ​​para propagação.

Invernada

Embora a variedade Korona resista a temperaturas de até -25 °C, ninguém pode garantir um inverno com neve. Por isso, os canteiros de morango são cobertos com húmus, turfa e serragem. Na região central e em áreas com invernos longos, utiliza-se agrofibra.

Tratamentos preventivos

Tratamentos preventivos com remédios populares, preparações biológicas e químicas reduzem o risco de infecções fúngicas e ataques de insetos.

Para prevenir manchas brancas na variedade Korona, use produtos ecologicamente corretos, como Baikal-EM-1 e Agrozin. Uma solução de manganês na proporção de 5 g por balde de água e calda bordalesa também são eficazes.

Durante o crescimento das folhas e após a colheita, trate os arbustos contra o mofo cinzento com Teldor e Horus. Para prevenir o aparecimento do pior inimigo do morangueiro, o gorgulho da framboesa, use Zolon, Karate e o menos tóxico Fitoverm.

morangos sob filme

Além do uso de produtos químicos, são seguidas práticas agrícolas:

  • regular a irrigação;
  • capinar os canteiros regularmente;
  • aparar o bigode;
  • remover partes doentes da planta.

Danos mecânicos enfraquecem as defesas imunológicas dos morangueiros. Ao plantar e podar, tenha cuidado para não danificar as plantas.

Colheita

A polpa macia do morango Korona sugere a colheita diretamente no recipiente onde os frutos serão armazenados. A partir de meados de junho, escolha uma época em que o orvalho nas folhas tenha secado ou ainda não tenha caído.

Para minimizar os danos à polpa, os frutos são colhidos junto com parte do caule.

cultivando morangos

O fundo do recipiente, com furos para ventilação, é forrado com papel. As camadas também são separadas com esse material.

Os morangos permanecem frescos na geladeira por no máximo cinco dias.

Métodos de reprodução

Os jardineiros costumam propagar a variedade de morango Korona vegetativamente. Quando outros materiais de plantio não estão disponíveis, arbustos maduros são cultivados a partir de sementes, embora o processo seja trabalhoso e demorado.

Opções e tecnologias para propagação de morango:

  1. Por divisão

Uma planta madura de 3 a 4 anos é desenterrada, os caules das flores e as partes secas são aparados e a planta é colocada em um recipiente com água. A planta é cuidadosamente dividida em seções.

Você pode plantar o material resultante em um canteiro de jardim ou, melhor ainda, para maior segurança, plantá-lo em um vaso separado, enviá-lo para uma estufa ou para o parapeito de uma janela para que ele cresça ainda mais.

mudas de morango

  1. Fotos aéreas (bigodes)

A roseta mais próxima da planta-mãe é cuidada até que se formem de 3 a 5 folhas. O estolão é podado para que um broto de 5 centímetros permaneça na roseta. Após a separação, a planta é plantada em um canteiro cavado e fertilizado.

  1. Sementes

Sementes estratificadas de morango são colocadas sobre um substrato preparado (1 parte de areia, 1 parte de turfa e 2 partes de turfa), coberto com terra e regado. Para criar um efeito estufa e reter a umidade, o recipiente é coberto com vidro ou filme plástico, que é removido após a emergência das mudas.

Quando a primeira folha se forma, as plantas são transplantadas para vasos individuais e movidas do parapeito da janela para a estufa. As plantas são transplantadas para o local permanente quando 3 a 5 folhas se formam.

A propagação de morangos de jardim por sementes não garante a preservação das qualidades varietais dos pais.

Avaliações de jardineiros sobre a variedade

Junto com a alta resistência ao inverno e o sabor de sobremesa dos morangos, os jardineiros notam sua baixa imunidade, o que anula os custos de mão de obra envolvidos no cuidado deles.

Maria Konstantinovna, 64 anos. Penza

Korona cresce perto da casa há três anos. Não houve problemas específicos no cultivo. Entre outras variedades de morango, os netos destacaram a Korona. Eles dizem que os frutos são macios, suculentos e com sabor superior a todos os outros.

Pavel Nikolaevich, 47 anos, Lipetsk

Concordo, a Korona tem frutos deliciosos e uma alta produtividade. Mas não sei o que fazer com a mancha branca. Faz dois anos consecutivos que o verão está chuvoso. Os tratamentos não ajudaram. No auge da estação, os arbustos quase não têm folhas verdes saudáveis ​​e os frutos estão apodrecendo. Só vejo uma solução: trocar de variedade.

Larisa Petrovna, 43 anos. Volzhsky

Cultivo morangos Korona há muito tempo. Replanto-os a cada três anos para evitar que os frutos murchem. Mantenho o solo úmido, removo os brotos e fertilizo. Como são difíceis de transportar, não levo a colheita para casa; processo-a na dacha. Na primavera, não sobra nada. Minha família adora minha geleia de morango, minha especialidade.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata