- Histórico de seleção e regiões de cultivo do morango Garland
- Prós e contras da variedade
- Características e características das culturas de frutos silvestres
- Tamanho e aparência do arbusto
- Floração e polinização
- Tempo de maturação e rendimento
- Qualidades de sabor da fruta e sua posterior venda
- Resistência ao inverno e à seca
- Imunidade a doenças e parasitas
- Especificidades do trabalho de plantio
- Preparando o solo e o local de plantio
- Selecionando mudas
- Época e tecnologia de plantio de mudas
- Cuidado adequado
- Regularidade da rega
- Fertilizante
- Capina e afrouxamento do solo
- Cobertura morta
- Abrigo para o inverno
- Tratamentos preventivos contra doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Sementes
- Ao dividir o mato
- Com antenas
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
O morango Garland é uma das variedades mais populares desta cultura, comumente encontrada em terrenos e fazendas particulares. Esta variedade é popular entre jardineiros devido à sua baixa manutenção e maior resistência a doenças e pragas. Os morangos Garland também produzem uma grande colheita por estação. Com o tempo, muitas variedades foram desenvolvidas a partir do Garland, que são usadas para cultivo comercial e para fins ornamentais.
Histórico de seleção e regiões de cultivo do morango Garland
O Garland foi desenvolvido pela criadora russa Galina Fedorovna Govorova, professora e doutora em ciências agrícolas. Ao longo de vários anos, ela desenvolveu variedades de morango com maior resistência a doenças, pragas e mudanças climáticas constantes. Posteriormente, desenvolveu diversas outras variedades baseadas no Garland, que também ganharam popularidade entre jardineiros do mundo todo.
Garland é uma variedade de morango com uma característica distintiva: frutificação contínua até o início da geada.
Por esse motivo, com luz solar diária e temperaturas adequadas, a planta pode produzir uma colheita contínua. Portanto, as regiões do sul, com abundância de dias ensolarados e quentes, são ideais para o cultivo desta fruta.

Prós e contras da variedade
Entre as vantagens do morango Garland estão:
- aumento de rendimento (até 1 quilo de frutas vermelhas podem ser colhidas de um arbusto em 1 estação);
- armazenamento de frutas a longo prazo e facilidade de transporte (tem densidade média e não amassa durante o transporte);
- início precoce da frutificação e fim tardio da frutificação (antes da primeira geada);
- sabor e aroma persistente de morango (as variedades remanescentes geralmente têm um sabor muito fraco);
- aumento da suscetibilidade à maioria das doenças;
- pode ser usado como ornamento decorativo para o jardim;
- polinização fácil – uma planta por canteiro é suficiente;
- a despretensão da variedade às condições de cultivo.
Desvantagens da variedade de morango Garland:
- tolerância reduzida à seca;
- suscetibilidade ao oídio;
- suscetibilidade a doenças fúngicas quando o nível de umidade do solo é excessivo.

Características e características das culturas de frutos silvestres
A Garlanda é uma variedade remanescente de sobremesa, caracterizada pelo rápido crescimento das plantas. É usada comercialmente e para fins ornamentais. As regiões do sul são ideais para este morango. Para uma frutificação consistente, requer luz solar diária e temperaturas adequadas.
Tamanho e aparência do arbusto
O arbusto tem formato esférico, com caules não muito densos. A planta pode atingir de 20 a 30 centímetros de comprimento. É frequentemente usada como planta ornamental, pendurada em vasos de jardim. Essa posição acelera significativamente o crescimento do arbusto. Os caules do morangueiro produzem um número moderado de estolhos de tamanho médio, de coloração verde-rosada.
Um único arbusto produz numerosas folhas alongadas com bordas serrilhadas distintas, coloração azul-esverdeada e abundantes pelos. Durante a floração, surgem numerosas flores brancas bissexuais. As inflorescências localizam-se ao nível das folhas da planta. O morangueiro não possui colo e seu fruto é de tamanho médio, mantendo sua forma independentemente do período de frutificação. O peso médio do fruto atinge 25-35 gramas. Os frutos são moderadamente firmes, de tonalidade vermelha e sabor adocicado.

Floração e polinização
Como os arbustos de morango Garland produzem flores de ambos os sexos, não há problemas com a floração. Apenas algumas plantas podem polinizar um canteiro inteiro. Como esta variedade de morango é perene, em condições ideais, pode florescer e produzir frutos o ano todo.
Tempo de maturação e rendimento
A planta começa a florescer com a chegada dos primeiros meses quentes. A faixa de temperatura mais favorável é de 20 a 30 °C. A maturação completa ocorre após 1 a 2 meses (dependendo das condições climáticas e dos cuidados com a planta). A variedade Garland é altamente produtiva, com um único arbusto rendendo de 800 a 1.200 gramas de morangos.
Com os devidos cuidados e prevenção de doenças, o número de frutos pode aumentar.

Qualidades de sabor da fruta e sua posterior venda
Degustadores profissionais avaliam a variedade de morango Garland com 4,1 de 5. Os frutos são bastante doces, a polpa é macia e suculenta, e o aroma de morango é persistente. Os frutos não apresentam a acidez ou o gosto residual característicos desta variedade.
A garlanda é considerada uma variedade alimentar. Cada baga contém, em média, cerca de 15 quilocalorias. Os frutos são consumidos crus, vendidos comercialmente e utilizados na produção industrial de geleias, sucos e licores. Em casa, os frutos podem ser usados para fazer compotas, frutas cristalizadas e marmeladas. Os frutos têm o tamanho ideal para conservas de inverno. Se congelados, os morangos retêm praticamente todo o seu sabor e aroma após o descongelamento.

Resistência ao inverno e à seca
Segundo jardineiros e criadores, a variedade Garland apresenta resistência média ao inverno e tolerância à seca, mas é suficiente para o cultivo em diversos climas. A tolerância à seca é relativamente melhor do que à geada. A seca excessiva pode danificar os frutos (o rendimento será reduzido, o peso dos frutos diminuirá e a frutificação cessará). Comparada a outras variedades perenes, a Garland é mais resiliente e tolerante às condições de cultivo, e secas ou geadas repentinas não causarão sua morte.

Imunidade a doenças e parasitas
A variedade Garland de morango é mais resistente a uma série de doenças que frequentemente afetam os morangos perenes. A planta pode ser afetada por doenças devido a cuidados inadequados, geadas, seca ou excesso de rega. Não é imune a pragas, mas não é mais fraca do que variedades semelhantes. Com um tratamento adequado e consistente, previne roedores e insetos.
Especificidades do trabalho de plantio
A quantidade e a qualidade da colheita dependem do plantio, do local e da adesão às diretrizes de cuidado e prevenção do morango. Para garantir um crescimento e desenvolvimento eficazes, prepare o solo antes do plantio, selecione as mudas certas e saudáveis e plante-as na época certa.

Preparando o solo e o local de plantio
O melhor solo para morangos Garland é terra preta misturada com cinzas. Outros solos podem reduzir a produtividade. O Garland tolera pior solos turfosos e argilosos. Esses solos contêm altos níveis de ácidos, que esta variedade não tolera.
É melhor escolher um local de plantio ensolarado com luz constante. Essa área deve ser protegida de correntes de ar e ventos fortes. Em climas quentes, locais sob árvores com sombra intermitente são ideais. Isso evitará que as plantas sequem e superaqueçam. Para garantir uma rega consistente, os morangos devem ter água subterrânea a uma profundidade de aproximadamente 50 a 70 centímetros. Se o nível do lençol freático estiver muito próximo, crie canteiros elevados de 30 a 40 centímetros de altura (a altura deles variará dependendo da distância até o lençol freático). É melhor escolher locais com áreas planas onde vegetais e especiarias eram cultivados anteriormente.
- rabanete;
- cebolas;
- beterraba;
- salada;
- ervas picantes.

Antes de plantar, você precisa preparar o solo:
- limpar o solo de ervas daninhas;
- remover os restos de culturas anteriores;
- cavar o solo;
- tratar o solo com uma solução inseticida;
- aplicar fertilizante.
Tudo isso deve ser feito 1 mês antes do plantio da cultura. Após a variedade de morango
Se a guirlanda estiver no mesmo solo por mais de 3 anos, as plantas devem ser replantadas e um intervalo de 2 anos deve ser feito antes de reutilizar o solo.

Selecionando mudas
Para garantir o crescimento saudável das plantas, você precisa escolher as mudas certas. Primeiro, preste atenção ao sistema radicular. Ele deve ser grande e bem desenvolvido. Se as mudas forem vendidas em vasos, partes das raízes ficarão visíveis através dos furos. As mudas não devem ter:
- manchas;
- cor desbotada das folhas;
- ataque;
- dano;
- caule caído.
Nunca compre mudas velhas. O diâmetro do miolo deve ser de cerca de 1 centímetro.
Antes do plantio, apare o sistema radicular para 10 centímetros e o número de folhas para 4. Também é uma boa ideia colocar as mudas em uma solução estimulante de enraizamento. Para isso, você pode usar:
- Kornevin, 250 gramas da droga custam 130 rublos;
- Epin, 10 rublos por 1 mililitro do produto;
- Krandis, o custo de 10 gramas da droga é de 25 rublos.

Época e tecnologia de plantio de mudas
O morango Garland é fácil de cuidar se você souber como plantá-lo corretamente. É melhor plantá-lo na primeira metade da primavera ou do outono. Se plantado na primavera, a produção da primeira frutificação será menor. Este método é adequado para regiões de clima frio.
Se as temperaturas forem adequadas para a Garland, a planta pode ser plantada no outono. Dessa forma, ela produzirá frutos durante toda a estação. É melhor plantá-la em ninhos, em covas. Deixe um espaço de 40 a 50 centímetros entre as plantas. Esse posicionamento garantirá luz solar, umidade e nutrientes suficientes do solo. O solo deve estar úmido, mas não encharcado, durante o plantio.
Primeiro, cave um buraco de 20x20 centímetros (8x8 polegadas) e adicione alguns punhados de composto. Cinzas de madeira podem ser usadas como substituto, mas, neste caso, reduza a quantidade pela metade. Em seguida, regue o buraco e coloque a planta. O sistema radicular deve estar livre para crescer no buraco. Gradualmente, preencha o buraco completamente com terra.
Após o plantio, compacte o solo. A coroa da planta deve ficar acima da superfície do solo. Após o plantio, solte o solo entre as fileiras de plantas e cubra os morangos com filme plástico para criar um efeito estufa. A melhor época para plantar é à noite ou em um dia nublado, quando a luz solar é mínima.

Cuidado adequado
Para garantir um crescimento eficaz e uma floração rápida, é preciso monitorar cuidadosamente as condições da planta.
Regularidade da rega
Os morangos precisam ser regados com frequência, mas com cuidado, pois esta variedade não tolera umidade excessiva e pode adoecer. A necessidade de rega pode ser determinada pelas condições do solo. Antes da floração, é melhor regar a planta com água da chuva e, depois, regar apenas o solo abaixo dos morangos.

Fertilizante
A fertilização deve ser feita três vezes por estação. Isso acelerará o crescimento e a produtividade da planta. Na primavera, antes da floração, fertilize duas vezes com uma solução de:
- esterco de galinha;
- fertilizante especial;
- tintura de urtiga.

A terceira fertilização deve ser feita após a floração. Para isso, use fertilizantes ricos em potássio:
- nitrato de potássio;
- solução de ácido bórico;
- sulfato de zinco.
Outra fertilização é realizada no outono antes do início do inverno, para isso é utilizada uma solução de:
- cinzas de madeira;
- iodo;
- levedura.
Ao fertilizar, você não pode usar várias soluções ao mesmo tempo; para isso, você deve fazer uma pausa de 8 a 10 dias.

Capina e afrouxamento do solo
A remoção de ervas daninhas deve ser feita caso surjam ervas daninhas ao redor do morangueiro. A soltura do solo deve ser feita imediatamente após a rega, mas com cuidado para não danificar os caules e o sistema radicular da planta. Para facilitar esse processo, você pode cultivar morangos sob materiais inorgânicos.
Cobertura morta
A cobertura morta deve ser feita no outono ou antes da geada. Para isso, cubra o solo de 30 a 50 centímetros ao redor da base do morangueiro com um material feito de:
- serragem de madeira;
- folhas caídas;
- canudo.

Abrigo para o inverno
Antes do inverno, os morangos devem ser cobertos. Materiais inorgânicos e isolantes são os mais indicados para esse fim.
Tratamentos preventivos contra doenças e pragas
Para prevenir doenças, os morangos podem ser tratados com os seguintes produtos:
- Fitosporin, 200 gramas de pasta custam 130 rublos;
- Zircão, o custo de 500 mililitros do medicamento é de 270 rublos;
- Além disso, 1 grama do produto custará 12 rublos.

Ao combater pragas e insetos, você precisa usar:
- Kleschevit, 45 mililitros da substância custam 150 rublos;
- Fitoverm, o custo de 5 mililitros do produto é de 25 rublos;
- Akarin, 4 mililitros do medicamento custarão 20 rublos.

Métodos de reprodução
Existem três maneiras de propagar a variedade de morango Garland:
- sementes;
- bigode;
- dividindo o mato.
Sementes
A reprodução dessa maneira é um processo longo que requer cuidados constantes.
A planta não produzirá frutos no primeiro ano, mas crescerá saudável e altamente produtiva.

Ao dividir o mato
A divisão de um morangueiro só deve ser feita se ele estiver saudável, pois uma planta infectada pode transmitir todas as doenças para as mudas. Outra desvantagem é o risco de a planta não prosperar.
Com antenas
O método mais comum é a propagação por estacas. Este método é o menos prejudicial à planta. A única desvantagem é a transmissão de doenças da planta-mãe para as mudas.

Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Vladimir, Novgorod:
"Considero a variedade de morango Garland a melhor entre as outras; com os devidos cuidados, ela começa a dar frutos na primavera e termina no final do outono."
Zhanna, Minsk:
"Eu cultivo essa variedade na minha dacha, e os morangos são uma delícia — produzem uma quantidade razoável de frutas e o sabor é excelente. Além disso, exigem pouca manutenção em comparação com outros morangueiros perenes."









