Sinais de doenças e ataques de pragas em morangos, métodos de tratamento

Atualmente, são conhecidas inúmeras doenças do morango, cada uma com diferentes sintomas e padrões de progressão. Para obter resultados eficazes no tratamento, é importante identificar prontamente a causa e a natureza da doença. Tratamentos preventivos também são cruciais, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças perigosas. Ao cultivar morangos, também é importante prestar atenção ao controle de pragas, que podem causar sérios danos às plantações.

Causas das doenças do morango

Doenças em morangos podem ser causadas por diversos fatores. Infecções fúngicas são a principal causa. Bactérias patogênicas e vírus perigosos também são culpados comuns.

O risco de desenvolver doenças aumenta significativamente com cuidados inadequados ou inadequados com as plantas. Nessa situação, a imunidade da planta fica enfraquecida, tornando-a suscetível a diversas doenças. O risco de problemas também aumenta em condições climáticas adversas.

Tipos de doenças e métodos de tratamento

Hoje, sabe-se que inúmeras doenças afetam os morangos. Caso se desenvolvam, há risco de redução significativa da produtividade e até mesmo da morte completa da planta.

Podridão branca

Esta doença se desenvolve em climas úmidos. Como resultado, as folhas ficam mais claras e começam a apodrecer. As folhas ficam cobertas por uma camada branca e os frutos começam a apodrecer. O risco de desenvolver a doença aumenta com a alta densidade de plantio e o crescimento ativo de ervas daninhas.

doença do morango

Para conter a infecção, plante plantas saudáveis. Respeitar o espaçamento recomendado e remover ervas daninhas rapidamente também são cruciais. Horus e Switch são usados ​​para combater a podridão branca.

Podridão cinzenta

A doença ocorre durante o período de floração ou frutificação. O risco de desenvolvimento de fungos aumenta em condições de alta umidade. Folhas e frutos ficam cobertos de manchas cinzas ou marrons. Uma camada cinza frequentemente se desenvolve. Como resultado, os frutos verdes secam e os maduros apodrecem.

Para evitar problemas, trate os morangos com calda bordalesa antes da floração. Após a colheita, remova todas as folhas.

Podridão negra da raiz

À medida que a doença progride, as raízes jovens ficam cobertas de pequenas manchas pretas. A planta, em seguida, fica marrom. As raízes ficam mais estreitas e quebradiças. Também é observada uma diminuição na produtividade.

doenças e pragas

Esta doença não tem cura. As plantas infectadas devem ser desenterradas e destruídas, e o canteiro deve ser desinfetado. Como medida preventiva, os canteiros devem ser tratados com Trichodermin na primavera.

Podridão negra das frutas

A doença se desenvolve em climas quentes e úmidos. Afeta apenas a fruta, deixando-a aguada e marrom.

Além disso, os frutos ficam cobertos por uma camada incolor e, em seguida, preta. Não há tratamento eficaz para esta doença.

Para evitar a progressão da doença, é melhor colher todos os frutos infectados. Para fortalecer as plantas, você pode tratar os canteiros com permanganato de potássio. Use 2 gramas da solução por balde de água.

podridão negra

Oídio

Esta doença se espalha rapidamente em condições de alta umidade. Uma camada branco-acinzentada se forma na planta e as folhas se enrolam. Os frutos ficam cobertos por uma camada branca. O oídio é muito difícil de controlar.

No início da primavera, é melhor coletar e queimar as folhas velhas. Se os arbustos sofreram com a infecção na temporada passada, devem ser tratados com uma solução de carbonato de sódio. Para isso, misture 50 gramas da solução com 10 litros de água. A mesma solução é usada após a colheita.

Podridão radicular de Phytophthora

A doença pode ser transitória ou crônica. No primeiro caso, o arbusto ou o caule da flor murcham e as raízes ficam expostas no início da estação de crescimento. Em infecções crônicas, as plantas afetadas se desenvolvem mal e as folhas ficam menores. Elas murcham gradualmente.

requeima tardia do morango

Uma solução de Fundazol a 0,2% ajuda a combater a doença. A planta também precisa de melhor drenagem.

Fusarium

Após o plantio, há risco de murcha de fusarium. Isso faz com que as partes verdes do arbusto fiquem marrons. Esses arbustos não produzem frutos e param de se desenvolver. O risco de infecção aumenta em temperaturas elevadas.

A doença pode ser tratada nos estágios iniciais de desenvolvimento. Para isso, são utilizados medicamentos como Horus e Fitodoctor.

Antracnose de morango

A doença é causada por uma infecção fúngica que afeta toda a planta. Clima quente e chuvoso é considerado favorável à infecção. Uma característica do patógeno é sua capacidade de se adaptar a produtos químicos.

fungos em morangos

Nos estágios iniciais da infecção, fungicidas são úteis. Entre eles, Quadris e Metaxil. Em casos mais avançados, deve-se usar uma calda bordalesa a 1%.

Mancha marrom em morangos de jardim

A doença causa danos às folhas. A folhagem mais velha geralmente é afetada, ficando coberta de manchas vermelhas ou cor de vinho. Gradualmente, as manchas nas folhas aumentam e escurecem. Depois de algum tempo, elas morrem.

Primeiro, remova todos os arbustos que apresentarem sinais de doenças. Recomenda-se tratar as plantas restantes com fungicidas biodegradáveis. Para aumentar a resistência da cultura a doenças, aplique fertilizantes de fósforo e potássio. Após a colheita, trate as plantas com Fitosporina.

doenças do morango

Rhizoctonia

A doença é uma podridão negra das raízes. Plantas jovens são mais suscetíveis. Ao desenterrar os arbustos, você pode notar manchas pretas nas raízes, manchas e aumento da fragilidade.

Para lidar com a doença, é realizada a pulverização preventiva com Trichoderma.

Na primavera, antes da floração, a preparação é aplicada por meio de um sistema de irrigação por gotejamento. É importante ressaltar que os morangos não devem ser plantados em áreas afetadas por rizoctonia antes de 4 a 5 anos.

Murcha de Verticillium

A doença causa o aparecimento de manchas escuras nas folhas. A necrose internerval se desenvolve gradualmente. As folhas inferiores mais velhas são afetadas primeiro, seguidas pela morte de toda a planta. Se as raízes forem afetadas, elas apodrecem e secam. É importante lembrar de não plantar novas plantas no mesmo local das plantas doentes, pois o fungo persiste no solo por muito tempo.

morango murchando

Fogo bacteriano

Esta é uma doença comum que representa uma ameaça significativa às plantas. Ela ataca as partes aéreas das plantas, causando manchas marrom-douradas nas folhas. As plantas afetadas devem ser removidas e queimadas. Isso ajudará a prevenir a propagação da doença.

Como medida preventiva, recomenda-se tratar os canteiros com calda bordalesa. Isso deve ser feito durante a floração, em intervalos de 5 a 7 dias.

A vassoura do diabo

Esta doença causada por micoplasma causa deformidade nos arbustos, que desenvolvem inúmeras gavinhas curtas e as folhas ficam claras e enroladas.

danos ao sistema radicular

O que fazer nessa situação? A única maneira de combater a doença é plantar novas plantas e remover os arbustos velhos, semelhantes a vassouras.

Ferrugem

Esta doença afeta os morangos na primavera. Em maio, as folhas ficam cobertas de manchas vermelhas ou enferrujadas. Essas manchas são onde os esporos do fungo se originam. As folhas afetadas secam.

Se aparecerem manchas marrons, os produtos químicos não darão resultados perceptíveis.

A folhagem infectada deve ser queimada. Calda bordalesa pode ser usada como medida preventiva. É importante evitar o crescimento excessivo dos arbustos, seguir as diretrizes de fertilização com nitrogênio e usar nitrogênio bem decomposto.

Pragas de culturas e métodos de controle de pragas

Os morangos costumam sofrer ataques de diversas pragas. Para combatê-las, é preciso usar armadilhas especiais, inseticidas e remédios populares.

pragas do morango

Vespas

Frutas doces atraem vespas. Para distraí-las, coloque recipientes com um líquido doce ao redor dos canteiros.

Pulgão

Esses pequenos insetos são considerados uma das pragas mais comuns do morango. Eles também transmitem doenças perigosas. Você pode suspeitar da presença de pulgões em seus arbustos pelo enrolamento e murchamento das folhas, pelo aparecimento de gotas de orvalho e por alterações na estrutura das pontas dos brotos. Formigas costumam fazer ninhos perto dos arbustos. Para controlar pulgões, você pode tratar as plantas com uma infusão de cascas de cebola ou alho. Como medida preventiva, você pode plantar plantas umbelíferas entre os canteiros. Funcho ou endro são boas opções.

pulgões em morangos

Ácaro-aranha

Esses insetos cobrem as folhas de morango com uma teia, fazendo com que sequem e fiquem amareladas. O método mais eficaz para combater esse problema é pulverizar os canteiros com Malathion. Isso é recomendado após a colheita. Em seguida, cubra os canteiros com filme plástico. Este pode ser removido após 3 horas.

Remédios populares eficazes podem ser usados ​​para combater insetos. Uma infusão de cascas de cebola é altamente eficaz. Recomenda-se usá-la três vezes.

Ácaro do morango

Esta é uma das pragas mais perigosas das plantas, causando danos às folhas. Durante o inverno, as fêmeas residem perto dos pecíolos das folhas. Com a chegada da primavera, elas começam a depositar ovos ali e a sugar a seiva da planta. Como resultado, as folhas ficam enrugadas e os frutos, menores.

praga do morango

Para evitar a propagação de ácaros, as plantas devem ser desinfetadas antes do plantio. Para isso, deixe-as de molho em água quente por 15 minutos e depois enxágue-as em água fria por mais 15 minutos.

Arbustos infectados devem ser tratados com Karbofos ou enxofre coloidal na primavera. Uma segunda pulverização deve ser realizada 10 dias antes da floração. Neoron é usado para esse fim. Se forem observados danos graves nas plantas, elas devem ser removidas.

Nematóide do morango

São pequenos vermes, com no máximo 1 milímetro de comprimento. Quando os arbustos de morango são infectados, suas folhas se enrolam e seus caules se deformam. A planta fica quebradiça. Espessamentos frequentemente se desenvolvem nos caules.

Os arbustos afetados quase não produzem frutos. Se aparecerem, serão pequenos. Esta praga perigosa se reproduz rapidamente.

Para eliminar o problema, é importante desenterrar e queimar imediatamente as plantas afetadas. Para evitar novas infecções, preste atenção à seleção das mudas.

nematóide do morango

Besouro de maio

As larvas do besouro se alimentam das raízes do morango. Para remover as pragas, elas podem ser coletadas manualmente e depois destruídas. No entanto, é melhor tratar os canteiros com uma infusão de cascas de cebola. O produto biológico Nemabact, que ajuda a matar pragas transmitidas pelo solo, é altamente eficaz.

Mosca branca

Este mosquito se assemelha a uma pequena borboleta, com cerca de 1 milímetro de comprimento. Sua característica são as asas cobertas de pólen. Infestações podem causar enrolamento das folhas, manchas amarelas e uma secreção semelhante a açúcar.

mosca branca em morangos

Para evitar a infestação de mosca-branca, os morangos devem ser plantados em canteiros ensolarados. Capinar, desbastar e limpar as folhas são essenciais. Para controlar as pragas, use inseticidas como Karate ou Shar Pei. Aplique o tratamento três vezes, com intervalo semanal.

Cigarrinha espumosa

Quando infestadas, as folhas de morango desenvolvem uma espuma semelhante a baba. Esse fluido contém larvas que sugam a seiva da planta. Como resultado, os frutos caem, mudam de forma e murcham.

Para prevenir a proliferação de pragas, recomenda-se o controle de ervas daninhas e o tratamento com infusão de tabaco. Antes da floração e após a colheita, pulverizar com Confidor ou Decis.

cigarrinha babando em morangos

Gorgulho

Em alguns casos, os arbustos de morango são infestados por gorgulhos-do-morango-framboesa. As larvas consomem os brotos da planta, causando reduções na produtividade. Os fungicidas são ineficazes neste caso. Malathion e Metaphos são usados ​​para controlar as pragas.

Pássaros

Pássaros bicam frutas grandes e suculentas, causando perdas na colheita. Para proteger os morangueiros e garantir a frutificação normal, use redes especiais. Pendurar enfeites de Natal também é um método eficaz.

Formigas

Esses insetos também causam sérios danos aos morangos e podem levar a infestações de pulgões. O método mais eficaz para eliminar essas pragas é usar armadilhas com iscas contendo componentes tóxicos. Essas substâncias têm um efeito de liberação lenta, permitindo que cheguem ao formigueiro e causem a morte em massa dos insetos.

pragas em canteiros de morango

Inseto cego

Esta praga deposita ovos nas flores do morango. As larvas se alimentam dos frutos, causando sua deformação. Inseticidas são usados ​​para controlar os insetos. Esses produtos podem ser usados ​​antes do início da floração da plantação. Caso contrário, as substâncias nocivas matarão os insetos benéficos que polinizam a planta.

Prevenção

Para proteger seus canteiros de morangos de doenças e pragas, cuide bem das plantas. As principais medidas preventivas incluem o seguinte:

  1. No outono, após a colheita, remova as folhas e os brotos infectados. As plantas infectadas também devem ser removidas.
  2. É importante aplicar os fertilizantes na hora certa e seguir rigorosamente a dosagem.
  3. Antes de cobrir os morangos para o inverno, eles são tratados com Topaz e Switch.
  4. Na primavera, vale a pena plantar culturas resistentes a doenças.
  5. As variedades de morango devem ser plantadas em intervalos de 2 metros.
  6. É permitido cultivar uma planta em um local por no máximo 3 anos.
  7. Ao plantar, mantenha o espaçamento adequado. Recomenda-se um espaçamento mínimo de 30 centímetros entre as fileiras. Deixe um espaço de 25 centímetros entre as plantas. Isso ajudará a ventilar os canteiros e garantirá que recebam luz adequada.

Morangos podem ser suscetíveis a uma grande variedade de doenças. Para combater o problema, é importante identificá-lo rapidamente e encontrar soluções. Tratamentos preventivos também são cruciais.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata