- História do melhoramento genético e das condições de cultivo do morango
- Características e descrição de Bogotá
- Arbustos
- Frutas vermelhas
- Transporte e armazenamento de colheitas
- Resistência a doenças e geadas
- Vantagens e desvantagens da cultura
- Plantio e propagação
- Gavinhas de enraizamento
- Método de semente
- Dividindo arbustos
- Especificidades crescentes
- Os melhores antecessores e vizinhos
- Seleção e preparação do local
- Época e regras para plantio de mudas
- Regularidade da rega
- Capina e afrouxamento
- Cobertura morta nas camas
- Fertilização
- Invernada
- Métodos de proteção contra doenças e pragas
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade Bogotá
Os frutos grandes e deliciosos da variedade de morango de Bogotá são mais adequados para o cultivo em pequenos jardins e casas de veraneio. Apesar da alta demanda dos consumidores, os produtores relatam dificuldades para empilhar e transportar os frutos devido à sua irregularidade e aos formatos variados.
História do melhoramento genético e das condições de cultivo do morango
Os testes de campo do morango de jardim de Bogotá, criado na Holanda, começaram na Rússia em 1997. Cinco anos depois, a cultivar, que se mostrou bem-sucedida, foi adicionada ao Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento sob o número 9701303. A Instituição Científica do Cáucaso do Norte — o Centro de Horticultura, Viticultura e Vinificação — foi registrada como a criadora.
Características e descrição de Bogotá
Morangos de frutos grandes atraem pela sua frutificação estável e abundante, sabor de sobremesa e aroma de morango.
A variedade Bogotá é aprovada para cultivo no Cáucaso do Norte e no Extremo Oriente, o que não impede que os jardineiros cultivem a planta na Rússia central.
Arbustos
Os arbustos de morango de Bogotá atingem 30 cm de altura. Crescem compactamente até começarem a dar frutos. Os caules grossos e fortes não suportam o peso das frutas gigantes e se curvam em direção ao solo, criando uma aparência esparramada. Essa característica é levada em consideração na escolha do padrão de plantio.

As folhas verde-escuras da Bohemia são grandes, fortemente enrugadas e serrilhadas nas bordas. Esta cultivar difere de outras variedades pela abundante formação de estolhos. Os brotos rasteiros crescem grossos e longos, roubando nutrientes das plantas-mãe.
Frutas vermelhas
Segundo os jardineiros, o peso dos morangos escarlates da variedade Bogotá varia muito, variando de 15 a 150 gramas. Os frutos têm formato irregular — cônico e em forma de pente. Os exemplares grandes lembram duas bagas fundidas. A polpa rosada é macia, doce, mas não enjoativa, com um aroma característico de morango.
Transporte e armazenamento de colheitas
A polpa densa e firme dos morangos de Bogotá mantém sua aparência e sabor durante todo o transporte, processamento e distribuição. O empacotamento é difícil devido à superfície irregular dos frutos.
A colheita é feita em tempo claro, após a secagem do orvalho. Os frutos não são separados do pedúnculo, mas sim colhidos com o pedúnculo preso.
Morangos não lavados são armazenados em um recipiente de madeira ou plástico em 1–2 fileiras a uma temperatura de 0–4°C por 5 dias.
A colheita é armazenada no mesmo recipiente em que as frutas são coletadas; movimentar as frutas reduz o prazo de validade.

Resistência a doenças e geadas
A variedade de morango Bogotá é relativamente resistente a doenças fúngicas e pragas, portanto, a poda anual das folhas não é necessária; dois tratamentos preventivos são suficientes. Esta variedade de maturação tardia é termofílica, mas não é resistente às geadas de inverno ou primavera. Requer isolamento no outono em temperaturas abaixo de -1°C.
Vantagens e desvantagens da cultura
A variedade de morango de Bogotá é avaliada favoravelmente pelos jardineiros, com algumas ressalvas. Suas vantagens incluem:
- rendimento de até 0,8 kg por arbusto;
- amadurecimento tardio, quando outras variedades produzem os últimos frutos pequenos;
- resistência média a doenças fúngicas;
- Frutas grandes, sabor de sobremesa, avaliado pelo comitê de degustação em 4,8 pontos de 5 possíveis.
As desvantagens incluem baixa resistência ao inverno e tolerância à seca. A superfície irregular da fruta, juntamente com variações de peso e formato, dificultam a entrega aos consumidores.

A formação de múltiplos estolhos nos arbustos de morango é uma vantagem e uma desvantagem. Elimina a necessidade de comprar mudas para propagação. No entanto, sem a poda anual, as plantações tornam-se densas, criando condições favoráveis à proliferação de esporos de fungos, ataques de insetos parasitas e esgotamento do solo.
Plantio e propagação
Jardineiros estão interessados em colher plantas saudáveis rapidamente. Portanto, é importante escolher o tipo certo de material de plantio. Morangos de jardim são propagados sexualmente (por sementes) e vegetativamente (por mudas e divisão). Cada método tem suas vantagens e desvantagens.
Gavinhas de enraizamento
Selecione arbustos vigorosos e frutíferos de morango-de-Bogotá e remova seus pedúnculos. Depois disso, a planta passa para a produção intensiva de estolhos. Após o surgimento de 1 a 2 rosetas, localizadas mais próximas da planta-mãe, os brotos aéreos que continuam a crescer são removidos. Quando as raízes emergem das rosetas, elas são enterradas no solo, regadas em dias alternados e o solo é solto.

As mudas são separadas da planta principal, juntamente com o torrão. As plantas jovens são transplantadas para um novo local quando 4 a 5 folhas se formam, as raízes atingem 6 a 7 cm de comprimento e o miolo está aumentado.
Método de semente
Antes do plantio, estratifique as sementes por três meses em um pano de algodão úmido (pano de algodão) na geladeira. Três dias antes da semeadura, mergulhe-as em uma solução fraca de permanganato de potássio. Prepare um substrato com partes iguais de terra de jardim, turfa, areia e húmus. Para desinfetar, enxágue a mistura de terra com água fervente ou asse no forno por 15 minutos.
Tecnologia de cultivo de mudas por sementes:
- As sementes são colocadas sobre o solo umedecido, pressionando levemente:
- estique filme plástico por cima;
- Antes do surgimento dos brotos, durante 3-4 semanas as plantações são umedecidas com um borrifador;
- ventilar quando houver condensação no filme;
- depois que as mudas brotam, a cobertura é removida;
- Na fase de 1-2 folhas, as plantas são colocadas em recipientes separados.
A temperatura ideal para o cultivo de mudas a partir de sementes é de 20–23° C. As mudas estão prontas para o plantio em terreno aberto quando 5 lâminas foliares se formam.
Dividindo arbustos
Arbustos de três anos são desenterrados, folhas secas e hastes florais são removidas e divididas em estolhos. As rosetas resultantes, numeradas de 6 a 10, são plantadas em local permanente no início de agosto. Este método de propagação raramente é usado para a variedade Bogotá, pois a planta possui estolhos suficientes para renovar as plantações.
Especificidades crescentes
O plantio e os cuidados subsequentes com a cultura são medidas agrícolas importantes das quais dependem o desenvolvimento e a frutificação bem-sucedidos do morango de Bogotá.
Os melhores antecessores e vizinhos
Para simplificar o cuidado com os morangos, escolha um canteiro depois de outras plantas benéficas. Entre elas:
- tremoço, que enriquece o solo com nitrogênio;
- colza, que aumenta a concentração de fósforo;
- Phacelia, que protege os morangos de jardim da requeima;
- trigo sarraceno, leguminosas que fornecem nitrogênio, potássio e fósforo ao solo.
Aveia, calêndula e calêndula plantadas ao lado de morangos repelem insetos parasitas, incluindo nematoides.

Morangos de Bogotá prosperam quando plantados ao lado de verduras que absorvem poucos nutrientes (espinafre, alface, endro e aipo). As propriedades inseticidas da cebola, do alho e da mostarda branca ajudam os morangos a resistir a pragas e doenças. A salsa plantada entre as fileiras repele lesmas. Rabanetes, cenouras e beterrabas também prosperam.
Não é recomendado plantar as seguintes culturas nas proximidades ou cultivá-las em um canteiro de morangos no ano anterior:
- solanáceas (batatas, berinjelas, tomates, pimentões), que consomem os mesmos nutrientes e espalham a requeima;
- repolho branco, framboesas, secando o solo;
- cravos, ásteres, floxes, trevos, que espalham infecções fúngicas.
Plantas agressivas, como alcachofra de Jerusalém, botões-de-ouro e girassóis, têm um efeito deprimente nos morangos de jardim.
Seleção e preparação do local
O tamanho e o sabor dos morangos de Bogotá dependem da intensidade da luz, da fertilidade do solo e da umidade. As plantas crescem rapidamente na sombra ou na sombra parcial, mas dedicam toda a sua energia à produção de folhagem em detrimento da frutificação. Se os níveis de água subterrânea estiverem próximos da superfície, utilizam-se canteiros elevados. Arbustos de frutas vermelhas são plantados a sotavento para proteger os morangos das correntes de ar.

Ao planejar o enraizamento das mudas de morango em setembro, o terreno é semeado com adubo verde (colza, mostarda, ervilhas) na primavera. Essas plantas enriquecem o solo com nutrientes, soltam-no e resistem a pragas. Antes do plantio, o solo é escavado e limpo de ervas daninhas. Solos argilosos pesados são soltos com a adição de areia, húmus e turfa. Os morangos prosperam em solos franco-arenosos e franco-arenosos bem drenados com pH de 5,5 a 6,5.
Época e regras para plantio de mudas
Os brotos (caules) do morango enraízam melhor na primavera. As mudas são plantadas em abril-maio, quando a temperatura média diária atinge 10 °C. Plantar em agosto-setembro é interessante porque você usa material de plantio cultivado em casa e tem a garantia de uma colheita no ano seguinte.
Os morangos de Bogotá são plantados a uma distância de 30 cm um do outro, a largura entre as fileiras é de 50–60 cm.
Um punhado de cinzas de madeira misturadas com partes iguais de composto é despejado em covas de plantio de 10 cm de profundidade. Os arbustos são plantados verticalmente no solo, espalhando as raízes. O solo é então compactado, regado e coberto com palha.
O broto superior (coração) do morango após o plantio deve permanecer do lado de fora, no nível ou ligeiramente acima da superfície do solo.

Regularidade da rega
Após o plantio, até que os arbustos criem raízes e novas folhas surjam, regue o morangueiro de Bogotá diariamente, evitando que o solo seque. Posteriormente, regue a planta uma vez por semana, ou a cada 2 a 4 dias durante o calor do verão, na proporção de um balde de água por metro quadrado de área plantada. Quando os frutos amadurecerem, regue os arbustos através dos sulcos feitos entre as fileiras. Isso evita que os frutos fiquem molhados, o que pode criar condições favoráveis ao apodrecimento.
Capina e afrouxamento
Soltar o solo com frequência é essencial para enriquecer as raízes com oxigênio, melhorar o fornecimento de umidade e aumentar a absorção de micronutrientes. Este procedimento é realizado após a rega, quando uma crosta dura se forma na superfície do solo. Soltar o solo também ajuda a livrar o morangueiro de Bogotá de ervas daninhas, que inibem o crescimento dos morangueiros e atraem pragas.
Cobertura morta nas camas
Cobrir os morangueiros de Bogotá com agulhas de pinheiro, serragem e aparas de grama facilita o cuidado. Reduz a necessidade de rega e os frutos ficam longe do solo, preservando sua aparência e sabor, ao mesmo tempo que suprime o crescimento de ervas daninhas.

Fertilização
Na primavera, os arbustos de morango de Bogotá são fertilizados com uma solução de ureia (50 g por balde de água) e regados com uma infusão de excrementos de pássaros e verbasco (0,5 l por planta).
No início da floração, a cultura é alimentada com uma mistura composta por 1 colher de sopa de sal de potássio, 2 colheres de sopa de nitroammofoska e 10 litros de água. Durante o período de formação dos ovários, os morangos são pulverizados com uma solução aquosa de ácido bórico (2 g por 10 litros) e água com cinzas.
Após o término da frutificação, quando os botões florais estão se formando para o ano seguinte, as necessidades das plantas por fósforo e potássio aumentam. Húmus, composto e vermicomposto pronto são adicionados ao solo.
Invernada
Na Rússia central, variedades de morango de Bogotá são cobertas com folhas de pinheiro, palha e folhas caídas da floresta quando as temperaturas atingem níveis negativos. A plantação é então coberta com galhos de abeto, galhos e papelão.
Nas regiões do sul, o isolamento dos arbustos não é necessário.

Métodos de proteção contra doenças e pragas
Os métodos para proteger a variedade de morango de Bogotá de pragas e doenças incluem:
- Prevenção
O método envolve a seleção de material de plantio de alta qualidade e a manutenção da rotação de culturas. Plantas doentes e infestadas por insetos são removidas e descartadas.
Para evitar o apodrecimento dos morangos, use filme plástico, cobertura morta com agulhas de pinheiro e palha. Durante a época de frutificação, um barbante é esticado ao longo das fileiras para sustentar os caules das flores.
- Conformidade com as práticas agrícolas.
A proteção natural aumenta a resistência da cultura à infecção por microrganismos patogênicos e ataques de insetos parasitas, regulando a rega, a fertilização e a alimentação, evitando plantações densas e preparando-as para o inverno.

- Método mecânico
É usado para controlar grilos-toupeira, lesmas e caracóis, e para proteger plantações de morango do consumo de pássaros. Envolve a instalação de armadilhas, coleta manual de insetos e instalação de dispositivos de ruído e luz nos canteiros, além de espantalhos repelentes de pássaros.
- Plantando plantas inseticidas
Recomenda-se plantar calêndulas e calêndulas em canteiros de morangos. Essas plantas floridas não só repelem insetos como também protegem a variedade Bogotá do fusarium.
- Utilização de agentes biológicos e químicos.
Para prevenir doenças fúngicas no início da primavera, após o derretimento da neve, os arbustos de morango são tratados com calda bordalesa, Skor e Hom duas vezes em intervalos de 2 semanas antes da floração.
Ácaros, pulgões, besouros-das-folhas, mariposas e lagartas são resistentes a tratamentos biológicos como Fitoverm e a produtos químicos como Karbofos e Actellic. Os morangos devem ser pulverizados antes da brotação e após a colheita.

Avaliações de jardineiros sobre a variedade Bogotá
Jardineiros observam que os morangos de Bogotá têm uma desvantagem, incluindo a formação excessiva de estolhos. Há avaliações muito mais positivas e até entusiasmadas sobre essas frutas gigantes, doces e aromáticas.
Marina, 41 anos, Moscou
Geleia de morango Eu não gosto, mas as geleias doces feitas com morangos de Bogotá são uma exceção. O sabor e o aroma intenso do morango são preservados mesmo depois de cozidos. Os arbustos de Bogotá ocupam um lugar de honra no centro do jardim.
Alexey Gennadievich, 62 anos, Vladivostok
Minha família adora a variedade holandesa de morango Bogota por seus frutos grandes e deliciosos, que chegam a pesar 150 gramas. Ela requer rega regular e cresce bem em solo preto. Uma das desvantagens são os numerosos estolhos que se formam nos arbustos. Para evitar superlotação e esgotamento do solo, planto as mudas sobre plástico preto.
Alena Antonovna, 47 anos, Krasnodar
Cobrir o morango de Bogotá com plástico é essencial, pois os talos das flores cedem com o peso da fruta. O contato com solo úmido pode fazer com que a fruta fique suja e apodreça.











