- Os benefícios da propagação de morangos usando gavinhas
- O momento certo
- Na primavera
- No verão
- No outono
- Como preparar material de plantio
- Que tipo de bigode é usado para cultivar a plantação?
- Preciso enraizá-las em vasos?
- As nuances do plantio em campo aberto
- Selecionando um site
- Preparamos e desinfetamos as camas
- Como plantar mudas: instruções passo a passo
- Plantio em agrofibra
- Cuidando de arbustos plantados
- Rega
- Cobertura morta
- Capina
- Hilling
- Aparar
- Cobertura superior
- Abrigo
Os morangos são adorados pelos jardineiros por suas frutas deliciosas e pela baixa necessidade de manutenção. Eles são facilmente propagados por diversos métodos durante a primavera e o outono: sementes, mudas e divisão. Abaixo, você encontrará informações sobre o plantio de morangos usando mudas em agosto: as vantagens desse método de propagação, como preparar o material de plantio, as nuances do plantio ao ar livre e os cuidados com plantas já estabelecidas.
Os benefícios da propagação de morangos usando gavinhas
O cultivo de morangos de jardim usando estolhos tem as seguintes vantagens:
- a capacidade de cultivar uma grande quantidade de material de plantio;
- facilidade de cultivo;
- a capacidade de regular o número de arbustos de morango no local;
- boa taxa de sobrevivência das plantas;
- preservação das qualidades características da variedade.
Os estolões podem ser facilmente plantados em um canteiro de morangos, e cuidar deles também não exige muitos gastos.
O momento certo
Os brotos de morango são plantados no outono, primavera e verão. Cada período tem suas próprias características.
Na primavera
Para propagar a cultura na primavera, o plantio começa imediatamente após o início do clima quente. Isso dá aos morangos-do-jardim tempo para criar raízes e absorver água e nutrientes do solo até o outono. Mesmo que o plantio produza frutos durante o verão, é melhor removê-los. Dessa forma, os arbustos ficarão bem estabelecidos e produzirão uma colheita abundante na primavera seguinte.
No verão
O melhor mês de verão para plantar morangos é agosto. Nessa época, os brotos jovens já se formaram e são facilmente transplantados para canteiros preparados. As camadas são aparadas com tesouras de poda e as rosetas são cuidadosamente retiradas com uma pá. Apenas uma roseta é plantada por cova, pois o arbusto precisa de espaço suficiente para se desenvolver.

No outono
Jardineiros experientes preferem propagar morangos no outono, especificamente em setembro. Nessa época, o clima é mais fresco e as chuvas torrenciais começam, permitindo que os arbustos se estabeleçam facilmente. Ao plantar no outono, a zona das raízes é coberta com cobertura morta antes do início da geada, e as plantas são cobertas com ramos de abeto.
Como preparar material de plantio
A colheita de morangos depende em grande parte da seleção correta do material de plantio. As plantas que produziram bons frutos são observadas com antecedência e seus estolhos são selecionados. Ao longo da temporada, muitas rosetas se desenvolvem em uma única videira, mas as mais fortes são as do primeiro e segundo níveis.
Que tipo de bigode é usado para cultivar a plantação?
Os brotos que crescem próximos à planta-mãe são adequados para propagação. São os mais viáveis. Quanto mais distantes as rosetas estiverem do arbusto, menores e mais frágeis elas serão. Poucas pessoas sabem que os morangueiros existem em variedades masculinas e femininas.

Para propagação, utilize plantas femininas: elas geralmente são menores e mais compactas. As plantas masculinas são facilmente distinguidas pelo fato de não darem frutos. Seus estolhos são grandes, mas não produzem frutos, então não há motivo para deixá-los. As plantas selecionadas para propagação devem ser escavadas em todos os lados e, em seguida, colhidas com cuidado, tomando cuidado para não danificar as raízes. Morangos podem ser cultivados tanto em ambientes externos quanto internos.
Preciso enraizá-las em vasos?
Alguns jardineiros preferem cultivar morangos em recipientes. Este método é benéfico pelos seguintes motivos:
- os vasos podem ser movidos pela área, escolhendo locais ensolarados, e também levados para dentro de casa quando a geada chegar;
- conveniente para colheita;
- as bagas não ficam sujas com chuva ou rega;
- economiza espaço no jardim.

Cultivar morangos em vasos exige investimento e esforço significativos por parte do jardineiro. Para propagar morangos em canteiros, podem ser usados copos plásticos. Eles são preenchidos com terra, os brotos são guiados para dentro deles e as rosetas são suavemente pressionadas contra o solo. Assim que as mudas estiverem bem desenvolvidas, as mudas são removidas e os morangos são plantados nos canteiros.
As nuances do plantio em campo aberto
A produtividade do morango depende não apenas da qualidade do material de plantio, mas também do local de plantio e do solo. Quanto mais favoráveis as condições, melhor a produtividade. As folhas do morango de jardim não devem apresentar sinais de doenças.
Selecionando um site
O segredo para o crescimento do morango é o calor, então escolha um local de plantio ensolarado e sem vento. Morangos não gostam de alagamentos, então o canteiro deve ser elevado. Solo argiloso ou arenoso é o ideal. Solo pesado deve ser tratado com um agente enraizador, enquanto solo leve deve ser compactado com argila.

Preparamos e desinfetamos as camas
Para desinfetar o solo, removendo larvas ou patógenos, ele deve ser tratado após o descongelamento. Água com amônia ou simplesmente água fervente podem ser usadas para esse fim. Agricultores orgânicos também podem tratar o solo com preparações biológicas, como a Fitosporina.
A área de plantio de morangos é limpa de detritos e escavada. Durante esse processo, o solo pode ser enriquecido com composto ou húmus, com fertilizante mineral adicionado. O fertilizante é aplicado seis meses antes do plantio. Os morangos são plantados em uma ou duas fileiras.
Importante! Morangos de jardim não devem ser plantados depois de batatas, repolhos, abóboras ou girassóis. Você pode enriquecer e desinfetar o solo semeando adubo verde seis meses antes do plantio.
Como plantar mudas: instruções passo a passo
Para arrancar as raízes dos morangos, use uma pá de jardim. Faça isso com cuidado para não danificar o delicado sistema radicular. Plante os arbustos da seguinte maneira:
- Cave buracos de 15 a 20 centímetros de profundidade, com espaçamento de 30 a 40 centímetros entre eles. A distância entre as plantas depende da espessura da variedade.
- O intervalo entre as fileiras é de 60-65 centímetros.
- O sistema radicular do morango está se espalhando; um arbusto deve ser plantado em cada buraco.
- As plantas são cobertas com solo até o colo da raiz.
- O círculo do tronco da árvore é levemente compactado e regado.

Água morna é usada para irrigação, caso contrário, os morangos do jardim podem ser afetados por doenças fúngicas.
Plantio em agrofibra
Antes da instalação do agrotêxtil e do plantio dos morangueiros, os canteiros são cuidadosamente nivelados. Em seguida, um material de cobertura é colocado e fixado nas laterais com paralelepípedos. Os locais de plantio são marcados no material em forma de cruz com giz. Os cantos são virados para fora e buracos para os morangos são cavados nas fendas.
Cuidando de arbustos plantados
Para ajudar os morangos a criarem raízes rapidamente, eles precisam de cuidados adequados, especialmente nos primeiros dias após o plantio: regar, adubar, aplicar cobertura morta, remover ervas daninhas, amontoar os arbustos e cobri-los para o inverno.

Rega
Imediatamente após o plantio, regue os morangos com frequência para garantir um rápido desenvolvimento. Isso é feito à noite, após o calor do dia, mas antes do pôr do sol. Use água sedimentada aquecida pelo sol durante o dia. As plantas maduras são regadas após a secagem da camada superficial do solo. Regue os arbustos generosamente, mas com pouca frequência, caso contrário, eles podem ficar suscetíveis a doenças fúngicas.
Cobertura morta
Para reter a umidade do solo, os morangos são cobertos com turfa, palha ou serragem. Este material também evita que os frutos fiquem sujos após chuva ou rega. A cobertura morta é aplicada em uma camada de 10 a 15 centímetros. Outra propriedade útil da cobertura é que ela protege o sistema radicular do congelamento no inverno.

Capina
As raízes do morango ficam próximas à superfície do solo, portanto, a capina deve ser feita com cuidado. É melhor fazer isso alguns dias após a rega. Isso não só remove as ervas daninhas, como também afofa o solo. A capina permite que o ar chegue às raízes e previne muitas doenças e pragas.
Hilling
A exposição à chuva e à água da torneira faz com que o solo se acomode, expondo o sistema radicular das plantas. Isso prejudica o crescimento e a frutificação. Além disso, as raízes expostas podem congelar durante o inverno rigoroso. Para evitar esse problema, regue os arbustos com terra firme após regá-los.

Aparar
Quando plantados em agosto em regiões mais quentes, os morangos não só têm tempo para criar raízes, como também para desenvolver estolhos. Estes precisam ser removidos, pois drenam a energia necessária para a planta sobreviver ao inverno. Folhas secas e amareladas, que dificultam o crescimento da planta, também devem ser podadas. Use ferramentas limpas e desinfetadas para isso.
Cobertura superior
No ano de plantio de verão, os morangos não são fertilizados. Na primavera seguinte, fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados para promover o crescimento da massa verde. Após a colheita, eles são tratados com fertilizantes minerais complexos com alta concentração de potássio e fósforo.
No outono, alimente os arbustos com potássio, por exemplo, polvilhe 2 xícaras de cinzas de madeira por metro quadrado dos canteiros e depois regue-os.
Abrigo
Os morangos de jardim plantados em agosto ainda não estão totalmente desenvolvidos, por isso precisam de um abrigo. Este é construído com galhos de abeto e pinheiro, serragem e folhas secas. No inverno, os canteiros são cobertos com neve. Eles também podem ser cobertos com agrofibra, que retém bem o calor. Na primavera, o abrigo é removido para evitar que os arbustos de morango apodreçam.











