- História de origem e regiões de cultivo
- Vantagens e desvantagens
- Características varietais do híbrido de morango e morango silvestre Mara de Bois
- Tamanho do arbusto e aparência da lâmina foliar
- Floração e polinização da variedade remanescente
- Período de frutificação e rendimento
- Qualidades de sabor da fruta e sua posterior venda
- Resistência a baixas temperaturas e à seca
- Imunidade e suscetibilidade a doenças e parasitas
- Plantando morangos
- Seleção e preparação do local
- Selecionando mudas
- Época e regras para plantio de arbustos
- Quais cuidados os morangos precisam?
- Rega
- Cobertura superior
- Capina e afrouxamento do solo
- Aparar folhas e gavinhas
- Cobertura morta
- Abrigo para o inverno
- Tratamentos preventivos contra doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Sementes
- Ao dividir o mato
- Soquetes
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
A variedade de morango Mara de Bois é um híbrido único de morangos e morangos silvestres. O nome se traduz como "fruta silvestre". É uma variedade remanescente de morango e possui um rico aroma de morango silvestre. Este híbrido popular pode ser cultivado tanto ao ar livre quanto em estufas. Seus arbustos elegantes com folhagem densa também ficam lindos em cestos suspensos e floreiras, tornando-os frequentemente usados como elementos decorativos em paisagismo.
História de origem e regiões de cultivo
A variedade de morango Mara de Bois foi desenvolvida na França no final da década de 1980. Produtores franceses cruzaram morangos silvestres com diversas variedades (as principais sendo Charlotte, Sijoze e Sirafina). O híbrido foi patenteado em 1991 e rapidamente ganhou popularidade entre jardineiros na Europa e na América.
O clima ideal para a variedade Mara de Bois é continental. Este morango é cultivado em toda a Europa, Estados Unidos, Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia e outros países da CEI.
Vantagens e desvantagens
Esta variedade de morango é amplamente conhecida pelos seus benefícios:
- excelente sabor e aroma rico de frutas vermelhas;
- a capacidade de colher da primavera ao outono e, em estufas, os morangos podem dar frutos até mesmo no inverno;
- independência da duração das horas de luz do dia, uma vez que os botões florais são formados sob quaisquer condições de iluminação;
- resistência ao oídio, uma doença que frequentemente afeta os arbustos de morango;
- capacidade de dar frutos no primeiro ano de plantio;
- a possibilidade de usar arbustos como ornamento decorativo na paisagem.
Apesar de suas vantagens inegáveis, esta variedade não é cultivada comercialmente devido ao seu baixo rendimento. Os morangos Mara de Bois são cultivados por jardineiros amadores ou pequenos proprietários rurais. Esta fruta também é suscetível a doenças fúngicas e parasitas, por isso requer tratamento regular com produtos especiais.

Características varietais do híbrido de morango e morango silvestre Mara de Bois
Esta é uma variedade de morango que não tolera o dia.
A frutificação é irregular, mas consistente. Os frutos amadurecem nas rosetas do ano corrente. Os frutos são pequenos, vermelhos e em formato de cone, com pequenas cavidades na polpa densa. Cada fruto pesa de 15 a 20 gramas.
Em dias chuvosos, o sabor da Mara de Bois não se deteriora, mas em dias quentes os frutos ficam menores devido à falta de umidade.
Os arbustos de morango crescem bem tanto na horizontal quanto na vertical, podendo até ser cultivados em varandas. Esta variedade se distingue pela sua tolerância ao frio. Nas regiões do norte, é suscetível a danos causados pela geada. A Mara de Bois prospera em um único lote por três anos; no quarto ano, deve ser plantada em um novo local.
Tamanho do arbusto e aparência da lâmina foliar
Esta variedade cresce baixa e compacta, com uma altura média de 18 a 20 centímetros, podendo atingir até 25. As folhas são de um verde intenso. As bordas das folhas são ligeiramente elevadas e modeladas. Os pecíolos são nus, com espirais na base do caule que posteriormente se ramificam para formar chifres. Os pedúnculos são curtos e numerosos, cada um com 5 a 7 inflorescências.

Floração e polinização da variedade remanescente
A Mara de Bois começa a florescer mais tarde do que outras variedades de morango, evitando o risco de danos causados por geadas inesperadas na primavera. As variedades perenes desenvolvem botões florais inalterados pela luz do dia e ocorrem independentemente da hora do dia. A floração continua até a chegada das primeiras geadas.
Período de frutificação e rendimento
Nas regiões do sul, o Mare des Bois começa a dar frutos já na primeira quinzena de maio. Em climas mais temperados, os primeiros frutos aparecem no início de junho. Quando os frutos amadurecem, caem no chão. Para evitar o apodrecimento dos morangos, os arbustos devem ser colhidos regularmente. O rendimento médio por arbusto é de 600 a 800 gramas.
A produção ocorre em ondas, com pico no final da primavera e início do outono. Observa-se um ligeiro declínio durante os dias quentes. Em estufas, com iluminação adequada e temperatura mantida entre 16 e 18 °C, a Mara de Bois pode produzir frutos o ano todo.

Qualidades de sabor da fruta e sua posterior venda
O morango tem um sabor doce, mas uma acidez picante, semelhante à dos morangos silvestres. A polpa é suculenta e aromática. Este morango é recomendado para consumo in natura. É usado em sobremesas, geleias, milk-shakes e vitaminas de frutas.
Os morangos são vendidos em recipientes pequenos (até 500 gramas) e respiráveis. O transporte por longas distâncias não é recomendado, pois estragam rapidamente. Podem ser armazenados em temperatura ambiente por até 3 dias. Para um armazenamento mais longo, os morangos devem ser refrigerados.
Resistência a baixas temperaturas e à seca
Os morangos Mara de Bois são tolerantes à geada e prosperam em invernos amenos. Em latitudes setentrionais, onde as temperaturas caem abaixo de -5°C (23°F), os canteiros devem ser cobertos quando o tempo frio chega para evitar danos causados pela geada. Esta fruta prospera sob a luz solar, mas o sol escaldante é indesejável. Se o termômetro marcar acima de 30°C (86°F), as plantas devem ser mantidas em sombra parcial para reter a umidade essencial.

Imunidade e suscetibilidade a doenças e parasitas
O oídio é uma doença fúngica que destrói completamente os morangos, causando sua rápida destruição. A variedade Mara de Bois possui forte imunidade a essa doença. No entanto, isso não protege a cultura de outras ameaças. Os arbustos de morango podem ser danificados por:
- parasitas – ácaros, lesmas, formigas, pulgões e outros insetos;
- mofo cinzento, no qual o caule e os frutos ficam cobertos de penugem e apodrecem;
- Mancha marrom - neste caso, a superfície da folha fica coberta de manchas marrons, após o que a folhagem murcha e os arbustos param de dar frutos.
Se o seu morangueiro for afetado pela murcha de fusarium, que faz com que o arbusto murche completamente em um curto período de tempo, a planta deve ser desenterrada e queimada. Para evitar o risco de infestação nos seus canteiros, você precisa cuidar adequadamente dos seus morangos.
Plantando morangos
Mara de Bois é um híbrido que prospera em pleno sol, mas não tolera calor extremo. Portanto, em regiões do sul, onde o sol do verão é escaldante, o local deve ser parcialmente sombreado. Solo sob as copas das árvores é o ideal. Em latitudes do norte, as mudas devem ser plantadas em áreas abertas com pleno sol. Morangos prosperam em solo ácido.
Seleção e preparação do local
É melhor escolher um local com uma elevação ligeiramente elevada, pois áreas baixas podem acumular água da chuva e o excesso de umidade pode danificar o sistema radicular. Além disso, evite áreas com altos níveis de água subterrânea. O solo deve ser preparado de 3 a 4 semanas antes do plantio.
Primeiro, o solo é nivelado e limpo de ervas daninhas e pragas em potencial. Em seguida, a área deve ser escavada e esterco podre adicionado. Antes do plantio dos morangos, o solo deve ser tratado com fertilizantes minerais e misturas contendo nitrogênio.

Selecionando mudas
Para garantir uma colheita abundante de morangos, plante mudas saudáveis. A qualidade das mudas é determinada pelos seguintes critérios:
- as folhas do caule são de uma cor verde suculenta;
- cada muda tem pelo menos 3 pétalas;
- as raízes são fortes e úmidas, com pelo menos 5 cm de comprimento.
A presença de manchas escuras e danos na lâmina foliar, raízes finas e secas e folhagem murcha são sinais de que o morango não criará raízes.
Época e regras para plantio de arbustos
Plante as mudas 20 a 25 dias após o preparo do solo. Os morangos devem ser plantados de forma que todo o caule fique no topo e as raízes não se projetem do solo.

Algoritmo de aterrissagem:
- Cave buracos com 25 a 30 centímetros de profundidade. A distância entre os buracos deve ser de pelo menos 40 centímetros e entre as fileiras, meio metro.
- Endireite as raízes e plante os arbustos, preenchendo cuidadosamente os buracos com terra, sem compactá-la muito.
- Regue generosamente cada muda com água em temperatura ambiente, tomando cuidado para não deixar a água inundar as folhas.
- Quando terminar, cubra as mudas com cobertura morta ou cubra os canteiros com agrofibra especial (pode ser substituída por um tecido macio e quente).
No sul, os morangos são plantados no final de abril ou início de maio, enquanto nas regiões do norte, a época de plantio é em junho. As mudas também podem ser plantadas no final de agosto ou setembro, desde que não haja geadas precoces.

Quais cuidados os morangos precisam?
Esta variedade não é caprichosa, mas cuidados inadequados afetarão o rendimento da planta.
Rega
O horário ideal para regar é ao entardecer, para evitar que a folhagem seque ao sol, ou de manhã cedo. Os morangos devem ser regados com água morna; a água fria favorece o desenvolvimento de doenças fúngicas. Ao regar, você deve tentar garantir que o líquido não entre nas rosetas, caso contrário, as inflorescências podem apodrecer.
Cobertura superior
Depois que os arbustos estiverem firmes, você precisa adicionar fertilizante ao solo. Uma solução de verbasco (diluída 1:10 com água) funciona bem para morangos. Regue a cada duas semanas. Outros fertilizantes orgânicos também podem ser usados:
- esterco podre;
- excrementos de pássaros;
- cinzas de madeira;
- farinha de dolomita;
- composto.
Além disso, os arbustos devem receber regularmente fertilizantes minerais contendo nitrogênio, fósforo, potássio e zinco. Essas misturas são especialmente importantes durante a estação de crescimento (desenvolvimento e crescimento) dos morangos.

Capina e afrouxamento do solo
As ervas daninhas promovem o desenvolvimento de pragas e doenças e também privam os morangos da umidade essencial. Portanto, a capina deve ser feita com cuidado e cuidado para evitar danos aos arbustos. Soltar o solo é essencial para permitir a entrada de ar na planta, pois solo duro e congestionado degrada a qualidade dos frutos e reduz a produtividade.
Aparar folhas e gavinhas
Se não houver necessidade de propagar o morangueiro posteriormente, os estolhos devem ser removidos completamente. Isso é feito durante a frutificação. Folhas secas e amareladas são cuidadosamente removidas assim que aparecem.
A poda oportuna é essencial para garantir que a planta receba todos os nutrientes de que necessita, em vez de desperdiçá-los com crescimento desnecessário. Os brotos das mudas são podados jovens, assim que emergem.
Cobertura morta
A cobertura morta evita que o solo seque e concentra os nutrientes ao redor dos morangos. Também protege contra condições climáticas adversas e previne o crescimento de ervas daninhas. Palha, feno, serragem ou turfa são opções adequadas para cobertura morta. A camada protetora deve ter pelo menos 10 a 15 centímetros de espessura.

Abrigo para o inverno
Se os morangos forem cultivados ao ar livre, eles precisam ser preparados para o inverno. Primeiro, remova todas as gavinhas e folhagens amareladas e, em seguida, cubra todos os arbustos com cobertura morta. Você também pode cobrir os canteiros com tecido quente ou agrofibra.
Tratamentos preventivos contra doenças e pragas
Para prevenir parasitas e doenças, é bom usar remédios populares e preparações industriais:
- uma solução fraca de iodo ou manganês, bem como água diluída com calda bordalesa - contra podridão cinzenta e fungos;
- uma solução de casca de cebola ou sabão em pó - contra gorgulhos, pulgões e outras pragas;
- solução de sulfato de cobre (25-30 gramas por balde de água) – contra insetos;
- Pó de mostarda - contra lesmas, pulgões e ácaros, é pulverizado nos canteiros.
Entre as medidas preventivas industriais, Zolon, Roval, Nurell D, Actellik e outras são populares.
Métodos de reprodução
A Mara de Bois pode ser propagada de três maneiras: por sementes, divisão e rosetas. Para qualquer método, a semente deve ser de alta qualidade, livre de mofo e murcha.
Sementes
Este é o método mais longo de propagação, o processo deve ser realizado em etapas.
- Despeje água em temperatura ambiente sobre as sementes e deixe de molho por 10 a 12 horas.
- Prepare o solo. Encha um recipiente raso com terra para vasos de uso geral até uma profundidade de 5 a 6 centímetros e, em seguida, adicione areia até formar uma camada de no máximo 1 centímetro de espessura.
- Espalhe as sementes uniformemente para que fiquem na superfície, depois regue e cubra o recipiente com filme plástico.

Remova o filme plástico todos os dias durante 2 a 3 horas para permitir a circulação do ar. A germinação das sementes leva de 3 a 4 semanas. Assim que os brotos desenvolverem duas folhas, devem ser transplantados para recipientes separados. Quando as mudas atingirem 10 a 15 cm de altura, podem ser plantadas ao ar livre.
Atenção! Você pode usar tabletes de composto de turfa em vez de um recipiente. Primeiro, deixe-os de molho e, em seguida, espalhe as sementes na superfície, uma por tablete.
Ao dividir o mato
Durante o verão, observe os arbustos mais produtivos, aqueles que produziram poucos brotos durante a estação. Em agosto-setembro, desenterre-os e, com cuidado, sem danificar as raízes, divida cada um em seções (ramos) — estes se tornarão as mudas prontas. Um arbusto produzirá de 5 a 7 ramos.
Soquetes
Para propagar dessa forma, você deve selecionar arbustos saudáveis e mais frutíferos. Destes, corte as rosetas com hastes florais localizadas primeiro no arbusto-mãe — isso é importante para o desenvolvimento adequado da planta.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Mikhail, Níjni Novgorod
Cultivo Mara de Bois há seis anos. Pode ser considerada uma cultura de baixa produtividade entre os produtores comerciais, mas é mais do que suficiente para nós — da primavera até setembro, sempre temos morangos frescos e, para o inverno, faço não só geleia, mas também compotas e mousses. Plante com confiança, você não vai se arrepender.
Anton, Naberejnye Chelny
"Quando minha filha plantou Mara de Bois na varanda, a família inteira zombou dela, até que um dia o apartamento de repente ficou com cheiro de morango de verdade. Agora, todos nos revezamos para cuidar dela — é linda e deliciosa."











