Descrição da variedade de morango Kama, características de plantio e cuidados

A variedade de morango Kama é famosa por suas inúmeras qualidades e frutos doces. É amplamente cultivada nas latitudes sul e média dos países da CEI. A planta requer poucos cuidados e se adapta facilmente a novos locais. Vale a pena se familiarizar com as características da variedade com antecedência.

Seleção e condições de crescimento

O morango Kama foi desenvolvido por criadores poloneses a partir do cruzamento de duas variedades: Kawaler e Zenga Zengana. Essa simbiose resultou em uma fruta com aroma vibrante e usos versáteis.

Descrição e características da variedade

O morango Kama tolera bem o transporte longo e é versátil. Os frutos em formato de cone têm um colo proeminente, são ligeiramente nervurados e brilhantes. Cada baga pesa aproximadamente 20 a 30 gramas e tem cor carmesim. A polpa é firme e os frutos não "escorrem" nem se deformam após a colheita. As sementes são superficiais e de cor amarela.

O arbusto e os brotos do morango Kama

Os arbustos de morango são compactos, atingindo cerca de 45 cm de altura. Possuem um rizoma robusto e folhas verde-escuras, ligeiramente pubescentes na parte inferior. O pedúnculo floral aponta para baixo, abaixo da folhagem. Produzem um pequeno número de gavinhas grandes.

variedade de morango Kama

Floração e frutificação

Os arbustos são famosos pela floração precoce, e o período de frutificação dura cerca de 4 a 5 semanas, começando no final de maio ou início de junho. Cada planta rende aproximadamente 1 kg de frutos. Após a colheita inicial, os frutos ficam menores.

Se você cultivar morangos Kama em uma estufa, eles amadurecem em meados de abril.

Sabor e âmbito de aplicação das bagas

Tecnicamente maduras, as bagas de kama adquirem a coloração característica da variedade, mas a polpa permanece firme e o sabor é levemente ácido. Frutos mais maduros desenvolvem um sabor doce, semelhante ao de sobremesa. São consumidos frescos, congelados para o inverno, adicionados a produtos assados ​​e usados ​​para fazer conservas, geleias e marshmallows.

morangos maduros

Prós e contras da variedade Kama

A variedade de morango Kama tem muitas vantagens, mas também tem alguns aspectos negativos.

Prós Contras
Alto rendimento Pouca frutificação
Período de maturação precoce Abrigo de inverno necessário
Duração da frutificação
Sabor rico e doce
Transportabilidade segura
Resistência à seca, doenças e besouros
Possibilidade de cultivo em condições de estufa

Resistência a doenças da variedade Kama

Os morangos-kama são altamente resistentes a doenças, mas sem os devidos cuidados, suas propriedades protetoras enfraquecem. Jardineiros recomendam a pulverização preventiva.

Morango Kama

Resistência ao inverno e à seca

Os morangos-kama toleram bem geadas, mas não geadas repentinas de primavera. Os arbustos sobrevivem ao inverno em temperaturas de até -25 °C (-25 °F) sem problemas. Em áreas mais frias, é preferível cobri-los durante o inverno. A planta não gosta de seca, mas secas de curta duração não são um problema.

Plantando morangos Kama

Os morangos devem ser plantados em locais ensolarados; a sombra é indesejável. Evite plantar as mudas em áreas baixas, pois a umidade costuma se acumular ali, o que pode levar ao apodrecimento do rizoma. O ideal é plantar os arbustos em áreas planas, longe dos ventos do norte.

Os melhores antecessores e vizinhos

Os vizinhos felizes dos morangos incluem membros da família das crucíferas, leguminosas ou verduras.

flor de morangoNão é aconselhável plantar frutas vermelhas em áreas anteriormente ocupadas por tomates, pepinos, batatas, alcachofras de Jerusalém ou girassóis. Elas esgotam severamente o solo, drenando seus nutrientes.

Preparando mudas e canteiros de Kama para plantio

As mudas devem ser inspecionadas em busca de sinais de doenças e ataques de besouros. Raízes e brotos danificados devem ser removidos. Mergulhe as mudas em uma solução de permanganato de potássio a 1% para desinfecção e no estimulador de crescimento radicular Epin por 2 horas.

Duas semanas antes do plantio, o solo é arado até a profundidade de uma pá, as ervas daninhas são removidas e húmus e cinzas são adicionados.

Deve ser leve, nutritivo, solto, bem arejado e ligeiramente ácido. Pouco antes do plantio, solte o solo novamente, adicione cinzas de madeira e turfa e misture ao solo.

Época e regras para operações de plantio

Recomenda-se o plantio no final de março, início de abril ou setembro. Este último método é adequado para latitudes meridionais. Os morangos-kama devem ser plantados antes do início do tempo frio.

As mudas são plantadas conforme o diagrama abaixo:

  • a distância entre os arbustos é de 40-50 cm;
  • profundidade da cova de plantio – 30 cm;
  • a distância entre as camas é de 60-80 cm.

plantando morangos

O plantio não deve ser muito denso, pois os arbustos crescem muito e precisam de uma área grande para se desenvolverem completamente.

Mais cuidados com a variedade Kama

Os cuidados básicos com os morangos envolvem capinar regularmente os canteiros, regar e fertilizar. Os arbustos são tratados contra pragas e besouros, e os estolhos são aparados.

Rega

Os arbustos jovens de morango Kama devem ser regados diariamente, de preferência por aspersão. Assim que as mudas estiverem estabelecidas, reduza a frequência de rega. A planta é bastante resistente à seca, mas o rendimento pode ser afetado. Regas e cobertura morta regulares evitarão que a planta murche, mesmo em climas quentes. Sem cobertura morta, o morangueiro deve ser regado com mais frequência e o solo deve ser solto após cada aplicação. Use água sedimentada em temperatura ambiente. Cada planta requer aproximadamente 0,5 baldes de líquido.

regando morangos

Controle de pragas e doenças

Se os cuidados adequados não forem tomados, mudas danificadas forem plantadas ou houver condições climáticas desfavoráveis, os arbustos de morango podem ser atacados por insetos.

  1. Os morangos-kama às vezes são afetados por nematoides. Os sintomas do inseto incluem folhas distorcidas e deformadas. Se o tratamento não for iniciado imediatamente, a doença pode se espalhar para os frutos. A doença pode ser curada eliminando completamente os danos às mudas. Todos os arbustos afetados devem ser removidos.
  2. Os ácaros do morango também podem atacar os arbustos de morango, mas são difíceis de erradicar. Durante os verões quentes e chuvosos, o parasita suga a seiva das folhas, impedindo a planta de distribuir os nutrientes adequadamente. Para combater o ácaro, são necessárias medidas preventivas. Replante os arbustos a cada três anos. Plante as mudas separadamente para evitar que o ácaro ataque todas as plantas de uma só vez. Trate os morangos com Actellic antes da floração.
  3. Gorgulho. Este parasita prefere se alimentar dos brotos de morango, escolhendo os maiores exemplares. Para erradicá-lo, as plantas são tratadas em três etapas. Primeiro, os arbustos são pulverizados com Iskra. Depois, com Fitoverm e, por fim, com uma emulsão de Karbofos.

emulsão de malatião

Entre as doenças, os morangos Kama são suscetíveis às seguintes patologias.

  1. Podridão. Todas as partes aéreas da planta são afetadas por este besouro. A infecção ocorre quando, durante a floração, esporos de fungos presentes no solo penetram no caule carregado de pólen. Para salvar as plantas, pulverize-as com agentes contendo cobre no início da estação, seguidos de tratamentos fungicidas durante a fase ativa de crescimento. Em seguida, a cada 10 dias, pulverize as partes aéreas com uma solução de iodo – 10 ml por balde de água.
  2. Ramularia. Esta doença é caracterizada pelo aparecimento de manchas marrom-avermelhadas, redondas ou angulares, nas folhas. À medida que a doença progride, essas manchas tornam-se esbranquiçadas com uma borda roxa. Às vezes, o centro da mancha nas folhas mais velhas cai, formando um buraco. Manchas marrons, afundadas ou alongadas, aparecem nos pecíolos das folhas, pedúnculos e talos dos frutos. Com o tempo, essas manchas tornam-se brancas no centro. Para prevenir o desenvolvimento da mancha branca, evite a superlotação dos canteiros. Em março, limpe o plantio de folhagens velhas e restos de plantas. Após a colheita, corte as folhas e regue os morangos generosamente. Em caso de infestação severa, antes do início da estação de crescimento, pulverize com Nitrafen (200 g por 10 litros de água) ou uma calda bordalesa a 4% para controlar a infecção. Você pode diluir 300-400 g de sulfato de cobre em 10 litros de água.
  3. Mancha marrom. Esta doença causa murcha nos arbustos. As folhas do morangueiro Kama ficam cobertas por nervuras borradas ou estreitas, manchas amarronzadas. Quando a infecção é grave, os centros caem. Em outras partes do morangueiro, as manchas são oblongas. Posteriormente, os centros tornam-se esbranquiçados. Em clima úmido, a mancha marrom aparece de julho a setembro. A doença se desenvolve em canteiros densamente compactados e em práticas agrícolas inadequadas. Deve ser controlada da mesma forma que a ramulária.

doença do morangoSe você realizar tratamentos preventivos nos arbustos, o risco de ocorrerem os problemas acima é praticamente zero.

Cobertura superior

Se os morangos Kama foram plantados na primavera, após duas semanas, os arbustos são fertilizados com uma infusão orgânica, 30 gramas de superfosfato e um punhado de cinzas de madeira dissolvidas em 10 litros de água. A planta precisa de mais fertilização quando os talos das flores aparecem e os primeiros ovários se desenvolvem. Use verbasco diluído na proporção de 1:6 ou esterco de aves diluído na proporção de 1:20.

A fertilização pode ser feita não apenas pelas raízes, mas também pela adubação foliar. Utiliza-se infusão fermentada de urtiga. No final do verão, os arbustos são alimentados com superfosfato e cinzas de madeira.

É importante que os fertilizantes minerais não contenham cloro, que prejudica o desenvolvimento do morango. Antes de aplicar o fertilizante, regue o solo para evitar queimaduras nos rizomas.

alimentação de morango

Cobertura morta

Quando os morangos Kama são plantados na primavera, no final de maio, os arbustos são cobertos com palha. Isso mantém a temperatura e os níveis de umidade ideais do solo, evita a contaminação dos frutos e fornece às raízes matéria orgânica da camada de palha em decomposição. A cobertura morta protege o solo do superaquecimento no verão e do congelamento no inverno. Além da palha, serragem, estopa e turfa podem ser usados.

Soltar e remover ervas daninhas

O solo ao redor dos arbustos de morango Kama é solto com uma enxada após cada rega ou chuva forte. Isso é importante para melhorar a aeração do solo e estimular o crescimento das plantas. As ervas daninhas também devem ser removidas, pois bloqueiam a luz solar e roubam nutrientes dos morangos.

Plantas hibernando

Após a queda das folhas, os morangos Kama são cobertos com feno, folhas caídas e galhos de abeto. Em regiões com invernos frios, as plantações são cobertas com fibra agronômica. Na primavera, após o fim da ameaça de geada, a cobertura de inverno é removida.

inverno de morango

Métodos de reprodução

O método ideal para propagar morangos Kama é o plantio de mudas. As plantas-mãe devem ter de um a dois anos de idade e as mudas devem ser grandes. Elas se estabelecem e criam raízes rapidamente. O plantio é feito no final de março, quando a temperatura atinge 10 graus Celsius e o risco de geada já passou.

Erros de jardineiros novatos

Jardineiros inexperientes às vezes cometem erros comuns que prejudicam o desenvolvimento adequado dos morangos. Os erros comuns incluem os seguintes.

  1. Falta de desinfecção prévia do material das mudas.
  2. O local errado para o plantio é em solo muito ácido ou muito salgado.
  3. Falta de cobertura vegetal adicional durante períodos frios.
  4. Não cumprimento do cronograma de rega. É especialmente importante regar o morangueiro Kama em dias quentes.

Se você evitar esses erros, a colheita recompensará os cuidados adequados com uma colheita abundante e saborosa.

morangos na dacha

Avaliações da variedade

Abaixo estão alguns comentários de jardineiros sobre o morango Kama, que ajudarão você a aprender mais sobre ele.

Valentina Tolmacheva, 39 anos, Dnipro

Olá a todos! Cultivo morangos Kama no meu jardim há cerca de dois anos e tenho uma boa colheita, cerca de 1 kg por arbusto. Os frutos são suculentos e doces, e costumo comê-los frescos.

Evgenia Mikhailenko, 60 anos, Bila Tserkva

Olá! Cultivo morangos Kama na minha dacha desde 2015 para uso pessoal. Os frutos são grandes e deliciosos. Os arbustos ainda não tiveram nenhuma doença, e eu os cubro regularmente com palha.

Valentin Gornostay, 49 anos, Nikopol

Olá a todos! Plantei arbustos de morango Kama por recomendação de um vizinho e estou ansioso pela colheita. No ano passado, os frutos estavam suculentos e de um vermelho intenso; até fiz algumas tortas com eles.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata