- Histórico de seleção e características da framboesa Hussar
- Habitat
- Todos os prós e contras da cultura
- Trabalho preparatório para o plantio de frutas vermelhas
- Preparando mudas
- Organizando um território para arbustos de framboesa
- Fertilização e preparação do solo
- Época e esquema de plantio de arbustos
- Instruções de cuidado
- Irrigação
- Instalação de suportes
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Fertilização
- Poda e modelagem de copa
- Preparando framboesas para o inverno
- Doenças e insetos que afetam as framboesas
- Métodos de reprodução
- Avaliações da variedade de framboesa Hussar
Jardineiros profissionais e amadores valorizam a variedade de framboesa Hussar por sua alta produtividade, sem a necessidade de técnicas complexas de cultivo. Ela é resistente à seca, doenças e pragas. No verão e no final do outono, produz frutos grandes e aromáticos, com sabor de sobremesa.
Histórico de seleção e características da framboesa Hussar
Em 1995, o acadêmico I. V. Kazakov da Academia Russa de Ciências Agrícolas desenvolveu a variedade de framboesa perene Gusar, que, após quatro anos de testes de variedades, foi registrada no Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento da Federação Russa sob o número 9902171. A criação da nova variedade envolveu a framboesa comum Kembi e as variedades perenes da seleção de Kazakov, Beglyanka e Skromnitsa.
O arbusto de framboesa é alto (2,0 a 2,7 m), ereto e compacto, consistindo de 5 a 9 brotos fortes e sem pelos. Os brotos anuais são verdes, enquanto os bienais são marrons. As lâminas foliares verde-escuras são enrugadas, ligeiramente enroladas e com bordas serrilhadas. Os espinhos crescem exclusivamente nas partes inferiores dos brotos, tornando-os fáceis de cuidar.
Os frutos obtuso-cônicos pesam de 3 a 5 g, com alguns exemplares chegando a pesar 10 g. As sementes são grandes e a polpa é suculenta e macia. A nota de degustação é de 4,2 pontos; o fruto contém 11% de açúcares e 2% de ácidos orgânicos.
Husar é uma variedade de framboesa de maturação precoce e perene, produzindo duas colheitas por ano em brotos de um e dois anos. Esta variedade de frutos grandes herda as melhores características de seus pais, principalmente sua resistência a condições adversas de cultivo.
Devido à baixa ramificação das raízes, a planta dedica toda a sua energia à formação de frutos, e não à formação de brotos radiculares, o que reduz a intensidade de trabalho do cuidado com a planta.
O rendimento da variedade Gusar é de 3 a 6 kg por arbusto ou 84 centavos por 1 ha.
Habitat
A framboesa Gusar é aprovada para cultivo nas regiões Noroeste, Central, Volga-Vyatka, Cáucaso do Norte e Médio Volga. Essa extensa área de cultivo se deve à sua tolerância à geada e à seca.

Todos os prós e contras da cultura
Os jardineiros consideram a framboesa Gusar uma variedade "dourada" da seleção "Kazakovskaya" devido às suas inúmeras características positivas vitais:
- a capacidade de suportar invernos sem neve com geadas de até -30°C sem perdas e quando coberto de neve – até -35°C;
- resistência à seca;
- de frutos grandes;
- sobremesa de sabor agridoce com predominância de açúcar;
- imunidade geneticamente incorporada que protege as framboesas de doenças virais, alguns tipos de fungos e pragas;
- aparência comercial de bagas, uso universal;
- um pequeno número de espinhos localizados na parte inferior dos brotos;
- remontagem;
- quantidade limitada de brotos de raiz.

Frutos grandes e alta produtividade tornam esta cultura adequada para cultivo não apenas em casas de veraneio e fazendas particulares, mas também em grandes empreendimentos agrícolas.
Entre as desvantagens da framboesa Gusar, os jardineiros observam a formação de gelo nas raízes quando o degelo se transforma em geada e a necessidade de suporte e amarração.
Trabalho preparatório para o plantio de frutas vermelhas
Antes de plantar framboesas, escolha um local para o canteiro de framboesas, prepare o solo e as covas de plantio, compre mudas e decida o momento certo.

Preparando mudas
É mais seguro comprar mudas com sistema radicular fechado em viveiros ou centros de jardinagem. Uma muda de framboesa adequada consiste em um único broto de 30 a 40 cm de altura, 1 cm de diâmetro, com gemas verdes e um sistema radicular fibroso de 15 cm com gemas de reposição ou brotos rudimentares. Se a muda tiver desenvolvido folhas ou apresentar áreas descoloridas, crescimentos ou manchas no caule, o arbusto deve ser descartado.
Antes do plantio, as raízes secas são cortadas, embebidas em um estimulante como Kornevin, Heteroauxin ou Zircon e mergulhadas em uma pasta de argila.
Organizando um território para arbustos de framboesa
Escolha um local plano e bem iluminado para as framboesas, longe de ventos frios. Plantar ao longo de uma cerca no lado sul economiza espaço valioso; a cerca protege a planta das correntes de ar e retém a neve no inverno, evitando que os arbustos congelem. A framboesa Husar não produz frutos em áreas pantanosas, argilosas ou baixas. Vizinhos desfavoráveis incluem groselhas e morangos, que são suscetíveis a pragas e doenças comuns.

Fertilização e preparação do solo
O hussardo prefere solos franco-arenosos e franco-arenosos férteis, neutros ou ligeiramente ácidos, e produz consistentemente em uma mistura de solo contendo partes iguais de turfa, areia e turfa. Para melhorar a fertilidade do solo, adicione 20 kg de esterco curtido e 500 g de cinzas de madeira por metro quadrado durante a lavoura.
Época e esquema de plantio de arbustos
Jardineiros que vivem em regiões do norte, onde as geadas começam em setembro e outubro, são aconselhados a plantar a framboesa Gusar na primavera, em temperaturas de 10 a 15 °C. O período ideal para o plantio em áreas com climas temperados e quentes é entre o final de agosto e meados de outubro.
Mantenha uma distância de 80–100 cm entre os arbustos em uma fileira e 1,5 m entre as fileiras. Cave covas de plantio de 50 x 50 cm 3 semanas antes do plantio.

Se o canteiro não tiver sido fertilizado previamente, adicione um balde de húmus ou composto no fundo do buraco e cubra com uma camada de 5 cm de terra de jardim. Outra opção é preparar uma mistura de solo retirada do buraco, misturada com 30 gramas de sulfato de potássio, a mesma quantidade de superfosfato e 5 kg de húmus.
A muda é colocada verticalmente no buraco, as raízes são torcidas e o solo é preenchido. Após a compactação do solo, a planta é regada generosamente, coberta com cobertura morta e uma estrutura de suporte é instalada.
O colo da raiz da muda de framboesa Gusar deve estar localizado no mesmo nível da superfície do solo.
Instruções de cuidado
Seguir práticas agrícolas adequadas após o plantio garante uma frutificação consistente, um sabor de sobremesa e o aroma de framboesas. Fertilizar, regar regularmente, podar e proteger os arbustos contra doenças, pragas e geadas são particularmente eficazes para aumentar a produtividade.

Irrigação
Regue as mudas de framboesa Gusar regularmente durante as primeiras 2 a 3 semanas após o plantio. Assim que as plantas estiverem estabelecidas, acompanhe as condições climáticas e regue os arbustos conforme necessário. Certifique-se de umedecer o solo ao redor dos arbustos maduros a uma profundidade de 40 cm (2 a 3 baldes) durante a floração, a frutificação e o amadurecimento dos frutos.
Se houver escassez de água durante esses períodos, os frutos se desenvolverão em pequenos frutos azedos. Para reduzir a evaporação da umidade, recomenda-se regar os arbustos à noite e cobrir o solo com serragem e palha.
Instalação de suportes
A framboesa Gusar precisa de suporte, especialmente durante a frutificação, quando os caules cedem sob o peso da colheita. O método de estaqueamento em forma de leque envolve o uso de estacas de 2 metros para amarrar metade dos brotos mais próximos dos arbustos à direita e à esquerda.

O método mais comum para escorar framboesas Gusar é uma treliça. Dois postes de madeira são plantados nas bordas do canteiro, e um fio de aço é esticado entre eles. Se o canteiro de framboesas tiver mais de 4 metros de largura, serão necessários suportes intermediários.
A primeira fileira de arame, à qual os brotos dos arbustos são amarrados com barbante de náilon, é colocada a uma distância de 60–70 cm do solo, a segunda – 1,5 m acima da superfície.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
As ervas daninhas sob os arbustos de framboesa e entre as fileiras são removidas a cada duas semanas durante a fase de emergência para evitar o esgotamento do solo. O afrouxamento, que aumenta a permeabilidade à umidade e ao oxigênio, é realizado nas camadas superficiais do solo (5 a 7 cm) durante a capina, após a irrigação e após as chuvas.

Fertilização
Adicione uma colher de chá de ureia a um balde de infusão de verbasco. Regue os arbustos de framboesa Gusar com esta mistura no início da primavera. Após o surgimento das folhas, aplique uma solução aquosa de Ecofoska ou Kemira, ou polvilhe 15 gramas de sulfato de amônio sob os arbustos.
Durante o período de amadurecimento, as framboesas são fertilizadas com Ideal, sulfato de potássio e magnésio ou esterco líquido.
No outono, quando os brotos das frutas estão se formando, uma colher de superfosfato e potássio, uma mistura de húmus e esterco são despejados sob o arbusto.
Poda e modelagem de copa
O método popular de poda de acordo com Sobolev é adequado para a variedade de framboesa Gusar, que forma um número suficiente de brotos laterais.
Métodos de poda de arbustos:
- quando os caules atingirem 1 m de altura, encurte as pontas em 10 cm;
- Imediatamente após a colheita, os brotos frutíferos são cortados na raiz;
- Os ramos laterais que crescem em caules de um ano no outono não são removidos; eles são encurtados em 10 cm na primavera.

No verão, quando os brotos do ano atual voltam a crescer, o padrão de poda é repetido.
Preparando framboesas para o inverno
No outono, os ramos da framboesa Gusar são removidos de seus suportes. Antes da geada, os brotos são dobrados ao solo e fixados com pinos de metal. A base dos arbustos é isolada com palha ou galhos de abeto, e os caules são cobertos com agrofibra. Após a queda de neve, formam-se montes de neve sobre os arbustos.
Doenças e insetos que afetam as framboesas
A framboesa Husar é resistente a vírus e doenças fúngicas. No entanto, se as práticas agrícolas não forem seguidas e houver vizinhos indesejados, a cultura fica suscetível às seguintes doenças e pragas:
- Requeima das raízes. As condições favoráveis para o desenvolvimento da podridão são baixas temperaturas e alta umidade. Quando as flores se abrem, as pétalas permanecem brancas, mas o pistilo escurece e os núcleos dos frutos deformados também ficam pretos. A planta murcha e as folhas na base dos brotos caem. As medidas de proteção incluem o cumprimento das práticas agrícolas e o tratamento com fungicidas (sulfato de cobre, Arcerid). Se mais de um quarto dos arbustos forem afetados, o arbusto de framboesa é arrancado.
- A clorose é uma doença não viral. A doença começa com o amarelecimento das folhas da framboesa. Posteriormente, a vegetação diminui e os caules ficam mais finos. A clorose se desenvolve devido a deficiências de micronutrientes (ferro, boro, manganês), agravadas por condições desfavoráveis de cultivo (irrigação dos arbustos com água fria e alta umidade). A capacidade dos arbustos de realizar fotossíntese normalmente é restaurada com a adição dos produtos químicos necessários, a regulação da rega e a fertilização das plantas.
- Mosquito-das-galhas-do-caule. A atividade deste mosquito de 2 a 4 mm manifesta-se como crescimentos nos brotos da framboesa, onde se concentram as larvas do inseto. Os caules acabam amolecendo e apodrecendo. Os brotos afetados são cortados e queimados. As pragas são controladas com Iskra, Actellic e Karbofos, aplicados antes da floração e após a colheita.
- Gorgulho da framboesa e do morango. Esses besouros cinza-escuros, de 3 mm de comprimento, roem buracos nas lâminas das folhas da framboesa e depositam ovos nos botões florais. As larvas do inseto se alimentam da seiva da planta e corroem a flor por dentro, causando a queda das pétalas e o desenvolvimento dos frutos. Para proteção contra pragas, as framboesas são tratadas três vezes com Iskra, Karbofos e Kemifos. Os remédios populares incluem borrifar os arbustos com decocções de absinto, alho e pimenta, e armar armadilhas com iscas doces feitas de água, açúcar e fermento.
Para evitar ataques de insetos que parasitam a variedade de framboesa Hussar, é recomendável remover regularmente as ervas daninhas, soltar o solo ao redor dos arbustos e entre as fileiras e não plantar morangos ou groselhas de jardim nas proximidades.
Métodos de reprodução
A variedade de framboesa Hussar pode ser propagada de duas maneiras populares: por estacas verdes e por rebentos de raiz. O método mais popular é o dos rebentos de raiz. No final do verão, o rebento de raiz crescido é separado da planta-mãe, juntamente com o torrão, e replantado em um buraco preparado.

Na falta de brotos de raiz, utilizam-se estacas. Tecnologia propagação de framboesas por estacas verdes:
- brotos de raiz com folhas são cortados na base e pedaços de 8 a 10 cm de comprimento são cortados;
- as estacas são coletadas em um maço, as pontas são mergulhadas em uma solução de estimulador de formação de raízes por 12 horas;
- metade das lâminas das folhas são arrancadas;
- As mudas são plantadas em uma estufa em um ângulo de 45° em uma mistura de solo composta de partes iguais de solo de grama, turfa e areia;
- a distância entre as plantas é de 10 cm, entre as fileiras - 5-7 cm;
- as plantações são regadas regularmente, não deixando o substrato secar;
- Após um mês, as mudas são transplantadas para o canteiro de framboesas.
No outono, brotos do ano atual são selecionados para estacas, que não são deixadas durante o inverno.
Avaliações da variedade de framboesa Hussar
Jardineiros elogiam a framboesa Hussar por seus frutos grandes, facilidade de cuidado e vigor. As desvantagens incluem sabor neutro e baixo teor de açúcar.
Petr Alexandrovich, 60 anos, Moscou
A variedade de framboesa Hussar é fácil de cuidar. Ela sobrevive aos invernos sem perdas e é resistente à seca. Os frutos amadurecem no início de julho, inicialmente nas pontas dos brotos, com a frutificação completa ocorrendo um pouco mais tarde. Esta framboesa de crescimento alto requer suporte de treliça.
Tamara Vasilievna, 45 anos, Nizhny Novgorod
Há cinco anos, plantei um canteiro de framboesas com 20 arbustos de framboesa Husar. Os frutos são grandes, mas não doces o suficiente para o meu paladar. Vendo metade da minha colheita no mercado. Os compradores são atraídos pela aparência comercializável da fruta.
Margarita Lvovna, 67 anos, Sumy
Colhi minha primeira safra de 2 a 3 kg do arbusto Gusar dois anos depois. Plantei as framboesas em uma vala, criando primeiro uma "almofada" de esterco no fundo. Fertilizo-as anualmente com infusão de verbasco e cinzas, e rego-as generosamente durante a frutificação e o amadurecimento. No outono, podo os brotos antigos e cubro o canteiro de framboesas com ramos de abeto para o inverno. É todo o cuidado de que preciso. Não uso produtos químicos. As framboesas estão livres de doenças.











