- Histórico de seleção
- Descrição e características da framboesa Polka
- Arbusto e frutas vermelhas
- Produtividade e âmbito de aplicação das frutas
- Imunidade a doenças e pragas
- Resistência à geada
- Pontos fortes e fracos da cultura
- Plantio e propagação
- Sementes
- Estacas
- Dividindo o mato
- Especificidades crescentes
- Selecionando um site
- Preparando a muda e a cova de plantio
- Planos e datas de plantio
- Rega
- Capina e cobertura morta do solo
- Fertilização
- Amarrando aos suportes
- Poda e inverno
- Doenças e pragas: tratamento e prevenção
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Todo jardineiro, agricultor e produtor de vegetais enfrenta o problema de não ter frutas saborosas e saborosas em quantidade suficiente, independentemente da qualidade da colheita de framboesas. Para prolongar a temporada de frutificação, os produtores desenvolveram variedades perenes de framboesa, capazes de frutificar várias vezes ao longo da temporada. Uma dessas variedades é a Polka, uma variedade remanescente de framboesa que ganhou grande popularidade devido ao seu alto rendimento e excelente sabor.
Histórico de seleção
Criadores poloneses desenvolveram uma nova variedade de fruta cruzando a framboesa Autumn Bliss com espécimes experimentais. Os cientistas conduziram a pesquisa principal no início da década de 1990. Os experimentos resultantes produziram uma variedade de framboesa completamente nova, chamada Polka. Esta variedade de fruta não só ostenta resistência única à geada e imunidade natural a doenças e pragas, mas também a aparência deslumbrante de seus frutos gigantes, lindos e deliciosos.
A variedade remanescente de framboesa Polka foi apresentada pela primeira vez apenas 10 anos após a conclusão do trabalho, na exposição mundial.
Observação: a variedade de framboesa Polka ganhou imensa popularidade entre os agricultores de países europeus, onde a fruta é cultivada em escala industrial.
Descrição e características da framboesa Polka
A variedade remanescente de framboesa Polka tolera mal geadas severas e calor prolongado, o que a torna recomendada para cultivo em regiões de clima temperado.
Arbusto e frutas vermelhas
Os arbustos de framboesa maduros atingem 1,5 m e, com fertilização adicional do solo, podem crescer até 1,8 m. O arbusto de framboesa consiste em 9 a 10 brotos jovens, que crescem a partir de uma única muda durante a estação de crescimento. Pequenos espinhos macios crescem nos brotos, tornando-os fáceis de cuidar e colher. As folhas verdes brilhantes são grandes, alongadas, com bordas serrilhadas e textura ondulada.

As framboesas perenes começam a dar frutos em junho. Nos brotos com um ano de idade, formam-se cachos de 8 a 10 ovários.
As framboesas dão frutos pela segunda vez em agosto. Os frutos amadurecem nos brotos da estação atual.
Os frutos amadurecem grandes, pesando até 6 g e medindo cerca de 3 cm de comprimento. Cada cacho contém 10 frutos roxos brilhantes com polpa suculenta, porém firme, permitindo o armazenamento a longo prazo e o transporte da colheita por longas distâncias.
Os frutos têm um sabor doce, com um aroma distinto de framboesa e sementes pequenas que não são perceptíveis ao comer a fruta.
Produtividade e âmbito de aplicação das frutas
Esta variedade perene produz frutos até o final do outono. Mesmo em temperaturas de até -2 graus Celsius, os frutos continuam a amadurecer. Durante a estação de crescimento, um único arbusto pode render até 4 kg de frutos.

A variedade de framboesa para sobremesa Polka é recomendada para consumo fresco. As frutas também são usadas para fazer conservas, sucos, néctares, compotas, geleias e marmeladas. Essas frutas deliciosas são adicionadas a sobremesas, assados, laticínios e congelados.
Observação: a variedade de framboesa Polka é reconhecida como a melhor fruta de sobremesa nos países europeus.
Imunidade a doenças e pragas
Graças à sua imunidade natural, as fruteiras raramente são suscetíveis a doenças fúngicas e virais, e as pragas raramente atacam os arbustos de frutas vermelhas. Como medida preventiva, as framboesas são tratadas com preparações ou soluções especiais no início da primavera.
Resistência à geada
Esta frutífera perene é recomendada para cultivo em climas temperados. As framboesas-polca são igualmente sensíveis a invernos frios e à seca. Os arbustos congelam e morrem em temperaturas de -15 graus Celsius.
Importante! Nas regiões áridas do sul, as fruteiras precisam de mais umidade e sombra.
Pontos fortes e fracos da cultura
Antes de cultivar framboesas Polka, você precisa conhecer todos os prós e contras dessa variedade remanescente.
Vantagens:
- Imunidade natural à maioria das infecções virais e fúngicas.
- Os frutos maduros não caem nem apodrecem.
- Os frutos são grandes, com polpa densa.
- Longa vida útil das frutas e possibilidade de transporte por longas distâncias.
- A variedade Polka provou ser altamente produtiva.
A variedade de framboesa Polka produz frutos consistentemente todos os anos. A planta não precisa de descanso para se recuperar.
Imperfeições:
- Baixa tolerância à seca.
- Intolerância a geadas severas, o que limita as regiões para cultivo de frutas vermelhas.
- A polca é exigente quanto à composição do solo. Se os nutrientes forem insuficientes, a planta para de crescer e dar frutos.
- Grande quantidade de brotos de raiz.
Importante! Com os devidos cuidados e na hora certa, esta variedade perene de framboesa produzirá colheitas abundantes duas vezes por temporada.
Plantio e propagação
Para cultivar framboesas e aumentar o número de arbustos em uma parcela, são utilizados métodos de propagação de sementes ou vegetativos da fruta.
Sementes
Cultivar uma variedade híbrida de framboesa a partir de sementes é um processo trabalhoso e complexo, que exige amplo conhecimento e experiência. Portanto, o método de propagação e cultivo de sementes da variedade Polka é usado principalmente por cientistas em trabalhos de melhoramento genético.
Estacas
A propagação de arbustos de frutas vermelhas por meio de estacas é há muito tempo uma maneira simples e comprovada de cultivar plantas saudáveis e frutíferas.
No início do verão, os brotos novos são cortados e plantados em vasos separados, levados para uma estufa ou cobertos com filme.
Após a criação das raízes, as mudas são transplantadas para um terreno aberto com solo fértil. No final do verão, as mudas são enviadas para o local definitivo.

Dividindo o mato
Para dividir o arbusto, selecione uma planta madura e saudável. O arbusto de framboesa é cuidadosamente desenterrado, as raízes são limpas de terra e divididas em partes iguais com uma faca afiada. A divisão do arbusto-mãe produz de 2 a 4 mudas jovens com sistemas radiculares desenvolvidos. As plantas são replantadas em covas individuais e bem regadas.
Especificidades crescentes
A chave para uma colheita grande e de alta qualidade é a escolha correta do local de plantio e do momento do trabalho.
Selecionando um site
As framboesas prosperam em áreas ensolaradas, secas e planas, bem protegidas dos ventos e correntes de ar do norte. Esta fruta não cresce em solos com lençóis freáticos próximos, terras baixas ou áreas pantanosas. A framboesa Polka prefere solos férteis e soltos, com acidez neutra.
![]()
Preparando a muda e a cova de plantio
Ao comprar mudas, preste atenção à aparência da planta e à condição das raízes.
- As raízes da planta têm pelo menos 20 cm de comprimento.
- Não há crescimentos, compactações ou danos nas raízes.
- O sistema radicular está bem umedecido.
- O tronco principal do arbusto tem pelo menos 5 cm de diâmetro.
- A planta deve ter pelo menos 2-3 brotos ou folhas.
Antes do plantio em terreno aberto, as mudas são colocadas em uma solução de argila e água por 5 a 7 horas, e o rizoma é tratado com agentes antibacterianos.
- A terra é cuidadosamente escavada, capinada e solta.
- Composto, fertilizantes orgânicos e minerais são adicionados ao solo.
- 3-4 semanas antes do plantio, são cavados buracos de plantio.
- A distância entre os furos é de pelo menos 40-50 cm, entre fileiras de 1,5 a 2 m.
- Uma camada de drenagem de pequenas pedras ou brita é colocada no fundo do buraco, uma camada de solo fértil é despejada por cima e a planta é regada.
Dica! Solos argilosos e pesados devem ser diluídos com húmus e areia de rio, enquanto solos muito ácidos devem ser corrigidos.
Planos e datas de plantio
Recomenda-se plantar framboesas ao ar livre no início da primavera ou do outono. O trabalho de primavera começa antes do início da estação de crescimento, mas a primeira frutificação ocorrerá um ano depois.
No outono, as framboesas são plantadas de 4 a 6 semanas antes do início do tempo frio. Isso dará tempo para que as raízes da planta se estabeleçam e criem raízes, e a primeira colheita de frutas aparecerá no verão seguinte.
- Uma muda é colocada em um buraco de plantio preparado.
- As raízes são distribuídas uniformemente no buraco e cobertas com terra, não deixando espaços vazios.
- O solo sob o arbusto plantado é compactado e regado generosamente.
O solo sob o arbusto plantado é coberto com grama seca, húmus ou serragem misturada com turfa.

Rega
Os cuidados com a framboesa incluem rega, fertilização e poda. Durante a estação de crescimento, se não houver chuva, regue as framboesas semanalmente, despejando um balde de água morna e sedimentada sob cada planta. Durante o resto do ano, regue os arbustos frutíferos conforme necessário. Antes do inverno, regue as frutas generosamente, usando 25 a 30 litros de água por arbusto.
Capina e cobertura morta do solo
As ervas daninhas costumam espalhar fungos e insetos nocivos. Portanto, a área do tronco da árvore deve ser capinada e descompactada. É melhor combinar essas atividades com a rega. Após capinar e descompactar, cubra o solo com palha ou serragem.

Fertilização
Com o início da primavera, o arbusto frutífero requer nutrição e nutrientes adicionais.
- Antes da neve derreter, as framboesas são fertilizadas com ureia.
- Antes do início do período de floração, os arbustos são alimentados com um complexo mineral equilibrado.
- Assim que a planta entra na fase de floração e frutificação, a colheita de frutas vermelhas é fertilizada com uma solução de esterco de vaca ou de pássaro.
No outono, o solo sob os arbustos é misturado com húmus e fertilizantes orgânicos.
Amarrando aos suportes
Quando os frutos grandes amadurecem, os galhos da planta se dobram com o peso. Por isso, as framboesas são amarradas em suportes especiais ou redes.

Poda e inverno
Antes do inverno, as framboesas Polka são completamente podadas, deixando apenas alguns brotos anuais. Os galhos do arbusto são cortados rente ao solo e cobertos com uma espessa camada de cobertura vegetal fértil.
Se for esperado um inverno frio e com pouca neve, os canteiros com arbustos aparados são cobertos com galhos de abeto e fibras especiais.
Para obter duas colheitas de uma cultura remanescente, os brotos centrais são encurtados até o botão de frutificação.
Doenças e pragas: tratamento e prevenção
Com o plantio adequado e os cuidados subsequentes, a parte superior da planta raramente é suscetível a doenças e pragas. No entanto, os rizomas da framboesa são vulneráveis ao câncer de raiz.
Se infectados, os arbustos são removidos do solo e destruídos, e o solo é desinfetado com produtos profissionais. Para prevenir esta doença perigosa, é necessário fertilizar regularmente a plantação de frutas vermelhas com fertilizantes minerais.

As pragas raramente atacam as framboesas Polka, mas como medida preventiva, os arbustos são pulverizados com agentes protetores especiais.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Igor Viktorovich, 48 anos, Kursk
A framboesa Polka é a única variedade importada do meu jardim. O viveiro recomendou o plantio dos arbustos e, há quatro anos, toda a família desfruta de frutas grandes e deliciosas, de junho ao final de setembro. No entanto, na segunda vez, as framboesas ficaram um pouco menores. O cuidado é simples, não exigindo conhecimento ou esforço especial.
Svetlana Nikolaevna 34 anos, Kazan
Um vizinho da minha dacha me deu uma framboesa Polka. As mudas criaram raízes rapidamente e em um ano já estavam dando frutos. Eu não sabia que era uma variedade remanescente, então fiquei muito surpreso quando os arbustos começaram a florescer e a dar frutos novamente. Os frutos são de excelente qualidade; permanecem secos e intactos quando colhidos dos galhos. Pensei em usá-los para fazer geleias e compotas, mas meus filhos e netos os comem frescos.
Kirill Pavlovich, 56 anos, Solnechnogorsk
Cultivo diversas variedades de framboesa há muitos anos, mas há dois anos meu filho me trouxe algumas mudas de framboesa Polka. Eu nunca tinha visto frutas tão grandes e deliciosas, e o fato de os arbustos darem frutos mesmo em temperaturas abaixo de zero foi uma verdadeira revelação. As framboesas Polka são fáceis de cuidar, preferindo rega e fertilização na hora certa, mas não toleram bem o calor.











