- Especificidades do plantio de framboesas
- brotos
- Estacas
- Sementes
- Momento ideal
- Dependendo da variedade
- Dependendo da região de cultivo
- Preparação do local
- Esquema de colocação de arbustos
- Plantando arbustos individuais
- Plantio de valas
- Profundidade e dimensões da cova de plantio
- Algoritmo de operações de pouso
- Que cuidados as framboesas requerem para uma boa colheita?
- Cobertura superior
- Rega
- Soltar o solo, remover ervas daninhas
- Liga
- Tratamentos sazonais contra insetos e doenças
- Dobrando arbustos de framboesa para o inverno
- Dicas de jardineiros experientes para o cultivo de framboesas
As framboesas ocupam um lugar especial entre as culturas de jardim. Essas frutas doces e suculentas são consideradas uma iguaria excepcional, tanto cruas quanto transformadas em geleia, uma das preferidas desde a infância. O plantio oportuno de framboesas no verão, levando em consideração as regras e especificidades da tecnologia agrícola, garantirá a primeira colheita na estação seguinte. O arbusto deve ser cuidadosamente colocado no jardim, receber os devidos cuidados e ser protegido de fatores externos.
Especificidades do plantio de framboesas
Se você decidir plantar framboesas de jardim em seu próprio terreno, precisará prestar atenção a algumas características:
- O arbusto de frutas vermelhas produz bons rendimentos em áreas com altos níveis de luz, umidade moderada e solo leve e fértil.
- Recomenda-se cultivar framboesas perto de culturas adequadas, como macieiras e pereiras.
- Você não deve plantar arbustos em locais onde antes cresciam tomates, raízes ou morangos.
- Para propagar a cultura, use brotos, estacas ou sementes de uma variedade adequada à região de cultivo.
Métodos de propagação da framboesa:
- brotos desenvolvidos;
- estacas verdes;
- rebentos de raiz;
- sementes.
brotos
A maneira mais fácil de propagar framboesas é usando brotos maduros. O material de plantio deve ser bem desenvolvido e ter um sistema radicular bem ramificado, permitindo que as mudas se estabeleçam rapidamente. Este método de plantio de framboesas permite que você colha sua primeira safra rapidamente. É melhor escolher caules com um ano de idade, que estejam crescendo bem e já tenham sobrevivido a um inverno de dormência. A propagação por brotos requer o plantio em valas, onde as mudas são colocadas em uma única fileira com amplo espaçamento entre fileiras.

Estacas
Um método igualmente popular para o cultivo de mudas de framboesa é a colheita de estacas. Este procedimento não é normalmente usado para plantios de verão e é mais frequentemente realizado no início do outono.
A propagação por folhas verdes é ideal para variedades raras e é usada para um crescimento mais rápido das plantações.
Os caules utilizados para o plantio não devem ser lenhosos nem excessivamente grossos. Brotos de framboesa selecionados devem ser cortados em estacas de tamanho igual, com até 0,1 m de comprimento.
Sementes
Framboesas podem ser cultivadas com sucesso a partir de sementes, mas esse método é mais demorado e trabalhoso. Atenção especial deve ser dada à qualidade das sementes, verificando a germinação e o desenvolvimento. As sementes devem ser plantadas primeiro como mudas, que eventualmente estarão prontas para o transplante em campo aberto. Este método é usado para propagar variedades de framboesa de jardim cujas mudas são difíceis de obter em áreas próximas.

Momento ideal
As mudas de framboesa prosperam melhor se plantadas na época certa. A melhor época para plantar depende das condições climáticas e da variedade. Para garantir uma colheita abundante, escolha arbustos adequados à sua região e resistentes a doenças e pragas locais.
Dependendo da variedade
Com base nas características varietais as framboesas precisam ser plantadas na época certa arbustos. Variedades com baixa tolerância à geada devem ser plantadas na primavera. As framboesas tradicionais de jardim, que amadurecem no verão, são melhor plantadas em agosto ou setembro. As variedades perenes são caracterizadas pela frutificação precoce, portanto, o plantio no outono é ideal.

Dependendo da região de cultivo
Os tempos de plantio de framboesa podem variar significativamente em diferentes regiões da Rússia:
- O plantio de arbustos na zona central e na região de Moscou pode ser realizado na primavera, de 1 a 31 de maio, ou no outono, começando em setembro e terminando em meados de outubro.
- Nos Urais, na Sibéria e na região de Leningrado, as framboesas devem ser plantadas na primavera, mas não antes de 20 de março. Plantar no outono impedirá que as plantas se estabeleçam, e a geada as matará rapidamente.
- No sul, a primavera não é recomendada, pois o sistema radicular ainda não tem tempo para se desenvolver completamente. A época ideal para o plantio é na segunda quinzena de agosto, setembro ou início de outubro.

Preparação do local
Ao escolher um local para plantar framboesas, escolha um local bem iluminado ou com sombra bem leve. A sombra densa deixa o solo encharcado e favorece o crescimento de ervas daninhas. Antes de plantar, prepare o solo:
- Independentemente de as framboesas serem cultivadas na sombra ou no sol, o solo deve ser desinfetado para destruir fungos e larvas de pragas.
- As framboesas crescem em solo fértil e solto, por isso a área precisa ser escavada e fertilizada.
- Ao plantar arbustos em uma área aberta, você deve fornecer proteção contra o vento.
- A acidez do solo no jardim deve ser neutra ou ligeiramente ácida.
Esquema de colocação de arbustos
O espaçamento ideal entre mudas de framboesa, que garantirá o desenvolvimento normal das framboesas sem aglomeração excessiva, depende do esquema de plantio escolhido. Os arbustos podem ser plantados individualmente ou em fileiras largas. Cada método de plantio tem suas próprias exigências agrícolas específicas.
Existem também várias opções alternativas para plantar framboesas:
- em recipientes separados;
- em pneus de carro;
- sob o filme.

Plantando arbustos individuais
O esquema de plantio de arbustos para framboesas é o seguinte:
- O terreno é dividido em células com lados de 100-150 cm.
- Os buracos de plantio são marcados em um padrão quadriculado.
- Os buracos devem ter cerca de 40 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro.
Para plantar framboesas corretamente, as dimensões dos buracos de plantio devem exceder as dimensões do sistema radicular da muda.
Plantio de valas
Os arbustos de framboesa ficam mais compactos e atraentes quando plantados em fileiras uniformes. O método de trincheira envolve:
- Marque as linhas na direção norte-sul.
- As plantas não devem ser plantadas a menos de meio metro de distância umas das outras.
- A vala tem 45 cm de profundidade e 60 cm de largura.
- A distância entre as fileiras é de 1-1,5 m.
- As lacunas podem ser cobertas com palha ou material denso.

Profundidade e dimensões da cova de plantio
As dimensões das covas de plantio variam dependendo do padrão de plantio e do tamanho do rizoma. As mudas devem ser plantadas até a metade da profundidade, enquanto a outra metade é preenchida com uma mistura de solo, húmus e fertilizante.
O colo da raiz não deve ficar no subsolo, mas pode ficar localizado 2-3 cm acima da superfície.
O diâmetro do buraco é escolhido de modo que as raízes da framboesa não precisem ser pressionadas e deformadas quando colocadas no solo.
Algoritmo de operações de pouso
Após preparar os buracos, você precisa selecionar as mudas e tratar as raízes com melhoradores de crescimento ou uma pasta de argila caseira. Os próximos passos podem ser seguidos de acordo com as instruções passo a passo:
- Coloque as mudas uma a uma perto dos buracos correspondentes.
- Misture solo fértil com húmus ou composto.
- Preencha o buraco até a metade com a mistura, formando um monte.
- Plante framboesas segurando o caule com uma mão e espalhando as raízes pelo chão com a outra.
- Preencha os buracos com a mistura de solo, mantendo o colo da raiz acima da superfície.
- Fácil de compactar o solo.
- Após o plantio, levante um pouco os arbustos.
- Regue cada arbusto com 6 litros de água morna.
- Coloque cobertura morta ao redor das raízes com palha, serragem e turfa.

Que cuidados as framboesas requerem para uma boa colheita?
Para garantir a floração e a frutificação mais rápidas possíveis, um canteiro de framboesas frescas requer cuidados intensivos. A primeira colheita de frutos pode ser obtida já na temporada seguinte. O número de framboesas nos arbustos aumentará com o tempo, portanto, os cuidados devem começar imediatamente após o plantio. Para garantir o rápido enraizamento e crescimento dos brotos, é necessário:
- aplicar fertilizantes;
- manter a umidade do solo;
- soltar o solo;
- remover ervas daninhas;
- amarre os brotos ao suporte;
- tratar contra pragas e doenças;
- preparar os arbustos para o inverno.

Cobertura superior
As taxas e o momento da aplicação de fertilizantes para framboesas incluem:
- No início da estação de crescimento, que ocorre em abril ou nos primeiros dez dias de maio, você pode aplicar uma solução aquosa de esterco. Para cada 12 litros de fertilizante, adicione uma colher de chá de ureia ou nitrato de amônio.
- No outono, o solo ao redor de cada arbusto deve ser escavado e misturado com 20 litros de húmus, composto ou turfa, adicionando 100 g de ureia ou salitre.
- A cada 3 anos, o solo é enriquecido com minerais, adicionando fertilizantes de potássio e fósforo no outono e fertilizantes de nitrogênio na primavera.
Rega
Manter a umidade necessária do solo requer o cumprimento do regime e das normas de irrigação:
- No início da estação de crescimento, basta regar as framboesas uma vez a cada 2 semanas.
- A taxa de rega em clima temperado é de 25 litros por metro quadrado.
- Os brotos baixos das estacas verdes podem ser regados todas as noites, adicionando cerca de 2 litros de água sob cada arbusto.

Se houver calor ou seca em agosto, a quantidade de rega deve ser aumentada e deve-se tomar cuidado para garantir que o solo permaneça úmido a uma profundidade de 40 cm.
Em maio ou junho, quando as framboesas começam a florescer, manter a umidade do solo é o fator mais importante para a formação normal dos ovários.
Em julho, as frutas começam a se encher de suco, então a rega pode ser menos abundante, mas mais frequente. Ao preparar o canteiro de framboesas para o inverno, outra rega generosa é necessária para estabelecer os brotos das raízes.
Soltar o solo, remover ervas daninhas
O plantio de framboesas no verão exige a remoção de ervas daninhas assim que elas surgem. As ervas daninhas roubam nutrientes dos arbustos, sombreiam os brotos baixos e promovem a disseminação de pragas e doenças fúngicas. Cave o solo ao redor das framboesas várias vezes por semana para estimular o crescimento dos brotos e das raízes. O solo solto permite que o oxigênio circule melhor e a água penetre mais profundamente.

Liga
Recomenda-se que arbustos de framboesa cultivados ao ar livre sejam fixados em suportes ou treliças para evitar que se enrosquem e garantir que a luz solar atinja os frutos. A estrutura deve ser estável e alta o suficiente. Treliças são usadas para plantio em valas, enquanto estacas verticais e amarrações em forma de leque podem ser usadas para arbustos individuais.
Tratamentos sazonais contra insetos e doenças
No início da primavera, as framboesas são tratadas contra possíveis infecções fúngicas por meio de pulverização com uma solução fraca de sulfato ferroso.
No final de maio, as plantas são tratadas contra insetos. Recomenda-se o uso de inseticidas biológicos para esse procedimento.
No outono, para evitar infecções, você precisa remover ervas daninhas, restos de plantas, folhas caídas e substituir a camada antiga de cobertura morta.

Dobrando arbustos de framboesa para o inverno
No outono, o canteiro de framboesas deve ser limpo, removendo os brotos deformados, danificados ou secos, bem como os brotos jovens. Todas as folhas devem ser removidas dos arbustos e do solo, e os caules devem ser cuidadosamente amarrados. O feixe deve ser dobrado no chão e fixado, e após a queda de neve, deve-se formar um monte de neve. Na ausência de cobertura de neve, os ramos de abeto fornecem cobertura adequada para as framboesas.
Dicas de jardineiros experientes para o cultivo de framboesas
Além de seguir práticas agrícolas básicas, ao plantar framboesas, vale a pena seguir estas recomendações para jardineiros iniciantes:
- Plantar arbustos na sombra leva ao alongamento e ao afinamento dos brotos, resultando em fragilidade e deformação, enquanto os frutos não recebem calor suficiente para amadurecer em tempo hábil.
- O plantio em solos argilosos pesados leva à estagnação da umidade, apodrecimento das raízes, amarelecimento e murcha dos arbustos em geral.
- Material de plantio de baixa qualidade não permitirá que você obtenha arbustos de framboesa bonitos e saudáveis.










