- Especificidades do plantio de framboesas
- Selecionando um site
- Composição adequada do solo
- Como fazer seu próprio solo para vasos
- Dimensões e profundidade da cova de plantio
- Vizinhos favoráveis e desfavoráveis
- A que horas o pouso dos robôs deve ser realizado?
- Na primavera
- No verão
- Outono
- Dependência do tempo em relação à área de cultivo
- Regiões do Norte
- Rússia Central e região de Moscou
- Regiões do sul
- Urais e Sibéria
- Como plantar framboesas de diferentes maneiras
- Seminal
- Estacas
- Raiz e brotos laterais
- Diagramas e tecnologia de plantio de framboesa
- Plantar em recipiente ou pneus
- Arbusto ou cova
- Trincheira ou canteiros
- Na treliça
- Sob o filme
- Plantando urtigas
- Fita
- Cuidando do arbusto após o plantio
- Conclusão
As framboesas são uma fruta favorita entre muitos jardineiros, famosas não apenas pelo seu sabor excelente, mas também pelas suas propriedades medicinais. Antes de plantar esta planta no seu jardim, é recomendável decidir quando plantá-las: outono ou primavera.
Especificidades do plantio de framboesas
Existem várias recomendações que ajudarão você a plantar mudas de framboesa corretamente em seu jardim.
Selecionando um site
Primeiro, você deve selecionar o local mais adequado em sua dacha para o cultivo das framboesas. Jardineiros que cultivam framboesas há muitos anos recomendam plantá-las em áreas ensolaradas e iluminadas pelo sol. O local escolhido também deve ser protegido dos ventos frios do norte, que podem afetar negativamente a produtividade.
Composição adequada do solo
Quem planeja plantar arbustos de framboesa ao ar livre deve entender a composição mais adequada do solo. Os arbustos de framboesa crescem bem em solos argilosos leves e férteis, que contêm nutrientes. As mudas também podem ser plantadas em solo arenoso, mas neste caso será necessária uma aplicação mais frequente de fertilizante orgânico.
Solo pesado não é adequado para frutas vermelhas, pois o sistema radicular não recebe umidade suficiente.
Como fazer seu próprio solo para vasos
Para garantir uma melhor frutificação dos arbustos de framboesa plantados, prepare a mistura de solo com antecedência. As frutas crescem melhor em solos com alto teor de húmus, então adicione esterco compostado ao solo. Fertilizantes minerais também devem ser adicionados, pois promovem a frutificação. Especialistas recomendam adicionar superfosfato e fertilizantes contendo nitrogênio ao solo.
Dimensões e profundidade da cova de plantio
Não é segredo que as mudas de framboesa são plantadas em covas previamente preparadas. Por isso, é importante aprender a cavar covas corretamente para o plantio das frutas.
As dimensões do buraco cavado devem ser suficientes para acomodar o sistema radicular da planta.
O buraco deve ter pelo menos sessenta centímetros de largura e 15 a 20 centímetros de profundidade. No entanto, se a muda for grande, o buraco deve ser mais fundo.

Vizinhos favoráveis e desfavoráveis
É importante determinar com antecedência quais plantas podem ser plantadas perto das mudas de framboesa. As seguintes plantas têm um efeito positivo na frutificação e no crescimento das mudas:
- dedaleiras;
- bérberis;
- algumas culturas vegetais: tomates, batatas, cebolas, cenouras;
- groselha;
- morango.
As plantas que são contraindicadas para cultivo perto de framboesas incluem:
- rabanete;
- salsinha;
- alho;
- íris;
- ancião;
- espinheiro-mar.

A que horas o pouso dos robôs deve ser realizado?
Recomenda-se determinar o momento do plantio das mudas com antecedência. O momento depende diretamente das condições climáticas e da temperatura do ar.
Na primavera
Quem quiser colher mais cedo deve plantar na primavera, em abril. Durante esse período, o clima permanece úmido, o que tem um efeito positivo na taxa de sobrevivência das mudas de framboesa plantadas.
Para determinar com mais precisão o tempo de plantio, preste atenção aos indicadores de temperatura.
Não deve estar muito frio lá fora, pois baixas temperaturas retardam o crescimento do arbusto.
No verão
Alguns jardineiros plantam mudas verdes em seus jardins. Isso é recomendado em meados do ano, agosto. No entanto, é importante escolher dias nublados, com temperatura abaixo de 30 graus Celsius. Se as mudas forem plantadas em clima ensolarado e seco, elas podem não criar raízes.

Outono
Jardineiros que desejam mudas fortes podem plantar framboesas no outono. Para garantir que os arbustos tenham tempo de endurecer antes da primeira geada, eles são plantados no final de setembro ou início de outubro. Plantar framboesas em novembro não é recomendado, pois elas não se estabelecerão e morrerão devido às baixas temperaturas. Durante o plantio, a temperatura do ar deve estar entre 10 e 15 graus Celsius.
Dependência do tempo em relação à área de cultivo
Ao escolher a época ideal para o plantio, é necessário levar em consideração as características climáticas da região onde ela será cultivada.
Regiões do Norte
As regiões do norte não têm o clima ideal para o plantio de mudas de framboesa ao ar livre. Por isso, os especialistas recomendam o plantio em estufas. As framboesas podem ser plantadas em estufas tanto na primavera quanto no outono. No entanto, elas devem ser cultivadas em estufas equipadas com sistema de aquecimento.

Rússia Central e região de Moscou
Moradores da região de Leningrado, da região de Moscou e de outras regiões temperadas podem plantar frutas vermelhas no outono. O plantio deve ser feito de meados ao início de setembro. Se necessário, o plantio pode ser adiado até a primavera, quando as temperaturas sobem para 10 graus Celsius. No entanto, é importante lembrar que as mudas plantadas na primavera serão mais fracas.
Regiões do sul
O plantio de frutas vermelhas é mais fácil nas regiões do sul, pois o clima é propício para o cultivo de framboesas. As mudas podem ser transplantadas na primavera e no outono. No entanto, se o verão estiver muito seco, é melhor pular o plantio de outono e adiá-lo para meados da primavera, após o risco de geada ter passado. O plantio deve ser concluído até o final de abril.

Urais e Sibéria
Jardineiros que vivem na Sibéria e nos Urais devem plantar suas frutas vermelhas antes do início do outono. Ao determinar a época de plantio das mudas, preste atenção às condições climáticas. Se as temperaturas do final do verão forem muito baixas e houver muita chuva, o plantio terá que ser adiado para a primavera seguinte. O plantio deve ser feito no verão apenas se o tempo estiver quente e ensolarado.
Como plantar framboesas de diferentes maneiras
Existem três métodos principais para plantar framboesas com os quais você deve se familiarizar com antecedência.
Seminal
Alguns jardineiros preferem usar sementes método de propagação de framboesasNeste caso, as sementes terão que ser plantadas em pequenos vasos para que as mudas cresçam, que depois precisarão ser transplantadas para o jardim. A principal desvantagem desse método é o tempo necessário para o crescimento das mudas.

Estacas
O método mais rápido para propagar mudas de framboesa é por meio de estacas. A semente é cuidadosamente cortada perto da raiz com uma tesoura de poda e colocada em um recipiente com água. Assim que a estaca cria raízes, ela é plantada no jardim. O enraizamento não leva mais de um dia e meio, ou até menos se a planta for embebida em um estimulante de crescimento.
Raiz e brotos laterais
Os arbustos de framboesa maduros desenvolvem brotos laterais e raízes que podem ser podados. Os brotos podados são separados da planta-mãe no final de julho ou agosto. Recomenda-se fazer isso à noite ou em dias nublados. Antes do plantio, os brotos separados são imersos em água por 15 a 20 horas.

Diagramas e tecnologia de plantio de framboesa
Antes de plantar framboesas, você deve se familiarizar com os padrões de plantio populares.
Plantar em recipiente ou pneus
Às vezes, as pessoas plantam mudas não apenas no solo, mas também em recipientes feitos de pneus. Para fazer isso corretamente, siga estes passos:
- aparar as paredes laterais dos pneus;
- cave um buraco e coloque a roda nele;
- encher o pneu com terra misturada com fertilizante;
- faça um furo de pouso dentro da roda;
- plantar uma muda.
Arbusto ou cova
Algumas pessoas plantam framboesas usando o método de arbusto, plantando as frutas em um buraco especial. Este método é recomendado para o plantio de outono. Um buraco de 40 centímetros de profundidade é cavado no terreno e a muda é então plantada nele. A distância entre cada buraco de plantio é de 80 a 90 centímetros.

Trincheira ou canteiros
Quem optar por plantar framboesas usando o método de trincheira precisará cavar uma trincheira com antecedência. Ela deve ter 65 centímetros de largura e 40 a 45 centímetros de profundidade. O comprimento da trincheira depende diretamente do número de arbustos de framboesa a serem plantados. A distância entre cada muda deve ser de pelo menos 60 centímetros.
Na treliça
Às vezes, os jardineiros decidem plantar mudas de framboesa em uma treliça. Isso é feito para evitar que as plantas se quebrem devido a rajadas de vento ou ao peso dos frutos maduros. Para isso, são instalados suportes nas bordas dos canteiros, aos quais são fixados arames. Os galhos dos arbustos são amarrados a esses arames com corda.

Sob o filme
Moradores das regiões do norte podem plantar framboesas sob filme plástico, que protegerá os arbustos das oscilações de temperatura e da geada. Primeiro, cave buracos no solo e coloque as mudas de framboesa neles. Em seguida, cubra-as com filme plástico, que deve ser removido após o fim da geada.
Plantando urtigas
Este é um método comum para o plantio de framboesas na primavera. Neste caso, brotos jovens de framboesa são plantados na área. Eles são cortados do arbusto-mãe quando atingem vinte centímetros de comprimento. Primeiro, elas são deixadas de molho em água por 2 a 3 dias, depois são transplantadas para um novo local.
Fita
No método de faixas, são cavadas valas de 90 a 100 centímetros de largura na área. As mudas são plantadas nessas valas em várias fileiras, espaçadas de 20 a 25 centímetros.

Cuidando do arbusto após o plantio
As framboesas perenes precisam ser cultivadas adequadamente para garantir bons frutos. Aqui estão algumas recomendações para cuidar dos arbustos:
- as mudas são regadas em dias alternados, à noite;
- fertilizantes minerais e orgânicos são adicionados 3-4 vezes por estação;
- os arbustos são amarrados em suportes para que não quebrem;
- No verão, os arbustos são podados 1-2 vezes.
Conclusão
Muitos jardineiros decidem plantar mudas de framboesa em seus canteiros. Antes de fazê-lo, é importante entender todos os detalhes do plantio e dos cuidados com as frutas.











