- Descrição botânica da framboesa tibetana
- Vantagens do uso em paisagismo
- Frutificação de frutos silvestres
- Métodos de plantio e propagação
- Estacas
- Brotos de raiz
- Dividindo arbustos
- Método de semente
- Cultivando uma cultura variegada
- Preparando o local e a cova de plantio
- Esquema e época de plantio de mudas
- Regar e fertilizar
- Poda e modelagem do arbusto
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Proteção e tratamento contra doenças e pragas
- Preparando-se para o período de inverno
- Avaliações de jardineiros sobre framboesas tibetanas
Se você deseja cultivar um arbusto de framboesa único em seu jardim, semelhante a um morango, com frutos deliciosos e linda folhagem decorativa, pode escolher framboesas tibetanas. Plantar e cuidar delas é fácil. Seguir as práticas de cultivo geralmente aceitas é fundamental, e uma colheita completa e de alta qualidade é garantida.
Descrição botânica da framboesa tibetana
Em fontes científicas, esse tipo de fruto é conhecido como framboesa-de-rosa. Em vários países, é conhecido como framboesa-morango, framboesa-morango e morango-preto.
O arbusto de framboesa tibetana tem uma copa arredondada e pode atingir até 1,5 metro de altura. Seus brotos finos são cobertos por espinhos grandes e afiados. A planta é adornada com folhagem verde-escura com nervuras amarelas. As lâminas foliares têm bordas finamente serrilhadas.
As grandes flores da framboesa tibetana, de até 5 cm de diâmetro, pintadas de branco, chamam a atenção.
A cultura é valorizada por seus frutos suculentos, oblongos e obovados, que são vermelhos com um tom coral e têm um sabor agridoce com um sutil aroma de morango.
Vantagens do uso em paisagismo
Esta variedade de frutas vermelhas é popular entre jardineiros na região de Moscou e em outros lugares, pois pode servir como planta ornamental. A framboesa tibetana cresce rapidamente, o que a torna frequentemente usada como cerca viva para dividir jardins e hortas.

A framboesa-de-folhas-rosadas fica linda quando plantada ao lado de arbustos ornamentais e plantas perenes, pois seu crescimento baixo permite um mosaico de folhagens e flores com frutos perfumados. Também combina perfeitamente com coníferas.
Ao projetar canteiros e bordaduras, é importante levar em conta que os arbustos têm espinhos afiados e plantá-los onde ninguém na casa possa se machucar.
Somente se essas condições forem atendidas a framboesa tibetana encantará você com suas frutas deliciosas e decorará qualquer área da casa com sua bela aparência, além de transformar até mesmo o canto mais feio.
Frutificação de frutos silvestres
A característica única desta cultura é que ela floresce e frutifica simultaneamente. Esses processos começam com a formação dos brotos jovens e continuam até a geada.
Durante o primeiro ano, as framboesas tibetanas se adaptam e, a partir do segundo ano, começam a se espalhar ativamente e a dar frutos. As bagas são colhidas em julho e agosto, após estarem totalmente maduras, pois nessa fase a fruta adquire um leve sabor de abacaxi e morango.

A produção de framboesas chinesas aumenta significativamente a cada ano, mas a produtividade geral ainda é baixa: não se obtém mais de 1 kg de frutos de um único arbusto. Por isso, a planta é frequentemente cultivada como ornamental, em vez de frutífera. Além disso, as folhas e os frutos possuem inúmeras propriedades benéficas e são populares entre os curandeiros tradicionais.
Dica! Ao colher framboesas tibetanas, use recipientes plásticos rasos, pois a fruta amassa facilmente e não é adequada para transporte por longas distâncias.
Métodos de plantio e propagação
Para cultivar um canteiro completo de framboesas em seu terreno, você precisa comprar uma muda de framboesa tibetana de alta qualidade e então cultivar a planta você mesmo usando os seguintes métodos de propagação.

Estacas
A framboesa tibetana deve ser propagada por meio de estacas no outono, após a colheita. Para isso, desenterre o arbusto e divida-o em várias seções, garantindo que cada seção tenha pelo menos um broto. Plante as estacas em covas maiores que o rizoma. Os caules devem ser aparados, deixando tocos de até 3 cm de altura.
Brotos de raiz
Um arbusto de framboesa tibetana maduro, com mais de cinco anos e produzindo numerosos brotos jovens, é adequado para este método de propagação. Desenterre os brotos com uma pá afiada e plante-os em covas. A época ideal para coletar material de plantio é no outono, após o término da frutificação, ou na primavera, antes que a planta entre em sua fase de crescimento intensivo.
Dividindo arbustos
Este método de cultivo de frutas vermelhas é considerado simples e eficaz. Envolve a escavação de um arbusto maduro e a divisão do seu rizoma. Isso é feito apenas com tesouras de poda ou uma pá. O principal é não danificar os brotos das raízes. Em seguida, plante as mudas nos buracos e cubra a área ao redor dos arbustos jovens de framboesa tibetana com turfa e serragem.

Método de semente
O método da semente raramente é usado, pois exige muito esforço e tempo, além de haver um alto risco de as sementes não germinarem.
Etapas da tecnologia de propagação de sementes de framboesa tibetana:
- Coleta e limpeza de sementes. Selecione o material de frutos maduros demais. Para isso, triture as bagas e deixe-as descansar por 3 dias. Em seguida, lave a massa resultante com uma peneira. Seque as sementes extraídas.
- Preparação e semeadura. Coloque as sementes em um recipiente com areia ou uma mistura de solo leve a uma profundidade de 2 a 3 mm e leve à geladeira por 1 mês. A estratificação é necessária para melhorar a germinação das sementes. Após o tempo especificado, coloque o recipiente com as sementes em um ambiente em temperatura ambiente.
- Cuidando de mudas e mudas. Se forem criadas condições favoráveis para a germinação das sementes, os primeiros brotos de framboesa tibetana aparecerão em 3 a 4 semanas, prontos para serem plantados ao ar livre.

A semeadura direta em solo aberto também é comumente utilizada. Este método requer menos esforço, mas o desenvolvimento é mais lento que o método anterior.
Cultivando uma cultura variegada
Jardineiros que lidam com a variedade tibetana afirmam que ela é fácil de plantar e cuidar.
Importante! Ao trabalhar com arbustos, use roupas de proteção e luvas para evitar ferimentos na pele causados por espinhos afiados.
Preparando o local e a cova de plantio
As framboesas tibetanas prosperam em solo leve e nutritivo, com boa drenagem e pH neutro. Portanto, ao planejar seu canteiro de frutas vermelhas, verifique o pH e ajuste-o se necessário. Solo preto e solo argiloso são adequados para esta planta.

Se você planeja plantar framboesas tibetanas na primavera, comece a preparar o local em outubro. Se planeja plantar no outono, comece a preparar o local um mês antes do enraizamento.
Para isso, cave o solo a uma profundidade de 30 cm e adicione um complexo fertilizante contendo matéria orgânica e minerais.
Antes de plantar, limite a área destinada às framboesas tibetanas, pois elas crescem vigorosamente e podem ocupar grandes áreas e sobrepujar outras plantas. Para isso, cave a ardósia a 40-50 cm de profundidade.
Esquema e época de plantio de mudas
As framboesas tibetanas devem ser plantadas em fileiras. Esta opção permitirá uma colheita fácil de frutas deliciosas e a manutenção dos arbustos será facilitada. Ao plantar, mantenha uma distância de 45 a 50 cm entre as mudas dentro de uma fileira e de 60 a 70 cm entre as fileiras. Após plantar duas fileiras, crie uma passagem e continue dessa maneira.
Dica! A melhor época para começar a plantar é no outono, de meados de setembro ao final de outubro. O plantio na primavera também é possível.
Regar e fertilizar
As framboesas tibetanas não reagem bem ao clima quente e seco, por isso recomenda-se regá-las diariamente, evitando que o solo seque. Cada arbusto deve receber até 10 litros de água. Além da rega das raízes, também é importante realizar a aspersão, especialmente na ausência de precipitação.
Os fertilizantes devem ser aplicados duas vezes por estação:
- Na primavera, assim que a neve derreter, espalhe grânulos de sulfato de amônio no círculo do tronco da árvore ou despeje uma solução de verbasco e água (1:10) sob as raízes.
- No outono, enriqueça o solo ao redor dos arbustos de framboesa tibetana com sulfeto de potássio seco.

A eficácia dos fertilizantes utilizados pode ser significativamente aumentada pela cobertura morta após a fertilização com turfa, húmus ou esterco.
Poda e modelagem do arbusto
Como qualquer variedade de framboesa, a variedade tibetana não requer poda regular. A principal tarefa dos jardineiros é remover completamente os brotos após o término da frutificação.
Para isso, use uma tesoura de poda afiada para remover a coroa, deixando tocos de até 3 cm de altura. Além disso, ao cuidar do seu canteiro de framboesas, visite o canteiro de frutas no verão para aparar caules secos e quebrados, além de brotos que não estejam dando frutos.
É importante controlar a densidade do plantio, caso contrário será impossível controlar essa planta agressiva. Além disso, a superlotação também levará à redução da produtividade.

Afrouxamento e cobertura morta do solo
Ao soltar o solo, é importante lembrar que as raízes das framboesas tibetanas são frágeis e ficam próximas à superfície do solo, por isso esse procedimento deve ser feito manualmente e com extremo cuidado.
Para evitar que o solo seque, é necessário cobri-lo com turfa e composto.
Proteção e tratamento contra doenças e pragas
Embora a framboesa tibetana demonstre resistência a infecções e pragas, seus arbustos podem ser infestados por insetos nocivos, como o besouro da framboesa, o gorgulho e os pulgões. Doenças que podem prejudicar a cultura incluem mosaico amarelo, clorose, antracnose e cancro da raiz.
A prevenção da infecção de plantas por organismos patogênicos inclui as seguintes medidas:
- aplicação oportuna de fertilizantes;
- verificação constante do solo para verificar se há alagamento;
- eliminação de ervas daninhas;
- limpeza de outono de folhas e brotos secos, que são um refúgio para pragas.

Se os arbustos de framboesa tibetana forem afetados por doenças ou atacados por insetos, certas medidas de proteção devem ser tomadas:
- tratar com calda bordalesa ou sulfato de cobre no diagnóstico de doenças;
- usar produtos químicos especiais para combater pragas perigosas;
- remova e queime as partes doentes da planta a tempo.
Se a infestação for grave, destrua as plantas afetadas e desinfete a área. Desenterre e replante quaisquer arbustos de framboesa tibetana sobreviventes.
Preparando-se para o período de inverno
As framboesas tibetanas são resistentes ao inverno, por isso não precisam ser cobertas durante o inverno. No outono, assim que a parte verde dos arbustos murchar, eles devem ser podados, deixando brotos de 4 a 5 cm de altura. Em seguida, cubra-os com ramos de abeto e polvilhe com terra. Este trabalho preparatório ajudará o arbusto de framboesa a suportar o frio intenso.

Avaliações de jardineiros sobre framboesas tibetanas
As framboesas tibetanas recebem críticas mistas. Alguns jardineiros ficam decepcionados com a colheita, pois não alcançam os resultados desejados após o plantio. No entanto, verdadeiros apreciadores de exotismo e beleza se sentem atraídos por elas e adoram cultivá-las.
Lyudmila, 45, região de Moscou: "Há cinco anos admiro a aparência única da framboesa tibetana e aprecio seus frutos saudáveis e deliciosos. Uma vizinha me recomendou porque ela floresce cedo, produz frutos até a geada e não requer muitos cuidados. Mas o mais intrigante é que, quando cozidas, as frutas não têm apenas aroma de framboesa, mas também de morango e abacaxi. As framboesas tibetanas têm algumas desvantagens, incluindo seus muitos espinhos e seu crescimento rápido. Mas com o cultivo adequado, essas desvantagens podem ser esquecidas."
Mikhail, 36, Voronezh: "Plantei framboesas tibetanas há três anos. Os arbustos são lindos e resistentes ao inverno. O problema é que é impossível colhê-las para processamento, pois o período de maturação é prolongado e é impossível obter uma grande quantidade de uma só vez. Para isso, são necessários muitos arbustos. Embora o cultivo desta planta não seja difícil, as raízes das framboesas tibetanas se espalham muito, o que pode ser difícil remover o excesso de brotos do terreno. Meu conselho: se você gosta de plantas exóticas e tem um terreno grande, pode cultivar esta variedade de framboesa com segurança. Ela não se dá bem em jardins pequenos."











