- Critérios para escolher uma variedade para a região de Moscou
- Variedades populares por tempo de maturação
- Cedo
- Variedade Lazarevskaya
- Meteoro
- Patrícia
- Sol
- Meia temporada
- Homens livres
- Guindaste
- Bálsamo
- Culturas de maturação tardia
- Brigantina
- Taganka
- Com frutas amarelas
- Milagre laranja
- Gigante amarelo
- Aronia preta
- As variedades de frutos maiores
- Tarusa
- Patrícia
- Hércules
- Espécies padrão
- Homem forte
- Tarusa
- Framboesas perenes para a região de Moscou
- Hércules
- Yaroslavna
- De frutas doces
- Variedades imunes
- Culturas recém-criadas
- Variedades sem espinhos
- Cultivo e cuidado de plantações na Rússia central
Diferentes variedades de frutas vermelhas são adequadas para o cultivo em regiões específicas. Muitas das melhores variedades de framboesa para a região de Moscou são categorizadas, permitindo que você escolha uma que atenda às suas necessidades.
Critérios para escolher uma variedade para a região de Moscou
A maior parte da região de Moscou é considerada zona de risco para o cultivo de framboesas. Na maioria dos casos, os jardineiros enfrentam os seguintes fatores adversos:
- inverno longo e gelado com temperaturas de até -35 graus;
- a probabilidade de geadas recorrentes no final da primavera;
- chuvas fortes durante o verão;
- solo pobre.
Ao escolher uma variedade de framboesa para cultivo na região de Moscou, é necessário considerar sua capacidade de suportar os fatores negativos listados. Variedades resistentes à geada, que amadurecem durante o curto período de verão, prosperam melhor na região de Moscou. Você também precisa prestar atenção ao rendimento e às características de sabor.
Variedades populares por tempo de maturação
Dependendo do período de maturação, as framboesas dão frutos no início, meio ou fim do verão. Variedades de maturação precoce são normalmente plantadas na região de Moscou, mas em algumas áreas, variedades de maturação mais longa são permitidas.
Cedo
Plantar variedades precoces na primavera permite a colheita em junho. Diversas variedades são comuns nesta categoria, cada uma com suas características únicas.

Variedade Lazarevskaya
A framboesa Lazarevskaya foi criada a partir do cruzamento das variedades Carnival e Malling Jewel. Os arbustos são de tamanho médio, atingindo 1,8 m de altura, com porte moderadamente espalhado e espinhos finos. Uma camada cerosa se desenvolve nos brotos de um ano de idade.
Os frutos pesam de 2,5 a 3 g, são pontiagudos, cônicos e de cor vermelha brilhante. As bagas têm sabor adocicado e aroma sutil.
O rendimento por arbusto varia entre 4 e 8 kg, dependendo da qualidade do cuidado e das condições ambientais. A colheita é difícil de transportar, então os frutos ficam amassados e liberam suco durante o transporte. Os frutos também não congelam bem e não são adequados para armazenamento a longo prazo.
Meteoro
A variedade Meteor produz frutos vermelhos intensos e de cor rubi por volta de meados de junho. Os frutos são redondos e pesam aproximadamente 3 gramas. Essas framboesas são apreciadas por seu sabor agridoce único e aroma distinto. Cada arbusto rende de 2 a 3 kg. A colheita pode ser consumida fresca, congelada ou processada.

A variedade Meteor cresce com um hábito de crescimento baixo e compacto. As plantas formam caules eretos e vigorosos, com espinhos curtos e sem espinhos. Uma vantagem importante é a resistência das plantações verdes à geada.
Patrícia
A variedade Patricia é uma variedade de alto rendimento, produzindo bagas doces que pesam até 14 g. A framboesa é adequada para cultivo na região de Moscou e é resistente a influências externas negativas.
As plantas adultas formam arbustos eretos e semi-espalhados de até 1,8 m de altura. As folhas são de tamanho médio, ligeiramente pubescentes e têm uma superfície ligeiramente enrugada. Após o desabrochar, as folhas mudam de cor, de verde-claro para marrom-avermelhado.
Sol
A framboesa Solnyshko foi descoberta por criadores russos e é amplamente cultivada na região de Moscou. Esta variedade precoce apresenta resistência média ao inverno, por isso é plantada na primavera. Os arbustos são vigorosos, de porte suave, e atingem até 2,2 m de altura. À medida que se desenvolvem, os galhos adquirem uma estrutura lenhosa. Os caules são retos e grossos na base, enquanto as pontas são arqueadas. Os brotos apresentam uma leve camada de cera e alguns espinhos.

Meia temporada
As variedades de framboesa de verão de meia estação começam a dar frutos um pouco mais tarde do que as variedades precoces. Normalmente, a maioria dos frutos está totalmente madura em meados do verão.
Homens livres
Os arbustos de framboesa Volnitsa são de tamanho médio, com formação moderada de brotos e porte espalhado. As plantas crescem sem a necessidade de treliças ou suportes. Os ramos de dois anos são eretos e cobertos por um pequeno número de espinhos de tamanho médio.
As folhas são verde-escuras, sem pubescência, com superfície enrugada.
Os frutos são grandes, pesando de 3,5 a 4 g, e têm formato cônico. Os frutos maduros têm uma tonalidade vermelha brilhante, polpa macia e um agradável sabor agridoce. Os frutos apresentam um teor equilibrado de açúcar e acidez.

Guindaste
A variedade moderna Zhuravlik foi desenvolvida há relativamente pouco tempo e já conquistou popularidade entre os jardineiros. Cada arbusto rende de 2 a 3 kg de frutos. Os frutos têm formato obtuso e cônico e um sabor levemente ácido.
Os arbustos são de porte médio, altos e vigorosos. Os brotos eretos atingem uma altura de 1,8 a 2 m. Cada arbusto produz de 5 a 7 brotos.
Os caules não possuem espinhos e apresentam uma leve camada de cera. As folhas são ligeiramente enrugadas e têm bordas serrilhadas. O número de flores não excede a média da cultivar.
Bálsamo
Os frutos da variedade Balsam têm aroma distinto e sabor ácido. Os arbustos crescem eretos, atingindo até 1,8 m de altura. A poda superior é necessária durante o cultivo. Os frutos têm formato cônico, textura firme e pesam aproximadamente 3 g. Os brotos são de tamanho médio, com alguns espinhos afiados.

A cultura é adequada para transporte, tolera bem baixas temperaturas e não apodrece durante o degelo. A colheita pode começar no final de junho ou início de julho. Graças à sua frutificação consistente, a colheita não demora muito.
Culturas de maturação tardia
As culturas de maturação tardia rendem no outono. É melhor cultivar variedades desta categoria em áreas com baixo risco de geadas precoces.
Brigantina
A framboesa Brigantina, de maturação tardia, forma arbustos de até 2 m de altura. As plantas se espalham suavemente e consistem em 10 a 12 brotos. Os brotos de dois anos são eretos, fortes, marrons e de textura lenhosa. Os brotos novos apresentam uma leve camada de cera. As lâminas foliares são verde-escuras e apresentam bordas serrilhadas e pubescentes.

Taganka
A variedade Taganka cresce em arbustos grandes e espalhados, atingindo até 2 m de altura. Cada arbusto produz de 7 a 9 brotos grossos, marrom-escuros. Quatro a cinco brotos de raiz também emergem durante a estação de crescimento. Os caules são cobertos por pequenos espinhos roxos e macios. Bagas se formam nos ramos frutíferos, em número de 20 a 30, o que às vezes leva à quebra dos galhos. Cada baga pesa de 8 a 10 g. Os frutos maduros são facilmente removidos dos caules.
Com frutas amarelas
Esta cultura de frutos amarelos difere das variedades vermelhas comuns por sua aparência incomum. O sabor e o aroma das variedades amarelas são iguais, e às vezes até superiores, aos de outras variedades.
Milagre laranja
As plantas da Orange Miracle são consideradas de médio porte, atingindo aproximadamente 1,8 m de altura. Os brotos eretos e vigorosos são cobertos por numerosos espinhos, o que dificulta a colheita. Os frutos se formam em grande número nos galhos, por isso os arbustos devem ser amarrados para evitar que se quebrem. Cada fruto pesa em média 6 a 8 g. O fruto tem formato cônico e é oblongo.

Gigante amarelo
A variedade Yellow Giant foi desenvolvida como resultado da hibridização. framboesas Maroseyka Variedade Ivanovskaya. Os arbustos são vigorosos e extensos, atingindo 2 m de altura. Durante a estação de crescimento, as raízes se desenvolvem bem e brotos e rebentos se formam. Os caules são grossos, fortes e resistentes. As lâminas foliares são verde-escuras com bordas onduladas. Os frutos são cônicos, amarelos e pesam até 8 g. As drupas são discretas e compactas.
Aronia preta
Na aparência, as framboesas pretas se assemelham às amoras. A principal diferença é que as framboesas são ocas por dentro e o receptáculo permanece preso à videira após a colheita. As primeiras variedades de framboesas pretas foram descobertas no século XIX. As seguintes variedades se tornaram particularmente populares:
- Cumberland. Uma variedade comum criada pelo cruzamento de framboesas e amoras. Suas principais características incluem alta produtividade, maturação precoce e frutos grandes. Os arbustos produzem brotos fortes e alongados que assumem um formato arqueado.
- Boysenberry. Esta variedade de maturação precoce é apreciada por sua colheita abundante e frutos doces. Seus caules longos não possuem espinhos, facilitando a colheita.
- Nova Logan. As plantas desta variedade não ultrapassam 2 metros de altura e produzem frutos precocemente. Antes da geada, as framboesas Nova Logan devem ser protegidas com um material de cobertura.

As variedades de frutos maiores
Entre as variedades frutíferas, várias se destacam por produzirem os maiores frutos. Cuidados adequados e condições ambientais favoráveis são essenciais para o crescimento de frutos grandes.
Tarusa
Os brotos da framboesa Tarusa têm estrutura lenhosa, são densos, grossos e resistentes. Não apresentam espinhos na superfície. O rendimento por arbusto chega a 4 kg. A colheita pode começar na segunda quinzena de julho. Ao cultivar a variedade Tarusa, lembre-se de que o excesso de chuva pode danificar a plantação.
Patrícia
A variedade Patricia produz uma colheita abundante com sabor adocicado. Os frutos têm formato tronco-cônico. As pequenas drupas são bem aderentes umas às outras. Os frutos são vermelhos, têm superfície aveludada e aroma distinto. Os frutos colhidos podem ser consumidos frescos, processados ou usados para fazer geleias e conservas.

Hércules
A variedade Gerakl, perene, produz uma colheita abundante e é adequada para uso geral. Os arbustos são extensos, com 1,5 a 2 m de altura, com ramificação abundante. Os brotos apresentam espinhos rígidos, curvados para baixo e de tamanho médio. A área de frutificação ocupa cerca de metade do arbusto.
Espécies padrão
Uma característica distintiva das variedades standard é a sua estrutura lenhosa. Os arbustos assemelham-se a árvores e atingem 2 metros de altura. Para garantir um crescimento vigoroso, as framboesas standard requerem amplo espaço e espaçamento adequado entre plantas.
Homem forte
A framboesa Krepysh foi criada por cientistas russos. Esta variedade faz jus ao seu nome, produzindo brotos fortes e grossos. Apesar de sua grande altura, as plantas não precisam de suporte. O único requisito para o plantio em arbustos é uma cerca.

Tarusa
Entre variedades padrão de framboesas Tarusa Esta variedade é a mais popular e se destaca por suas características. Durante a estação de crescimento, os arbustos praticamente não produzem brotos indesejados e apresentam caules fortes e eretos. Os frutos maduros têm sabor excelente, uma tonalidade vermelha brilhante, são grandes e pesam de 4 a 12 g.
Framboesas perenes para a região de Moscou
Uma característica distintiva das uvas perenes é a capacidade de frutificar em brotos de um e dois anos. Isso ajuda a produzir safras maiores, o que é especialmente importante para proprietários de pequenas hortas.
Hércules
A variedade Hércules produz frutos de cor rubi, formato cônico, sabor agridoce e aroma agradável. O sabor da colheita é influenciado pela composição do solo e pelas condições climáticas. O fruto pesa aproximadamente 6 g. A variedade Hércules é resistente ao apodrecimento, portanto, o tempo chuvoso prolongado não é perigoso para o arbusto.

Yaroslavna
A variedade de framboesa Yaroslavna, de frutificação perene, de meia-estação a tardia, dá frutos do final de agosto ao final de outubro. Os frutos são grandes e aninhados sob as lâminas foliares nervuradas. Cada fruto pesa de 4 a 8 g. A polpa colhida tem um aroma rico e um sabor agridoce. Armazenada em local fresco, a colheita dura de 13 a 19 dias.
De frutas doces
A maioria das variedades de frutas vermelhas tem sabor doce. Essas frutas são muito saborosas e aromáticas. A doçura das frutas vermelhas depende da proporção de açúcar e ácido ascórbico. As variedades doces mais comuns são a framboesa Tree, a framboesa Damasco e a framboesa Sunny.

Variedades imunes
Jardineiros iniciantes são aconselhados a escolher variedades de baixa manutenção para simplificar os cuidados diários. As variedades de framboesa nesta categoria são pouco exigentes e toleram facilmente condições ambientais adversas graças à sua forte imunidade.
Culturas recém-criadas
Produtores de todo o mundo estão constantemente experimentando cruzamentos de espécies de framboesa para descobrir novas variedades. Entre as novas culturas mais promissoras estão:
- Kwanza. Esta variedade é caracterizada por um longo período de frutificação, que começa apenas na segunda metade do verão. A colheita ocorre antes do início do tempo frio. Os cultivadores que descobriram esta variedade recomendam a construção de túneis cobertos com plástico para o cultivo.
- Imara. Desenvolvida na Holanda, esta variedade é uma das mais doces da nova seleção. A produção chega a 3 kg por planta. As plantas adultas crescem até 1,9 m, formando caules ramificados e brotos fortes. Durante o cultivo, as plantas precisam ser fixadas em uma treliça. Os frutos desenvolvem uma tonalidade vermelha brilhante, uma superfície brilhante e um formato arredondado-cônico.
- Kveli. Esta variedade de framboesa é perene e dá seus primeiros frutos em meados de agosto. Os arbustos são altos, ramificados, com pequenos espinhos e resistentes a pragas e doenças. Os frutos são doces, suculentos e ligeiramente ácidos. O fruto é redondo e pesa até 7 g. Se colhido na maturidade técnica, o fruto tem uma vida útil de 10 dias.

Variedades sem espinhos
A ausência de espinhos nos brotos das plantas simplifica o processo de colheita, pois não há risco de danos causados por elementos espinhosos. Entre as variedades sem espinhos mais comuns estão:
- Beglyanka. As plantas atingem uma altura de 1,7 a 2 m, com brotos ligeiramente espalhados e crescimento ereto. Sete a nove brotos se formam por estação, que eventualmente adquirem uma tonalidade marrom-clara. Os frutos são de tamanho médio, pesando até 3 g, com sabor adocicado. As framboesas Beglyanka são resistentes à geada e a doenças.
- Glen Ample. As plantas são vigorosas e eretas, com brotos de até 3,5 metros de comprimento. Cada broto produz de 25 a 30 ramos laterais. Com os devidos cuidados e condições favoráveis, um único broto produzirá aproximadamente 20 bagas. Os frutos têm formato redondo-cônico e são fáceis de transportar devido à sua estrutura densa.
- Arbat. Esta nova variedade de frutos grandes produz bagas com mais de 15 g. O fruto tem sabor adocicado, aroma distinto e poucas sementes. Os arbustos são altos, vigorosos e eretos. Cada arbusto rende até 5 a 6 kg.
Cultivo e cuidado de plantações na Rússia central
Ao planejar o plantio de frutas vermelhas na região central do país, é importante preparar adequadamente as mudas para o plantio e seguir as práticas agrícolas adequadas. As frutas vermelhas devem ser plantadas na primavera ou no início do outono para que tenham tempo de se adaptar às condições do ambiente. Antes do inverno, cubra as plantas para protegê-las da geada.











