Como cuidar adequadamente de framboesas perenes para garantir uma boa colheita

As framboesas perenes estão entre as variedades mais populares de framboesa. Antes de começar a cultivar essas plantas, você precisa entender como cuidar delas para garantir uma boa colheita.

Framboesas perenes: vantagens e desvantagens

Antes de plantar este tipo de fruto, é importante se familiarizar com suas principais vantagens e desvantagens. As vantagens dos frutos perenes incluem o seguinte:

  • Resistência a pragas e doenças. Estes arbustos de framboesa são praticamente livres de doenças e pragas.
  • Frutos grandes. Cada baga madura é nitidamente grande.
  • Sabor. Frutas maduras de variedades perenes são muito mais saborosas do que aquelas de outras variedades.

A principal desvantagem desta fruta é a sua alta necessidade de fertilizantes, que exige o dobro de fertilizantes em comparação com as variedades comuns de framboesa.

Principais diferenças em relação às variedades regulares

Existem várias características que distinguem as frutas perenes das variedades comuns. Entre elas, estão:

  • As frutas maduras são muito mais aromáticas e rendem mais do que outras variedades de framboesa. Uma vez maduras, as frutas têm um sabor agridoce.
  • Ao contrário das variedades comuns de framboesa, a frutificação ocorre apenas em caules de dois anos.
  • Tem um curto período de frutificação, que termina em meados de setembro.

morangos maduros

As melhores variedades e tipos

Existem vários tipos diferentes de variedades de framboesa com os quais você deve se familiarizar com antecedência.

Amadurecimento precoce

Quem quiser colher os frutos maduros precocemente, plante variedades precoces. O período de frutificação dessas plantas começa em julho e termina no início de agosto. No entanto, com os devidos cuidados, elas darão frutos até as primeiras geadas. As variedades populares de framboesa de maturação precoce incluem:

  • Hércules. Um arbusto alto com frutos grandes. A Hércules rende três quilos de frutas por planta.
  • Bryansk Miracle. Uma variedade com arbustos baixos e frutos grandes que crescem até dez gramas.
  • Gvardia. Uma variedade de tamanho médio, os arbustos crescem até um metro e meio. Os frutos pesam até 10-12 gramas.

morangos grandes

Meia temporada

As plantas de frutas vermelhas de meia estação começam a amadurecer em meados de agosto e terminam de amadurecer entre outubro e novembro. As seguintes variedades são populares:

  • Colar de Rubi. Uma variedade de framboesa de alto rendimento que rende de 2 a 3 quilos de frutas por arbusto.
  • Atlant. Esta variedade produz frutos grandes e oblongos, pesando de 10 a 11 gramas. Distinguem-se pela sua cor vermelha intensa e excelente transportabilidade.
  • Polyana. Uma variedade compacta, resistente a doenças fúngicas e pragas. Ideal para cultivo em pequenos jardins.

morangos grandes e maduros

Maturação tardia

As frutas que começam a amadurecer em outubro e terminam em novembro são consideradas de maturação tardia:

  • Yaroslavna. É um pequeno arbusto cujos frutos ficam alaranjados quando maduros.
  • Brusvyana. Uma baga produtiva, cujos arbustos atingem dois metros de altura. Cada fruto pesa de 12 a 15 gramas.
  • Polca. Esta variedade é considerada uma framboesa de baixo crescimento, pois os arbustos não ultrapassam 60 centímetros de altura.

Condições necessárias para o crescimento

Para cultivar arbustos e obter uma boa colheita, você precisa se familiarizar com as condições ideais de cultivo.

arbusto de morango com frutas vermelhas

Condições climáticas e área de cultivo

Antigamente, as framboesas eram cultivadas apenas na Itália. No entanto, o clima atual permite que a fruta também seja cultivada em outros países. Esta planta é mais frequentemente cultivada por jardineiros que vivem nas regiões do sul da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia. A resistência das framboesas às flutuações de temperatura permite que elas sejam cultivadas em latitudes do norte, onde as temperaturas podem cair abaixo de zero grau.

Composição adequada do solo

Para garantir que os arbustos de framboesa cresçam bem e produzam frutos, eles precisam ser plantados no solo mais adequado. O solo deve ser leve e rico em nutrientes. Solos pesados ​​são inadequados para o cultivo de framboesas, pois são mal aerados e não absorvem umidade. O solo deve conter componentes minerais, húmus e composto bem curtido.

Iluminação da área

Algumas pessoas acreditam que, ao escolher um local adequado, deve-se considerar apenas a qualidade do solo, mas isso não é verdade. Também é importante considerar o nível de luz no jardim. Os arbustos plantados precisam ser expostos à luz solar durante todo o dia.

As framboesas são consideradas plantas que gostam de luz e, portanto, os especialistas não recomendam plantá-las em áreas sombreadas.

Vizinhos favoráveis ​​e desfavoráveis

Quem planeja plantar mudas de framboesa deve se familiarizar com todos os vizinhos favoráveis ​​e indesejáveis. As seguintes plantas são recomendadas para plantio perto de framboesas comuns e perenes:

  • pepinos;
  • beterraba;
  • alho.

No entanto, existem algumas culturas vegetais que são contraindicadas para plantio perto de arbustos de framboesa:

  • batata;
  • tomates;
  • pimenta.

plantando framboesas com alho

Especificidades do trabalho de plantio

Para plantar e cultivar framboesas, você precisa entender as especificidades do trabalho de plantio.

Datas de plantio para culturas

Primeiro, você precisa decidir a época de plantio das mudas de framboesa. As frutas são plantadas na primavera, após o primeiro dia de abril. Especialistas recomendam o plantio das mudas antes de meados de maio, antes da abertura dos botões. Se o tempo seco persistir na primavera, o plantio terá que ser adiado para o outono.

Na estufa

Algumas pessoas optam por plantar mudas de framboesa em estufas. A vantagem desse método é que as frutas podem ser plantadas tanto na primavera quanto no outono. O principal é que a estrutura da estufa seja aquecida.

morangos em estufa

Em campo aberto

Pessoas que vivem em regiões do sul podem plantar frutas vermelhas ao ar livre. Recomenda-se plantar frutas vermelhas ao ar livre na primavera, quando a temperatura do solo e do ar estiver entre 5 e 10 graus Celsius. O plantio também pode ser feito no outono, em setembro ou outubro.

Selecionando um local e preparando os canteiros

As framboesas devem ser cultivadas no local mais adequado. Quem cultiva essas frutas há muito tempo recomenda plantá-las em locais ensolarados. Além disso, escolha locais com exposição oeste ou leste.

Após a seleção do local, os canteiros são preparados. A área é previamente escavada e fertilizada com fertilizantes orgânicos e minerais.

preparação do solo

Esquemas de posicionamento de mudas e tecnologia de plantio

Antes do plantio, é recomendável entender o plano de posicionamento das mudas. As mudas devem ser espaçadas cinquenta centímetros uma da outra no canteiro, com uma distância de um metro e meio entre cada canteiro.

Após marcar os locais de plantio, cave buracos de 8 a 10 centímetros de profundidade. Coloque as mudas com cuidado e cubra-as com terra.

Regras para cuidar de uma variedade remanescente

Os arbustos plantados devem ser devidamente cuidados para que produzam melhores frutos.

Regularidade da rega

O cultivo de mudas de framboesa requer rega regular. As frutas vermelhas são regadas com mais frequência no verão, em junho e agosto. Durante esse período, o solo precisará ser umedecido diariamente. São necessários de três a quatro litros de água por arbusto.

regando morangos

Fertilizante

Para acelerar o amadurecimento das framboesas, é necessário fertilizar as mudas periodicamente. O fertilizante é adicionado ao solo na primavera, antes da floração. Especialistas recomendam fertilizar as framboesas com esterco bovino, composto e outras misturas contendo nitrogênio. No outono, as mudas são alimentadas com fertilizantes de potássio e fósforo.

Removendo os brotos

No jardim, brotos podem aparecer perto dos arbustos de framboesa. Eles precisam ser removidos, pois começam a absorver umidade e retardar o crescimento das mudas. Para remover os brotos, use uma pá comum para retirá-los junto com o sistema radicular. Arrancá-los é inútil, pois eles eventualmente crescerão novamente.

arbustos de morango

Soltando o solo

Após cada rega, o solo deve ser solto. Sem isso, a camada superior do solo ficará coberta por uma crosta densa, o que retardará a passagem de ar e umidade. Para soltar o solo ao redor dos arbustos de framboesa, use uma enxada comum.

Amarrando

Variedades altas de framboesa precisam ser amarradas a suportes especiais. Caso contrário, os galhos das plantas plantadas começarão a quebrar sob o peso dos frutos maduros. É importante amarrar os galhos mais finos, pois são mais frágeis que os demais. Os brotos de dois anos são amarrados a uma treliça e os de um ano à outra.

frutas morango

Formação de arbustos

Jardineiros que cultivam framboesas recomendam podar regularmente suas mudas. No outono, os arbustos são podados até a raiz para evitar que a planta morra durante o inverno. Na primavera, um ou dois brotos principais são deixados, que formarão os caules frutíferos. Os galhos frutíferos também devem ser removidos regularmente.

Como tratar adequadamente doenças e pragas

Antes da colheita, os arbustos de framboesa devem ser tratados diversas vezes com produtos de proteção contra pragas e doenças. Os seguintes produtos são utilizados durante o tratamento:

  • WDG. São grânulos especiais usados ​​para fazer um líquido para pulverização de mudas.
  • VRP. Esses produtos são vendidos em pó, que é dissolvido em água comum.
  • MME é uma emulsão que contém componentes minerais.

As framboesas precisam ser tratadas pelo menos três vezes por estação.

Cobertura e cobertura morta para o inverno

Antes da geada, os arbustos de framboesa devem ser cobertos com cobertura morta. Use húmus, capim seco, composto e turfa como cobertura morta. Faça uma camada espessa de cobertura morta, com pelo menos dez centímetros de altura. Remova a cobertura morta na primavera, após o aquecimento.

Problemas encontrados durante o cultivo

Jardineiros iniciantes frequentemente encontram problemas ao cultivar frutas perenes. Há quatro problemas comuns.

arbusto de morango

O arbusto não cresce

Às vezes, as mudas plantadas crescem muito lentamente, o que afeta negativamente a produtividade. Conselhos de jardineiros experientes podem ajudar a superar esse crescimento lento. Para acelerar o desenvolvimento dos arbustos, adicione mais fertilizantes minerais e componentes orgânicos ao solo. A rega também é aumentada para evitar que o solo seque.

Falta de floração

Alguns jardineiros estão enfrentando arbustos de framboesa que não florescem. Há várias causas possíveis para esse problema:

  • Inconsistência climática. As mudas podem não florescer devido às baixas temperaturas.
  • Falta de fertilizante. Os arbustos de framboesa não florescem se não forem alimentados.
  • Pragas. Às vezes, a floração não ocorre devido ao ataque de pragas.

folhas verdes de morango

Não dá frutos: por quê?

Problemas com a frutificação surgem pelos seguintes motivos:

  • Compactação do solo. Se o solo for muito denso e não drenar bem, o sistema radicular para de se desenvolver.
  • Seca. A produtividade diminui se as temperaturas ultrapassarem 30-35 graus Celsius.
  • Formigas. Os arbustos são frequentemente atacados por formigas, que enfraquecem a planta e a impedem de dar frutos.

Os arbustos muitas vezes ficam doentes

Os arbustos podem frequentemente adoecer devido à falta de tratamentos preventivos ou ao ataque de pragas. Também podem adoecer devido ao solo conter patógenos.

Conclusão

Alguns jardineiros decidem plantar arbustos de framboesa em seus jardins. Antes de fazê-lo, é importante se familiarizar com as principais variedades dessas frutas, bem como recomendações para plantá-las e cuidar delas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata