- História da variedade Patricia
- Características e descrição
- Arbusto
- Frutos silvestres: avaliação de degustação e âmbito de aplicação
- Imunidade a doenças
- Resistência a baixas temperaturas e à seca
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Plantio e propagação de framboesas
- Sementes
- Estacas
- Ao dividir o mato
- Cultivando uma colheita
- Selecionando um local e um plano de plantio
- O processo tecnológico de plantio
- Como cuidar da variedade
- Regularidade da rega
- Fertilização
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Proteção contra doenças e insetos
- Cobrindo arbustos para o inverno
- Reprodução da cultura
- Avaliações de framboesas Patricia
Arbustos de framboesa crescem em quase todos os jardins. Os cultivadores desenvolveram inúmeras variedades, e os jardineiros só precisam escolher a certa. Uma das variedades de framboesa mais populares é a Patricia. Ela produz frutos abundantes, bagas deliciosas e aromáticas e usos versáteis. Abaixo, uma descrição da framboesa Patricia, suas vantagens e desvantagens, e seu cultivo em canteiros.
História da variedade Patricia
A groselha Patricia foi criada no Instituto de Horticultura e Viveiro de Moscou. O trabalho de melhoramento foi realizado pelo especialista V. V. Kichina. Em 1986, ela cruzou Variedade Maroseyka e framboesas sob o número M102. A variedade resultante recebeu inicialmente o número K55 e, em 1992, o nome Patricia.
Características e descrição
A variedade começa a dar frutos em meados de junho. A colheita continua até meados de agosto, o que a torna considerada uma framboesa remanescente. No entanto, especialistas afirmam que a variedade produz frutos de maturação única.
Arbusto
Os ramos da framboesa Patricia atingem até 2 metros de altura. São vigorosos, eretos e sem espinhos, mas, devido à altura das pontas, espalham-se ligeiramente. Os ramos são inicialmente verdes, tornando-se castanho-claros no ano seguinte. Esta variedade produz até 10 novos ramos por estação.

A frutificação ocorre nos ramos do segundo ano. Cada broto produz de 18 a 20 bagas. Elas são cônicas, vermelhas e têm uma superfície aveludada. O peso do fruto varia de 4 a 13 gramas.
Frutos silvestres: avaliação de degustação e âmbito de aplicação
Esta variedade produz um alto rendimento: de 4 a 7 quilos de frutos podem ser colhidos de um único arbusto. Os frutos têm polpa macia e suculenta e um aroma doce e característico de framboesa.
As frutas devem ser consumidas em até 24 horas, caso contrário, ficarão machucadas e liberarão suco. Framboesas nesse estado rapidamente mofam e não são mais adequadas para consumo.
As frutas vermelhas podem ser usadas para fazer sucos, compotas, geleias, vinhos, como recheio de assados e também congeladas.
Imunidade a doenças
A variedade é resistente à antracnose, moderadamente resistente ao mofo cinzento e fracamente resistente à requeima. Portanto, é importante monitorar as plantações para evitar surtos de doenças. Para prevenir doenças, pulverize os arbustos com agentes antifúngicos na primavera.

Resistência a baixas temperaturas e à seca
A variedade tolera temperaturas de até -30 °C. Se houver previsão de um inverno mais frio, os galhos se curvam em direção ao solo e ficam cobertos. A seca prolongada reduz a qualidade da colheita: os frutos ficam menores e ressecam. Portanto, se não chover, os arbustos são regados periodicamente.
Vantagens e desvantagens da variedade
As qualidades positivas da variedade incluem as seguintes características:
- crescimento rápido;
- frutificação abundante;
- excelente sabor e aroma de frutas vermelhas;
- resistência à geada;
- ausência de espinhos;
- resistência a muitas doenças
As desvantagens da framboesa Patricia incluem baixa transportabilidade, necessidade de amarrar os brotos em caso de colheita abundante e apodrecimento dos frutos em alta umidade.
Plantio e propagação de framboesas
A framboesa Patricia é propagada por sementes, estacas e divisão do arbusto.

Sementes
Antes de semear, deixe as sementes de molho em um copo d'água por 24 horas. Isso é necessário para identificar e descartar as que não forem viáveis. O procedimento de propagação das sementes é o seguinte:
- solo solto e fértil é despejado na caixa;
- os sulcos são feitos com 0,5 centímetros de profundidade;
- As sementes despertam neles e são cobertas com substrato.
Coloque o recipiente em uma janela bem iluminada, monitorando a umidade do solo. Assim que as sementes germinarem e desenvolverem um par de folhas verdadeiras, transplante as mudas para vasos individuais. As framboesas cultivadas são plantadas ao ar livre.
Estacas
São utilizados brotos lenhosos ou verdes. No primeiro caso, estacas de dois anos, com 10 a 12 centímetros de comprimento, são retiradas no outono e tratadas com um agente antifúngico. Em seguida, são enterradas a 5 a 7 centímetros de profundidade no solo, em uma estufa sem aquecimento. Na primavera, cada estaca é colocada em vasos; depois de enraizadas e desenvolvidas acima do solo, são plantadas ao ar livre.

A propagação por estacas verdes é feita no final da primavera ou início do verão. Para isso, corte de 15 a 20 centímetros da parte superior do broto do ano corrente. Em seguida, apare a parte superior, remova as folhas inferiores, polvilhe o corte inferior com um intensificador de crescimento, plante em um recipiente e cubra com filme plástico. Após cerca de três semanas, a estaca começará a criar raízes.
Ao dividir o mato
Este método é usado para propagar arbustos de framboesa maduros. Eles são desenterrados e divididos em seções. Cada seção deve ter de 2 a 3 brotos com raízes bem ramificadas. Um jardineiro pode obter de 4 a 5 novas plantas de um único arbusto velho de Patricia.
Cultivando uma colheita
A qualidade e a quantidade da colheita dependem em grande parte do material de plantio. O sistema radicular das mudas deve ser saudável e resistente. É melhor comprar mudas de framboesa Patricia de vendedores confiáveis.

Selecionando um local e um plano de plantio
Escolha um local ensolarado para plantar framboesas Patricia; caso contrário, as frutas não serão tão doces. O solo mais favorável é o franco-arenoso ou argiloso com nutrientes adicionados. O solo deve ter pH neutro.
A cova de plantio é cavada com 40 centímetros de profundidade e largura. Como os arbustos crescem rapidamente, a distância entre eles é de pelo menos 70 centímetros. A distância entre as fileiras é de 2 metros.
O processo tecnológico de plantio
Um mês antes do plantio, polvilhe 5 quilos de esterco, 50 gramas de superfosfato e 20 gramas de potássio por metro quadrado de solo e, em seguida, cave o solo. Depois, plante os arbustos de framboesa da seguinte maneira:
- solo fértil é colocado no buraco de plantio;
- o sistema radicular da muda é esticado e coberto com substrato;
- O solo ao redor da planta é levemente compactado e regado.
Para conservar a umidade, cubra o solo com palha ou grama cortada. Os brotos localizados na base da muda devem ser enterrados a 2 a 3 centímetros de profundidade.

Como cuidar da variedade
As framboesas precisam de cuidados durante a primavera e o outono. Se chover pouco, regue, solte o solo, aplique cobertura morta e fertilize. Em regiões mais frias, os arbustos precisam de proteção no inverno.
Regularidade da rega
Sem rega, os frutos crescerão pequenos, sem sabor e secos. No entanto, os arbustos de framboesa também não toleram água parada, pois isso pode promover o crescimento de microrganismos patogênicos. As framboesas precisam de rega especialmente durante o período de crescimento da folhagem, durante a floração, antes do amadurecimento dos frutos e após a colheita. Os arbustos de framboesa também devem ser regados generosamente antes do início da geada.
Fertilização
Assim que o sol aquecer e o solo descongelar, adicione matéria orgânica aos arbustos de framboesa. Por exemplo, regue-os com uma diluição de 1:20 de excrementos de pássaros. Antes da floração, fertilize os arbustos com um fertilizante mineral complexo contendo principalmente potássio e fósforo. No outono, espalhe composto ou esterco podre ao redor das raízes.
Afrouxamento e cobertura morta do solo
Para evitar a formação de crostas, solte o solo após cada rega. O sistema radicular está localizado próximo à superfície do solo, portanto, esse processo deve ser realizado com cuidado. Para reter a umidade do solo, a área da raiz é coberta com palha ou aparas de grama.

Proteção contra doenças e insetos
Para prevenir doenças e pragas, ervas daninhas e folhas caídas devem ser removidas imediatamente. Brotos frutíferos e doentes devem ser podados. Como medida preventiva, os arbustos de framboesa são pulverizados com inseticidas e fungicidas na primavera.
Cobrindo arbustos para o inverno
A framboesa Patricia pode suportar temperaturas de até -30 °C. Se houver previsão de um inverno mais frio, especialmente com pouca neve, a área da raiz deve ser coberta com serragem. Além disso, os galhos da framboesa devem ser dobrados em direção ao solo e cobertos com ramos de abeto.
Reprodução da cultura
As framboesas Patricia podem ser propagadas em jardins usando estacas de raízes, estacas verdes e estacas lenhosas. Elas também podem ser propagadas por divisão. Plantas muito crescidas são desenterradas, divididas e cada divisão é plantada separadamente. Jardineiros não utilizam a propagação por sementes em seus jardins porque exige muita mão de obra e uma longa espera pela colheita.
Avaliações de framboesas Patricia
Segundo os jardineiros, esta variedade é fácil de cuidar e altamente produtiva. Os frutos são saborosos e aromáticos, mas devem ser consumidos em até 24 horas, caso contrário, começam a apodrecer.
Elena Ivanovna, 40 anos, Uman
Cultivo amoras-de-patricia há muitos anos. Todos os anos colho uma safra abundante. As amoras são doces e aromáticas. Faço uma geleia deliciosa com elas, que uso para me curar no inverno sem precisar de remédios.
Vera Petrovna, 55 anos, Biysk
Gosto desta variedade. Ela produz frutos grandes e doces. As bagas são sempre muito procuradas no mercado. O único problema é que os arbustos crescem rápido e precisam de desbaste constante.
Marina Ivanovna, 30 anos, Kursk
Temos vários arbustos de framboesa crescendo em nossa dacha, incluindo a Patricia. Esta variedade é alta, exigindo que os caules sejam constantemente amarrados a uma treliça. Colhemos as frutas e as processamos no mesmo dia: fazemos compotas, geleias e as congelamos.











