- Prós e contras do método de propagação
- Recomendações para escolha de prazos
- Na primavera
- No verão
- No inverno
- Que porta-enxerto devo escolher?
- Manchuriano
- Cinza
- Preto
- Cordado
- Noz de Siebold
- Os principais métodos de enxertia
- Brotando
- Cópula
- Como fazer enxerto em uma fenda
- Para a casca
- Em casa
- Regras de cuidados posteriores
- Dicas de jardineiros experientes
Propagação da nogueira A propagação vegetativa é uma tarefa desafiadora. Brotos de nogueira com um ano de idade devem ser enxertados com extremo cuidado devido à rápida oxidação do tecido cortado. O alto teor de taninos e ácido ascórbico nas nogueiras jovens torna os métodos convencionais de propagação inadequados. A enxertia de nogueira no verão é realizada por brotação, estaquia ou enxerto em fenda.
Prós e contras do método de propagação
Antes de começar a enxertar uma nogueira usando qualquer método, você deve se familiarizar com as especificidades desse processo, bem como suas vantagens e desvantagens.
Vantagens da enxertia de nozes no verão:
- Durante o verão, as chances de um enxerto bem-sucedido aumentam. A árvore recebe a quantidade necessária de luz solar e água e, com os devidos cuidados, a noz germinará rapidamente.
- A muda adquire todas as propriedades da árvore-mãe, então se você escolher uma nogueira saudável e frutífera, poderá obter várias outras árvores iguais.
- A enxertia garante uma frutificação rápida, diferentemente da semeadura tradicional. Os primeiros frutos podem ser colhidos em apenas 3 a 4 anos.
Antes de começar a propagar plantas manualmente, você também deve estar ciente das desvantagens:
- Não há garantia de resultados em jardinagem. Há uma grande chance de todos os seus esforços serem em vão e o enxerto falhar.
- A enxertia deve ser feita até o início de julho. Caso esse prazo não seja atingido, recomenda-se adiar a propagação da nogueira até a primavera.
- A enxertia de mudas é muito difícil de ser realizada e, para aumentar as chances, é preciso fazer muitos preparativos.

Especialistas acreditam que a enxertia de nogueira falha na maioria dos casos. No entanto, as chances de sobrevivência podem ser aumentadas com o uso de estimulantes de crescimento. Estes promovem a divisão do câmbio. Também é importante molhar as mudas em água previamente para garantir que absorvam umidade suficiente.
Estacas molhadas não são enxertadas; primeiro elas são deixadas secar.
Após a enxertia, a árvore precisa de cuidados. Recomenda-se selar todas as partes expostas do enxerto e do porta-enxerto com cera ou piche de jardim.
Recomendações para escolha de prazos
A propagação da nogueira é recomendada durante os meses mais quentes. Este procedimento é realizado com mais frequência em meados de julho. Árvores saudáveis de dois anos são usadas como porta-enxertos, e brotos que crescem em estacas recém-cortadas são usados como copas.
Se não for possível enxertar uma nogueira no verão, você pode escolher outra época, como o inverno. A enxertia entre o outono e a primavera não é recomendada.
Na primavera
Na prática, a enxertia de nogueiras no outono ou na primavera é extremamente rara. Isso ocorre porque as mudas não criam raízes bem na entressafra e todos os esforços são em vão.

No verão
Em meados de julho, a enxertia de verão é feita usando o método de brotação em semicírculo. Para isso, você precisa:
- Usando uma faca especial, a casca é cortada com duas lâminas paralelas. A casca é aparada do galho ao longo de todo o diâmetro, de modo que o broto fique localizado entre os cortes;
- Em seguida, faça um corte longitudinal no lado oposto. A casca é retirada e removida do corte. O resultado deve ser um semicírculo;
- retire toda a sujeira do tronco com um pano levemente úmido e recorte um escudo retangular a uma altura de pelo menos 7 centímetros do chão;
- Um meio anel contendo uma gema, previamente cortada da estaca, é aplicado neste local. O local do enxerto é envolto em plástico para cobrir tudo, exceto a gema. Recomenda-se o uso de filme plástico com pelo menos 1 centímetro de espessura e 40 centímetros de comprimento, para que seja possível enrolá-lo ao redor do tronco várias vezes.
Após 2 a 3 semanas, é feita uma verificação. Se a gema enxertada permanecer verde, a enxertia foi bem-sucedida. Nesse caso, a bandagem é levemente afrouxada para evitar pressão sobre o tecido da árvore. Assim que o broto estiver totalmente enraizado, após dois meses, a película é removida completamente.

No inverno
A enxertia de inverno é muito comum entre os cultivadores de nogueiras. Deve ser feita entre meados de fevereiro e março, mas somente se o porta-enxerto for colhido no outono. Estacas saudáveis são retiradas antecipadamente de brotos com no máximo um ano de idade.
Você também pode se vacinar em casa. Para isso, você precisa fazer o seguinte:
- Antes do início da geada, um broto saudável com brotos é encontrado na árvore e cortado.
- As mudas são colocadas em uma caixa cheia de areia úmida ou serragem. Essa preparação deve ser armazenada em local fresco e escuro até o inverno.
- Pouco antes da geada, mudas saudáveis de nogueira são desenterradas, limpas de terra e todas as raízes danificadas são removidas, deixando apenas as fortes e saudáveis.
- O porta-enxerto deve ser envolto em filme plástico e colocado em um recipiente. Areia ou serragem, pré-umedecida com água, é polvilhada por cima, e o rebento e a árvore são armazenados dessa maneira durante o inverno.
Se o local onde o porta-enxerto e o rebento são armazenados for muito seco, é necessário verificar o recipiente de tempos em tempos e umedecê-lo com água.
Para propagar a nogueira comum, são desenterradas mudas com no máximo um ano de idade; elas são adequadas para uso como porta-enxerto.
Se for decidido enxertar em nogueira manchuriana, preta, cinza ou em forma de coração, então plantas de um e dois anos de idade serão usadas como porta-enxerto.
Que porta-enxerto devo escolher?
Ao escolher um porta-enxerto, escolha aquele que seja mais resistente ao clima de uma determinada região. As sementes mais promissoras são aquelas com maior resistência à geada, como a nogueira-da-manchúria ou a nogueira-cinzenta.
Manchuriano
A nogueira-da-Manchúria cresce no Krai de Primorsky, na China, e no Extremo Oriente russo. Para aumentar a resistência da árvore à geada, recomenda-se enxertar nogueiras-da-Manchúria com nozes. Essa enxertia é possível, mas o procedimento em si é complexo.
A brotação é realizada. Para isso, toda a madeira é removida da gema, após o que uma gema é fixada. A enxertia também pode ser feita por meio de estaca. Isso só se torna um problema se os troncos tiverem diâmetros diferentes. Basta fazer um corte longitudinal e liberar a seiva. A taxa de sobrevivência é de apenas 25-48%, por isso é importante realizar o procedimento corretamente e cuidar da árvore.
Cinza
A nogueira-cinzenta cresce até 30 metros de altura e, para aproveitar ao máximo suas propriedades durante a propagação, os jardineiros recomendam a enxertia no verão. A árvore cresce rapidamente, mas requer umidade constante.

Durante o primeiro inverno após a enxertia, a nogueira-cinzenta requer cuidados especiais. Tolera bem baixas temperaturas, mas durante geadas severas, recomenda-se envolver a base da árvore com plástico para proteger as raízes do congelamento.
Preto
Para a enxertia da nogueira preta americana, é melhor usar um porta-enxerto comum. variedades de nozesSão utilizadas mudas de um e dois anos de idade. Os jardineiros costumam usar nogueira-preta, pois sua taxa de sobrevivência é de 100%.
Cordado
O formato incomum da noz em forma de coração incentiva os jardineiros a usar esta planta para enxertia, transmitindo as características da variedade às novas árvores. A altura média da noz é de até 15 metros, mas na região de Moscou, ela não ultrapassa 10 metros. Esta variedade de noz pode ser cultivada em ambientes internos, no seu próprio jardim. Para preservar todas as propriedades da árvore e aumentar as chances de um resultado bem-sucedido, recomenda-se a enxertia de verão.
Noz de Siebold
A taxa de sobrevivência de uma árvore após a enxertia varia de 50 a 78%. Brotos cônicos de estames são usados para enxertia.

Mudas com um ano de idade devem ser selecionadas, mas mudas com dois anos também funcionam. Este método de propagação é a melhor maneira de transmitir as melhores características de uma variedade a uma nova árvore e combinar as características de duas árvores de variedades diferentes. O método utilizado é a brotação ou cópula.
Os principais métodos de enxertia
A enxertia de nogueira é feita de diferentes maneiras, dependendo da variedade da árvore e do resultado desejado. Para evitar erros, o material de enxertia deve ser retirado de uma árvore frutífera, após a inspeção das folhas e do tronco em busca de sinais de doenças e deterioração.
Brotando
O verão é a melhor época para a brotação. A brotação costuma ser feita com um tubo em galhos finos e mudas.
O processo de brotamento:
- Usando uma faca afiada e limpa, apare a casca ao redor de toda a circunferência da árvore. Os cortes devem ser feitos em dois pontos, com no máximo 4 centímetros de distância entre si. A parte da árvore onde o broto está localizado é escolhida para o corte.
- Em seguida, é feita uma linha vertical entre os dois cortes e o tubo é removido.
- Selecione uma gema no enxerto e execute as mesmas manipulações. A gema deve ficar no centro do tubo.
- A enxertia é realizada, e para isso é preciso garantir que a gema do enxerto esteja exatamente no mesmo local onde estava a gema do porta-enxerto.
- O local do enxerto é envolvido com fita adesiva.

Na etapa final, você precisa garantir que o broto não seja danificado ao enrolar a árvore.
Cópula
Durante a cópula, o porta-enxerto e o enxerto são combinados, o que possibilita a obtenção de uma muda de uma determinada variedade.
O processo de cópula:
- O porta-enxerto é desenterrado, certificando-se de que as raízes permaneçam intactas, e envolto em filme.
- As raízes são cobertas com material úmido - areia ou serragem.
- Os mesmos passos são realizados para o enxerto.
- Durante o período de armazenamento, o substrato é regado à medida que seca.
- Em seguida, é feito um corte diagonal no porta-enxerto, a aproximadamente 10 centímetros da raiz. Em seguida, outro corte é feito mais acima, criando uma língua.
- O mesmo é feito no rebento, após o qual as duas peças são unidas e envolvidas com filme.
É importante garantir que as línguas do enxerto e do porta-enxerto estejam firmemente conectadas e correspondam aos cortes.
Como fazer enxerto em uma fenda
Jardineiros costumam usar o método de enxerto de fenda. Para isso, siga estes passos:
- Usando uma tesoura de poda, corte a parte superior do rebento.
- O porta-enxerto é dividido a uma distância de até 3 centímetros, e o mesmo é feito com o enxerto.
- Em seguida, as duas metades da noz são unidas e bem embrulhadas em filme plástico. Para evitar que as bordas cortadas oxidem, é preciso trabalhar muito rápido.
Este procedimento é muito simples e rápido, e a noz enxertada na fenda geralmente cria raízes.

Para a casca
Um enxerto de casca é feito em uma árvore madura se o galho ou tronco for muito maior que o rebento.
Procedimento:
- A enxertia da casca é feita apenas no verão, pois a árvore libera seiva ativamente na primavera. Sete dias antes da enxertia, é feito um corte na árvore. Os cortes são feitos mais próximos do centro da árvore, na lateral.
- Em seguida, a parte superior é cortada e todos os brotos que podem interferir na enxertia são removidos.
- Pegue uma muda com dois brotos. Faça um corte inclinado de até 6 centímetros. Também é importante fazer um corte de 1 centímetro na parte de trás, expondo completamente a ponta da muda.
- Uma pequena fenda é feita na casca do rebento, e este é imediatamente inserido nela. A árvore é então envolvida em filme plástico.
Ao enxertar sob a casca, é importante garantir que a árvore não sangre. Várias incisões são feitas antes da enxertia — esta é uma etapa crucial do procedimento.
Em casa
No início do verão, são retiradas estacas com brotos da árvore. Um pequeno corte é feito no caule, garantindo que o broto fique centralizado. O mesmo processo é repetido no porta-enxerto, após o qual as duas seções são rapidamente unidas.

Este procedimento também pode ser realizado em ambientes fechados, se estiver muito chuvoso lá fora. O processo não é diferente da propagação de nogueiras ao ar livre; você só precisa escolher um método, como a brotação, e preparar a nogueira para a enxertia com antecedência.
Regras de cuidados posteriores
Após a enxertia, a árvore requer cuidados especiais. O local da enxertia é verificado regularmente após a remoção da bandagem; deve estar seco. As estacas fracas são primeiro encurtadas e depois podadas quando a árvore começa a crescer rapidamente. A estaca mais forte deve ser cuidada. Limpe o solo regularmente, removendo ervas daninhas e regue-o regularmente durante o verão.
Com a aproximação do inverno, pare de regar a árvore para evitar o crescimento lento das mudas. Um pré-requisito para o desenvolvimento da nogueira enxertada é o uso de fertilizantes de potássio, nitrogênio e fósforo. Aplique-os de acordo com as instruções:
- No verão, o fertilizante nitrogenado é espalhado ao redor do tronco. Em média, devem ser usados até 25 gramas de fertilizante por metro quadrado de solo.
- No outono, adicione 35 gramas de cloreto de potássio e 130 gramas de fosfato. Para uma árvore de até 10 anos, essa quantidade de fertilizante é normal. Em verões quentes, use o mesmo fertilizante, mas na forma líquida.

A condição das folhas determina a rapidez com que uma nogueira crescerá após a enxertia. Para acelerar o crescimento e preservar a árvore, é importante prestar atenção ao controle de pragas e doenças e à fertilização. É fundamental garantir que todas as folhas estejam saudáveis e tratar imediatamente quaisquer sinais de doença. Tratamentos químicos são estritamente proibidos para nogueiras jovens.
Remédio popular para prevenção doenças da noz:
- 2 colheres de sopa de tabaco, casca de cebola e alho são colocadas em um frasco de três litros;
- a preparação é despejada com água fervente e deixada em infusão por 7 dias;
- Em seguida, a solução é filtrada e a árvore é pulverizada com ela, tendo primeiro diluído a infusão em 10 litros de água.
Se aparecerem pragas, para se livrar delas, adicione 500 gramas de absinto e mil-folhas a 5 litros de água e deixe em infusão por dois dias. Purifique a infusão, ferva-a e deixe esfriar. Antes de usar, dilua-a em 10 litros de água.
Uma árvore afetada por pulgões ou traças da maçã deve ser pulverizada uma vez a cada dez dias.

Dicas de jardineiros experientes
Para garantir o sucesso do cultivo de nozes, siga as recomendações de jardineiros experientes:
- Se uma árvore estiver morrendo, não se apresse em arrancá-la. Você pode tentar reanimar a noz por meio de enxertia.
- As regiões adequadas para enxertia de nogueira são o centro e o norte da Rússia. Os brotos do sul são enxertados em variedades resistentes à geada.
- Para uma enxertia bem-sucedida, é importante plantar a muda corretamente. A árvore é cuidada por dois anos antes de ser usada como porta-enxerto.
- O porta-enxerto e o enxerto devem ter a mesma idade para garantir a fusão ideal dos tecidos. Quanto mais velha a árvore, mais lentos são seus processos celulares.
- Após a enxertia, todos os brotos, exceto um, o mais forte, são removidos. Este geralmente cresce a partir do broto mais próximo do enxerto.
É importante entender que enxertar uma nogueira não garante um bom crescimento e uma colheita abundante. Muitos fatores influenciam a produtividade e o crescimento. No entanto, se você realizar o procedimento de enxertia corretamente e cuidar regularmente da árvore, poderá aumentar suas chances de sucesso na jardinagem.











