Regras e épocas para poda de ameixa cereja no verão, esquema de formação de copa

A poda de verão das ameixeiras-cereja é considerada uma parte importante do cuidado com as plantas. Uma poda correta e oportuna pode aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos frutos. A poda regular garante o crescimento uniforme dos ramos e promove a formação de frutos nos ramos principais. Para obter bons resultados, é fundamental realizar essa poda corretamente.

Regras para a condução do procedimento

Para que o procedimento seja eficaz, ele deve ser realizado corretamente. Isso requer foco no momento ideal e preparação de todos os instrumentos necessários.

Prazos

Ao podar ameixeiras-cereja, é importante primeiro determinar a época do procedimento. Cada estação tem suas próprias características e, portanto, a planta reage a esse procedimento de forma diferente.

A época correta para podar ameixeiras-cereja é na primavera. Isso deve ser feito antes do surgimento dos brotos — em março ou abril. Durante esse período, o fluxo de seiva é baixo, então a árvore responde mais facilmente à poda.

As áreas afetadas não exsudam muita seiva, permitindo que sequem e cicatrizem mais rapidamente. Não adie este procedimento até o final da primavera, pois isso reduzirá a produtividade.

A poda de verão é realizada com pouca frequência. Durante os meses mais quentes, a árvore acumula nutrientes valiosos. A remoção de galhos priva a árvore desses nutrientes. Apenas pequenas podas de cerejeira são permitidas no verão. Isso geralmente é feito por questões sanitárias. É importante remover galhos mortos ou brotos que crescem para dentro.

poda de árvores

No outono, a poda é realizada apenas por questões sanitárias. Não se preocupe em remover muitos galhos — isso não afetará a produção futura. Ao podar, certifique-se de remover todos os galhos mortos e doentes, pois eles podem abrigar pragas.

Você também pode se livrar com segurança dos brotos que não dão frutos.

Este procedimento não é recomendado no inverno. O frio deixa os galhos quebradiços, dificultando bastante a poda. Além disso, o inverno pode dificultar a cicatrização de feridas.

Ferramentas necessárias

Para podar a ameixa cereja, você deve tomar o seguinte:

  • facas de enxerto;
  • tesouras de poda;
  • arquivo;
  • arquivo triangular.

ferramentas de poda

Além disso, você precisará de um gabarito de afiação para sua ferramenta. Você também precisará de um cinto, uma corda para prender galhos e um cinzel para limpar ferimentos. Você também precisará de materiais para tratar as áreas afetadas, como tinta ou verniz de jardim. Recomenda-se afiar as ferramentas de corte antes da poda. É importante mantê-las o mais afiadas possível.

Como cortar galhos

Ao podar, certifique-se de manter o formato correto do corte e a distância adequada do broto. Siga estas instruções:

  1. Pode uma parte do ramo da cerejeira para evitar a formação de um toco. O espinho acima do broto não deve ultrapassar 2 milímetros. Deixar um toco durante a poda aumenta o risco de doenças.
  2. Faça um corte diagonal diretamente acima do broto. A parte inferior do corte deve atingir a base.
  3. O corte para o anel é feito ao longo do broto. Outros procedimentos causam sérios danos à planta.

poda de galhos

Tipos e características da poda da ameixa cereja

Existem vários tipos diferentes de poda de culturas. Eles são projetados para solucionar diferentes problemas e, portanto, possuem características específicas.

Sanitário

Este tipo de poda deve ser realizado pelo menos duas vezes por estação. A primeira vez é na primavera, antes do crescimento dos brotos. A segunda vez é no outono, após a queda das folhas. A poda higiênica ajuda a remover galhos mortos e quebrados da árvore. Também é recomendada a remoção de brotos infectados com fungos e outras doenças.

Desbaste

O objetivo deste tipo de poda é claro pelo seu nome. Ela visa remover o excesso de densidade da copa. Isso envolve a remoção de brotos que estão crescendo incorretamente. Os galhos que crescem profundamente na copa também devem ser removidos. Além disso, os brotos verticais, que são rebentos, são removidos.

desbaste de ameixas cereja

Formativo

Este tipo de poda é realizado nos primeiros anos de vida da planta. Ajuda a moldar a copa de uma árvore jovem. Pode ser em forma de taça ou piramidal. Também está disponível um formato de copa esparsa e em camadas.

O cronograma de poda formativa depende do critério do jardineiro. Deve ser selecionado com base no clima, na variedade da ameixeira-cereja e na preferência pessoal.

Rejuvenescedor

Este tipo de poda é realizado quando a frutificação da cerejeira diminui significativamente e o crescimento diminui para 10 a 15 centímetros. A poda de rejuvenescimento visa substituir gradualmente a madeira velha por nova. Isso envolve a remoção de uma parte dos galhos antigos — no máximo um quarto. Novos brotos emergem em seu lugar, permitindo que a árvore se remodele.

modelagem de madeira

Após quatro estações, a copa é completamente renovada. Esse procedimento ajuda a prolongar significativamente a vida útil e o período de frutificação da árvore.

Plano de poda de ameixa cereja

Ao podar, é importante considerar a idade da árvore. Dependendo desse critério, as regras para realizar o procedimento variam significativamente.

Formamos mudas e árvores jovens

Após o plantio da árvore no solo, é importante se concentrar na criação da copa correta. Após 3 a 4 anos, a planta desenvolverá um esqueleto. As árvores jovens geralmente são moldadas em formato de tigela. Isso garante que a luz solar atinja a parte central da copa.

O formato de tigela implica a ausência de um único condutor. Os ramos esqueléticos, no entanto, apontam em direções diferentes do tronco. Eles são dispostos simetricamente. Isso dá à árvore uma aparência em forma de tigela.

Dois galhos devem ser selecionados de árvores jovens. Eles servirão como brotos de suporte na primeira fileira. Eles devem ser podados até 0,5 metro para estimular o crescimento dos galhos secundários. Se os galhos principais forem menores, devem ser podados até um terço do seu comprimento. A poda restante é feita no ano seguinte.

Para formar uma copa plana, o segundo galho da árvore, localizado acima do primeiro, é cortado no mesmo nível. O condutor principal é encurtado em pelo menos 30 centímetros. O esqueleto estará formado no terceiro ano.

podando ameixas cereja no jardim

Nós podamos uma árvore frutífera

Uma planta adulta requer poda higiênica. Isso inclui a remoção de galhos mortos, doentes e com crescimento anormal. Remova também brotos que obscurecem os galhos vizinhos ou crescem para dentro.

A coroa finalizada deve ter de 4 a 5 ramos esqueléticos com múltiplos brotos crescendo na direção correta. Deve haver pelo menos 45 centímetros de espaço entre as fileiras.

A poda de rejuvenescimento deve ser realizada em intervalos de 5 a 6 anos. Quanto mais velha a planta, mais severamente os galhos devem ser podados. Aos 5 a 6 anos, as ameixeiras-cereja produzem uma grande colheita. No entanto, o crescimento dos galhos diminui. É importante monitorar constantemente o desenvolvimento dos brotos e evitar a densidade excessiva da copa.

Cuidando de uma velha ameixeira

Este tipo de árvore requer poda higiênica. Isso envolve a remoção de galhos mortos e estéreis. Além disso, brotos voltados para baixo, brotos entrelaçados com outros galhos e brotos que crescem para dentro podem ser removidos.

cuidando de uma árvore velha

A poda de plantas maduras é recomendada para aumentar a produtividade e normalizar as características dos frutos. É importante monitorar a condição da planta após o inverno. Se um grande número de brotos de frutos estiver congelado, recomenda-se uma poda rigorosa.

As nuances da formação de diferentes variedades

Ao podar, é importante considerar o tipo de ameixeira-cereja. Isso influenciará a técnica utilizada.

Espesso

Essas variedades produzem frutos em brotos de um ano de idade. Se não forem podadas cuidadosamente, as plantas maduras produzirão frutos na periferia em 3 a 4 anos. Em casos graves, a poda deve ser feita gradualmente.

Recomenda-se fazer isso a cada 2-3 anos, o que ajudará a evitar uma diminuição no rendimento da colheita.

Primeiro, recomenda-se desbastar a árvore. Isso envolve remover galhos nus e pendentes. Em seguida, guie o crescimento na direção desejada. Em seguida, encurte os galhos. Isso ajudará a deslocar a frutificação da periferia para o centro.

poda de árvores arbustivas

Arborescente

Dependendo do tamanho, distinguem-se os seguintes tipos de culturas:

  • alto – atinge 6-9 metros;
  • médio – cresce até 7 metros;
  • baixo crescimento – atinge 4-5 metros.

A poda dessas árvores visa remover os galhos que se entrelaçam e crescem para baixo. Se o crescimento anual for inferior a 50 centímetros, a poda não é recomendada. A poda é realizada nas partes com ramificações fracas da árvore. Brotos fracos não são podados.

Se o crescimento diminuir, podar os galhos até atingirem a idade de 2 a 3 anos. Se o crescimento parar, podar até atingir a idade de 5 a 6 anos. Os galhos devem ser removidos de árvores com 20 anos. Isso é feito quando a produção está baixa. Este procedimento ajudará a rejuvenescer a planta.

Colunar

Essas variedades exigem o desbaste dos caules principais. Isso ajuda a reduzir o crescimento de novos brotos. A remoção de brotos em árvores maduras melhora a qualidade da colheita.

cuidado e poda

Híbrido

Entre elas estão as variedades anãs. Nessas variedades, o caule principal se curva para o lado e os galhos assumem o formato de uma taça. Os frutos aparecem em brotos de um ano e em ramos de buquê com um ou dois anos de idade.

Os brotos dessas variedades despertam com dificuldade. Eles também se caracterizam pela fraca ramificação dos brotos. O híbrido de frutificação precoce produz brotos que crescem mais de 1 metro por estação.

Portanto, vale a pena podar os brotos todos os anos. Isso ajudará a manter a copa bem cuidada, melhorará a luminosidade e aumentará a qualidade da colheita. Sem poda, os frutos ficarão pequenos e sem sabor.

Como cuidar de uma ameixeira após o procedimento

A ameixeira-cereja possui certas características. Sua madeira seca rapidamente. Além disso, a planta é suscetível a uma doença chamada podridão branca. Ela se desenvolve com frequência principalmente em árvores danificadas pela geada. Embora a ameixeira-cereja tolere bem a poda, as áreas cortadas devem ser tratadas.

processamento de árvores

As ameixeiras-cereja também costumam apresentar gomose. O problema se localiza em áreas com casca danificada. Outros fatores incluem solo pesado, alta umidade do solo, excesso de esterco ou deficiências de nutrientes. Esses fatores também devem ser levados em consideração ao modelar a copa.

Para podar ameixeiras-cereja velhas, use uma ferramenta afiada, como uma serra ou uma faca. Remova os brotos com muito cuidado. Isso ajudará a evitar ferimentos desnecessários. Em seguida, trate as áreas cortadas com verniz asfáltico ou massa nigrol. Petrolato também pode ser usado.

Erros de iniciante

Jardineiros iniciantes cometem erros comuns ao podar árvores:

  1. Muitas pessoas acreditam que a poda é proibida devido à secreção de goma. No entanto, a poda não prejudica uma árvore saudável. A densidade excessiva da copa reduz significativamente a produtividade, reduz a aeração e promove doenças nas plantas.
  2. Algumas pessoas não podam o suficiente nos primeiros anos porque querem uma colheita rápida. Isso resulta em uma quantidade significativamente menor de frutos.
  3. Às vezes, os jardineiros não selam os cortes após remover galhos grossos. A goma liberada cria um excelente ambiente propício para a proliferação de fungos.

A poda da ameixeira-cereja é um procedimento eficaz que produz excelentes resultados. Seu objetivo é formar uma coroa adequada e remover galhos fracos e doentes. Isso aumenta a produtividade e melhora o sabor da fruta.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata