- Tipos e características das podas de ameixa
- Sanitário
- Rejuvenescedor
- Desbaste
- Formativo
- Quando a poda é recomendada?
- Na primavera
- No verão
- No outono
- Regras básicas para realizar a operação
- Para mudas e ameixas jovens
- Para uma árvore frutífera
- Para a velha ameixa
- Como desenhar uma coroa
- Em forma de tigela
- Em camadas
- Espesso
- Piramidal
- Formação de variedades colunares
- Como podar uma ameixeira alta?
- Preciso aparar os galhos mais baixos da minha ameixeira?
- Como aparar brotos aquáticos?
- Cuidando das ameixas após a poda
Muitos jardineiros se interessam em como podar ameixeiras corretamente. O procedimento varia de acordo com a variedade, o estilo de cultivo e as preferências do jardineiro. O método mais popular é criar uma coroa em camadas. Isso é usado para quase todas as árvores frutíferas, incluindo ameixeiras. Existem também outras opções para modelar os galhos da planta.
Tipos e características das podas de ameixa
Existem vários tipos de poda de árvores, cada um com suas características únicas. Entre eles:
- sanitário;
- rejuvenescedor;
- desbaste;
- formativo.
Sanitário
Procedimento anual obrigatório, especialmente para árvores frutíferas mais velhas. No final da estação, após a colheita e a queda das folhas, remova todos os brotos secos, danificados e doentes. A não observância desta recomendação resultará em doenças mais frequentes, copa densa e redução da produtividade.
Rejuvenescedor
Esta poda é realizada apenas em ameixeiras maduras e frutíferas, com pelo menos 8 anos de idade. Este tipo de poda prolonga a vida útil da planta. No final da estação, ¼ dos galhos da árvore são podados. A poda é realizada em um dos lados. Em 4 anos, uma ameixeira pode estar completamente rejuvenescida.
Importante! Cortar muitos galhos matará a planta, pois ela não terá tempo de se recuperar para a próxima estação.
Desbaste
Após a formação de uma coroa permanente, é necessário desbastar os ramos. O crescimento abundante dos brotos impede que o ar chegue às folhas, retém a umidade e bloqueia a luz solar. Esse ambiente favorece o crescimento de fungos e bactérias putrefativas, que causam doenças na ameixeira. Esse procedimento é realizado após a colheita, com a poda de cada quarto ou quinto broto.

Formativo
Antes que a árvore atinja 2,5 metros, jardineiros iniciantes e experientes modelam a copa. Os galhos são podados para atingir um padrão específico de ramificação. Esse processo começa quando a árvore completa um ano, na primavera, antes que a seiva comece a fluir. O crescimento dos galhos é monitorado durante os primeiros cinco anos. Galhos que crescem na direção errada são podados imediatamente.
Quando a poda é recomendada?
Cada tipo de poda tem seu próprio momento, após o qual a ameixeira se recupera mais rapidamente. O procedimento é realizado na primavera, verão ou outono. A condição dos galhos é monitorada em todo o jardim.
Na primavera
No início da estação, alguns brotos são removidos para dar forma à coroa. Os galhos danificados são podados das ameixeiras mais velhas. A época ideal para este procedimento de primavera é o início de abril, antes que os brotos comecem a se formar.

No verão
A poda de verão tem suas vantagens. A poda é normalmente feita em plantas maduras e frutíferas em julho. No verão, a planta apresenta folhas, o que facilita a identificação de galhos danificados e doentes. Esses galhos costumam apresentar folhagem enrolada e amarelada, além de frutos e brotos que caem e secam. Galhos que apresentam sinais de doenças, como revestimentos acinzentados, manchas pretas e crescimentos, também são removidos.
No outono
A poda sanitária e rejuvenescedora é realizada no final do último mês do verão, após a frutificação. As ameixeiras gastam menos energia na formação de frutos e novos brotos, podendo concentrar toda a sua energia na recuperação após a poda.
Importante! Você não pode podar mais do que ¼ dos galhos de cada vez.
Regras básicas para realizar a operação
Diferentes tipos de poda são usados para ameixeiras jovens, frutíferas e adultas. Durante os primeiros quatro anos de crescimento, as mudas são moldadas e, nos anos subsequentes, a condição da árvore é monitorada e rejuvenescida.

Para mudas e ameixas jovens
Após o replantio de uma ameixeira jovem, a copa é formada a partir do primeiro ano de crescimento. Primeiro, a copa é cortada. Os galhos restantes são encurtados em 1/3. O galho principal deve permanecer mais longo que os galhos de suporte. Isso forma a camada inferior. Para isso, siga os seguintes passos:
- Selecione 3 a 4 galhos que ainda estejam esqueléticos. Os brotos restantes são removidos completamente, até a base do tronco. Evite deixar tocos muito grandes ou fazer cortes em ângulos acentuados.
- Os galhos da primeira fileira são deixados com 30 cm de comprimento.
- O broto central da muda fica 20 cm mais alto que os demais.
- Todos os tocos são cobertos com piche para evitar infecções.
No segundo ano após o plantio, o procedimento é repetido. Para isso, recue 50 cm da camada inferior. Selecione 3 a 4 brotos esqueléticos e encurte-os para 30 cm. Corte o ramo apical em 10 cm. Isso forma a segunda camada. No terceiro ano, a terceira camada é estabelecida.
Importante! Durante cada operação, remova os brotos e os ramos concorrentes.
Para uma árvore frutífera
Após quatro anos de vegetação, a formação da copa cessa. Este procedimento é realizado para sanitização e melhoria da condição da árvore. Todos os galhos secos, quebrados e friccionados são removidos. Os galhos que crescem acima do broto central, aprofundando-se na copa, são chamados de rebentos.

Isso aumenta a qualidade e a quantidade da frutificação. Este procedimento é realizado duas vezes por estação: na primavera, antes da formação dos botões, e no outono, após a colheita. Para as ameixas amarelas, a formação da coroa é prolongada por um ano.
Para a velha ameixa
Árvores com mais de 8 anos passam por tratamentos de rejuvenescimento. Isso envolve a poda de ¼ dos galhos por 4 anos consecutivos. Eles são encurtados em 10 a 15 cm, e brotos, galhos quebrados, danificados, secos e doentes são removidos. Uma ameixeira que precisa de rejuvenescimento apresenta alguns sinais:
- os rendimentos das colheitas estão diminuindo;
- o número de brotos frutíferos diminui;
- os frutos estão localizados principalmente na parte superior da ameixa;
- o número de filiais anuais diminui.
Como desenhar uma coroa
Dependendo da variedade e da preferência do jardineiro, as ameixeiras são moldadas em diferentes tipos de copas:
- em forma de xícara;
- em camadas;
- arbusto;
- piramidal.
O procedimento é diferente para variedades colunares. O objetivo é manter o porte anão da ameixa para facilitar a colheita.
Importante! A formação adequada da copa aumenta a produtividade e facilita o cultivo da ameixeira.
Em forma de tigela
Este tipo de copa pode ser alcançado limitando o crescimento do ramo central. Ele é encurtado em 30 cm anualmente. A ameixeira dedica toda a sua energia à formação dos ramos laterais. Gradualmente, os ramos da árvore assumem uma aparência em forma de tigela. Isso permite que a árvore permaneça baixa, facilitando a colheita e o manuseio sem a necessidade de equipamentos desnecessários. Além disso, a folhagem recebe o máximo de luz, aumentando a produção de frutos.
Em camadas
Esta opção envolve a criação de quatro camadas separadas na ameixeira. O sistema em camadas é o mais popular para árvores frutíferas. Para executar este procedimento corretamente, siga um algoritmo específico:
- Eles retêm o broto central até o 4º ano de vegetação.
- Em cada camada, 3-4 brotos esqueléticos são preservados.
- Todos os outros ramos são removidos.
- No 5º ano, o ramo principal é encurtado para aumentar o crescimento dos ramos anuais.

Espesso
Raramente é usado para ameixas. Tem suas vantagens em regiões frias:
- retém o calor dentro da coroa durante toda a estação;
- o baixo crescimento da árvore não requer equipamentos especiais para trabalho e colheita;
- circulação de ar adicional no interior dos galhos, evitando a formação de podridões e fungos;
- ocupa pouco espaço.
Este esquema de poda envolve encurtar o broto principal o máximo possível. Uma árvore compacta ocupa pouco espaço no jardim. A energia da planta é concentrada na produção de ramos laterais.
Piramidal
Árvores com este tipo de copa não crescem muito. Durante os três primeiros anos, o ramo principal da estrutura é podado. Os ramos mais longos devem ser formados na primeira fileira, mais curtos na segunda fileira do que na primeira, e mais curtos na terceira fileira do que na segunda. A partir do quarto ano, galhos irregulares e rebentos são monitorados, e o formato da copa é mantido.
Formação de variedades colunares
Essas variedades de ameixa estão ganhando popularidade devido ao seu tamanho compacto e copa estreita. O padrão de ramificação da árvore é geneticamente determinado. Não há necessidade de aparar os galhos. Podas sanitárias, desbaste e rejuvenescimento são realizadas anualmente.

As ameixas colunares são cultivadas como plantas ornamentais. Elas encantam com suas flores abundantes na primavera e produzem frutos suficientes para consumo in natura. Não são adequadas para cultivo comercial, pois não produzem altos rendimentos.
Como podar uma ameixeira alta?
Se você não trabalhar na modelagem da copa de uma ameixeira jovem desde o início, ela pode atingir 8 metros de altura no quinto ano. Isso complica a colheita e a manutenção da árvore. Para melhorar a qualidade da árvore, é necessário encurtar o broto central. Se a ameixeira tiver menos de 10 anos, esse procedimento é realizado em uma única estação. Para fazer isso:
- O ramo central é cortado em um comprimento de 2,5 m.
- Os brotos laterais são encurtados para o mesmo comprimento.
- Remova brotos, galhos danificados, secos e quebrados.
- Todos os cortes são selados com piche de jardim.
Na próxima estação, a ameixeira começará a desenvolver ramos laterais e a produzir mais frutos. Para plantas com mais de 10 anos, esse processo é realizado gradualmente. Dentro de 3 a 5 estações, a ameixeira atingirá um tamanho aceitável. Para isso, os ramos centrais e esqueléticos são encurtados em 30 cm a cada ano. Ao mesmo tempo, é realizado um tratamento sanitário.
Importante! Ameixas altas produzem uma colheita menor.
Preciso aparar os galhos mais baixos da minha ameixeira?
Os jardineiros têm uma regra. Todos os galhos abaixo dos brotos principais são removidos. Isso também se aplica aos brotos basais. Todos os galhos são removidos completamente. As áreas cortadas são seladas com piche. Este procedimento é realizado todos os anos no início e no final da estação. Todos os brotos excedentes absorvem parte da energia que a ameixeira usaria para formar frutos.
Como aparar brotos aquáticos?
Os sugadores de água são ramos verticais que não dão frutos. Eles são podados ao longo da estação, reduzindo a produtividade. Muitos jardineiros preferem cultivar esses ramos horizontalmente. Isso estimula a frutificação. Isso é feito com o uso de cordas de sustentação e pesos presos aos sugadores de água.

O crescimento ativo dos ramos verticais começa após a poda. Aumentar significativamente o número deles engrossa a copa, extrai seiva da ameixeira e reduz a produtividade.
Cuidando das ameixas após a poda
Para ajudar as ameixeiras a se fortalecerem após a poda, certos procedimentos são necessários. Para o novo crescimento, elas precisam de nutrientes adicionais. Os cuidados incluem o seguinte:
- Todas as áreas cortadas são cobertas com piche de jardim, solução verde brilhante e sulfato de cobre para evitar que a infecção se alastre pela casca.
- São aplicados fertilizantes minerais contendo nitrogênio, fósforo e potássio. Os fertilizantes nitrogenados são usados somente após a poda de primavera.
- Regue a ameixeira ao redor do tronco. Use de 4 a 6 baldes de água por planta jovem e de 8 a 10 baldes por planta madura e frutífera.
- O círculo do tronco da árvore é coberto com palha, musgo, aparas de madeira e grama picada.












Isso é realmente tão crítico? Sempre removi apenas galhos mortos e certamente não modelei a copa, pois ela cresce normalmente sem ela e fica exatamente como nas fotos do artigo.
Como o acesso aéreo poderia ser reduzido ou a produtividade poderia ser afetada? Na verdade, a cobertura vegetal não é tão densa ali.
Bom, essa é minha opinião e pode estar errada, mas não vou discutir.