- História do melhoramento genético da ameixa cereja Kubanskaya Kometa
- Prós e contras: vale a pena plantar no seu jardim?
- Variedades da variedade
- Descrição e características da cultura
- Dimensões da árvore
- Polinizadores e floração
- Tempo de maturação e colheita
- Avaliação de degustação e âmbito de aplicação de frutas
- Suscetibilidade a doenças e pragas
- Podridão cinzenta
- Fluxo gengival
- Ferrugem
- Mancha marrom
- Besouro da casca da fruta
- Besouro-da-casca-cigano-ocidental
- Bicho-da-seda
- Traça-da-maçã
- Resistência à geada
- Regras de pouso
- Prazos recomendados
- Escolhendo um local adequado
- Quais culturas podem e não podem ser plantadas próximas às ameixas cereja?
- Algoritmo de aterrissagem
- Cuidados subsequentes com a cultura
- Rega
- Aparar
- Fertilização
- Abrigo para o inverno
- Como propagar a ameixa cereja Kuban Comet
- Por vacinação
- Estacas verdes
- Sugadores de raiz
Embora a ameixa-cereja seja conhecida e cultivada há muito tempo em muitas regiões, sua parente próxima, a ameixa, continua mais popular. No entanto, a ameixa-cereja não é pior e, em alguns aspectos, até a supera. Por exemplo, é mais resistente a doenças. Uma boa variedade de ameixa-cereja é a Kubanskaya Kometa.
História do melhoramento genético da ameixa cereja Kubanskaya Kometa
O híbrido de ameixa cereja Kubanskaya Mechta foi desenvolvido no século XX. Em 1987, foi adicionado ao Registro Estadual de Culturas Destinadas ao Cultivo nas Regiões Noroeste, Baixo Volga e Central. O híbrido foi criado a partir do cruzamento da ameixa cereja Pionerka com a ameixa chinesa Skoroplodnaya.
Prós e contras: vale a pena plantar no seu jardim?
A ameixa-cereja tem muitas semelhanças com a ameixa-cereja. Até as vantagens e desvantagens dessas duas culturas são semelhantes.
Vantagens do cultivo de ameixa cereja:
- Boa imunidade a doenças de frutas de caroço.
- O rendimento é estável todos os anos.
- Os frutos amadurecem em massa.
- A ameixa cereja não cai quando está totalmente madura.
- A casca é densa e não racha durante o armazenamento e o transporte.
- Se você colher frutas verdes, elas ainda amadurecerão.
- Os frutos são grandes.
- As qualidades de sabor são altas.
A variedade Kubanskaya Mechta não apresenta muitas desvantagens. Vermes são frequentemente encontrados nos frutos. Embora a resistência a doenças seja boa, a árvore é frequentemente atacada por insetos. Os ovários precisarão ser desbastados a cada primavera. Caso contrário, os frutos serão pequenos. A tolerância da planta à seca também é moderada.

Variedades da variedade
A variedade de ameixa cereja russa é caracterizada por sua resistência à geada e à seca. A árvore é baixa; se não for podada, seus galhos podem atingir o solo. Floresce cedo, a partir do final de abril. As ameixas maduras têm uma cor bordô intensa e são arredondadas. Têm um sabor único com um toque de damasco.
Outra variedade é a ameixa cereja Vladimirskaya Kometa. Esta variedade possui uma copa larga, porém pouco ramificada.
Os frutos são redondos, ligeiramente pontiagudos na base. A casca tem uma rica tonalidade bordô. O interior é de um âmbar profundo. A colheita amadurece cedo, e os primeiros frutos maduros podem ser colhidos da árvore já em julho.
Descrição e características da cultura
Antes de comprar uma muda, você precisa estudar todas as suas características e uma descrição detalhada.

Dimensões da árvore
A árvore é pequena, atingindo até 3 metros de altura. Sua copa é robusta e extensa. A aparência lembra um arbusto muito alto. Galhos velhos e secos são substituídos por galhos jovens com numerosos botões florais. A madeira é flexível, evitando que galhos carregados de frutos se quebrem.
Polinizadores e floração
A ameixeira-cereja Kubanskaya Mechta possui inflorescências pequenas e brancas. Floresce abundantemente em maio, com toda a árvore coberta de flores. Esta variedade é parcialmente autofértil. Isso significa que, sem polinizadores por perto, a árvore dará frutos, mas a produção será menor.
Tempo de maturação e colheita
Esta é uma variedade de maturação precoce. Os primeiros frutos maduros podem ser colhidos da árvore já na segunda década de julho. O período de maturação mais tardio é o final de agosto.
É melhor colher as ameixas-cereja imediatamente, em vez de esperar até que comecem a cair da árvore. Isso deve ser feito de manhã cedo, em um dia quente e seco. Isso ajudará as ameixas-cereja a durar mais.
Avaliação de degustação e âmbito de aplicação de frutas
Os frutos maduros são pequenos, pesando até 31 g. Seu formato é oval-oblongo. A casca tem uma bela tonalidade bordô e uma camada cerosa. Eles têm um sabor excelente, recebendo uma nota de degustação de 4,7 de 5.
Na culinária, as ameixas-cereja têm uma ampla gama de usos. São usadas para fazer compotas, geleias e assados.
Suscetibilidade a doenças e pragas
A ameixeira-cereja Kubanskaya Mechta é imune a algumas doenças de frutas com caroço. No entanto, é possível que as árvores adoeçam em condições desfavoráveis de cultivo.

Podridão cinzenta
A doença é caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras nos frutos. Elas se deformam gradualmente, embora permaneçam como frutos por muito tempo. Para tratar a ameixeira-cereja contra a podridão, use produtos como Topsin-M, Horus ou Skor. Os remédios populares incluem a pulverização com uma solução de mostarda em pó ou sal de cozinha e cinzas de madeira.
Fluxo gengival
Gotas pegajosas e de cor âmbar — goma — podem ser vistas no tronco ou no fruto da cerejeira. Fungos ou bactérias penetram nas feridas e desencadeiam a secreção excessiva dessa substância. Esta doença é causada por cuidados inadequados. As árvores devem ser podadas apenas com tesouras de poda afiadas e esterilizadas. Não se esqueça de fertilizar e regar regularmente. A manutenção da área ao redor do tronco também é importante.
Ferrugem
Quando a ferrugem aparece nas folhas, pequenas manchas alaranjadas aparecem. No outono, as folhas são arrancadas e queimadas, e o solo ao redor do tronco da árvore é arrancado. Na primavera, as árvores são tratadas com calda bordalesa.

Mancha marrom
Manchas enferrujadas com bordas pretas aparecem nas folhas. As folhas ficam amarelas e caem prematuramente. A folhagem das plantas afetadas é arrancada e destruída. Na primavera, as árvores são pulverizadas com calda bordalesa ou com o preparado "Hom".
Besouro da casca da fruta
Os besouros roem a casca, causando gomose e ressecamento dos galhos. Para controlá-los, as árvores são tratadas com pesticidas. A poda sanitária é realizada a cada outono. O solo ao redor do tronco é solto a uma profundidade de 15 cm.
Besouro-da-casca-cigano-ocidental
A praga é encontrada principalmente em mudas jovens. Pulverizar as plantas com pesticidas ajudará a se livrar do inseto. No outono, faça podas sanitárias e solte o solo.

Bicho-da-seda
Esta é uma grande mariposa noturna que deposita seus ovos em cerejeiras. As árvores devem ser inspecionadas regularmente em busca de ovos, e quaisquer folhas encontradas devem ser destruídas imediatamente.
Traça-da-maçã
A pulverização com Karbofos, Lepidocid ou Intavir ajuda a controlar a traça-da-maçã. As plantas são tratadas antes da floração. Um segundo tratamento é administrado na segunda dezena de julho.
Resistência à geada
A resistência à geada é boa. Se você cobrir o solo com cobertura morta, a árvore sobreviverá até mesmo a uma queda brusca de temperatura.

Regras de pouso
Antes de plantar uma muda, você precisa decidir imediatamente o local e começar a prepará-la com várias semanas de antecedência.
Prazos recomendados
A melhor época para plantar mudas de ameixa-cereja é na primavera, quando o solo está completamente aquecido. É melhor preparar o local no outono ou algumas semanas antes do plantio na primavera. Arar o solo e adicionar esterco bem curtido. Arrancar as ervas daninhas que estiverem crescendo.
Escolhendo um local adequado
É melhor escolher locais protegidos de ventos fortes. Devem ser áreas ensolaradas com solo fértil. Plantar mudas em solo ácido não é recomendado. Antes do plantio, o solo deve ser desacidificado com cal ou dolomita.

Quais culturas podem e não podem ser plantadas próximas às ameixas cereja?
O que pode ser plantado ao lado de uma muda:
- ameixa;
- damasco;
- pêssego;
- ameixa cereja;
- marmelo;
- bérberis;
- espinheiro;
- viburno;
- mirtilo;
- corniso;
- espinheiro-marinho;
- avelã.
Não é aconselhável plantar macieiras, pereiras, nogueiras, cerejeiras e cerejeiras doces ao lado de ameixeiras-cereja.

Algoritmo de aterrissagem
Plantar uma muda de ameixa cereja não é muito diferente de plantar qualquer outra árvore frutífera.
O processo de plantio de uma muda:
- Cave um buraco com 70 cm de profundidade e 90 cm de largura.
- Adicione material de drenagem no fundo.
- Coloque a muda no solo e cubra-a com terra.
- Compacte o solo ao redor do tronco.
Regue generosamente. Você também pode fincar uma estaca perto do tronco e amarrar a muda a ela. Isso dará suporte em caso de ventos fortes.
Cuidados subsequentes com a cultura
Após plantar uma muda, não se esqueça dos cuidados. Embora as árvores frutíferas sejam frequentemente negligenciadas, isso não significa que essa seja a abordagem correta. O cuidado regular com a ameixeira-cereja pode aumentar a produtividade.

Rega
A temporada de rega da cerejeira dura cerca de um mês, de junho a julho. Durante esse período, a árvore é regada duas vezes ao dia — de manhã e à noite. Cada planta deve receber aproximadamente 2 litros de água. Em agosto, a rega é interrompida. Se isso continuar, os brotos continuarão a crescer vigorosamente e congelarão no inverno. Use apenas água morna para regar. Água fria pode causar doenças fúngicas.
Aparar
Não se esqueça da poda. A modelagem da copa é realizada imediatamente após o plantio. Os ramos laterais são podados da muda, deixando apenas 3 a 4 dos maiores. Em seguida, o ponto de crescimento superior é podado. A copa é remodelada a cada 3 a 4 anos.
A poda de verão visa regular o crescimento e o desbaste dos galhos. As árvores precisam ser desbastadas para garantir frutos grandes e luz suficiente para o amadurecimento.
É aconselhável realizar uma poda sanitária a cada outono. Remova todos os galhos doentes, mortos e danificados.

Fertilização
A primeira aplicação de fertilizante ocorre antes da brotação. O nitrogênio é usado para esse fim. Quando os brotos dos frutos começam a se formar, o solo é fertilizado com potássio e fósforo. Antes do início do tempo frio, esterco podre é adicionado ao solo. Ao longo da estação, juntamente com fertilizantes orgânicos, são adicionados cinzas de madeira, solução de excrementos de pássaros e farinha de dolomita, e a árvore é regada com infusões de ervas daninhas.
Abrigo para o inverno
As ameixeiras-cereja são resistentes à geada, portanto, não é necessária proteção no inverno. Você pode simplesmente cobrir o solo ao redor do tronco com cobertura morta e envolver a parte inferior do tronco com várias camadas de estopa. Ao cultivar em regiões com invernos amenos, essas medidas são desnecessárias.
Como propagar a ameixa cereja Kuban Comet
Existem três maneiras de propagar a ameixeira-cereja: enxertia, estacas e rebentos de raiz.

Por vacinação
As ameixeiras-cereja são enxertadas na primavera, quando o clima está quente. É melhor enxertar estacas de ameixeira-cereja em ameixeiras. As estacas são colhidas no outono. Durante o inverno, elas são armazenadas em um porão ou geladeira.
O rebento é podado até restar apenas 3 a 4 gemas, e todos os ramos inferiores do porta-enxerto devem ser aparados. Usando uma tesoura de poda, corte o caule do porta-enxerto e faça um corte horizontal de aproximadamente 4 cm.
Faça um corte horizontal na parte inferior do enxerto. Insira o enxerto no porta-enxerto. Envolva o local do enxerto com fita isolante ou bandagem elástica.
Estacas verdes
As estacas para propagação são preparadas em julho. Para acelerar a formação de raízes, a parte inferior da estaca é tratada com estimulantes de crescimento.
As mudas são plantadas no solo a uma profundidade de 2 a 3 cm sob uma estufa. Assim que as mudas criarem raízes, o filme plástico é levantado em dias quentes para permitir que as mudas "respirem". A estufa deve ser deixada no local durante o inverno e removida na primavera, quando o clima esquenta.
Sugadores de raiz
Este é o método mais simples de propagação da ameixeira-cereja. São selecionados os brotos mais fortes e saudáveis de árvores produtivas. É importante que eles não cresçam muito perto do tronco. O broto é desenterrado e a raiz é podada a uma distância de 15 cm da planta-mãe. A área ao redor de ambas as plantas é coberta com piche. Os brotos são então plantados no solo como mudas comuns.











