- Descrição e características da ameixa
- Histórico de seleção
- Principais características da variedade
- Resistência à seca e robustez no inverno
- Polinizadores
- Viajante
- Nesmeyana
- Vitba
- Asaloda
- Mara
- Um presente para São Petersburgo
- Período de floração
- Tempo de maturação
- Produtividade e frutificação
- Resistência a doenças e pragas
- Como plantar corretamente
- Requisitos para a localização
- Preparando o local e a cova
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Recomendações para escolha de prazos
- Vizinhos aceitáveis e inaceitáveis
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Preparando-se para o inverno
- Aparar
- Formativo
- Regulatório
- Solidário
- Sanitário
- Cuidando do círculo do tronco da árvore
- Prós e contras da variedade
- Doenças e pragas
- Pulgão
- Mosca-serra
- Roedores
- Moniliose
- Polistigmose
- Clusterosporíase
- Pernas grossas
- Traça-da-maçã
- Colheita e armazenamento
- Dicas de jardineiros experientes
Culturas resistentes à geada são plantadas nas regiões do norte da Rússia, incluindo a variedade de ameixa cereja Naydena. Esta árvore híbrida produz frutos agridoces, característicos de uma variedade precoce. A planta pertence ao grupo das ameixas de jardim, mas é autoestéril. Essa característica confere à Naydena qualidades culinárias versáteis. Os frutos adquirem diferentes tonalidades, bem como doçura ou acidez, de variedades vizinhas.
Descrição e características da ameixa
Esta árvore frutífera atinge uma altura média de 2,5 a 3 metros. Seu tronco cinza-acinzentado apresenta uma copa plana e arredondada com brotos de crescimento orgânico de folhagem média. Cada folíolo oval é ligeiramente pontiagudo na base. Comparada a outras variedades, a ameixa Nayden tem um corte modesto, mas sua beleza plena se manifesta durante a época de floração e frutificação.
Os belos frutos da variedade Naydena amadurecem em cachos densos, cada um pesando até 30 gramas. O fruto oval tem casca firme e polpa laranja-vivo. A ameixa não possui sulco ventral e sua aparência é perfeita — um tom uniforme de bordô profundo ou violeta-avermelhado, com um revestimento ceroso brilhante. O caroço marrom está firmemente assentado no centro da polpa fibrosa. O fruto tem um aroma frutado e quente, com notas de abrunho e ameixa-cereja-da-montanha.
Histórico de seleção
A variedade de ameixa cereja Nayden foi criada em 1986 na Crimeia, com a fase de seleção realizada por criadores da Crimeia e da Bielorrússia. O experimento foi conduzido com Skoroplodnaya chinesa e ameixa de sobremesa russa Isso resultou no desenvolvimento de uma cultivar robusta chamada ameixa cereja de Nayden. Em 1993, foi adicionada ao Registro Estadual e começou a se espalhar pela Rússia, Bielorrússia e Ucrânia.

Principais características da variedade
As características da ameixeira-cereja de jardim são sua adaptabilidade; é esse aspecto que atrai a atenção de jardineiros nas regiões noroeste e central da Rússia. A descrição da variedade Naydena destaca seus pontos fortes: resistência ao inverno, tolerância à seca e polinização.
Resistência à seca e robustez no inverno
A variedade de ameixa Nayden tem maior imunidade a baixas temperaturas; sua casca espessa e densa e seu extenso sistema radicular suportam facilmente invernos longos, outonos frios e primaveras tardias. No entanto, apesar de sua resistência ao inverno, é mais fraca em regiões mais quentes. Portanto, sua tolerância à seca é considerada moderada.
Polinizadores
A polinização é crucial para a variedade de ameixa Nayden. Por ser autoestéril, produz uma alta produtividade em detrimento de variedades de ameixa vizinhas, como Puteshestvennitsa, Nesmeyana, Vitba, Asaloda, Mara e Podarok Sankt-Peterburgu.
Viajante
A ameixa cereja Puteshestvennitsa é biológica e fisiologicamente semelhante à variedade Naydena, com a única diferença de ser autopolinizadora. Produz frutos de maturação precoce, muito suculentos e doces. A floração ocorre nos primeiros dez dias de abril, e a colheita ocorre em meados de julho, que também é a mesma época.

Nesmeyana
A variedade Nesmeyana, precoce e autoestéril, pode ser adicionada à companhia de Puteshestvennitsa. Ela também depende da polinização e é plantada com outras variedades para realçar suas qualidades de sobremesa. Seus frutos são caracterizados por uma leve acidez.
A colheita é de maturação precoce, por isso contém mais acidez orgânica do que açúcar, o que é agradável ao paladar e reduz o excesso de doçura.
Vitba
A ameixa Vitba é parente da ameixa cereja Nayden. Suas origens estão ligadas ao Instituto Bielorrusso de Pesquisa em Fruticultura, onde uma variedade híbrida foi criada a partir do cruzamento de uma ameixa chinesa com uma ameixa cereja comum. Esta árvore de jardim se distingue por sua resistência a doenças fúngicas, o que permite o pleno desenvolvimento de brotos e raízes. A Vitba apresenta frutos redondos e elegantes, de densidade média e polpa macia, da qual o caroço é facilmente removido.
Asaloda
A variedade de ameixa Asaloda é autoestéril, produzindo frutos vermelho-púrpura com sabor agradável. Seu crescimento rápido é semelhante ao das variedades anteriores; após apenas dois a três anos, a árvore produz frutos com 25 gramas. É particularmente importante que a Asaloda seja uma planta produtiva e resistente ao inverno.

Mara
De acordo com a descrição, a variedade de ameixa Mara é uma planta vigorosa, com copa extensa e frutos de tamanho médio, pesando 23 g. O período de floração da Mara é semelhante ao da ameixa cereja Nayden, mas difere no tempo de frutificação. Esta variedade é de produção tardia, com colheita em setembro. O fruto tem polpa solta e um agradável sabor agridoce.
Um presente para São Petersburgo
A cultivar híbrida de ameixa "Podarok Sankt-Peterburgu" compartilha as mesmas raízes da "Naidena". Duas variedades de ameixa foram utilizadas no processo de melhoramento genético da Crimeia: a ameixa chinesa "Skoroplodnaya" e a ameixa cereja "Pionerka". Esta ameixa de jardim é resistente à geada e produz frutos pequenos, pesando 12 g. A casca do fruto é fina e a polpa é agradavelmente doce e ácida; é frequentemente usada para fazer conservas e geleias.
Período de floração
Jardineiros relatam que a ameixeira-cereja Nayden começa a florescer nos primeiros dez dias de abril. Durante esse período, a coroa fica coberta de flores brancas com pétalas arredondadas. Um estame com uma antera amarela brilhante é visível no centro — a floração harmoniosa dura cerca de oito dias. Notavelmente, as folhas, durante esse período, parecem esperar sua vez, que chega um pouco mais tarde.

Tempo de maturação
A estação de crescimento dura de 2 a 3 anos, após os quais a ameixa está pronta para dar frutos. Em meados de julho, os frutos adquirem um formato apetitoso, a polpa é suculenta e a casca protege firmemente todo o néctar. Eles se agarram firmemente aos galhos e raramente caem. A maturação continua até setembro.
Produtividade e frutificação
Uma única árvore rende de 60 a 100 kg de frutos inteiros, dependendo da região: as regiões do sul têm mais tempo para amadurecer, enquanto as do norte têm menos. Se a colheita não for feita a tempo, os frutos amadurecem demais, os caules perdem a firmeza e as ameixas perdem a aparência e caem.
Resistência a doenças e pragas
A saúde da ameixeira-cereja de jardim depende de sua resistência inerente a doenças fúngicas e pragas. A Naidena apresenta altos índices. A variedade possui um forte sistema imunológico, e a pulverização precoce facilita o combate a borboletas e besouros que depositam suas larvas nas folhas.

Como plantar corretamente
A árvore frutífera é pouco exigente quanto às condições de plantio, mas certas práticas agrícolas devem ser levadas em consideração.
Requisitos para a localização
Mudas de ameixeira prosperam em uma variedade de solos, mas plantá-las em áreas com solo encharcado não é recomendado. É melhor plantá-las em solo com uma pequena quantidade de argila e areia. Ao plantar em um jardim, a ameixeira-cereja Naydena deve ser plantada em uma encosta voltada para o sul, com o lado norte protegido por árvores ou um muro branco. Isso protegerá a planta de ventos fortes e correntes de ar, além de fornecer luz e calor suficientes.

Preparando o local e a cova
O sistema radicular da ameixeira não é muito extenso; cavar um buraco de 80 cm de profundidade e 70 cm de diâmetro é suficiente. Se o solo for argiloso, prepare o buraco cavando-o e preenchendo-o novamente. Cubra-o com um tecido grosso e respirável. Deixe-o lá até a primavera.
Como selecionar e preparar material de plantio
Mudas de alta qualidade são vendidas no outono; sua vida útil é de 1 a 2 anos. Você precisa selecionar com base no sistema radicular e na coroa; o tronco não deve estar seco ou rachado. Raízes úmidas indicam que a planta está em boas condições. Após a compra, o material de plantio deve ser armazenado em um porão com temperatura de 0 a 5 graus Celsius durante todo o inverno.
Diagrama de plantio
Na primavera, abra o buraco e cave o solo para permitir o plantio solto. Forme um monte no fundo e distribua cuidadosamente as raízes da planta jovem sobre ele. Preencha com terra, compacte e regue generosamente com água morna. Depois de um tempo, solte o solo ao redor da ameixa-cereja.
Recomendações para escolha de prazos
Nas regiões do sul, onde os invernos são amenos e não há geadas severas, recomenda-se plantar ameixeiras no outono — em outubro. Em climas do norte, a melhor época é a primavera — em abril —, quando as raízes se adaptam e se fortalecem antes da chegada do frio.
Vizinhos aceitáveis e inaceitáveis
Se você planeja plantar outras culturas no jardim, a ameixa-cereja Nayden prospera junto com groselhas, groselhas e macieiras. Ela não se desenvolve bem com outras plantas.

Instruções de cuidado
Não é aconselhável negligenciar os cuidados com a ameixa cereja Nayden, pois disso dependem a época de crescimento, a qualidade dos frutos e a vida útil da planta.
Modo de rega
Em verões quentes, as ameixeiras precisam ser regadas duas vezes por mês; em verões frios, apenas uma vez. Para um cuidado mais delicado, você pode pré-aquecer a água ao sol — dois baldes são suficientes.
Cobertura superior
Antes do plantio, o solo foi suplementado com compostos benéficos, portanto, fertilização adicional não é recomendada. Após a primeira colheita, aplique fertilizantes na primavera e no outono. Fertilizantes orgânicos são usados em ambas as estações; fertilizantes minerais e complexos são adequados para a primavera.
Preparando-se para o inverno
A variedade de ameixeira-cereja Nayden requer poda e cuidados preventivos. As áreas mortas e secas são removidas da superfície da árvore, e o tronco e os galhos são caiados duas vezes. As ameixeiras-cereja jovens são cobertas com estopa ou papel grosso.
Aparar
De acordo com a descrição da ameixa Nayden, a árvore é baixa, com copa média, exigindo pouca poda. A poda é feita para garantir o desenvolvimento uniforme de todas as partes — raízes, tronco, folhas e frutos. Com muitos brotos e folhagem abundante, a produtividade será a primeira a sofrer.

Formativo
Para dar à coroa da variedade de ameixa cereja Nayden um formato orgânico, semelhante a uma "tigela", seus brotos principais são podados ao longo de 5 anos, em março.
Regulatório
Se os brotos ou brotos começarem a se curvar para dentro, eles devem ser podados em março. Se a coroa da ameixeira-cereja se desenvolver sem densidade excessiva, não será necessária nenhuma poda adicional.
Solidário
Em junho de cada ano, os brotos jovens são cortados em 10 cm, o que os estimula a ramificar-se, resultando na formação de brotos mais frutíferos.
Sanitário
É importante limpar o tronco da ameixeira, removendo galhos secos, quebrados e fracos antes do inverno, no final de outubro. Repita o procedimento na primavera.
Cuidando do círculo do tronco da árvore
Além disso, é preciso ter cuidado ao redor do tronco da árvore, desenterrando-o periodicamente. Isso deve ser feito com cuidado, pois as raízes da ameixeira-cereja Nayden são muito retorcidas. Dois dias após a rega, cubra a área com cobertura morta e coloque serragem ou feno ao redor para manter a umidade, enriquecer o solo e evitar o crescimento de ervas daninhas.

Prós e contras da variedade
A variedade de ameixa Alycha Nayden tem muitas vantagens, incluindo:
- variedade de maturação precoce;
- floração abundante;
- curta estação de crescimento - frutificação em 2-3 anos;
- alta resistência à geada;
- bom rendimento;
- belos frutos de maturação uniforme;
- qualidades de sabor universais.
As desvantagens da ameixa Nayden incluem:
- resistência média à seca;
- demandas no site;
- autoesterilidade.
Doenças e pragas
Doenças fúngicas danificam a casca, as folhas e os brotos da variedade de ameixa cereja Nayden. Além das doenças, as culturas hortícolas também são atacadas por pragas.

Pulgão
Pulgões-da-ameixa são uma praga que infesta as folhas inferiores das ameixeiras. Para tratar essas áreas, use soluções como "Karbofos" ou "Sumithion".
Mosca-serra
Uma lagarta que se alimenta de inflorescências e frutos é chamada de mosca-serra. Essa praga pode ser controlada com Cyanox, Rogor e soluções de Karbofos ou Clorofos. A pulverização é feita antes da floração.
Roedores
Os roedores se alimentam das raízes e troncos da ameixeira-cereja Nayden, mais frequentemente no final do outono e no inverno. Para proteger a árvore frutífera, sua parte inferior é coberta com palha, papel, galhos de abeto ou pedaços de tecido embebidos em creolina.
Moniliose
Em caso de moniliose, a planta é pulverizada com fungicidas e as áreas afetadas são removidas: caules, folhas, casca.
Polistigmose
A polistigmose afeta as folhas da cerejeira, causando o aparecimento de manchas queimadas. Fungicidas são usados para tratamento ou prevenção, sendo recomendada a pulverização dos ramos mais altos para os mais baixos.

Clusterosporíase
Para prevenir o clasterosporium, as ameixas de jardim são tratadas com calda bordalesa.
Pernas grossas
Um inseto semelhante a uma mosca danifica os caroços da variedade Nayden. Os ataques em massa da broca-da-ameixa ocorrem uma semana após a floração. Durante esse período, todas as partes da ameixeira devem ser pulverizadas com inseticidas.
Traça-da-maçã
Os inseticidas também ajudam a combater a traça-da-maçã, que se alimenta de folhas e frutos. Este inseto é inicialmente uma larva, depois uma lagarta e, por fim, uma borboleta.
Colheita e armazenamento
A colheita da ameixa Naidena deve ser feita na hora certa; os frutos suculentos são usados para fazer sobremesas e conservas para o inverno. Quando fresco, pode ser armazenado na geladeira por até duas semanas.

Dicas de jardineiros experientes
Se o solo estiver muito argiloso, adicione 10 cm de cascalho, argila expandida ou fragmentos de tijolo ao fundo. Prepare solo adicional separadamente com areia, terra preta e húmus e transfira para o buraco. Espalhe 300 g de cinza de madeira e superfosfato por cima e misture tudo bem.
A variedade de ameixa Nayden não gosta de fertilização constante ou regas frequentes, por isso jardineiros experientes recomendam adotar medidas preventivas com base na fertilidade do solo e no clima da região. A árvore também aprecia cuidados pré-inverno: poda, remoção de ervas daninhas e frutos podres, além de escavação.











