Por que é preciso borrifar tomates com iodo? Receitas para alimentá-los e tratá-los.

Muitos jardineiros se interessam pelos benefícios e pela tecnologia da pulverização de iodo em tomates. Este tipo de fertilizante é essencial em muitas regiões da Rússia. A deficiência de iodo foi identificada nos solos de Tuva, Transbaikalia, Urais, Chuváchia e na região do Alto Volga. Aplicações radiculares e foliares fornecem aos tomates este importante micronutriente.

Como o iodo é benéfico para os tomates?

Durante a estação de crescimento, ocorrem processos fisiológicos no tecido do tomateiro. O iodo está envolvido em alguns desses processos (síntese de proteínas e aminoácidos, fotossíntese e metabolismo do nitrogênio). Jardineiros se perguntam se a tintura de iodo pode ser usada em estufas (ou hortas) para fertilizar tomates. Nem todos entendem por que as plantas precisam dela.

Auxilia na absorção de nutrientes

O iodo não é um fertilizante. Os efeitos deste elemento natural nas plantas são pouco estudados. Jardineiros têm reconhecido o papel do produto como catalisador na absorção de nutrientes e descobriram que ele ativa as defesas das plantas.

O iodo é encontrado no solo como sais. É abundante em chernozem, solo vermelho e solo castanho. Deficiências são observadas em sierozem, solonetz e solo marrom. Conhecer o tipo de solo do seu jardim pode ajudar a determinar se seus tomates precisam de suplementos de iodo.

Melhora a qualidade da fruta

Jardineiros notaram que regar mudas de tomate com iodo melhora o sabor da fruta. Elas amadurecem mais rápido e os brotos abrem mais cedo. O iodo, encontrado nos tecidos da fruta, é benéfico para a saúde humana. É essencial para o funcionamento normal da glândula tireoide.

alimentando tomates

Ajuda a combater doenças

O produto é um poderoso antisséptico. Possui forte efeito bactericida. Os principais usos deste produto farmacêutico na horticultura amadora são:

  • tratamento de sementes;
  • prevenção de doenças fúngicas e virais.

Sinais de deficiência de iodo

Não há definições claras de deficiência de iodo em tomates. Todas as conclusões são baseadas em observações de produtores amadores de vegetais. Segundo eles, os seguintes sinais indicam a necessidade de suplementação de iodo:

  • frutificação tardia;
  • arbustos de tomate com caules finos;
  • cor pálida das folhas;
  • mudas enfraquecidas e doentes;
  • sintomas de doenças fúngicas que indicam claramente um sistema imunológico enfraquecido.

pulverizando tomates

Métodos de introdução de fertilizantes

Você não precisa esperar muito para ver os efeitos da tintura de iodo. Os benefícios são sentidos em poucos dias após a aplicação. Mudas que receberam iodo durante o cultivo criam raízes rapidamente quando transplantadas e crescem rapidamente quando transplantadas. Ela desenvolve um sistema radicular forte e uma parte aérea poderosa.

Raiz

A primeira vez que as mudas de tomate precisam ser alimentadas pelas raízes é quando desenvolvem o segundo par de folhas verdadeiras. A fertilização das raízes é especialmente eficaz para mudas cultivadas em estufas. Siga este cronograma:

  • 10 litros de água são decantados;
  • diluir 10 g de tintura de iodo;
  • 500 ml da solução resultante são usados ​​para cada muda.

suplementação de iodo

Uma receita diferente é usada para alimentar plantas de tomate maduras. Primeiro, prepare uma infusão de cinzas (3 litros de cinzas, 5 litros de água fervente) por 1 hora. Coe em um balde de 10 litros. Adicione água. Adicione tintura de iodo (10 ml) e ácido bórico (10 g) à solução. Primeiro, dissolva o ácido em água quente. Esta é uma infusão concentrada. Use 1 litro por balde de água. Regue as plantas pelas raízes.

Foliar

A rega das raízes deve ser alternada com a pulverização foliar. As receitas de adubação foliar estão disponíveis na tabela.

Muda (arbusto adulto) Progresso do trabalho
1 litro de água morna Misture todos os ingredientes e despeje em um borrifador.
1 colher de sopa de leite (desnatado) Borrife as folhas em ambos os lados
5 gotas de iodo O tratamento deve ser realizado pela manhã antes das 11:00 ou à noite das 17:00 às 19:00

alimentando tomates

Receitas e proporções

Todo amante de tomate deveria ter uma coleção de remédios populares. A eficácia do iodo pode ser potencializada com leite, soro de leite e verde brilhante. Todos os métodos foram testados e aprovados.

Pulverizar com leite

Não há dúvidas sobre os benefícios do leite desnatado para o tomate. Ele pode ser usado para combater pragas do tomateiro. Os insetos não toleram bem seus componentes: açúcar do leite e lactose. Além disso, a pulverização da solução de leite cria uma película fina na superfície das folhas. Essa película protege a planta de infecções fúngicas.

Não use leite concentrado. Ele destruirá o tomateiro. Para nutrição e controle de pragas, use esta solução:

  • água 4 l;
  • iodo 15 gotas;
  • leite 1 l.

leite e água

Tratamento com soro

O soro é obtido pela coalhada do leite. É ácido e contém oligoelementos benéficos para o tomate:

  • aumentar a imunidade;
  • estimular a formação de frutos.

Um ambiente ácido inibe infecções fúngicas. No jardim e na estufa, pode-se usar soro de leite diluído. Para fertilizar as raízes, prepare uma solução de 10 partes de água para 1 parte de soro de leite.

Para tratamentos foliares, use uma solução mais concentrada: 3 partes de água e 1 parte de soro de leite. Para potencializar o efeito preventivo, adicione 10 gotas de tintura de iodo para cada 10 litros de solução.

processamento de tomate

Alimentando com iodo e verde brilhante

Em agosto, o risco de requeima aumenta. Faz calor durante o dia e frio à noite. Isso enfraquece os tomates. Um remédio popular para pulverização pode ajudar a aumentar a imunidade. A receita é a seguinte:

  • água morna 1 l;
  • verde brilhante 4 gotas;
  • iodo 1 ml.

Alimentação de raízes

Você pode regar os tomates várias vezes por estação. A fertilização das raízes acelera o desenvolvimento das mudas e sua adaptação após o transplante. É benéfico regar o solo com uma solução de água, iodo e leite após a adição de matéria orgânica e para prevenir o oídio.

iodo em uma garrafa

As nuances da preparação de uma solução para arbustos e mudas maduras

Em diferentes estágios de desenvolvimento, são utilizadas soluções de diferentes concentrações.

Fase Quantidade de iodo Tipo de processamento
Tratamento de sementes Solução 0,1% Mergulhe
Quando a segunda folha aparece nas mudas 1 gota para cada 3 litros Rega
Ao amarrar a 1ª escova 3 gotas por 10 litros Rega
Prevenção da requeima 40 gotas por 10 litros Pulverização

Como lidar com doenças

Qualquer doença é mais fácil de prevenir do que remediar. O tratamento preventivo de tomates com tintura de iodo ajuda a prevenir epidemias causadas por fungos.

pincel de tomate

Combatendo a requeima

Phytophthora é um microrganismo oomiceto patogênico. Ele pode destruir plantas inteiras de tomate em um jardim ou estufa em questão de dias.

Epidemias de requeima são provocadas por clima chuvoso, grandes diferenças entre as temperaturas diurnas e noturnas e plantio denso.

Tomateiros superalimentados com nitrogênio frequentemente sofrem de fungos. Embora seja difícil curar, a prevenção é mais fácil. Uma solução de iodo pode ajudar. Os arbustos precisam ser tratados com a preparação durante a lua crescente. Para maior eficácia, adicione soro de leite à solução, além da água. Ele forma uma película fina na superfície das folhas de tomate, impermeável a infecções fúngicas.

Ingrediente Quantidade
Água 4 litros
Sérum 1 litro
Iodo 15 gotas

Em caso de mau tempo, é melhor alternar tratamentos com iodo com pulverizações à base de sulfato de cobre. Produtos que contêm cobre podem ser usados ​​em tomates de estufa e cultivados no jardim. Recomenda-se pelo menos três pulverizações preventivas por estação.

iodo para tomates

Com oídio

Iodo e leite ajudam a eliminar os patógenos do oídio. Para preparar este remédio popular, tome:

  • 3 litros de água morna e sedimentada;
  • 350 ml de leite desnatado;
  • 4 gotas de iodo.

Esta solução pode ser usada para regar o solo ao redor do arbusto doente e pulverizar as folhas.

Mancha marrom

A cladosporiose (mancha marrom) afeta as folhas do tomateiro, afetando a produtividade. Se a infestação for grave e não for tratada, o tomateiro pode morrer de mancha marrom. A maioria das folhas seca e cai, e a fotossíntese é prejudicada.

doença do tomate

A infecção começa a se manifestar durante a floração. Pode ser identificada por manchas verde-claras nas folhas. Quando essas manchas aparecem, as plantas cultivadas em estufas e áreas abertas devem ser tratadas com a seguinte solução:

  • água 10 l;
  • cloreto de potássio 30 g;
  • iodo 40 gotas.

Podridão cinzenta

Em climas quentes e úmidos, os tomates são suscetíveis à B. cinerea. O fungo penetra no tecido da planta através de microlesões. O risco de infecção aumenta durante a poda. Climas frios e úmidos favorecem a disseminação do mofo cinzento.

doença do tomate

Para prevenir a doença, você pode usar um remédio popular comprovado com iodo e alho. Trate as mudas com ele antes de transplantá-las para uma estufa ou horta. Para preparar 1 balde de tintura de alho, você precisará de 500 g de alho (flechas de alho, dentes) e 30 gotas de iodo.

Vírus do mosaico do tabaco

Não há cura para esta doença viral. Plantas de tomate que apresentem sintomas do mosaico do tabaco devem ser destruídas. Desenterre-as, incluindo as raízes. Desinfete o solo. Trate as plantas adjacentes com uma solução de água (10 litros), leite (1 litro) e iodo (10 gotas).

A doença é causada pelo vírus do mosaico do tomateiro, o tobamovírus. Ela é transmitida por:

  • solo;
  • ferramentas;
  • sementes.

Vírus do mosaico do tabaco

Os sintomas de infecção incluem manchas de vários formatos com bordas bem definidas, folhas enroladas e secas e manchas claras (verdes, esbranquiçadas) nos frutos.

Murcha de fusarium

O início da doença é folhas inferiores amareladas e folhas enroladas na parte superior. Tomates de estufa são mais frequentemente afetados pelo fusariumSem rotação de culturas na estufa e reposição do solo, os esporos de fungos permanecem no solo. Eles são ativados pelo aumento da umidade do solo e do ar, clima quente e plantio denso de tomateiros. Fungicidas (Quadris, Bayleton) são usados ​​para tratamento, e remédios populares para prevenção.

Para pulverizar pés de tomate, prepare soluções:

  • em um balde de 10 litros de água dissolva 25 g de aparas de sabão em pó, 35 gotas de iodo, 1 litro de leite;
  • Em 1 litro de água, infundir uma cabeça de alho amassada, adicionar 1-2 gotas de iodo;
  • misture 1 parte de soro de leite e 7 partes de água.

Murcha de fusarium

O que fazer se você exagerou na dosagem?

Os efeitos benéficos do iodo são observados quando aplicado conforme as instruções. Violar a dosagem recomendada resultará em frutos deformados e na deterioração de sua comercialização. Jardineiros que usam iodo como fertilizante observam que é melhor não aplicar fertilizante radicular durante a frutificação. Pare de aplicá-lo após o aparecimento dos primeiros ovários.

Características de uso:

  • não use a preparação dentro de 2 semanas após o transplante das mudas no solo;
  • não combinar com Trichopolum e Aspirina;
  • A fertilização com ácido bórico e peróxido deve ser realizada 4 dias após o tratamento com solução de iodo.

tomates maduros

Comentários de jardineiros sobre o uso

Olga Timofeevna, 47, Região de Arkhangelsk: “Vi a eficácia do iodo na prática. Testei em tomates de estufa. Reguei o solo sob os arbustos, adicionando uma gota de iodo para cada 3 litros de água. Despejei 1 litro sob os arbustos altos e 0,5 litro sob os arbustos baixos. Em agosto, borrifei as folhas com uma solução da mesma concentração uma vez a cada duas semanas. Apliquei fertilizante de raiz três vezes durante o verão. Os tomates floresceram bem e os ovários não caíram. Não havia sinais de requeima ou outras doenças nos arbustos. Os últimos tomates foram colhidos em 10 de setembro. A estufa foi tratada com Farmayod na primavera. É um bom antisséptico. Contém 10% de iodo.”

Svetlana Vitalievna, 37, Bryansk: "O tempo é curto. Só vamos à nossa dacha nos fins de semana. Quero relaxar, então dedico pouco tempo à jardinagem. Em vez de tratamentos foliares, coloquei frascos abertos de iodo na estufa de tomates. Não houve requeima este ano. Talvez o iodo tenha ajudado?"

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Ina

    No entanto, se o arbusto já estiver infectado com requeima, este método não a impedirá; são necessários produtos químicos. Costumo simplesmente pendurar vários potes abertos de iodo ao redor da área como medida preventiva.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata