- Propriedades benéficas
- Refrigerante
- Bebendo
- Calcificado
- Permanganato de potássio
- Como usar substâncias para tratamento
- Oídio
- Podridão cinzenta
- Oídio
- Mofo
- Aplicação contra pragas
- Use como fertilizante
- Outras receitas
- Solução de refrigerante
- Combinações com iodo
- Adicionando amônia
- Recomendações para escolher tempos de processamento
- Vantagens e desvantagens da aplicação
O tratamento de uvas com bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio visa proteger a planta de patógenos e pragas de insetos, além de aumentar a imunidade e a produtividade. Normalmente, adicionam-se algumas gotas de iodo, amônia ou alguns cristais de permanganato de potássio à solução de bicarbonato de sódio. Se usada corretamente, a solução não prejudica as uvas nem queima suas folhas ou raízes.
Propriedades benéficas
Produtos químicos comuns como bicarbonato de sódio e permanganato de potássio podem ser usados não apenas para fins domésticos e medicinais, mas também para tratar uvas. As propriedades fungicidas e inseticidas desses compostos ajudam a combater doenças de jardim e pragas de insetos.
Refrigerante
É um álcali que reduz a acidez do solo e é prejudicial a microrganismos e insetos. Em altas concentrações, a soda corrói as raízes das plantas. É melhor preparar soluções em vez de usar essa substância em sua forma pura.
Bebendo
O bicarbonato de sódio é um pó branco, finamente cristalino, usado na culinária. Esta substância pode ser usada para tratar uvas contra doenças e pragas de insetos. Em alguns casos, o bicarbonato de sódio pode substituir fungicidas e inseticidas químicos. Além disso, este produto é totalmente inofensivo para os seres humanos.
Não se pode adicionar água muito quente (acima de 50 graus) ao refrigerante, caso contrário ele perderá suas propriedades benéficas. Ao preparar a solução, é importante seguir as instruções de dosagem. Normalmente, use 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada 2 litros de água limpa.
Evite usar recipientes de metal ou plástico para preparar a solução. Um frasco de vidro ou uma tigela de esmalte são melhores. A mistura recém-preparada deve ser usada imediatamente, pois perderá suas propriedades benéficas após três horas.
O bicarbonato de sódio é uma substância inofensiva que pode combater fungos e parasitas. Uma solução de bicarbonato de sódio pode ser usada para alterar a acidez do solo, tornando-o mais alcalino. Borrifar uvas com água contendo bicarbonato de sódio ajuda a aumentar o teor de açúcar das frutas.
Calcificado
O carbonato de sódio é usado para lavar roupas, remover manchas e desinfetar pratos e cômodos. Esta substância não deve ser consumida. O contato com mucosas pode causar queimaduras.
O carbonato de sódio é diferente do bicarbonato de sódio. Seus cristais são incolores e podem ser brancos. Soluções à base de carbonato de sódio têm uma reação alcalina mais forte. Assim como o bicarbonato de sódio, o carbonato de sódio é usado para combater doenças fúngicas em uvas e pragas de insetos. No entanto, a dosagem deve ser menor. Dissolva uma colher de sopa da substância em pelo menos 3 litros de água morna.

Permanganato de potássio
O permanganato de potássio é usado para proteger plantas de infecções fúngicas e bacterianas. O permanganato de potássio ajuda a controlar pragas e também é usado como fertilizante para repor as reservas de manganês e potássio. Esta substância pode ser usada como corretivo do solo e para desinfetar ferramentas de jardinagem.
Antes do uso, o permanganato de potássio é diluído em água morna. A dosagem depende do uso pretendido da solução. Ao desinfetar equipamentos, a solução deve apresentar uma coloração roxa intensa, enquanto ao tratar folhagens, deve apresentar um tom rosa claro.
Normalmente, utiliza-se uma solução de 0,5% de permanganato de potássio para irrigação do solo em jardins: 0,5 grama dissolvida em 100 mililitros de água. No tratamento de folhas contra o oídio, é necessária uma concentração mais fraca. Para cada 10 litros de água, utiliza-se apenas 1,5 grama de permanganato de potássio.
O permanganato de potássio é melhor dissolvido em um recipiente de vidro. Pegue cristais individuais de permanganato de potássio. Para obter uma solução rosa claro, dissolva de 3 a 5 cristais em 100 mililitros de água. Isso resultará em uma solução a 0,1% para o tratamento de folhas de uva. Ao usar permanganato de potássio, siga a dosagem recomendada. Uma solução com uma coloração azul muito intensa ou A solução roxa pode queimar as uvas.Geralmente é usada água rosa claro.

Como usar substâncias para tratamento
O bicarbonato de sódio cria um ambiente alcalino prejudicial a muitos microrganismos. Esta substância é usada para prevenir e tratar diversas doenças da uva. O permanganato de potássio, por outro lado, aumenta a acidez do solo. O permanganato de potássio, por outro lado, protege as uvas da podridão e do oídio. Ambos os tratamentos podem ser usados alternadamente, em intervalos de 10 a 15 dias, ou simultaneamente.
Oídio
O oídio, ou oídio verdadeiro, é uma doença fúngica. O sintoma característico da doença é uma camada acinzentada e pulverulenta.revestimento branco na parte superior das folhas de uvaA planta parece ter sido polvilhada com farinha. Os frutos verdes, cobertos de mofo branco, racham e começam a apodrecer ou secar.
O fungo se torna ativo em climas quentes, após uma noite úmida e fria.
Folhas e cachos infectados com mofo devem ser removidos e enterrados fora do vinhedo. Para proteger as uvas do oídio, a pulverização preventiva é realizada no início da primavera, antes do surgimento das folhas. Produtos que contêm enxofre são normalmente usados para prevenir esta doença. Bicarbonato de sódio e permanganato de potássio são usados para combater o oídio durante a fase de maturação das uvas, quando outros produtos não podem ser usados devido à sua alta toxicidade.

Para preparar uma solução de bicarbonato de sódio, use 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada 10 litros de água morna. Após uma semana, você pode preparar uma solução para oídio usando permanganato de potássio. Use 1,5 grama de permanganato de potássio para cada 10 litros de água. A solução deve ficar rosa-claro.
Você pode dissolver 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1,5 grama de permanganato de potássio em um balde de água, adicionar 20 gotas de iodo e um pouco de sabão líquido para aderência. Aplique a mistura resultante nas folhas e nos cachos de flores. Este remédio protege contra o oídio, embora seja totalmente seguro para plantas e humanos.
Podridão cinzenta
Uma infecção fúngica que afeta todas as partes verdes da planta e os frutos. O fungo é ativo em clima úmido. Manchas marrons cobertas por mofo acinzentado aparecem nas folhas e nos cachos de uva. Para prevenir o apodrecimento, trate as uvas com fungicidas Rovral ou Ronilan. É verdade que qualquer preparação química afeta o sabor das uvas e do vinho feito delas.
A maneira mais segura de combater o mofo cinzento é uma solução de bicarbonato de sódio e permanganato de potássio. Misture seis colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1,5 grama de permanganato de potássio por balde de água. Adicione um pouco de sabão e óleo de girassol. Borrife semanalmente para combater o mofo.

Oídio
Este é outro nome para o verdadeiro oídio. Infecções fúngicas em folhas e cachos de uva são tratadas com bicarbonato de sódio e permanganato de potássio. Adicione 4 a 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1,5 grama de permanganato de potássio a um balde de água morna. Esta solução também enriquece o solo com manganês e potássio e aumenta a imunidade da planta.
Mofo
Uma infecção fúngica, também conhecida como míldio, faz com que a parte inferior das folhas da uva fique coberta por uma camada cinza-esbranquiçada. O fungo é mais ativo em climas quentes e úmidos.
Preparações contendo cobre são geralmente usadas para tratar a doença. No entanto, durante o período de maturação, é melhor tratar o vinhedo com bicarbonato de sódio e iodo. Para 12 litros de água morna, misture 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 20 gotas de iodo. Uma pequena quantidade de sabão líquido pode ser adicionada para aderência. Trate o vinhedo uma vez por semana em tempo seco, de manhã cedo ou no final da tarde.
Aplicação contra pragas
No início da primavera, para proteção contra pragas, as uvas podem ser pulverizadas com soluções inseticidas (Fitoverm, Lepidocide, IskraBio). É melhor evitar o uso de produtos químicos enquanto as uvas estiverem amadurecendo. Durante esse período, uma solução de bicarbonato de sódio e permanganato de potássio pode ser usada para proteção contra insetos (pulgões, lesmas, formigas, lagartas e vermes-arame).

Para um balde de água, adicione 3 colheres de sopa de carbonato de sódio e 1,5 grama de permanganato de potássio. Borrife a folhagem com esta solução e sabão líquido semanalmente. Você também pode fazer uma isca de bicarbonato de sódio e espalhá-la em um prato perto do arbusto.
Uma vez dentro do inseto, esse álcali ativa reações químicas que levam à morte do inseto.
No entanto, as pragas não comem bicarbonato de sódio, então você precisa adicionar açúcar granulado ou farinha a ele.
Use como fertilizante
O crescimento da videira pode ser estimulado pela pulverização com soda. Diluída em água, a soda é aplicada nas raízes. Fertilize com uma solução de soda três vezes por estação. Este fertilizante é especialmente útil se as folhas da videira começarem a amarelar repentinamente. Para preparar a solução de trabalho, use 2 colheres de sopa de soda para cada 5 litros de água. Esta substância é benéfica porque desacidifica o solo, ajudando a planta a absorver nutrientes do solo.
Para acelerar o amadurecimento dos frutos e torná-los mais doces, borrife a folhagem e os cachos com uma solução de soda. Use 4 colheres de sopa de soda para cada 10 litros de líquido.
As uvas podem ser alimentadas com uma solução de permanganato de potássio. Ela contém nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta, como potássio e manganês. as folhas da uva estão ficando amarelas nas bordas Se aparecerem manchas amareladas nas uvas, significa que o solo está com deficiência de nutrientes. Para saturar as uvas com potássio e manganês, aplique uma solução rosa-claro de permanganato de potássio nas raízes e adubação foliar.

Outras receitas
Bicarbonato de sódio e permanganato de potássio não são os únicos produtos usados para desinfetar o solo, aumentar a produtividade e tratar diversas doenças da uva. Ácido bórico, amônia e iodo são ingredientes comuns em qualquer armário de remédios caseiros. Soluções feitas com essas substâncias, com a adição de bicarbonato de sódio ou permanganato de potássio, podem ajudar a combater problemas na uva.
Solução de refrigerante
Bicarbonato de sódio e ácido bórico são usados para proteger as uvas do apodrecimento e de patógenos, além de aumentar o teor de açúcar das uvas. Ao preparar a solução para pulverização, siga as seguintes proporções: 1 litro de água morna, 5 gramas de bicarbonato de sódio, 0,2 gramas de ácido bórico.
Combinações com iodo
O iodo é um micronutriente essencial para as uvas. Uma solução de iodo com bicarbonato de sódio ajuda a proteger a planta contra doenças fúngicas, repele pragas e aumenta a imunidade da uva. Para preparar a solução, pegue um balde de água, 20 gotas de iodo e 2 colheres de sopa de carbonato de sódio.
Adicionando amônia
Uma solução de amônia a 10% é completamente absorvida pelas plantas. É um excelente fertilizante, mas antes do uso, a solução de amônia deve ser diluída em água (35 gotas de amônia para cada 12 litros de água).

A amônia é usada para fertilizar vinhedos e proteger contra patógenos e insetos (pulgões, ácaros). Para tratar a folhagem, misture 25 gotas de amônia, 10 gotas de iodo e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio por balde de água.
Recomendações para escolher tempos de processamento
As uvas são tratadas com uma solução de bicarbonato de sódio com outras substâncias (permanganato de potássio, iodo, amônia) em tempo seco, à noite ou pela manhã, antes do nascer do sol. Todas essas substâncias devem ser diluídas em água em proporções específicas. A solução é pulverizada com um borrifador ou despejada sob as raízes. Antes da pulverização, as uvas precisam ser regadas generosamente com água comum.
O número mínimo de tratamentos por safra é de três (3). A primeira aplicação deve ser feita no início da primavera, quando as folhas emergem. A segunda aplicação deve ser feita no verão, após a floração. O terceiro tratamento deve ser realizado em julho-agosto, quando os frutos estão amadurecendo. A solução de soda pode ser pulverizada nas uvas pelo menos uma vez por semana.
Vantagens e desvantagens da aplicação
Tratar uvas com uma solução de soda é uma maneira eficaz de proteger a planta de doenças e pragas. Esta solução ecológica não causa danos aos humanos nem ao vinhedo.

Benefícios do uso de bicarbonato de sódio:
- aumenta o rendimento das colheitas;
- acelera o amadurecimento das uvas;
- melhora o sabor dos frutos silvestres;
- protege contra infecções fúngicas e ataques de insetos.
Desvantagens de uso:
- matéria seca pode causar queimaduras em folhas e raízes;
- O uso frequente de solução de soda leva à alcalinização do solo;
- lavadas das folhas pela chuva.
Uma solução de soda é usada ao primeiro sinal de problema. Combinar soda com outros tratamentos ajuda a proteger a planta e aumentar sua produtividade.











