- Descrição e Características
- Videira
- Inflorescências
- Frutas vermelhas
- Gosto
- Regiões em crescimento
- Histórico de seleção
- Principais características
- Resistência à seca
- Resistência à geada
- Produtividade e frutificação
- Áreas de aplicação de frutas
- Resistência a doenças e pragas
- Prós e contras da variedade
- Como plantar corretamente
- Recomendações para escolha de prazos
- Escolhendo um local
- Requisitos do solo
- Preparação do local
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Preparando-se para o inverno
- Cobertura morta
- Prevenção de doenças e pragas
- Aparar
- Métodos de reprodução
- Colheita e armazenamento
- Dicas de jardineiros experientes
Korinka Russkaya é uma variedade de uva sem sementes que se distingue não apenas por seus frutos de amadurecimento ultraprecoce, mas também por sua resistência à geada, alta produtividade, condições de cultivo pouco exigentes e excelente sabor. A videira ornamental Korinka realça qualquer jardim. É a escolha ideal para latitudes setentrionais e viticultores iniciantes.
Descrição e Características
Os jardineiros apreciam a groselha russa por sua colheita precoce: a colheita começa no final de julho ou início de agosto. Esta variedade ganhou reconhecimento mundial por suas características únicas.
Videira
Esta variedade de crescimento rápido possui uma videira forte e robusta, capaz de suportar uma colheita abundante, atingindo uma altura de 3 metros. Os ramos da Korinka Russa são castanho-claros, largos e apresentam folhas grandes, dissecadas e de cinco pontas. As folhas verde-vivo têm nervuras amarelas com uma leve pubescência. As raízes são fortes e bem desenvolvidas.
Os cachos são pequenos, pesando aproximadamente 200 a 300 gramas. Possuem formato cônico e estrutura semi-solta, com ramificações laterais; às vezes, os cachos formam um formato de asa. Para aumentar a produtividade, a Korinka é tratada com Giberelina. Cada broto produz um cacho.
Inflorescências
A videira produz pequenas flores brancas bissexuais; a variedade é autopolinizadora. A coríntia russa começa a florescer no final de maio ou início de junho, um processo que dura aproximadamente 10 a 12 dias.
As uvas dão frutos desde o primeiro ano, mas depois de 2 a 3 anos o rendimento é 2 vezes maior que a colheita do primeiro ano.

Frutas vermelhas
Os frutos da Corinka russa são pequenos, redondos, atingindo 1-1,5 cm de diâmetro e pesando 1,5-2 g. A cor do fruto é amarelo-dourado, os frutos ficam rosados no lado ensolarado.
Gosto
A polpa da baga Korinka é muito doce, sem gosto residual desagradável, suculenta e com um suave aroma de uva. As bagas são cobertas por uma casca fina e resistente. As sementes estão presentes, mas são muito pequenas e macias, por isso são imperceptíveis e indetectáveis quando ingeridas, tornando-as ideais para papinhas de bebê.
O teor de açúcar dos frutos russos Corinka atinge 23% ou mais, a acidez é de até 5 g/l – esta é a relação mais favorável entre acidez e teor de açúcar.
Regiões em crescimento
A groselha russa cresce bem em qualquer clima; as videiras sobrevivem a -30 °C e continuam a se desenvolver. Isso permite que os jardineiros das regiões do norte cultivem uvas em suas hortas.
Na Rússia, a variedade é popular nas regiões sul, nas regiões central e noroeste, no Extremo Oriente e na Sibéria.

As uvas também são procuradas por poloneses, belgas, bálticos e canadenses.
Histórico de seleção
A Korinka sem sementes foi desenvolvida pelos criadores de Tambov, I. M. Filippenko e L. T. Shtin, no Laboratório Central de Jardinagem I. V. Michurin. Os autores utilizaram pares parentais de Zarya Severa e Kishmish Cherny para produzir uma variedade resistente ao inverno. Seus esforços valeram a pena: a nova planta pode suportar temperaturas de -30 °C. A variedade está incluída no Registro Estadual da Região Central da Terra Negra.
Principais características
A Korinka amadurece completamente em 105 a 112 dias a partir do início da estação de crescimento. Esta variedade foi testada quanto à resistência à geada e à seca, além de tolerar flutuações de temperatura e condições climáticas extremas.
Resistência à seca
A uva Corinthiana russa também sobrevive a condições extremamente quentes, suportando períodos prolongados de seca. No entanto, durante o período de amadurecimento dos frutos, é necessária uma rega regular e generosa para garantir uma colheita abundante.

Resistência à geada
A coríntia russa é uma variedade resistente ao frio, sobrevivendo a temperaturas de até -30 °C. Não requer abrigo durante o inverno nas regiões do sul. No entanto, é aconselhável proteger os arbustos jovens antes das primeiras geadas fortes (final de setembro ou início de outubro), antes do primeiro inverno.
Produtividade e frutificação
As uvas Korinka rendem aproximadamente 80 centavos de uvas por hectare. A maturidade da videira varia de 2/3 a 6/7 da área total.
Já no primeiro ano, você pode cultivar uma grande colheita de Corinto russo: 1 arbusto produz até 12 kg de frutos.
Áreas de aplicação de frutas
Os frutos da Coríntia Russa são amplamente utilizados: frescos, em diversos pratos e bebidas, e em conservas de inverno. A variedade de mesa é adequada para a preparação de geleias, compotas, sucos e geleias. Passas também são produzidas a partir dela, sendo adicionadas a uma variedade de sobremesas. Os produtores de vinho preferem a Coríntia Russa, pois seus frutos produzem um vinho delicioso e leve.

Resistência a doenças e pragas
Corinto não é resistente a pragas e doenças, há risco de infecção:
- oídio - todas as partes da videira são cobertas por uma camada branca;
- mofo - manchas oleosas se formam nas folhas, cuja propagação destruirá a videira e as plantas mais próximas a ela;
- Mofo cinzento - os arbustos ficam cobertos com uma camada cinza, que mata rapidamente toda a videira e infecta outras culturas do jardim.
Para evitar que a planta morra, ela deve ser endurecida e tratada imediatamente. As uvas são protegidas de insetos voadores com redes especiais.
Prós e contras da variedade
A Corinto Russa se destaca entre outras variedades sem sementes:
- maturação máxima dos brotos;
- sabor doce;
- alto rendimento;
- durabilidade, que permite que as frutas sejam transportadas por longas distâncias sem perda de quantidade e qualidade;
- ampla gama de aplicações;
- ausência de frutos em formato de ervilha;
- resistência a geadas severas de inverno e à seca;
- praticamente sem sementes;
- decoratividade;
- despretensão no cuidado;
- autopolinização;
- maturação muito precoce.
Entre as muitas vantagens da variedade, suas desvantagens, como baixa imunidade a doenças e vulnerabilidade a pragas, são ofuscadas; além disso, esses problemas podem ser prevenidos e facilmente eliminados.
Como plantar corretamente
Antes do plantio, as videiras jovens precisam ser preparadas. O solo sob as videiras também precisa ser pré-tratado.
Recomendações para escolha de prazos
É melhor plantar o Corinthium russo após a última geada. Em algumas regiões, essa época favorável é no início de maio, enquanto em outras, só no início de junho. O segredo é garantir que o solo esteja suficientemente aquecido. É melhor plantar de manhã ou à noite. As uvas criarão raízes mais rapidamente em dias nublados.
Se você planeja plantar a cultura no outono, faça-o em outubro, lembrando-se de cobrir o arbusto jovem durante o inverno, porque a planta ainda não teve tempo de se adaptar às condições.
Escolhendo um local
Para garantir que as uvas acumulem a maior quantidade de açúcar, recomenda-se plantá-las na parte sul da parcela, longe de árvores e arbustos que fazem sombra às videiras e, assim, retardam seu crescimento.

A variedade prefere espaços iluminados, sem correntes de ar, protegidos de ventos fortes.
A groselha russa não deve ser plantada sob um telhado inclinado; se a água do telhado entrar em contato com a planta, ela morrerá.
Requisitos do solo
A Korinka prospera em qualquer solo, mas não deve ser esgotado. Ela cresce melhor em solo preto rico; qualquer outro solo exigirá fertilizante para garantir que seja nutritivo e solto.
A proximidade das águas subterrâneas também é importante: o ideal é que elas estejam localizadas em profundidades maiores; se a profundidade for menor que 2 m, será necessário instalar um sistema de drenagem - brita, tijolo quebrado ou argila expandida são colocados no fundo de cada buraco.
As uvas prosperam em solos leves, arenosos ou rochosos com húmus fértil, e os frutos amadurecem de 10 a 14 dias mais cedo nesse solo. Solos turfosos ou argilosos também precisam ser drenados com brita.
Preparação do local
A área destinada às uvas deve ser escavada, todas as ervas daninhas e larvas de pragas removidas e fertilizantes minerais e orgânicos adicionados.

25 a 30 dias antes do plantio das mudas jovens, cave covas de 80 a 90 cm de largura e 90 a 100 cm de profundidade, mantendo uma distância de 3 m entre elas. Se houver muitas mudas para a área alocada, cave uma vala de 50 cm de largura e 80 cm de profundidade, plantando as plantas a uma distância de 1 m umas das outras.
Preencha os buracos até a metade com uma mistura de solo fértil (removendo 20-30 cm de solo do topo) e fertilizantes orgânicos (para 20 litros de esterco ou composto apodrecido, use 1,5 kg de cinzas de madeira e 300 g de nitroammophoska ou outro fertilizante complexo).
Em solo leve, você pode cavar buracos pequenos, em solo argiloso – buracos maiores.
Para obter uma grande colheita, é aconselhável cultivar corinto russo em uma treliça:
- A uma distância de 1,5 a 2 m um do outro, postes de metal de 3 a 5 m de altura são enterrados ou cimentados no solo a uma profundidade de 1 m.
- O fio é esticado em postes com uma seção transversal de 7 a 9,5 cm - a primeira fileira fica a 50 cm do chão, cada fileira subsequente fica à mesma distância.
Em tempo chuvoso, sem tempo para cavar buracos, você pode deixar as mudas de Korinka até o plantio no outono.
Você pode preservar a colheita até esse momento plantando-a em recipientes com furos de drenagem, cheios até a metade com terra e regando-a regularmente.
Como selecionar e preparar material de plantio
Mudas compradas em lojas devem ser inspecionadas para verificar se há danos, raízes secas e infestações de pragas ou doenças. Para rejuvenescer as mudas, você pode aparar levemente os brotos e as raízes.
O preparo das mudas de Corinthium russo para o plantio começa com o endurecimento, para garantir que se estabeleçam rapidamente e estejam livres de doenças. Para isso, leve as videiras para fora todos os dias durante 12 a 14 dias (mas não sob luz solar direta). No primeiro dia, por 20 minutos, aumentando o tempo em 30 minutos a cada dia. Nos últimos 3 a 4 dias, o Corinthium deve ser mantido ao ar livre continuamente.
Se os meteorologistas previrem geada, é melhor adiar os procedimentos de endurecimento para o Corinto russo e esperar por um clima favorável.
Diagrama de plantio
Antes do plantio, o solo nas covas preparadas deve ser misturado, 20 litros de água devem ser despejados em cada cova e, após esperar a umidade ser absorvida, um pouco de solo deve ser adicionado.
Ao plantar, coloque as raízes e o torrão de terra na mistura de solo fértil e cubra com terra. Em seguida, compacte bem o solo, regue a muda com água morna, adicione mais terra (sem compactá-la) e cubra com cobertura morta para evitar a formação de crostas e a evaporação da umidade.
A zona de formação de raízes do Corinthium deve estar 30-40 cm abaixo do nível do solo, e o “olho” de onde cresce o broto mais baixo deve estar 7-10 cm abaixo do mesmo nível.
Mudas muito alongadas terão que ser plantadas em ângulo.
Instruções de cuidado
O Corinthium russo precisa de cuidados antes que pragas ou doenças ataquem a videira. Regue, alimente, solte o solo e capine regularmente.

Modo de rega
Regue as uvas à noite com água morna, 1 a 2 vezes por mês. Em climas quentes, regue a cada 10 dias. Cada arbusto precisará de 5 a 10 litros de água sedimentada.
30 dias antes da colheita, a rega do solo é interrompida.
Cobertura superior
A coríntia russa não requer fertilização intensiva no primeiro ano após o plantio; todos os fertilizantes necessários foram aplicados na época do plantio. No final do verão, você pode adicionar uma mistura de nutrientes para se preparar para o inverno: 10 g de sulfato de potássio e 20 g de superfosfato por 1 m.
No ano seguinte, fertilizantes complexos são aplicados quatro vezes por estação: nitrogênio na primavera, potássio e fósforo antes da floração e durante a formação dos frutos, e fertilizantes minerais ou orgânicos após a colheita dos frutos. No outono, antes do inverno, uma pequena quantidade de fertilizante orgânico é adicionada.
Preparando-se para o inverno
Antes das geadas de outubro, os arbustos jovens de Corinto são removidos da treliça, colocados no chão e cobertos com agrofibra, palha ou galhos de abeto, e polvilhados com terra por cima.
Cobertura morta
Cubra Korinka com grama cortada, palha ou turfa para ajudar o solo a reter a umidade por mais tempo. Aplique uma camada de pelo menos 10 cm de espessura.

Prevenção de doenças e pragas
Na primavera, a coríntia russa deve ser pulverizada com 1% de calda bordalesa (450 g de cal e 300 g de sulfato de cobre são diluídos em 10 litros de água), que protege contra o desenvolvimento de fungos.
Para proteger contra pragas de insetos, a planta deve ser pulverizada com uma mistura de sabão em pó e água (1 barra dissolvida em 10 litros).
Imediatamente após o plantio, as mudas de Korinka são protegidas do sol por 10 a 14 dias, cobertas com spunbond ou outros materiais disponíveis.
A groselha russa não é a mais resistente a pragas e doenças, por isso, para evitar que a planta seja infectada, são tomadas medidas preventivas:
- para prevenir o oídio, antes da abertura dos brotos, a videira é pulverizada com uma solução de 3% de calda bordalesa ou Kumulus, Topaz, Quadris;
- O mofo também é tratado com calda bordalesa ou Antracol, Thanos;
- O sulfato de cobre ajudará contra o mofo cinzento (10 g da preparação são diluídos em 10 litros de água).
Para evitar que a planta morra, é necessário endurecê-la em tempo hábil, fornecer os devidos cuidados e protegê-la em tempo hábil.

Para evitar que vespas, marimbondos e pássaros ataquem os frutos doces, os cachos devem ser cobertos com sacos de malha especiais que impedem que alguém tenha acesso à fruta.
Você pode cobrir completamente a treliça de uva com uma malha fina.
O solo ao redor das mudas é tratado com Storm para proteção contra roedores.
Não é recomendado tratar as videiras Korinka com produtos químicos mais de 3 vezes por estação; você deve agir de acordo com as instruções.
Aparar
A videira Korinka requer podas formativas, desbastadoras e sanitárias, que são realizadas na primavera e no outono.
Uma única videira deve produzir até 40 brotos. A produção é regulada, deixando apenas um cacho por broto.

No primeiro ano após o plantio, a Korinka é podada até formar apenas dois brotos, removendo todos os outros. Durante a poda anual, remova todos os brotos entre seis e oito para evitar que arbustos densos se tornem uma fonte de doenças ou reduzam a produtividade.
As raízes superficiais também são removidas – um procedimento chamado canalização radicular.
Métodos de reprodução
As uvas são propagadas por estacas. Nas noites do final de maio ou início de junho, brotos são cortados da parte inferior ou central da videira, colocados em um balde, borrifados com água e cobertos com um pano úmido. Em seguida, são colocados em uma adega ou caixa durante a noite.
- Em uma caixa de 50 cm de profundidade, o fundo é forrado com filme ou vidro, 10 cm de solo fértil são adicionados e uma camada de 5 cm de areia é colocada por cima.
- Regue com bastante água.
- As estacas são cortadas em pedaços com duas folhas, onde a folha inferior é removida e a superior é cortada ao meio.
- Depois disso, as mudas são imediatamente colocadas em um recipiente com água e, em seguida, plantadas na areia até uma profundidade de 3 cm, colocando-as a uma distância de 10 cm uma da outra.
- As mudas plantadas são borrifadas com água e a caixa é coberta com vidro ou filme, criando uma espécie de estufa.
- Todos os dias, 4 a 5 vezes ao dia, você precisa borrifar as plantas com água aquecida a +20 °C usando um regador ou borrifador.
- Após 12 a 14 dias, quando as raízes aparecem, a pulverização é realizada três vezes ao dia.

Após um mês, o sistema radicular da Corinto Russa estará formado, e você poderá endurecer as mudas abrindo a caixa inicialmente por 10 minutos por dia, acrescentando mais 30 minutos diariamente.
A caixa pode ser substituída por um viveiro ou uma estufa.
Colheita e armazenamento
Os frutos da uva russa Korinka podem ser armazenados por muito tempo na videira, tornando-se mais ricos em açúcar. Podem ser refrigerados por longos períodos sem perder o sabor. As uvas são adequadas para transporte em longas distâncias, tornando-as ideais para o cultivo comercial.

Dicas de jardineiros experientes
Quanto mais tempo os frutos maduros permanecem nos arbustos, mais saborosos eles se tornam. Os frutos mais doces são colhidos nas regiões do norte no início de setembro, antes do início das geadas.
De acordo com 90% dos viticultores experientes que cultivam Korinka, a videira começa a adoecer devido ao tempo chuvoso e em condições de alta umidade, e você precisa estar preparado para isso.
Antes do plantio, seria uma boa ideia mergulhar as raízes da Korinka em uma mistura de esterco e argila para que elas criem raízes mais rápido.











