Um diagrama faça você mesmo para pinçar corretamente os brotos de tomate em uma estufa

A colheita de tomates depende de cuidados adequados, incluindo rega e fertilização na hora certa. O esquema de poda escolhido é igualmente importante para tomates de estufa. Existem três métodos para moldar tomates. As variedades de tomate influenciam a escolha. Para tomates altos, por exemplo, geralmente opta-se por um esquema de poda de 1-2 hastes. Isso simplifica os cuidados e as plantas têm amplo acesso à luz sem sombrear umas às outras.

O que é beliscar e qual a sua finalidade?

Um bom cuidado significa preservar nutrientes e umidade. Brotos laterais crescem das axilas das folhas e extraem energia da planta para seu desenvolvimento. Esses brotos são removidos periodicamente. Essa prática agrícola é chamada de pinçamento. Seu objetivo é obter uma colheita abundante.

Enteado e folha - quais são as diferenças?

Se você observar um tomateiro, verá folhas crescendo diretamente no caule. Um broto emerge entre elas — este é o broto lateral. Com o tempo, ele desenvolverá um caule secundário separado, com folhas e brotos laterais.

Em que fase da estação de crescimento isso é necessário?

Os tomates são plantados ao ar livre em épocas diferentes, pois a primavera chega em épocas diferentes em diferentes regiões. O melhor indicador é o aparecimento dos primeiros brotos duas semanas após o plantio. Ou, durante a floração, o aparecimento dos cachos. Inspecione as plantações uma ou duas vezes por semana. Em condições favoráveis, a planta se desenvolve rapidamente, assim como os brotos.

beliscando os brotos laterais do tomateiro

Como cultivar tomates em estufa passo a passo

Os tomates são cultivados em estufas de carbonato ou em campo aberto. Variedades de porte baixo e médio são normalmente cultivadas em campo aberto. Variedades altas são cultivadas em estufas. Variedades de porte médio são cultivadas em estufas para uma colheita antecipada.

Os tomates, não importa onde sejam cultivados, precisam de ajuda — beliscando. Existem várias opções para moldar o arbusto.

Em 1 haste

Variedades altas de tomate são adequadas para este método:

  1. Prepare tesouras de poda com pontas afiadas para alcançar os enteados.
  2. Desinfete a ferramenta após processar cada bucha.
  3. As verduras não são deixadas na estufa, mas jogadas fora.
  4. Assim que a primeira escova aparece, todos os enteados são removidos.
  5. Deixe um toco de 3 milímetros no local do corte para evitar novos brotos.
  6. As folhas inferiores também são removidas gradualmente, uma de cada vez a cada cinco dias. Isso permitirá que o oxigênio chegue ao sistema radicular.
  7. Após 5 a 7 dias, comece a remover os brotos laterais e a desbastar os arbustos novamente. Não remova todas as folhas de uma vez, pois isso pode causar doenças na planta. Remova-as até o primeiro cacho.
  8. Se a estufa não for aquecida, aperte as pontas dos tomates em julho e agosto para evitar que a planta desperdice energia com novas inflorescências, caso contrário, os tomates não terão tempo de amadurecer.

beliscando os brotos laterais do tomateiro

O período de floração antes da emergência dos tomates é de dois meses. Duas folhas são deixadas acima da inflorescência e pinçadas quando os botões se abrem. Para obter colheitas antecipadas, as variedades anãs são cultivadas em um único caule.

Em 2 hastes

Este método também desenvolve um segundo caule. Algumas variedades de tomate se separam após várias inflorescências. O segredo é deixar um broto lateral abaixo da inflorescência. Posteriormente, brotos laterais surgirão no caule secundário. Estes são removidos. Assim que o broto lateral produzir de 2 a 4 inflorescências, retire a parte superior. Deixe duas folhas acima da inflorescência.

Em 3 hastes

O método de 3 hastes é o mesmo que o método de 2 hastes. No entanto, para formar hastes secundárias, é necessário deixar 2 brotos laterais sob a inflorescência.

beliscando os brotos laterais do tomateiro

As folhas restantes são removidas. Assim que brotos laterais aparecem nos caules secundários, eles são removidos. Após 3 a 5 inflorescências, as pontas dos caules secundários são pinçadas. Se as folhas estiverem sombreando umas às outras, elas são podadas.

Peculiaridades da formação de diferentes variedades de tomate

As variedades de tomate são divididas em três grupos:

  1. As variedades indeterminadas são altas. Se não forem pinçadas, o tronco pode crescer até 1,2 metro.
  2. As variedades semideterminadas são de tamanho médio, atingindo até 80 centímetros de comprimento. O ápice da flor culmina em uma inflorescência.
  3. Determinadas – variedades de baixo crescimento, que se estendem até 20-40 centímetros.

Ao formar um arbusto, cada grupo tem suas próprias características.

beliscando os brotos laterais do tomateiro

Indeterminado

Os tomates deste grupo se distinguem não apenas pelo seu crescimento ilimitado. Variedades indeterminadas começam a formar cachos acima da nona folha, às vezes mais alto. A emergência ocorre após 3-4 folhas, e isso continua indefinidamente até que a parte superior seja pinçada. Essas variedades são cultivadas com vantagem durante todo o ano em estufas aquecidas. Espécies altas não são cultivadas em terreno aberto.

Qualquer esquema de modelagem pode ser usado. É importante decidir isso com antecedência, pois o esquema 1 exige uma distância de 30 centímetros entre as plantas, o esquema 2 exige 40 centímetros e o esquema 3 exige 60 centímetros. As plantas devem ser escalonadas. As plantas devem receber luz suficiente e não fazer sombra umas às outras.

beliscando os brotos laterais do tomateiro

Em estufas sem aquecimento, a parte superior da planta deve ser pinçada precocemente para permitir que a última inflorescência amadureça. Às vezes, a altura da estufa impede que a planta cresça mais. Nesse caso, a pinça também é necessária.

Semi-determinado

Variedades de médio porte formam de 8 a 12 cachos no caule principal. O primeiro cacho aparece acima da sétima folha. Os entrenós desta variedade são mais curtos — 18 a 20 centímetros, em comparação com 25 a 30 centímetros das variedades anteriores. De três a cinco inflorescências são deixadas nos brotos laterais. Um arbusto pode suportar de 14 a 22 cachos. Quando os tomates adquirem uma coloração leitosa e as inflorescências contêm frutos ainda não formados, as flores devem ser colhidas. Se produzirem frutos, estes serão pequenos e absorverão nutrientes, reduzindo o tamanho dos outros frutos.

As folhas inferiores, até o cacho, são removidas gradualmente, uma folha por semana. Se a inspeção dos tomates revelar sombreamento, as folhas são aparadas.

beliscando os brotos laterais do tomateiro

Variedades semideterminadas são normalmente conduzidas com um padrão de 2 a 3 hastes. Brotos laterais são deixados sob as inflorescências. Com o tempo, o broto se desenvolve em uma haste secundária. Ela terá folhas e brotos laterais. Estes últimos são removidos periodicamente. Após 3 a 5 inflorescências, as pontas são pinçadas. Isso depende da variedade, do clima e do desenvolvimento da planta.

Determinante

Variedades anãs ou determinadas crescem de forma diferente:

  1. O crescimento é limitado pelo último cacho e cessa. Nesse ponto, um ou dois brotos são deixados sob o cacho para posterior desenvolvimento e formação de novos cachos.
  2. Aparecem 4 folhas, seguidas de pincéis.
  3. Duas folhas crescem e as inflorescências aparecem novamente.
  4. Próximo - 1 folha e pincéis.
  5. Não há folheto intermediário entre as últimas escovas.

O aparecimento de cachos sem folhas intersticiais indica que não ocorrerão mais inflorescências. Neste ponto, considere brotos adicionais. Para variedades determinadas, um arranjo de 2 a 3 hastes é frequentemente escolhido. Em casos excepcionais, uma única haste é deixada para o amadurecimento precoce.

beliscando os brotos laterais do tomateiro

Erros comuns que os jardineiros cometem ao remover brotos laterais

Jardineiros inexperientes costumam esperar muito tempo para remover os brotos laterais dos tomates quando eles crescem mais de 10 centímetros. Em uma estufa, isso deve começar duas semanas após o plantio ao ar livre. O tamanho ideal dos brotos laterais é de 5 a 7 centímetros.

Os brotos são cortados até a raiz. Depois de um tempo, eles reaparecem no mesmo local. É melhor deixar um toco de 3 milímetros. Regue os tomates no mesmo dia após a poda. Isso não deve ser feito; as plantas precisam de 24 horas para cicatrizar os cortes.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata