- Propriedades biológicas e composição da levedura
- Impacto em mudas e pés de tomate adultos
- Melhorando o crescimento dos tomates
- Alimentação geral fortalecedora
- Para fortalecer o sistema imunológico das plantas
- Fertilizante para atrair polinizadores
- Vantagens e desvantagens dos suplementos de levedura
- Qual é o melhor formulário para se candidatar?
- Cru
- Seco
- Como aplicar corretamente
- Sob a raiz
- Método foliar
- Receita de alimentação com fermento
- Com lúpulo
- Com excrementos de galinha
- De fermento vivo e urtigas
- Com leite
- Fermento com açúcar
- Com cinzas
- Com aditivos de pão
- Quando devo aplicar fertilizante?
- Avaliações de jardineiros sobre o uso de fermento
Por que fertilizantes são necessários é uma pergunta estranha e pouco profissional. Mas apenas para quem entende do assunto. Hortaliças e plantas de jardim precisam de micronutrientes e complexos minerais, além de calor, luz e água para crescer. Caso contrário, não amadurecerão nem se desenvolverão normalmente. Jardineiros experientes usam vários métodos para fertilizar tomates, incluindo levedura. Acontece que fungos unicelulares são um depósito de nutrientes para as plantas.
Propriedades biológicas e composição da levedura
A levedura é um microrganismo biologicamente ativo, um tipo de fungo. Embora naturalmente desprovido de micélio, prospera em ambientes líquidos. A levedura é usada não apenas na fabricação de cerveja, na produção de álcool e na panificação, mas também na pecuária como uma mistura fermentada nutritiva e rica em micronutrientes.
Recentemente, fungos têm sido adicionados como fertilizantes para raízes em hortaliças e hortaliças, aumentando assim a germinação e a produtividade. A influência dos fungos de levedura no desenvolvimento do tomateiro é confirmada por experiências bem-sucedidas com seu uso.
Impacto em mudas e pés de tomate adultos
Jardineiros iniciantes e moradores de verão duvidam que a levedura de cerveja possa influenciar o crescimento das mudas ou o rendimento das plantas de tomate já existentes. Sim, pode. Neste caso, a expressão "crescendo aos trancos e barrancos" deve ser interpretada literalmente, porque:
- acelera a formação dos ovários;
- raízes e brotos são fortalecidos;
- a planta fica mais forte e se desenvolve mais ativamente;
- bactérias hostis e patogênicas são suprimidas.

Melhorando o crescimento dos tomates
Usado corretamente, o fermento, muitas vezes esquecido, pode alcançar resultados impressionantes. Infelizmente, os jardineiros modernos preferem usar complexos minerais e suplementos alimentares, negligenciando um método simples, porém altamente eficaz, que, aliás, está disponível em qualquer loja ou supermercado.
Estamos falando de fungos comuns que fornecem às plantas elementos essenciais, aumentando a taxa de crescimento dos tomates.
Existem inúmeras utilizações práticas para o fermento — na forma seca, em soluções e em combinação com outros nutrientes. O único requisito é que o produto não seja de baixa qualidade ou esteja vencido. E com uma mistura de fermento, você certamente cultivará tomates suculentos e saudáveis e colherá uma colheita impressionante.
Para isso, você precisará de 10 litros de água limpa, 10 gramas de cogumelos secos, cerca de 40 gramas de açúcar e uma pitada de ácido ascórbico. A mistura deve ser deixada em local aquecido por várias horas, caso contrário, não fará efeito. Dilua ainda mais a solução preparada: 1 litro para 5 litros de água.

Alimentação geral fortalecedora
A levedura é um promotor de crescimento versátil e altamente eficaz para plantas, tomates e pepinos. Seus danos são mínimos e seus benefícios são óbvios. Uma maneira de usar fungos unicelulares não miceliais é como um suplemento nutricional geral para leveduras.
O preparo é fácil: misture 0,5 litro de esterco de galinha com 10 gramas de fermento biológico seco, 500 gramas de cinza de madeira e 100 gramas de açúcar granulado. Dilua todos os ingredientes em 10 litros de água limpa. Regue com um regador ou garrafa com furos na tampa ao redor da planta, tomando cuidado para não tocar nas raízes. A mistura deve ser aplicada depois que as mudas estiverem estabelecidas e enraizadas.
A segunda etapa da fertilização ocorre antes da formação da inflorescência. Aproximadamente 500 mililitros da mistura são aplicados por arbusto (para uma muda jovem). Tomates maduros requerem cerca de 2 litros de fertilizante. Evidências mostram que, em apenas alguns dias, a planta se revitaliza, produz folhas verdes e frescas e aumenta seu crescimento.

Para fortalecer o sistema imunológico das plantas
A receita mais comum e simples é feita com fermento e água. Para uma cultura "viva", as proporções são as seguintes: um quilo de mistura de fermento para 5 litros de água. Imediatamente antes do uso, a mistura é diluída adicionando 10 partes de água para 1 parte de solução. Se usar fermento seco, tome 10 gramas, misturados com 2 colheres de sopa de açúcar granulado.
São necessários 10 litros de água, e o fertilizante é diluído na proporção de 1 para 5. Ele funciona muito bem em tomates, revigorando-os e tornando-os mais resistentes a pragas e doenças.
Fertilizante para atrair polinizadores
Uma solução simples de levedura pode atrair abelhas e outros polinizadores e acelerar a frutificação. Os tomates devem ser fertilizados adicionalmente antes da floração, sempre adicionando açúcar. Recomenda-se aplicar a solução em clima quente e seco, no final da tarde, para minimizar a perda de nutrientes. O cheiro da fermentação atrai insetos, que inevitavelmente voarão para dentro e facilitarão a polinização das flores e acelerarão o amadurecimento dos frutos.

Vantagens e desvantagens dos suplementos de levedura
A vantagem da levedura reside em sua origem natural, alta absorção pelas plantas e ausência de efeitos colaterais. Ela oferece um conjunto pronto de micronutrientes essenciais para culturas de jardim, além de ativação adicional.
Os cogumelos contêm cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas. Não há necessidade de adicionar suplementos minerais; basta preparar uma solução de fermento e mantê-la em um local aquecido.
O fertilizante é universal e adequado para tomates, pepinos e pimentões. Os nutrientes penetram imediatamente no solo, de onde são absorvidos pelo sistema radicular da planta. Outro fator que favorece a levedura é seu baixo preço. O custo de aquisição de cogumelos secos é incomparável ao de fertilizantes minerais complexos.

Mas esse método maravilhoso também tem uma série de desvantagens:
- A mistura preparada não deve ser armazenada por muito tempo. É melhor usá-la imediatamente; o fermento, como substância biologicamente ativa, perde rapidamente suas propriedades.
- O potássio é parcialmente lixiviado do solo fertilizado com fungos de levedura. Portanto, cinzas de madeira são frequentemente incluídas no fertilizante para compensar essa deficiência.
- Em climas frios, quando a temperatura do solo é insuficiente, a fertilização não terá utilidade; não funcionará.
- É mais correto chamar a levedura de catalisador em vez de fertilizante: ela acelera o metabolismo da planta, ajudando-a a utilizar mais ativamente os elementos dissolvidos no solo. Em solos pobres e subfertilizados, a aplicação de fungos não surtirá efeito.
- O uso excessivo de fertilizantes faz mais mal do que bem. Tudo com moderação.
Qual é o melhor formulário para se candidatar?
Existem receitas com fermento seco e úmido. A escolha não é crucial, embora os fungos sejam mais ativos em meio líquido. O segredo é usar o fermento logo após o preparo para obter os melhores resultados.

Cru
Fermento cru ou "vivo" é ótimo em todos os sentidos, mas não dura muito. Você precisará de mais em peso do que o fermento seco. No entanto, por vários motivos, o fermento seco (em pó) é mais comumente usado.
Seco
Este tipo de cultura fúngica pode ser comprado em qualquer supermercado. Na hora de usar, deve ser misturado com açúcar para acelerar o processo de fermentação.
Como aplicar corretamente
A fertilização com leveduras exige o cumprimento de diversas regras: momento da aplicação, local específico de aplicação e dosagem. O cumprimento dessas condições é crucial para atingir os objetivos desejados: aumentar a imunidade da planta, acelerar o crescimento ou a frutificação.

Sob a raiz
Este método elimina a necessidade de fertilizar os tomates com suplementos minerais ou estimulantes especiais para o crescimento das raízes. Ele substitui a solução de levedura aplicada nas raízes da planta.
Método foliar
Ao usar este método, regue cuidadosamente o solo ao redor do tronco com a mistura de um regador. O efeito é quase o mesmo do método anterior, mas também fortalece o sistema imunológico e acelera o crescimento do tomate.
Receita de alimentação com fermento
A maioria das receitas é simples e direta: são à base de fermento seco, açúcar e água. Modificando os ingredientes, você pode atingir diversos objetivos, dependendo das suas necessidades: nutrição geral, nutrição das raízes ou estímulo ao crescimento das plantas. O fermento deve ser fresco e intacto. Caso contrário, você pode esquecer de fertilizá-lo. Adicionar folhas de plantas, urtigas e lúpulo ao fertilizante pode aumentar sua eficácia.

Com lúpulo
Uma planta trepadeira, injustamente classificada como erva daninha, pode ser benéfica para jardineiros. E não apenas para aqueles que assam pão ou preparam máscaras capilares nutritivas. Cones de lúpulo triturados, adicionados ao molho de levedura, potencializam e complementam a ação do ingrediente principal.
Esta etapa também promove a produção de nitrogênio, que é valioso para as plantas e afeta o crescimento e a frutificação dos tomates.
Com excrementos de galinha
Agrônomos experientes recomendam cautela ao adicionar componentes orgânicos (como esterco) a fertilizantes caseiros. Isso também se aplica ao esterco de galinha, que possui alto valor energético. O segredo é controlar a quantidade da mistura final adicionada ao solo. Para isso, dilua-a com água.

A receita de preparo é a seguinte:
- um pacote de cem gramas de fermento “cru”;
- 100 gramas de açúcar granulado;
- 200-250 gramas de cinzas de madeira;
- 500 mililitros de esterco de galinha diluído e “queimado”.
Os ingredientes são bem misturados e diluídos em 10 litros de água. Encontrá-los não é difícil: fermento e açúcar são facilmente encontrados no mercado, cinzas podem ser obtidas queimando galhos e folhas no jardim e esterco pode ser obtido de vizinhos.
De fermento vivo e urtigas
Esta planta espinhosa e irritante, que cresce atrás de cercas e perto de sebes, é rica em potássio, cálcio e magnésio, todos nutrientes essenciais para os tomates.

Em primeiro lugar, você não precisa de qualquer urtiga; colha-as antes que produzam sementes. Os caules e as folhas devem estar inteiros, verdes, sem murchar e secos. Adicione biomassa de urtiga a uma solução nutritiva de levedura padrão e deixe em local aquecido para ativar a fermentação. Aplique a mistura nos tomates a cada 14 dias e regue-os regularmente depois.
Com leite
Como fazer um superalimento com leite azedo e casca de pão? É muito simples. Você também precisará de fermento (seco, fresco, o que tiver) e 200 gramas de cinzas. É como uma entrada para panquecas ou crepes. Coloque os ingredientes em um recipiente adequado (de preferência maior — um balde velho ou uma lata de plástico de 10 litros com a tampa cortada) e guarde em um local aquecido. Depois de uma semana, a "compota" está pronta para consumo.

Fermento com açúcar
Os carboidratos são a base da fermentação do fermento. Portanto, em receitas básicas, o açúcar e o fermento biológico (especialmente o fermento seco) são sempre usados juntos.
Com cinzas
O uso de carvão e cinzas de madeira se deve à capacidade da levedura de "extrair" potássio do solo. Adicionar esse mineral ao fertilizante compensa essa deficiência.
Com aditivos de pão
Cascas de pão velhas misturadas a uma mistura de fermento são uma fonte inestimável de material para o desenvolvimento e crescimento de fungos. No passado, os jardineiros utilizavam amplamente o pão embebido em água como fertilizante, substituindo os fertilizantes minerais. A adição de fermento melhora a fermentação do pão e aumenta a taxa de desenvolvimento de biomassa.

Quando devo aplicar fertilizante?
No plantio ao ar livre, a rega com um substrato rico em nutrientes começa depois que as mudas de tomate criaram raízes e se estabeleceram. A segunda etapa ocorre tradicionalmente durante a estação de crescimento, antes da floração. O fertilizante é então aplicado gradualmente ao longo da estação de crescimento, monitorando o desempenho da planta. Em uma estufa, a sequência é semelhante:
- 7 dias após o plantio.
- Quando as mudas tiverem criado raízes.
- Antes da floração.
O mais importante é evitar saturar o solo com fungos. É mais correto chamar a levedura não de fertilizante, mas de estimulante de crescimento, que dará resultados se usado com sabedoria.

Avaliações de jardineiros sobre o uso de fermento
O mundo da jardinagem está cheio de histórias fantásticas sobre os poderes curativos da solução de levedura. Por exemplo:
Lidiya Yuryevna, aposentada.
"Cultivo tomates e pepinos sem produtos químicos, usando apenas fermento comum. Os vegetais crescem saudáveis, fortes, amadurecem rapidamente e são totalmente seguros."
Sergei Petrovich, funcionário.
"Um colega de trabalho me contou sobre fertilizar mudas com levedura. No começo, não acreditei; sempre usei fertilizantes minerais. Mas então vi com meus próprios olhos: é possível cultivar tomates sem produtos químicos."
Ekaterina, uma residente de verão novata.
"Minha avó não usava amofos ou outros fertilizantes minerais, preferindo fertilizantes caseiros. Suas frutas e vegetais cresciam melhor que os dos vizinhos. Agora, cultivo tomates orgânicos na minha dacha, seguindo a receita da minha avó."











