Descrição do tomate Nastenka de maturação precoce e técnicas de cultivo da planta

As variedades criadas na Rússia são convenientes para os jardineiros devido à sua capacidade de tolerar as condições locais. Entre elas está o tomate Nastenka, uma variedade de maturação precoce adaptada ao cultivo em estufas e em campo aberto. Foi incluído no Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento em 2012 e já foi testado em diversas regiões do país.

Características gerais da planta

As plantas de tomateiro Nastenka são determinadas, do tipo padrão, capazes de desenvolver folhagem durante todo o verão. Elas atingem apenas 70 cm de altura, e o peso dos frutos faz com que os caules caiam em direção ao solo. Portanto, quem plantou Nastenka recomenda amarrar os caules a uma estrutura de suporte. A planta não precisa ser pinçada e produz poucos brotos laterais.

tomates maduros

Esta variedade deve ser diferenciada dos híbridos F1 Nastena e F1 Anastasia. Apesar da semelhança de seus nomes, os tomates Nastenka são uma cultivar e podem ser propagados a partir de sementes coletadas pelos jardineiros em seus próprios arbustos. A variedade de tomate Nastenka tem formato e cor de fruto diferentes, e produz maiores rendimentos.

As características e a descrição da variedade no Registro Estadual indicam que a variedade de tomate Nastenka tem um rendimento médio de aproximadamente 2 a 2,5 kg por planta. Plantando quatro plantas por metro quadrado, um produtor de hortaliças pode obter aproximadamente 10 kg de tomates comercializáveis ​​por unidade de área. Utilizando plantios densos e amarrando as plantas a suportes, é possível obter um ligeiro aumento no rendimento.

Tomates cultivados ao ar livre são suscetíveis à requeima. A prevenção pode ser feita removendo algumas das folhas que entram em contato com o solo. Fungicidas também são usados ​​para reduzir as perdas, aplicando-os no plantio antes que os tomates comecem a amadurecer. A resistência a outras doenças é desconhecida.

Descrição do tomate

Os tomates Nastenka toleram bem todas as condições climáticas quando cultivados ao ar livre. Não reduzem a produtividade em anos frios e chuvosos e suportam as ondas de frio do meio do verão. Os frutos podem desenvolver um sabor excessivamente ácido se cultivados em condições de alta umidade e luz solar insuficiente.

Propriedades de consumo de frutas

Nastenka é uma variedade de tomate de maturação precoce; a primeira colheita pode ser esperada de 100 a 110 dias após a germinação das sementes. Em anos mais frios na Rússia central, a maturação pode ser adiada até a segunda metade do verão. Em estufa, os tomates podem ser colhidos já no início de julho.

O fruto é redondo e alongado verticalmente, lembrando o fruto do coração-de-boi, embora menor. O peso médio de um único tomate é de 200 a 250 g, com alguns exemplares chegando a 300 g. Os tomates nascem em cachos simples de 3 a 5 frutos. O tamanho dos ovários dentro de um cacho pode variar significativamente.

Tomates Nastenka

A casca é fina e pouco resistente. A base do fruto pode rachar se exposta ao excesso de umidade durante o amadurecimento. Isso reduz a qualidade do fruto e, em alguns casos, leva a perdas parciais da colheita devido à podridão. Na maturidade biológica, a cor é rosa-escuro; os tomates verdes são verde-claros, com uma mancha próxima ao caule. Às vezes, manchas esverdeadas permanecem na espádua, mesmo quando o tomate Nastenka está totalmente maduro.

A polpa é carnuda, granulosa quando quebrada, e lembra a do Coração de Boi ou variedades similares em textura. O miolo contém várias pequenas câmaras de sementes, mas a maioria delas está localizada ao redor do perímetro da fruta. O sabor é médio. Como muitas variedades rosadas, o sabor tende a ser doce, mas também apresenta uma leve acidez picante. O aroma é médio, típico de tomates.

Tomates Nastenka

Este tipo de tomate é perfeito para saladas frescas e diversos aperitivos. A fruta carnuda é perfeita para fatiar e como recheio de sanduíches. Fatias de tomate são uma ótima guarnição para assados. Podem ser usadas em caviar, sopas e molhos, onde a falta de cor vibrante do tomate não é um problema.

Para conservar frutas inteiras, selecione apenas tomates pequenos e verdes. Tomates escaldados, firmes e não amolecidos podem ser conservados em barris. Os tomates rosados ​​excedentes são mais bem processados ​​em sucos e molhos.

A polpa dos frutos carnudos da Nastenka será espessa e não exigirá cozimento prolongado. Este produto preservará melhor as vitaminas e os nutrientes, e os molhos terão uma cor mais clara do que os molhos comuns. O alto teor de açúcar torna este produto saudável para crianças e adequado para dietas com baixa acidez.

Polpa de tomate

Tecnologia agrícola da variedade

Para ter uma boa colheita, você precisa preparar as mudas. Em casa, você pode fornecer iluminação e a mistura de solo certa. Dependendo de quanto cuidado as mudas receberem, elas se desenvolverão e darão frutos.

É melhor semear os tomates 60 a 70 dias antes de transplantá-los para o jardim ou estufa. Prepare o solo com partes iguais de areia, solo fértil e húmus. Para reduzir a acidez do solo, adicione 2 colheres de sopa de giz moído ou cascas de ovo para cada 10 kg da mistura.

broto de tomate

Desinfete o substrato preparado diretamente no recipiente, mergulhando-o em uma solução quente de permanganato de potássio. Assim que o solo esfriar, semeie as sementes, espalhando-as sobre a superfície do solo úmido. Cubra as sementes com uma fina camada de areia (0,5 cm). Cubra os recipientes com filme plástico com 2 a 3 furos e coloque-os em um local aquecido para a germinação. Assim que as mudas começarem a brotar, remova o filme.

No estágio de 2 a 3 folhas verdadeiras, as mudas são transplantadas de acordo com um esquema de 10x10 cm. Os cuidados adicionais consistem em regar regularmente as plantas jovens.

O solo não deve secar nem ficar muito úmido. Regue quando a camada superior do solo no recipiente estiver seca. A água utilizada deve estar morna, aproximadamente na mesma temperatura do solo.

Para evitar a perna preta, adicione um pouco de permanganato de potássio à água ou, após cada rega, polvilhe o solo e os caules com cinzas de madeira peneiradas.

Flor de tomate

As mudas podem ser transplantadas para a estufa em meados de maio e para os canteiros abertos após o fim das geadas da primavera. Podem ser colocadas quatro plantas por metro quadrado, plantadas em um padrão de 40x70 cm. Cerca de duas semanas após o plantio, os tomates devem ser cobertos com terra, cobrindo parte do caule com terra para estimular o desenvolvimento das raízes.

Em tempo seco ou ao cultivar tomates Nastenka em estufa, as plantas precisarão ser regadas. O cronograma de rega deve garantir umidade suficiente. Para jardineiros ocupados, mesmo em clima quente, regas periódicas a cada 5 a 7 dias são suficientes. Se cultivar tomates em um canteiro, regue conforme o solo seca, a uma profundidade de 2 a 3 cm. Para conservar a umidade, o solo pode ser coberto com serragem ou palha picada.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata