O tomate Cherrinano f1 é indicado para cultivo em ambientes internos, como varandas e galerias. Esta variedade foi cultivada por italianos em 1973. O nome "cherrinano" vem da palavra inglesa "cherry" (cereja). Isso se deve ao fato de que os frutos desta variedade se assemelham a bagas em formato e tamanho. Este tomate tem uma bela aparência, tornando-o adequado para uso como planta ornamental. Os frutos podem ser consumidos frescos, usados em papinhas de bebê e enlatados inteiros.
Características da variedade
A descrição do tomate é a seguinte:
- Os tomates pertencem ao grupo de variedades determinadas. O crescimento do caule cessa após o desenvolvimento de 5 ou 6 cachos.
- A altura do arbusto da planta varia de 25 a 37 cm. O arbusto tem poucas folhas, elas são coloridas em tons escuros de verde.
- A primeira colheita é possível 85-90 dias após a semeadura.
- Um único arbusto pode render até 0,8 kg desse tipo de tomate. Isso se deve ao desenvolvimento de 5 a 6 frutos do tamanho de cerejas em um único cacho.
- Os tomates são perfeitamente esféricos, coloridos em tons vibrantes de vermelho. Cada fruto pesa entre 15 e 20 gramas. Sua polpa é doce e de consistência média-firme. Devido ao seu baixo teor calórico, os médicos os recomendam para uso em pratos dietéticos.

Avaliações de jardineiros que cultivaram este tomate com sucesso indicam que a planta tem boa imunidade ao oídio. Esta variedade resiste à podridão apical e tolera flutuações de temperatura e geadas repentinas na primavera.

O cultivo de tomates exige conhecimento e adesão a práticas agrícolas específicas, adaptadas às necessidades específicas da cultura. Se seguido corretamente, este tomate pode render de 0,6 a 0,7 kg de frutos por arbusto em casa. Se os requisitos descritos abaixo forem ignorados, o jardineiro pode perder de 30 a 50% da colheita.
Alguns agricultores aprenderam a cultivar tomates em campo aberto e em estufas. Esses tomates crescem bem em estufas. Usando estufas, a produtividade pode ser aumentada para 0,9–1,0 kg por arbusto, mas, na maioria das vezes, as plantas rendem até 800–850 g.

Como cultivar uma variedade ornamental em casa
Para obter o máximo rendimento, ao plantar esta variedade em campo aberto ou em estufa, recomenda-se plantar as mudas nos últimos dez dias de março ou na primeira semana de abril.
Após comprar as sementes e tratá-las com permanganato de potássio, coloque-as em solo pré-fertilizado em vasos de 8 a 10 cm de diâmetro. Regue com água morna. Quando os brotos surgirem, espere até que desenvolvam duas folhas e, em seguida, transplante.

Enquanto as mudas crescem a partir das sementes, elas são alimentadas 3 vezes com fertilizantes de nitrogênio e superfosfato até o momento em que os arbustos são plantados em solo permanente.
O endurecimento das mudas é realizado de 10 a 12 dias antes de transferi-las para um terreno aberto ou uma estufa.
Antes de plantar as mudas, aplique fertilizantes de potássio e fosfato no solo. Se os arbustos forem plantados em ambientes internos, a época ideal é meados de maio ou início de junho. O padrão de plantio é de 50 x 60 cm. Não é recomendado plantar mais de três arbustos por metro quadrado.

É importante regar, amontoar e fertilizar as plantas regularmente. Recomenda-se remover ervas daninhas dos canteiros semanalmente, caso contrário, a produtividade do tomate cairá de 25 a 30%.
Se surgirem pragas no jardim, borrife as folhas das plantas com produtos adequados para protegê-las de insetos, lagartas e larvas. Para proteger os arbustos de doenças às quais esta variedade não é imune, borrife-os com produtos especiais que eliminam infecções microbianas e fúngicas dos tomateiros.










