- As melhores variedades de tomates holandeses
- Para terreno aberto
- Meio-rápido
- Estréia
- Tarpan
- Tânia
- Sultão
- Super Vermelho
- Para estufas
- Paraíso Rosa F1
- Presidente da F1
- Skif F1
- Bobcat F1
- Cristal F1
- Variedades de variedades dependendo do período de maturação
- Amadurecimento precoce
- Carne Grande F1
- Meia temporada
- Organza F1
- Torbay F1
- Bomax F1
- Variedades de tomate de frutos pequenos
- Annatefka F1
- Trebus F1
- Annaluka F1
- Sakura F1
- Sunstream F1
- Tomajino F1
- Frutificação média
- Fizuma F1
- Corleone F1
- Mateus F1
- Híbridos de frutos grandes
- Pozzano F1
- Dimerose F1
- Belfast F1
- Variedades altas
- Variedades anãs e padrão
A Rússia não possui muitas regiões adequadas para o cultivo de culturas que gostam de calor. A neve de maio, a neblina de agosto e as geadas de setembro destroem pepinos e tomates. Na Holanda, há muitos anos, cultivam-se híbridos de hortaliças que prosperam e produzem excelentes rendimentos em um país onde a chuva é frequente e o sol raramente aparece entre as nuvens. As variedades de tomate cultivadas na Holanda são conhecidas por sua resistência a condições climáticas adversas. Esses tomates são plantados em toda a Europa e os híbridos prosperam, deliciando os jardineiros russos com suas colheitas.
As melhores variedades de tomates holandeses
Todos os anos, novos tomates são cultivados na Holanda — altos e baixos, precoces e tardios, com frutos vermelhos, roxos, framboesa e laranja. Algumas variedades são adequadas tanto para cultivo em estufas quanto em campo, enquanto outras são adequadas apenas para solo protegido.
As vantagens dos híbridos desenvolvidos na Holanda incluem:
- resistência a ambientes adversos;
- presença de imunidade a doenças;
- alta produtividade;
- formato e cor interessantes dos tomates.
A variedade indeterminada de meia estação é popular entre os jardineiros. tomate Ivanhoe, que é plantada em estufa. Os jardineiros apreciavam muito as variedades precoces Berberana, Benito, Belle, Donald e Diadema.
Para terreno aberto
Os híbridos têm uma desvantagem. Seu sabor é inferior ao das variedades comuns, mas não perdem suco durante o transporte. Quando amadurecidos sob luz solar direta, os tomates ficam açucarados e sem sabor.
Em condições climáticas favoráveis, os jardineiros preferem plantar tomates no jardim.

Meio-rápido
Esta variedade híbrida apresenta um arbusto vigoroso e de baixo crescimento, é tolerante à seca e resistente a doenças comuns. Os frutos frutificam mesmo em climas frios, amadurecendo em até três meses após a emergência. Tomates híbridos Polfast F1 quando maduros eles têm:
- formato arredondado;
- cor escarlate;
- pele elástica;
- com polpa adocicada.
Os frutos nervurados são coletados em cachos e pesam mais de 100 g. Os tomates são adequados para preparações de inverno e podem ser adicionados a saladas.

Estréia
Este híbrido determinado é apreciado por sua colheita precoce, com os primeiros tomates colhidos em até três meses. As plantas de baixo crescimento são menos suscetíveis à requeima. A planta é virtualmente imune a:
- mancha foliar;
- fusário;
- murcha de verticillium;
- Alternaria.
Uma planta de tomate produz até 5 kg de tomates redondos e de coloração clássica. Em condições favoráveis e cuidados adequados, cada tomate pesa entre 230 e 250 g.

Tarpan
Esta variedade híbrida é adaptada a climas temperados. Arbustos compactos e com pouca folhagem produzem cachos de 5 ou 6 inflorescências. Quando maduros, os tomates ficam rosados e têm um sabor adocicado. Sua polpa suculenta e casca firme permitem que sejam armazenados com facilidade e mantenham sua aparência mesmo durante o transporte por longas distâncias. Cada tomate pesa 200 g, com um rendimento médio de 9,7 kg por metro quadrado.
Tânia
Esta variedade determinada apresenta arbustos frondosos com folhas grandes, atingindo cerca de 60 cm de altura. Tolera bem o calor, não requer modelagem ou pinçamento e é resistente à murcha de verticillium, à mancha cinzenta e à requeima tardia. O primeiro ovário aparece sob a sétima folha.
Ao plantar 5 arbustos da variedade Tanya F1 por 1 metro quadrado, 80 dias após o surgimento dos brotos, são colhidos mais de 4,5 kg de tomates redondos.
Os frutos são rosados, assim como a polpa. Pesam cerca de 170 gramas e sua casca firme evita que rachem.

Sultão
Este híbrido prospera na região de Krasnodar e no Cáucaso, e também é cultivado por jardineiros nas regiões de Voronezh e Belgorod. Os tomates crescem em cachos em arbustos compactos e baixos. Os tomates maduros pesam aproximadamente 200 g. Os frutos de cores vibrantes têm até oito câmaras de sementes.
O híbrido Sultan é valorizado por seu alto rendimento, com uma planta produzindo até 5 kg de tomates que amadurecem cedo e podem ser armazenados e transportados facilmente.
Super Vermelho
Este híbrido prospera em climas com verões quentes e secos. É resistente à murcha de fusarium e a infecções virais. Em arbustos robustos e de baixo crescimento, os tomates com coloração clássica amadurecem em pouco mais de dois meses após a germinação. Os frutos individuais pesam até 200 g. Este tomate é apreciado por sua alta produtividade e excelente transportabilidade.

Para estufas
Os jardineiros também compram sementes de tomate holandês para plantar em solo protegido. Elas germinam bem, e as mudas crescem mesmo com falta de luz e não são afetadas pela perna preta.
Paraíso Rosa F1
O híbrido indeterminado é fixado a um suporte, e o arbusto cresce até 2 metros. O tomateiro, que produz folhagem densa, é conduzido em um único caule, permitindo uma colheita de aproximadamente 5 kg de tomates em apenas 75 dias após a germinação. Os frutos são caracterizados por:
- sabor rico;
- tamanho grande;
- cor rosa.
As raízes da Pink Paradise são resistentes a danos causados por nematoides. A variedade é resistente à murcha de verticillium, raramente sofre de cladosporiose e é imune ao vírus do mosaico do tabaco.

Presidente da F1
Este híbrido holandês produz excelentes frutos em estufa de plástico. As plantas altas são sustentadas por uma estrutura de suporte e exigem pinçamento e treinamento adequado, mas recompensam esse cuidado com uma colheita abundante. A planta produz até 8 kg de tomates de coloração clássica, pesando cerca de 250 g logo no início. Os belos cachos de tomate se quebram com o peso.
O híbrido President é imune a infecções virais e bacterianas e não apodrece em solo contaminado com micélio fúngico.
Skif F1
Esta variedade indeterminada, cultivada na Holanda, apresenta uma produção estável. Em uma planta de até 1,7 metro de altura, o ovário se forma acima da quinta folha. Quando bem conduzida, a videira pode produzir até 6 kg de tomates ovais com um belo nariz. Os frutos, revestidos por uma casca firme, pesam quase 250 gramas. Eles não racham durante o transporte.

Bobcat F1
O híbrido é plantado em estufa. Embora os tomates amadureçam tardiamente, o arbusto não é afetado por mofo-cinzento, murcha-de-fusário ou mancha-marrom. Os frutos pesam cerca de 180 g, com alguns exemplares chegando a 250 g.
Para jardineiros que plantam Tomate lince, aproveite o sabor agridoce dos tomates, que são fáceis de transportar e têm longa vida útil. Com os devidos cuidados, o híbrido produz uma colheita estável.
Cristal F1
O tomateiro em cacho, criado na Holanda, cresce rapidamente e desenvolve uma folhagem densa. As folhas inferiores são sempre arrancadas, deixando apenas um caule. Os tomates amadurecem em três meses, adquirindo sua cor clássica e possuindo três câmaras contendo sementes. A planta produz até um balde de tomates agridoces.
Variedades de variedades dependendo do período de maturação
Os produtores desenvolveram e continuam a desenvolver tomates cujos frutos amadurecem em épocas diferentes. Os primeiros tomates são colhidos dois meses após o surgimento dos brotos, e os últimos, no outono.
Amadurecimento precoce
Os jardineiros costumam reservar pelo menos algum espaço para plantar híbridos que amadurecem rapidamente. Tomates precoces não são muito adequados para conservas e conservas, sendo consumidos imediatamente.

Carne Grande F1
Um híbrido criado na Holanda, que se enraizou em várias regiões da Rússia. Os brotos deste tomateiro indeterminado são amarrados a uma treliça. Os tomates são agrupados em cachos de cinco e amadurecem em 100 dias.
Os frutos são grandes, pesando mais de 200 gramas, com exemplares individuais pesando cerca de 800 a 1.000 gramas. Os tomates são cobertos por uma casca lisa e, quando cortados, a polpa suculenta revela seis câmaras contendo sementes.
A variedade tolera bem baixas temperaturas. De cada arbusto, colhe-se até um balde de tomates aromáticos, que são então usados para fazer suco e molho.

Meia temporada
Vegetais colhidos no início do outono são mais adequados para armazenamento e enlatamento. Eles acumulam açúcar e adquirem um sabor mais doce.
Organza F1
Jardineiros estão ansiosos para comprar as sementes de tomate racemoso produzidas por uma empresa holandesa. Este híbrido alto apresenta alta produtividade, rendendo até 20 kg de frutos por metro quadrado, e apresenta:
- cor laranja brilhante;
- formato oval interessante;
- aumento do teor de matéria seca.
Os tomates pesam cerca de 50 gramas e cabem inteiros em potes. Esta variedade tolera condições adversas e raramente sofre de doenças.

Torbay F1
Este híbrido atinge apenas 80 cm de altura, mas o arbusto é amarrado a uma treliça, deixando dois caules durante o desenvolvimento. Quando maduras, as plantas ficam literalmente cobertas de grandes e lindos tomates rosados. Os frutos nervurados pesam cerca de 200 g e a polpa é rica em suco.
Bomax F1
Este híbrido apresenta crescimento ilimitado e produz frutos excelentes no campo ou no jardim, desde que os cachos sejam devidamente conduzidos. Os tomates amadurecem no meio da estação, mudando de verde para uma cor clássica e intensa. Pesam aproximadamente 200 gramas, não racham durante o transporte e têm prazo de validade de até seis semanas.

Variedades de tomate de frutos pequenos
Jardineiros cultivam híbridos de tomate em miniatura para armazenamento no inverno. Esses vegetais cabem inteiros em potes e têm uma aparência única, especialmente quando vêm em uma variedade de cores.
Annatefka F1
Este híbrido de meia estação é adaptado ao clima central e é cultivado em estufa. Quase dois baldes de tomates podem ser colhidos em um metro quadrado. Um único cacho produz até nove tomates miniatura pesando 30 gramas. Os frutos maduros adquirem uma cor clássica e um sabor agradável.
Trebus F1
Esta variedade indeterminada, desenvolvida na Holanda, é plantada em várias regiões da Rússia. Este arbusto híbrido impressiona com seus cachos elegantes, que produzem até 13 tomates pesando até 30 g, que amadurecem rapidamente. Os frutos arredondados são de cores vibrantes, têm sabor adocicado e não racham durante o transporte.

Annaluka F1
Este híbrido de salada indeterminado é cultivado na Bielorrússia e no noroeste da Rússia. Em condições de estufa, rende até 4 kg de frutos por metro quadrado, com cada cacho produzindo de 10 a 12 tomates de cores vibrantes, pesando aproximadamente 30 g.
Sakura F1
Este tomate com um nome bonito prospera em climas rigorosos, mas apenas em solo protegido. Em uma estufa de plástico, 7 a 8 kg de frutos amadurecem em 2,5 meses após o surgimento dos primeiros brotos. Esses tomates em miniatura pesam 15 g e têm casca lisa e resistente.

Sunstream F1
Este híbrido indeterminado prospera na região do Volga. A planta de médio porte produz de 6 a 8 frutos elípticos em seus cachos logo no início. Cada tomate pesa no máximo 40 g, tem duas câmaras, polpa firme e sabor agridoce.
Tomajino F1
Este tomate é adaptado a climas com verões úmidos e frescos. Este híbrido indeterminado tem uma produção moderada, mas ostenta belos ramos com uma dúzia e meia de tomates de casca brilhante. Os maiores exemplares pesam de 25 a 26 gramas.

Frutificação média
Os mais populares entre jardineiros e agricultores são os híbridos holandeses, com tomates pesando de 100 a 130 g. Essas variedades se destacam pela produtividade e os frutos são adequados para qualquer finalidade.
Fizuma F1
Este híbrido indeterminado é resistente a doenças. Quando plantado em estufa aquecida, 1 metro quadrado de solo rende aproximadamente 40 kg de tomates redondos, de coloração clássica, pesando no máximo 140 g. Os arbustos produzem de 5 a 7 cachos.
Corleone F1
Este híbrido holandês prospera em climas temperados, onde é cultivado sob plástico. É apreciado por seu alto rendimento e uso versátil. Os tomates em formato de ovo têm polpa suculenta e pesam cerca de 130 gramas.
Mateus F1
Esta variedade indeterminada de maturação precoce é cultivada por jardineiros na Rússia central. Os tomates maduros são alaranjados e de formato oblongo. Quando plantados em estufa, são colhidos aproximadamente 25 kg de tomates com duas câmaras de sementes por metro quadrado.

Híbridos de frutos grandes
Graças ao trabalho dos criadores holandeses, é possível cultivar bons rendimentos de tomate com peso de até 500 g em condições climáticas desafiadoras.
Pozzano F1
Os frutos desta variedade híbrida, que amadurecem em três meses, parecem feitos para serem enlatados. Embora pesem quase 200 gramas, os tomates cabem inteiros em um pote. Têm o formato de pimentões vermelhos e polpa firme.
O tomate Pozzano é resistente a infecções fúngicas, não é afetado por doenças virais e, se as práticas agrícolas forem seguidas, produz um alto rendimento.

Dimerose F1
A variedade para salada produz tomates com numerosas câmaras de sementes que amadurecem precocemente em suas videiras. Os belos frutos rosados pesam aproximadamente 190 g e têm formato esférico. Podem ser colhidos até 27 kg de tomates por metro quadrado.
Belfast F1
Este híbrido holandês tolera baixas temperaturas e produz frutos em condições de pouca luz. A planta atinge 2 metros de altura. Com o manejo e os cuidados adequados, os tomates delicadamente nervurados amadurecem em 95 dias e pesam aproximadamente 350 g.

Variedades altas
Os produtores holandeses estão desenvolvendo não apenas variedades compactas e de baixo crescimento de tomate, mas também híbridos indeterminados que atingem até 2 metros de altura. Os brotos dessas variedades precisam ser fixados em suportes, o excesso de hastes deve ser removido e os brotos laterais devem ser pinçados regularmente. Com os devidos cuidados, essas variedades produzem excelentes rendimentos. Entre elas, estão os híbridos Belfast, Diagram e Shennom. Os frutos desses tomates são apreciados por seu sabor e comercialização.
Variedades anãs e padrão
Tomates altos exigem cuidados especiais, não prosperam em todos os lugares e ocupam muito espaço. Na Holanda, cada pedaço de terra conta, então os cultivadores estão criando híbridos com sistemas radiculares compactos e troncos eretos de até 50 cm de altura.
As variedades padrão toleram flutuações bruscas de temperatura, suportam a seca e são plantadas densamente, o que permite maiores rendimentos.
Os jardineiros gostam de cultivar o híbrido holandês Bobcat, resistente ao frio, com frutos que pesam cerca de 350 g.
Este tomateiro anão atinge uma altura de no máximo 35 cm e prospera tanto em vasos quanto em banheiras. O arbusto miniatura Tiny Tim fica deslumbrante durante a época de frutificação. Seus frutos vermelhos e brilhantes pesam apenas 20 gramas.











