Quando um tremor repentino faz com que nuvens de mosquitos subam das plantas, os produtores de vegetais começam a se preocupar em como se livrar das moscas-brancas na estufa, especialmente em tomates e outras culturas. Esses pequenos insetos se assemelham a pulgões e causam danos semelhantes ao sugar o suco das folhas carnudas. Mas os tomates não são os únicos a sofrer com elas.
O que é uma mosca branca?
Este inseto é uma espécie de Homoptera. Um adulto não mede mais que 3 mm e, quando examinado através de uma lupa, torna-se visível asas brancas opacas e um corpo claro, quase incolor. Uma mosca-branca voadora assemelha-se a um pulgão ou a uma pequena mariposa.

Quando vários insetos maduros entram em estufas e canteiros, é muito difícil notá-los, então o jardineiro presta atenção às consequências da atividade das larvas:
- As mudas de tomate estão desenvolvendo folhas retorcidas ou deformadas, menores que o normal. Na parte inferior, é possível observar pequenas lagartas (cerca de 1 a 2 mm) ou vestígios de sua presença: restos de casulos e secreções na forma de escamas transparentes, semelhantes a cola.
- As plantas afetadas ficam para trás no crescimento e têm uma aparência atrofiada.
- Em arbustos maduros, os ovários param de se encher e amadurecer normalmente, adquirem uma tonalidade pálida ou ficam cobertos por uma camada escura.
- As moscas-brancas já podem ser vistas quando se reproduzem. Elas fervilham entre os tomates e voam para longe da planta quando sacudidas.
- Com o tempo, manchas escuras se formam nas folhas onde as larvas e seus excrementos foram observados. É o aparecimento de fuligem, que se desenvolve no meio nutriente formado pelos excrementos dos insetos.
Se notar sinais de infestação de mosca-branca, livre-se da praga imediatamente. Se não for tratada, as larvas entrarão em pupa e se transformarão em novos insetos voadores, cada fêmea capaz de botar mais de 200 ovos.

Insetos voadores são mais fáceis de matar. Larvas na parte inferior das folhas são menos suscetíveis a pesticidas. Ao pulverizar arbustos, você precisa levar em consideração seu habitat e tentar tratar as folhas pela parte inferior.
Uma vez que as lagartas entram em fase de pupa, é praticamente impossível erradicá-las. Portanto, o controle da mosca-branca em tomates deve ser realizado várias vezes seguidas, em intervalos de 5 a 7 dias, período durante o qual as pupas se transformam em insetos voadores adultos.
Métodos de controle de insetos
Os métodos de controle da mosca-branca em tomates podem ser divididos em mecânicos, químicos e biológicos. Todos eles podem ser bastante eficazes se aplicados corretamente e tratados diversas vezes. Esses métodos são capazes de destruir tanto o estágio adulto quanto o larval.

Existem também remédios populares para o controle da mosca-branca. Eles são relativamente inofensivos para os humanos, mas podem ser ineficazes se as pragas já estiverem proliferadas. Os remédios populares visam mais repelir os insetos do que erradicá-los completamente, portanto, é melhor usar esses tratamentos como medida preventiva se houver a menor suspeita de presença de mosca-branca na estufa.
Métodos químicos de proteção
Inseticidas são o último recurso para controlar moscas-brancas em estufas de cultivo de tomates e outras hortaliças. Todos os inseticidas são tóxicos, e pulverizar aerossóis em ambientes fechados pode ser prejudicial ao produtor. No entanto, para infestações graves de mosca-branca, qualquer método é eficaz.

Ao escolher um tratamento para plantas, você pode optar por inseticidas especializados contra pragas sugadoras. Eles matam não apenas moscas-brancas, mas também pulgões, ácaros, percevejos e outros insetos que sugam a seiva das plantas perfurando-as com suas probóscides. Produtos para escolher incluem Actellic e Aktara, Cipermetrina e Permetrina, Malathion, Neudosan e outros.
O aerossol Kra-Deo Super foi desenvolvido para insetos voadores. É melhor manter a estufa fechada por pelo menos algumas horas, impedindo a entrada de qualquer pessoa. É melhor tratar a estufa à noite. O Biotlin também tem um efeito semelhante.

Os produtos químicos devem ser usados rigorosamente de acordo com as instruções. Os tomates não devem ser pulverizados 20 dias antes da colheita ou durante o amadurecimento. No entanto, esta é a maneira mais confiável de controlar moscas-brancas em mudas de tomate, suas larvas e adultos em plantas jovens.
Métodos mecânicos
Os métodos mais simples envolvem coletar as folhas afetadas junto com as larvas e lavá-las manualmente com água e sabão. Isso dá muito trabalho, mas é bastante viável quando as colônias de larvas são pequenas. Folhas enroladas podem ser arrancadas e queimadas. Para combater as larvas, use uma esponja embebida em uma solução de sabão em pó, esfregando-a suavemente na parte inferior de cada folha afetada.

Armadilhas adesivas devem ser usadas para insetos voadores. Para pequenos números de insetos, fita adesiva pode ser usada. No entanto, se houver muitos mosquitos-brancos, é melhor usar armadilhas especiais.
Entomologistas americanos descobriram que as moscas-brancas são atraídas pelas cores amarelo e azul. Essa característica comportamental dos insetos adultos motivou o desenvolvimento de um método para capturá-los. Para atrair as pragas para as armadilhas, elas são pintadas nessas cores. A armadilha pode ser feita de um pedaço de papelão ou madeira compensada.
Então, vamos nos livrar das moscas-brancas nos tomates usando o método mais avançado. Para isso, recomendamos:
- pinte uma folha de papelão de amarelo ou azul (o formato A4 será suficiente para 1-2 m³);
- faça um furo para pendurar, passe o cordão por ele;
- aplique uma camada de vaselina na superfície (você pode misturá-la com mel);
- pendure as tiras de velcro ao redor da área da estufa a uma altura de 1,5-1,7 m.
As moscas-brancas voadoras serão atraídas por superfícies brilhantes e grudarão na massa pegajosa. Limpe as armadilhas periodicamente, raspando a massa junto com as moscas. Em seguida, aplique uma nova camada de vaselina e pendure o papelão na estufa.
Métodos biológicos
As moscas-brancas têm inimigos naturais que se alimentam de suas larvas e adultos. Entre os mais comuns estão crisopídeos e joaninhas. Esses insetos predadores consomem não apenas pulgões, mas também muitas pequenas pragas. As moscas-brancas de estufa em tomates não são exceção. Uma maneira fácil de remover essas pragas do seu jardim é coletar joaninhas-de-sete-pintas (os insetos vermelhos familiares a todos desde a infância) ou os besouros-de-duas-pintas semelhantes. Uma estufa padrão de 2x6 m precisará de cerca de 10 desses protetores.

Pulgões-leões, ou larvas de crisopídeos, também podem ser vistos em plantas. São pequenos insetos cinzentos com corpos largos, semelhantes a besouros sem asas. Os pulgões-leões costumam aderir às cascas dos pulgões que comeram. Você pode transferir as larvas de crisopídeos para a estufa ou procurar por seus ovos: bolas amareladas de cerca de 1 mm de tamanho em "pernas" longas e finas que se projetam perpendicularmente à folha. Crisopídeos adultos, que também são predadores, também são fáceis de capturar. Esta graciosa criatura esverdeada tem asas grandes e transparentes e olhos dourados expressivos.
Em estufas grandes, você pode tentar comprar encarsia, uma vespa parasitoide em miniatura que deposita ovos no corpo de larvas de mosca-branca. Solte os insetos do tubo de ensaio em sua estufa. Esses pequenos ajudantes cuidarão do controle de pragas sozinhos.
Métodos tradicionais
Uma boa maneira de se livrar de moscas-brancas em uma estufa é fumigar o ambiente com fumaça. Isso pode matar moscas-brancas voadoras e larvas, mas os casulos permanecerão intactos, portanto, o tratamento precisará ser repetido quando a próxima geração eclodir. Para fumigar, coloque serragem em uma assadeira, umedeça-a com água e coloque tudo em um fogão elétrico.

Para repelir moscas-brancas que entraram recentemente na estufa, borrife com infusões de ervas:
- Pegue cerca de 100 g de mil-folhas, pique-as e adicione 1 litro de água. Deixe em infusão por 2 dias.
- Pique os dentes-de-leão junto com as raízes, pegue 100 g da massa e deixe em 1 litro de água por 2 a 3 dias.
- Pique 1 cabeça de alho, adicione 0,5 litro de água e deixe descansar por 2 a 3 dias.
- Em vez de bulbos de alho, você pode usar os talos retirados dos canteiros. Você precisará de cerca de 100 g da polpa do talo e 1 litro de água.
Borrife as infusões resultantes em tomateiros e outras plantas de estufa para mascarar seu odor com aromas desagradáveis. Se a mosca-branca não encontrar seu alimento, ela abandonará a estufa.











