- Peróxido de hidrogênio: composição e propriedades
- Como isso é útil para a planta?
- Vantagens e desvantagens de usar uma solução
- Âmbito de aplicação
- Para desinfecção do solo
- Tratamento de sementes
- Tratamento de mudas
- Pulverização de arbustos maduros
- Combatendo doenças
- Tecnologia e época de processamento do tomate
- Para desinfecção e estimulação de sementes
- Tratamento do solo antes do plantio de mudas
- Para higiene das raízes
- Fertilizante para irrigação e pulverização
- Contra a requeima
- Peróxido contra manchas brancas
- Para podridão radicular
- De pragas
- Precauções de segurança ao trabalhar com a solução
- Comentários de jardineiros sobre o uso do produto
O peróxido de hidrogênio é usado em mudas de tomate. Ajuda a combater doenças e pragas. Também é usado para desinfetar o solo antes do plantio e como adubo para melhorar a germinação das sementes.
Peróxido de hidrogênio: composição e propriedades
A substância contém água e peróxido de hidrogênio. Contém também benzoato de sódio.
Propriedades do peróxido de hidrogênio para tomates:
- Aumenta a germinação do material de plantio.
- Ajuda a combater algumas doenças das culturas de solanáceas.
- Desinfeta sementes e substrato de plantio.
- Ajuda a melhorar a composição do solo.
- Neutraliza nitratos no solo.
O peróxido de hidrogênio é um remédio barato, mas altamente eficaz, que deve ser considerado por todos os jardineiros que desejam uma boa colheita.

Como isso é útil para a planta?
Ao cultivar mudas de tomate, é importante criar as condições mais confortáveis para elas. O peróxido de hidrogênio pode ajudar nisso. Ele desinfeta as sementes e o solo onde as mudas crescerão. Além disso, até mesmo plantas maduras podem ser pulverizadas com peróxido de hidrogênio para prevenir doenças e pragas. O peróxido de hidrogênio destrói microrganismos nocivos e enriquece o solo com nutrientes. É um superproduto que custa centavos.
Vantagens e desvantagens de usar uma solução
Benefícios do uso de peróxido de hidrogênio para tomates:
- As mudas crescem saudáveis e fortes.
- A substância desinfeta o solo.
- Os rizomas dos arbustos recebem mais oxigênio (mesmo quando se pulverizam as folhas e caules).
- As taxas de germinação aumentam se as sementes forem tratadas antes do plantio.
- Prevenção de doenças perigosas para o tomate: requeima e oídio.
A única desvantagem de usar a substância é que, se você comprar um produto vencido ou de baixa qualidade, microelementos nocivos se acumularão nos tomates.

Âmbito de aplicação
O peróxido de hidrogênio tem uma ampla gama de aplicações. É usado para fortalecer mudas e prevenir doenças. Também é usado para tratar doenças existentes em variedades de tomate.
Para desinfecção do solo
A maioria dos fungos é encontrada no solo, por isso é recomendável desinfetar o substrato antes do plantio. Para isso, dilua 650 ml de peróxido de hidrogênio em 3 litros de água. Misture bem a solução e regue os canteiros alguns dias antes do plantio. Se estiver usando terra do seu jardim, em vez de uma mistura pronta para vasos, regue com a solução aquosa alguns dias antes da semeadura.
Tratamento de sementes
Recomenda-se tratar as mudas antes da semeadura para aumentar a germinação. Isso é especialmente importante se as sementes foram coletadas de frutas e não compradas. Mergulhe as mudas em peróxido de hidrogênio a 10% e deixe por 20 minutos. Em seguida, enxágue bem as sementes em água limpa e seque-as até que fluam livremente.
Para melhorar a germinação, as mudas são embebidas em líquido por 12 horas. Neste caso, utiliza-se uma solução a 0,4%. Após a imersão, as sementes são enxaguadas novamente em água e secas. As sementes são desinfetadas precocemente. Por exemplo, após a coleta das sementes de tomate, elas são tratadas com um curativo alguns dias depois, após a secagem. Tratá-las imediatamente antes do plantio não surtirá muito efeito.
Tratamento de mudas
Para garantir um crescimento rápido, as mudas precisam de estímulo adicional. Para isso, misture 3 colheres de sopa de peróxido com 1 litro de água morna. Regue as mudas com a solução resultante no máximo uma vez por semana.
Pulverização de arbustos maduros
Arbustos maduros devem ser tratados caso apareçam dobras ou rachaduras nos caules. Isso ajudará a prevenir o desenvolvimento de doenças.
Combatendo doenças
Muitos jardineiros usam peróxido para combater doenças em plantações de solanáceas. O peróxido destrói fungos e vírus nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença. As plantas são tratadas à noite, após o pôr do sol, ou de manhã cedo, antes do sol aparecer.
Dilua 30 ml do produto em 1 litro de água e pulverize os canteiros de tomate. Borrife a cada duas semanas até que os sintomas da doença desapareçam.

Tecnologia e época de processamento do tomate
Para garantir a eficácia, os arbustos são tratados com uma solução de peróxido de hidrogênio em momentos específicos durante a estação de crescimento. Também é importante seguir a técnica correta de pulverização para tomates.
Para desinfecção e estimulação de sementes
Se você mesmo coletou as sementes dos frutos, desinfete-as imediatamente após secarem e se soltarem. As sementes compradas em lojas devem ser desinfetadas alguns dias antes do plantio.
Tratamento do solo antes do plantio de mudas
O solo é tratado com fertilizante vários dias antes do plantio das mudas em seu local definitivo. Isso deve ser feito aproximadamente 3 a 4 dias antes. O solo é revolvido e as ervas daninhas são removidas da área previamente.
Para higiene das raízes
Para manter o sistema radicular estéril, os tomateiros são regados com uma solução de peróxido de hidrogênio várias vezes por mês. As regas são feitas à noite, após o pôr do sol.

Fertilizante para irrigação e pulverização
Como regar tomates com água oxigenada:
- 1 frasco de peróxido é diluído em 2 litros de água.
- Mexa e regue os tomates várias vezes por mês.
Se usar peróxido como fertilizante, regue as plantas pela raiz. Evite o contato com as folhas. Use apenas água morna para irrigação.
A pulverização deve ser feita à noite ou pela manhã. Evite a luz solar direta sobre as folhas, pois o contato com a água pode causar queimaduras.

Contra a requeima
O primeiro sinal da requeima é o aparecimento de manchas pretas nas folhas e caules. Gradualmente, as folhas e caules ficam completamente pretos. Manchas pretas também aparecem nos frutos, causando o apodrecimento da polpa.
Aos primeiros sinais de requeima, misture 2 colheres de sopa de peróxido de hidrogênio com 1 litro de água. Borrife os tomateiros com a solução resultante. Borrife a cada 2 semanas até que todos os sinais da doença desapareçam. Se o peróxido de hidrogênio não ajudar após várias pulverizações, você terá que recorrer a produtos químicos.
Peróxido contra manchas brancas
O aparecimento de manchas brancas reduz a produtividade. O primeiro sinal do desenvolvimento de manchas brancas é a disseminação delas por todos os arbustos. Gradualmente, as folhas ficam marrons e começam a cair. A mancha branca é causada pela alta umidade.
Para evitar a propagação da podridão branca, borrife os arbustos com uma solução de peróxido de hidrogênio. Use 60 ml de peróxido para cada 3 litros de água. Use apenas água morna.

Para podridão radicular
Outra doença que ocorre com alta umidade é a podridão radicular. Ela afeta o colo da raiz. O peróxido de hidrogênio ajuda nos estágios iniciais da doença. Dilua 2 colheres de sopa de peróxido em 2 litros de água morna. Aplique a solução resultante tanto nas mudas quanto nas plantas adultas.
De pragas
Uma solução de peróxido de hidrogênio e açúcar ajuda contra pulgões, ácaros e cochonilhas. Dissolva 1 colher de sopa de açúcar em 2 litros de água e adicione 2 colheres de sopa de peróxido de hidrogênio. Borrife os canteiros uma vez por semana.
Para prevenir pragas, borrife os canteiros de tomate duas vezes por mês. Isso não evitará uma epidemia de insetos, mas pode evitar uma pequena população deles. Além disso, borrife as mudas com uma solução de peróxido de hidrogênio antes de plantá-las no solo. Os insetos preferem passar o inverno no solo, e isso matará as larvas da praga.

Precauções de segurança ao trabalhar com a solução
O peróxido de hidrogênio é seguro para humanos. Não é necessário usar equipamento de proteção ao pulverizar canteiros ou mudas. O principal é evitar que a solução entre em contato com os olhos. Portanto, não é recomendado pulverizar em dias com vento.
Comentários de jardineiros sobre o uso do produto
Konstantin, 54: "Eu costumava lutar contra a requeima. Todo ano, meus tomates adoeciam e morriam. Até que descobri que era possível borrifar tomates com água oxigenada. Comecei a tratar as mudas imediatamente. Depois, comecei a tratar os arbustos várias vezes por mês. Depois do tratamento contra a requeima, os arbustos nunca mais adoeceram."
Alena, 25: "As mudas começaram a apresentar apodrecimento das raízes. Eu não queria usar produtos químicos. Então, decidi usar água oxigenada. Depois de algumas borrifadas, o apodrecimento das raízes desapareceu."



![Qual é a melhor época para plantar mudas de tomate em [ano] e o momento de semear as sementes](https://harvesthub.decorexpro.com/wp-content/uploads/2018/12/sd-329-e1521384285292-300x205.jpg)







