Como preparar uma solução de peróxido de hidrogênio para embeber sementes de pepino antes do plantio

Deixar sementes de pepino e outras sementes de plantas de molho em peróxido de hidrogênio fortalece e endurece a plantação antes do plantio. A substância é inofensiva e não afeta o sabor da fruta.

Que material de semente é adequado para imersão?

As sementes de qualquer planta cultivada no solo podem ser embebidas em peróxido de hidrogênio. No entanto, algumas requerem pré-embebição para germinação. Entre elas estão:

  • material de semente com casca dura (melancia, abóbora, pepino e outros tipos de culturas);
  • que contêm óleos essenciais (endro, salsa, cenoura, ervas);
  • sementes de plantas e flores ornamentais.

A imersão também é realizada em sementes de qualidade questionável ou que não foram utilizadas por muito tempo.

Por que o tratamento com peróxido de hidrogênio é necessário?

A substância age na semente como água, mas contém um grande número de componentes benéficos que fortalecem e aceleram o processo de germinação. Este produto farmacêutico pode ser usado para diversos fins em material de plantio, mas é mais frequentemente usado para ativar os processos naturais que promovem a formação de brotos antes da semeadura.

imersão de sementes em peróxido de hidrogênio

Para selecionar as melhores sementes de pepino

Usando uma solução farmacêutica, você pode identificar pepinos impróprios para uso posterior. Para isso, coloque as sementes em um recipiente fundo e despeje água oxigenada até que o líquido cubra completamente as mudas. Pepinos danificados e inutilizáveis ​​flutuarão para a superfície.

Para endurecimento

O uso de um antisséptico amolece a casca dura dos pepinos e promove uma germinação rápida. O peróxido de hidrogênio também pode ser usado para endurecer a planta e prepará-la para o plantio. Coloque as sementes sobre um pano embebido no antisséptico e leve à geladeira por 24 horas. Isso fortalece o sistema imunológico da planta, resultando em brotos saudáveis ​​que podem suportar facilmente temperaturas mais baixas.

imersão de sementes em peróxido de hidrogênio

Para desinfecção de sementes

O uso de um desinfetante de farmácia elimina fungos nocivos e esporos patogênicos que podem persistir no material de plantio. Recomenda-se deixar os pepinos de molho por 15 minutos; esse tempo é suficiente para proteger as futuras mudas de doenças. Após a imersão, o material de plantio é colocado sobre um pano até secar completamente.

Para germinação rápida

Depois que as sementes estiverem desinfetadas e completamente secas, você pode iniciar o processo de germinação. O peróxido de hidrogênio também é usado para isso, pois pode atuar como um ativador de crescimento. Partículas de oxigênio penetram no tegumento da semente e ativam o processo de crescimento da planta. Para acelerar a germinação, você pode primeiro colocar as sementes em um saco de pano e mergulhá-las em uma solução de cinzas de madeira (10 gramas por litro de água morna). As mudas absorverão os minerais necessários e, após 12 horas de imersão no peróxido, começarão a se desenvolver ativamente.

sementes nas mãos

O mecanismo de ação do peróxido nas sementes

O antisséptico tem o seguinte efeito no material de plantio:

  • amacia e quebra a pele áspera;
  • elimina substâncias que bloqueiam a germinação, aumenta a quantidade de oxigênio no endosperma e ativa seu desenvolvimento posterior;
  • usado como antisséptico.

A substância pode ser usada tanto para sementes quanto para pepinos já germinados.

Como preparar a solução correta

O uso prolongado em sua forma pura não é recomendado. Uma solução especial deve ser preparada. Para isso, misture uma colher de sopa cheia de peróxido de hidrogênio (3%) com meio litro de água morna. Prepare uma solução nova antes de cada uso.

peróxido de hidrogênioImportante: A imersão na solução de peróxido de hidrogênio deve ser feita por no máximo 24 horas; o uso prolongado pode resultar na perda de propriedades benéficas e na morte da planta.

Tecnologia do procedimento

Para deixar os pepinos de molho corretamente em água oxigenada, você deve seguir o seguinte procedimento:

  • prepare um pires e 2 pedaços de gaze;
  • lave bem o pires, dobre a gaze em 4 camadas;
  • um pedaço de gaze é colocado no fundo do pires e generosamente umedecido com uma solução de peróxido de hidrogênio;
  • os pepinos são colocados em uma camada uniforme sobre gaze;
  • um segundo pedaço de gaze embebido na solução é colocado por cima.

sementes nas mãos

Se estiver germinando várias variedades de pepino, use recipientes separados. Após as sementes ficarem na solução por 12 horas, enxágue-as com água morna.

Quando as sementes tratadas devem ser plantadas?

Os pepinos devem ser plantados de acordo com o seguinte esquema:

  • Se for utilizada estufa ou vasos para mudas, o plantio será realizado em dias alternados;
  • É necessário semear em campo aberto depois que as sementes incharem e começarem a brotar.

Sementes germinadas não devem ser armazenadas por longos períodos, caso contrário, os pepinos se desenvolverão de forma inadequada. A germinação de pepinos acelera o desenvolvimento das mudas e previne doenças. O peróxido de hidrogênio oxigena as mudas e torna o processo de plantio mais confortável.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata