O tomate Turmalina é uma variedade de frutos rosados. Esses tomates se destacam não apenas pela bela cor, mas também pelo excelente sabor.
Descrição geral da variedade
A variedade de tomate Tourmaline é uma variedade determinada que forma arbustos baixos (70-100 cm) e autocoroa após a frutificação no 5º ou 6º cacho. Com um período de maturação médio-precoce, colheitas adicionais podem ser obtidas a partir de brotos laterais. Seu padrão de frutificação o torna adequado para cultivo em estufas e canteiros, mas é principalmente destinado ao cultivo em campo aberto.

A planta é vigorosa e propensa à formação excessiva de brotos laterais. Com base no feedback de produtores de vegetais, recomenda-se o cultivo do arbusto em 2 a 3 hastes para prolongar um pouco a colheita. Quando cultivado em uma única haste, frutifica no início de julho e termina sua estação de crescimento rapidamente (em 3 a 4 semanas). O tutoramento é obrigatório.
A descrição da variedade Turmalina destaca a uniformidade dos tomates em cada cacho. O peso médio dos frutos é de aproximadamente 170 g. Os maiores tomates nos primeiros cachos podem atingir 200–220 g.

A produtividade é alta. Cada arbusto pode render até 5 kg de frutos comercializáveis. A variedade Turmalina é resistente à requeima e mantém alta capacidade de frutificação mesmo em verões frios e chuvosos.
Características dos frutos da variedade Turmalina
Os tomates são redondos e achatados nas pontas. Há leves nervuras perto do caule, mas abaixo dos ombros, a superfície fica lisa e uniforme. Os tomates maduros têm um brilho bonito e uma vibrante cor rosa-framboesa. As turmalinas verdes apresentam uma mancha verde-escura na base do fruto, que desaparece à medida que amadurecem.
Os cachos contêm de 5 a 8 tomates de aproximadamente o mesmo tamanho. Os ovários se formam a partir de todas as flores, e os cachos são bem preenchidos. Em climas extremamente quentes (acima de 35 °C), algumas flores podem permanecer sem polinização devido à esterilização do pólen. Em condições de estufa, essa característica do tomate pode reduzir a produtividade da variedade.

A casca é delicada, típica de todas as variedades rosadas. No entanto, os tomates turmalina são praticamente imunes a rachaduras, o que pode arruinar parte da primeira colheita.
A polpa do tomate é firme, mas não dura. Possui textura carnuda, é suculenta e possui um sabor adocicado agradável. Em verões frios, os tomates Turmalina podem adquirir uma leve acidez.
O principal uso desta variedade é como tomate para salada. Seus frutos deliciosos e aromáticos são perfeitos para saladas de verão e aperitivos gourmet, enquanto as fatias podem ser usadas para sanduíches e lindos pratos festivos. A combinação perfeita de sabor e cor torna os tomates-rosa ideais para molhos de pratos italianos.
Tomates pequenos são melhor conservados inteiros. Eles mantêm a firmeza e não estouram quando aquecidos, mas para melhores resultados, escolha tomates bem coloridos, mas não completamente maduros.

Tomates maduros e firmes são ideais para fazer suco de tomate ou purê para lecho. A polpa dessas frutas libera mais suco, deixando muito pouco resíduo. Quando aquecida, a polpa de tomate, de cor relativamente clara, adquire uma tonalidade rica, resultando em um produto final de cor vibrante.
Tecnologia agrícola da variedade Turmalina
É melhor preparar o solo no outono, adicionando matéria orgânica decomposta e cinzas de madeira (0,5 baldes por 1 m²). Solos densos e ácidos devem ser corrigidos com a adição de giz, farinha de dolomita e outros minerais na proporção de 0,5 a 1 kg por 1 m².
A qualidade da colheita futura depende da qualidade das mudas. Para evitar que as plantas fiquem compridas, elas não devem ser semeadas muito cedo. O melhor momento é de 50 a 60 dias antes do plantio em seu local permanente. As sementes germinam facilmente a uma temperatura de 25 °C e alta umidade, portanto, após a semeadura, cubra o recipiente com vidro e coloque-o em um local aquecido.

Quando as mudas aparecerem, o vidro deve ser removido e a caixa movida para um local mais fresco. A temperatura média na qual os tomates turmalina crescem é de +20 °C, mas o sistema radicular das plantas não deve ser resfriado. Mesmo à noite, a temperatura do solo não deve cair abaixo de +16 °C.
Quando os tomates atingirem de 1 a 3 folhas verdadeiras, transplante-os para vasos ou caixas individuais, seguindo um padrão de 10x10 cm. Para obter mudas fortes, transplante-as três vezes, pois as folhas se fecham se estiverem crescendo no mesmo recipiente. Os vasos podem ser simplesmente afastados.
Antes de plantar no jardim, deixe os tomates endurecerem, deixando-os ao ar livre por 1 a 2 semanas, aumentando gradualmente a duração do cultivo. Eles podem ser plantados no jardim após a última geada. O padrão de plantio é de 30x30 cm, com um espaçamento de pelo menos 70 cm entre fileiras duplas.











Olá! Quantos dias demoram do plantio à frutificação? Agradeço desde já.