- Objetivos e finalidades dos fertilizantes
- Como determinar uma deficiência de macro e microfertilizantes
- Não floresce
- Clematis tem folhas verde-claras
- A flor está crescendo mal.
- Qual fertilizante a clematite prefere?
- Minerais
- Potássio
- Fósforo
- Azoto
- Orgânicos
- Excrementos de pássaros
- Amônia
- Levedura
- Época e regras para aplicação de fertilizantes
- Na primavera
- No verão
- No outono
- As clematis precisam de fertilizante quando são plantadas em um novo local?
- Possíveis erros
Uma das plantas de jardim mais populares é a clematite trepadeira perene. Arbustos floridos são frequentemente usados em projetos de jardins. Eles exigem pouca manutenção, mas suas flores vibrantes podem iluminar uma varanda ou gazebo. O cuidado adequado e a quantidade certa de fertilizante são essenciais para garantir que a clematite continue sendo um deleite para os olhos.
Objetivos e finalidades dos fertilizantes
Plantas ornamentais não florescem e prosperam sem os devidos cuidados. Um aspecto importante do cuidado é fornecer nutrientes aos tecidos vegetais. As plantas perenes ornamentais obtêm do solo os nutrientes necessários para o seu crescimento. No entanto, com o tempo, um terreno plantado com clematis se esgota. O principal objetivo da fertilização é fornecer à planta com flor uma nutrição adequada. A aplicação de fertilizantes é adaptada à deficiência ou excesso de elementos específicos no solo.
A clematite só cresce e floresce quando tem nutrientes suficientes. A planta leva muito tempo para crescer acima do solo e atingir e completar sua estação de crescimento. Portanto, a fertilização é essencial para cuidar desta linda flor.
Um jardineiro pode determinar a composição e o tipo de fertilizante observando cuidadosamente a condição das folhas e caules da planta.
No início da estação de crescimento, a planta perene precisará de fertilização com nitrogênio. É melhor excluir o cloro da mistura, pois ele tem um efeito negativo na planta. Para a formação de brotos e flores, são necessários potássio e fósforo. O nitrogênio deve ser mantido no mínimo. Sistemas de fertilização prontos levam em consideração o momento da aplicação, criando proporções adequadas.
Como determinar uma deficiência de macro e microfertilizantes
Uma dieta balanceada para clematis inclui uma série de elementos responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento harmoniosos da planta. Um jardineiro experiente pode determinar se o solo é deficiente em nutrientes. Com base na condição das folhas, no crescimento atrofiado e na ausência de flores, ele pode determinar e preparar o fertilizante necessário.

Não floresce
Quando a clematite plantada em um terreno não floresce por muito tempo, os motivos podem incluir o fato de que a planta precisa:
- boa iluminação;
- aprofundando o colo da raiz em 10-15 centímetros;
- alimentação completa e regular;
- transplante para um novo local.
A deficiência de potássio no solo faz com que os brotos morram ou fiquem pretos. Os arbustos de clematis florescem pouco se houver excesso de cálcio. A planta não florescerá se não for podada. Arbustos com floração abundante devem ser podados intensamente para o inverno.
Clematis tem folhas verde-claras
Folhas pálidas e anêmicas de clematis estão associadas a:
- deficiência de magnésio;
- deficiência de enxofre;
- falta de ferro no solo.

Manchas cloróticas leves na superfície foliar estão associadas a processos de oxidação-redução prejudicados, nos quais o cobre desempenha um papel significativo. Em solos calcários, a planta perene necessita de zinco. No entanto, a abundância de cálcio e cobre no solo também resulta em folhagem verde-clara na planta ornamental. Esse problema pode ser amenizado com a fertilização com fertilizantes universais para plantas perenes com flores.
A flor está crescendo mal.
A clematite prospera durante toda a estação de crescimento se as videiras receberem umidade suficiente. Após regar e chover, solte o solo ao redor da clematite. Isso melhorará a absorção de nutrientes. A planta começará a murchar se não for cuidada. Fertilize a clematite pelo menos duas vezes por estação, aplicando até 10 litros de fertilizante por planta. Isso ajudará a planta a regenerar a vegetação que perde acima do solo antes do inverno.
Qual fertilizante a clematite prefere?
Alguns dos principais elementos de que a clematite necessita são encontrados em fertilizantes minerais e orgânicos. O crescimento não ocorrerá no segundo ano se o solo carecer de nitrogênio, fósforo e potássio. Esses são os três elementos químicos essenciais sem os quais a clematite morrerá.

Minerais
Como parte dos cuidados com a clematite, a fertilização com fertilizantes minerais é feita com base na densidade de nutrientes do solo onde os arbustos ornamentais estão crescendo. Evite regar em excesso com soluções nutritivas. O excesso é tão prejudicial às plantas quanto a deficiência.
Potássio
Os fertilizantes à base de potássio geralmente contêm cloreto de potássio. No entanto, como esse fertilizante é mal absorvido, o nitrato de potássio é mais indicado. Os grânulos são usados na primavera. Após a clematite terminar a floração, o fertilizante de sulfato de potássio é adequado.
Fósforo
Os fertilizantes devem conter superfosfato. Sem fósforo, a planta ficará atrasada no desenvolvimento. Os caules e folhas ficarão marrons. Para evitar a deficiência de fósforo, a clematite deve ser alimentada com Fertika antes da floração. A farinha de ossos também contém um elemento importante. Solos ácidos devem ser fertilizados com rocha fosfática. Use grânulos para adubação de cobertura ou prepare uma solução nutritiva e regue os arbustos de clematite.

Azoto
No terceiro ou quarto ano de vida, a planta deve ser alimentada com grânulos contendo nitrogênio. Fertilize na primavera, assim que o solo aquecer. Aplique o fertilizante seco e regue o solo. Soluções de nitrato de amônio, ureia e ammophoska são adequadas para esse fim.
Orgânicos
Fertilizantes orgânicos são usados para cuidar da clematite. Eles contêm elementos essenciais para a planta e não prejudicam a microflora do solo. Você também pode alimentá-la com esterco podre ou fezes de pássaros. Remédios populares também são usados para fertilizar a área sob as plantas ornamentais.
Excrementos de pássaros
O esterco de galinha pode melhorar a fertilidade do solo mais rapidamente do que o esterco de galinha. No entanto, a concentração de esterco seco na solução deve ser baixa: 1 parte de matéria orgânica para 15 partes de água. Após uma semana de molho, regue a clematite. A solução é usada na primavera, pois contém muito nitrogênio. Use o esterco de pássaros com cuidado para evitar queimar as raízes e os caules da planta.
Amônia
O nitrogênio é melhor absorvido por uma solução de amônia. A fertilização das raízes é feita com uma solução de uma colher de sopa de amônia por balde de água.

As proporções de preparo devem ser rigorosamente observadas, pois o excesso de nitrogênio no solo impede a floração da clematite. As plantas são mais suscetíveis a doenças fúngicas.
Levedura
A alimentação por infusão de levedura é utilizada para:
- fortalecer o sistema radicular da clematite;
- estimular o crescimento de bactérias benéficas no solo;
- tornar as plantas resistentes a doenças.
Despeje 7 baldes de água em um barril, adicionando um balde de grama picada, meio pão e 500 gramas de fermento fresco. Deixe em infusão por 2 a 3 dias. Antes de regar na primavera, dilua a infusão com água na proporção de 1:5.
A adubação foliar com infusão de levedura é benéfica na primavera e no verão. A primeira pulverização é aplicada quando os brotos aparecem. Basta adicionar 100 gramas de levedura viva por litro de água. Após 5 horas, adicione 14 litros de água. Coe a infusão antes de aplicar nas folhas.

Época e regras para aplicação de fertilizantes
As clematis varietais são conhecidas por seu longo período de floração. Isso se consegue com os devidos cuidados. Se você fertilizar esta planta ornamental regularmente, quatro vezes por estação, a planta manterá sua aparência e saúde. Sem a fertilização oportuna, a planta não exibirá suas características varietais. Os brotos serão menos densos e as flores terão diâmetro menor.
A maneira usual de fertilizar a clematite é regar as raízes com uma solução nutritiva.
Na primavera
Os fertilizantes são aplicados pela primeira vez na primavera, em abril. Nessa época, o solo deve ter aquecido a 10 graus Celsius. Prepare uma solução de verbasco na proporção de 1:8 ou excrementos de pássaros na proporção de 1:15. Repita o processo após duas semanas. As primeiras folhas aparecerão e precisarão de nitrogênio para crescer. É melhor pulverizar a clematite com uma solução de 1 litro de água e 3 gramas de ureia.
São utilizadas infusões de ervas daninhas e grama, que contêm muito nitrogênio. Primeiro, encha um terço do barril com grama, adicione esterco podre e complete com água. Após o aparecimento do odor característico de fermentação, após 15 dias, dilua a infusão com água até uma concentração de 1:10 e regue as flores.

No verão
Antes da floração, os arbustos ornamentais são regados com uma solução contendo fósforo e sulfato de potássio. Para melhor absorção do fósforo, a fertilização foliar com sulfato de magnésio é aplicada 2 a 3 semanas depois. Em agosto, deve-se usar um fertilizante complexo. Recomenda-se um fertilizante universal com composição balanceada de nutrientes. O melhor fertilizante para clematis é o Fertika Autumn.
No outono
Após o término da floração, as clematis precisam ser alimentadas. Fertilizantes contendo fósforo, potássio e nitrogênio em doses adequadas são usados. Em setembro, é uma boa ideia polvilhar a área com cinzas de madeira, que contêm tudo o que a planta precisa para sobreviver ao inverno. Adicionar farinha de ossos ao solo fornecerá fósforo e cálcio suficientes. Esses nutrientes serão decompostos por microrganismos do solo durante o inverno, enriquecendo o solo. Para a cobertura, use uma solução de cinzas de madeira. Dissolva um litro de cinzas secas em um balde de água. Após dois dias, dilua a solução com mais 10 litros de água. Regue em um círculo de 30 centímetros ao redor do arbusto.
As clematis precisam de fertilizante quando são plantadas em um novo local?
A planta tem dificuldade para replantar devido ao seu complexo sistema radicular. No entanto, se o replantio for necessário, veja o que fazer:
- o solo está esgotado;
- clematis tem pouco espaço;
- a flor está crescendo mal, está doente,
Então é absolutamente necessário replantá-la. Ela não deve ficar no mesmo lugar por mais de 25 anos.

É melhor transplantar o arbusto para o novo local na primavera, dando-lhe tempo para se adaptar antes que o frio chegue. Preencha o buraco de plantio com solo nutritivo. A camada superficial do solo deve ser misturada com húmus e uma mistura de fertilizantes. Superfosfato, sal de potássio e compostos de nitrogênio são essenciais. Um pouco de areia pode ser adicionada no final.
A planta madura é cuidadosamente desenterrada, tomando cuidado para não danificar o forte sistema radicular. Em seguida, é transferida para um novo local, em um buraco previamente cavado. Após o preenchimento com terra, certifique-se de que o colo da raiz esteja enterrado de 10 a 15 centímetros de profundidade. Após o plantio, regue e aplique uma camada de cobertura morta. Após o plantio, a clematite não deve ser fertilizada por 2 a 3 anos. As reservas de nutrientes da planta serão suficientes para a plena floração e crescimento.
Possíveis erros
Um dos problemas comuns no cultivo de clematis é não saber que tipo de solo cada variedade prefere. Híbridos de flores grandes preferem solo ácido. Nesse caso, evite adicionar cal ao solo para alcalinizá-lo.
Antes de plantar a clematite, preste atenção à temperatura do solo. O solo deve estar aquecido a uma profundidade de 20 a 30 centímetros. Caso contrário, a planta crescerá mal e prejudicará seu desenvolvimento. No entanto, fertilizar os arbustos com nitrogênio de 2 a 3 vezes pode evitar isso. Não se esqueça de fertilizar e regar bem a clematite; esta é a única maneira de evitar o enfraquecimento do seu sistema imunológico. Uma planta forte é resistente a pragas e doenças.











