- Seleção e descrição da variedade Chanterelle
- Características da floração do narciso
- Exemplos de uso em paisagismo
- Plantando e cuidando da flor
- Estágio preparatório
- Época e esquemas para plantio de bulbos
- Regar e fertilizar
- Cuidados com o solo
- Aparar
- Proteção contra insetos e doenças
- Preparando-se para o inverno
- Métodos de reprodução
- Avaliações de jardineiros sobre o narciso Chanterelle
Os narcisos são pequenos sóis brilhantes que trazem alegria após os longos meses de inverno. São fáceis de cuidar e combinam bem com muitas outras plantas. O narciso-chanterelle é uma das variedades mais bonitas. Suas flores amarelo-limão decoram o jardim por duas semanas. Abaixo, você encontra informações sobre o plantio e os cuidados com esta flor, métodos de propagação e exemplos de seu uso em paisagismo.
Seleção e descrição da variedade Chanterelle
O narciso foi criado por especialistas holandeses em 1962. Esta bela planta rapidamente se tornou uma das favoritas dos jardineiros. O híbrido de Chantarelle cresce de 30 a 45 centímetros de altura. As folhas são estreitas e lanceoladas. Quando aberto, o botão mede de 7 a 10 centímetros de diâmetro. A coroa é amarelo-vivo e as pétalas são cor de limão.
Informações adicionais: Traduzido do francês, "chanterelle" significa "cogumelo".
Características da floração do narciso
Os botões abrem no final de abril ou início de maio. A floração dura duas semanas. Durante esse período, os arbustos exalam uma fragrância delicada. Para flores vibrantes, plante a planta em um local ensolarado. Os botões também abrem em sombra parcial, mas o efeito decorativo será reduzido.
Para que os narcisos floresçam, eles precisam passar por estratificação. Para isso, os bulbos são plantados no outono. Durante o inverno, as plantas passarão por esse processo naturalmente. Se os narcisos forem comprados no final do outono, os bulbos são colocados no compartimento de vegetais da geladeira por dois meses. Na primavera, eles são plantados no solo o mais cedo possível.

Exemplos de uso em paisagismo
O Narciso Cantarelo é uma bela adição a qualquer jardim doméstico. É plantado em pequenos grupos, tendo como pano de fundo grama verde ou folhagens ornamentais rasteiras. Os narcisos ficam lindos em canteiros mistos com outras plantas bulbosas. Também podem ser plantados ao redor de troncos de árvores e arbustos, ao longo de caminhos de jardim ou em jardins de pedras.
Após a floração dos narcisos, você pode ficar com uma área vazia e malcuidada. Para evitar isso, alguns jardineiros recomendam semear plantas anuais no canteiro no final do outono. Assim que os bulbos secarem, a área será adornada com plantas anuais floridas.
Plantando e cuidando da flor
Para garantir que os narcisos continuem encantando os olhos com sua aparência decorativa por muito tempo, os jardineiros devem prepará-los adequadamente. É melhor plantá-los depois das leguminosas. Tomates, pepinos e cereais também são bons predecessores. A profundidade de plantio deve ser três vezes a altura dos bulbos.

Estágio preparatório
Os bulbos são separados, descartando-se aqueles que apresentam danos. O material de plantio é colocado em uma solução de permanganato de potássio por 30 minutos. Os bulbos danificados podem ser recuperados cortando-se as partes danificadas e, em seguida, colocando-se as partes saudáveis restantes em uma solução desinfetante.
Escolha um local ensolarado e sem água para plantar narcisos. Caso contrário, os bulbos podem congelar no inverno ou apodrecer no verão. Remova uma camada de 30 centímetros de terra da área. Em seguida, adicione uma camada de 5 centímetros de areia no fundo. Preencha o espaço restante com solo fértil.
Época e esquemas para plantio de bulbos
Os narcisos são plantados ao ar livre no outono. Siga estes passos:
- cavar sulcos ou buracos de 10 a 20 centímetros de profundidade a uma distância de 10 a 12 centímetros;
- plante os bulbos;
- levemente regado;
- cubra com terra.

O local de plantio é polvilhado com turfa ou húmus. A cobertura morta retém a umidade e evita que os bulbos congelem no inverno.
Regar e fertilizar
Regue os narcisos na base, evitando a irrigação por aspersão. Este procedimento é realizado após a secagem da camada superficial do solo. Use água morna e sedimentada. Regue mesmo após a secagem dos botões. No início da primavera, quando as folhas começam a emergir, aplique o primeiro fertilizante. Use um fertilizante mineral complexo. Fertilize os narcisos novamente durante a brotação com fósforo e potássio. A mesma mistura é usada durante a floração.
Importante! Fertilizantes nitrogenados só devem ser aplicados no início da primavera. Caso contrário, as plantas bulbosas podem não florescer nesta estação.
Cuidados com o solo
Após a rega, o solo ao redor dos narcisos é solto. Esse procedimento evita a formação de crostas na superfície do solo. Essa soltura permite que o ar e a umidade penetrem facilmente no solo.

As ervas daninhas são impedidas de crescer demais no canteiro. Elas roubam nutrientes e luz solar dos narcisos. As ervas daninhas são arrancadas manualmente. A capina mecânica pode danificar as delicadas folhas e os caules das flores.
Aparar
Os caules florais com botões secos são cortados. Deixe as folhas secarem e murcharem sozinhas. O apelo decorativo do canteiro diminui um pouco, mas o bulbo ganha força para formar um caule floral na próxima estação. A única razão para podar prematuramente é se os arbustos estiverem infestados de doenças ou pragas.
Proteção contra insetos e doenças
O Narciso Cantarelo possui um sistema imunológico forte. Pode ser atacado por patógenos e pragas em condições desfavoráveis de cultivo. Portanto, práticas agrícolas adequadas são essenciais para o cultivo desta planta.

O excesso de água aumenta o risco de apodrecimento dos bulbos. Para evitar isso, adicione areia à cova de plantio. Este mineral evitará a estagnação da umidade na base do sistema radicular. Os bulbos afetados são desenterrados e removidos. Os narcisos podem ser suscetíveis a moscas-da-cebola e narcisos, moscas-das-flores e ácaros. Inseticidas são usados para controlar esses insetos nocivos. Este procedimento deve ser realizado em tempo seco e sem vento.
Preparando-se para o inverno
O Narciso Chantarelle tolera bem o frio. No entanto, se o inverno for frio e com pouca neve, o canteiro deve ser isolado. Para isso, cubra-o com uma camada de cobertura morta composta de composto ou húmus. Isolar a área é especialmente importante ao replantar no outono.
Métodos de reprodução
O Narciso Cantarelo é propagado vegetativamente. Este procedimento é realizado a cada 4-5 anos. Durante este período, a planta-mãe cresce, os pedúnculos florais ficam mais curtos e os botões, menores. Isso significa que é hora de plantar os bulbos.
A propagação começa após a secagem da parte aérea das plantas. O arbusto é cuidadosamente escavado em todos os lados e os bulbos são removidos. O material de plantio é separado em frações. Os bulbos grandes são plantados diretamente nos buracos preparados. Eles recebem cuidados: regados, o solo é solto e as ervas daninhas ao redor são removidas.

Os bulbos pequenos são limpos da terra e secos. Em seguida, são armazenados em local fresco e seco. No outono, os bulbos são plantados em um canteiro separado. Essas plantas florescerão somente após 2 a 3 anos.
Atenção! Sementes não são usadas para propagar narcisos híbridos.
Avaliações de jardineiros sobre o narciso Chanterelle
Plantas bulbosas são uma bela adição aos canteiros de flores da primavera. Um exemplo é o narciso-chanterelle. Jardineiros o descrevem como uma planta fácil de cultivar que ilumina seus jardins em abril ou início de maio.
Svetlana, Nizhny Novgorod: "Plantei Shanterel na minha dacha há alguns anos. No primeiro ano, não floresceu. Os bulbos provavelmente eram muito pequenos e imaturos. Agora, há várias temporadas, tenho apreciado as lindas flores dos narcisos. Os arbustos cresceram bem e provavelmente os plantarei novamente neste outono."
Natalia, Região de Moscou: "Adoro amarelo, então comprei o narciso-chanterelle. Não me decepcionou: estou admirando as flores amarelo-limão há duas semanas. A fragrância delicada que emana das plantas foi um bônus agradável. Os arbustos não exigem cuidados especiais. Rego-os algumas vezes por estação e os fertilizo na primavera. Eles passam o inverno sem abrigo."











