- História e descrição da variedade Apricot Whirl
- Características da floração
- Prós e contras do uso em projetos de jardins
- Cultivo de narcisos
- Preparando os bulbos e a área de plantio
- Esquemas e épocas de plantio no solo
- Frequência e intensidade da rega
- Como e com o que alimentar a planta
- Afrouxamento e cobertura morta
- Aparar
- Controle de doenças e pragas
- Preparando-se para o inverno
- Métodos de criação
- Avaliações do Apricot Whirl
Entre as muitas variedades, o narciso espiralado de damasco se destaca por sua beleza. Embora cultivado há relativamente pouco tempo, rapidamente conquistou o coração de jardineiros do mundo todo. Esta planta, com suas grandes flores branco-salmão, pode alegrar qualquer jardim. Abaixo, você encontrará informações sobre os prós e contras do cultivo de narcisos no seu quintal, características de floração e métodos de propagação.
História e descrição da variedade Apricot Whirl
Esta variedade foi criada por especialistas holandeses em 2006. Pertence a um novo grupo de narcisos semelhantes a orquídeas. Os arbustos crescem de 35 a 45 centímetros. Dependendo das condições de cultivo, os botões atingem de 7 a 10 centímetros de diâmetro. O centro da flor é amarelo. A coroa é ondulada e de cor damasco. As pétalas externas são grandes e brancas. Quando as flores estão totalmente abertas, a planta se assemelha a uma orquídea.
Observação: as pétalas vibrantes do narciso Apricot Whirl ficarão deslumbrantes em contraste com plantas de cores mais escuras.
Características da floração
Os botões abrem no início de abril. A floração dura cerca de 20 dias. Para garantir que o narciso produza mais flores no início da primavera, os bulbos devem ser mantidos em local fresco por dois meses. No canteiro, eles passam por estratificação natural durante o inverno. Se os bulbos forem plantados na primavera, devem ser mantidos na geladeira por pelo menos dois meses.
Prós e contras do uso em projetos de jardins
O impressionante narciso 'Apricot Whirl' é uma bela adição a qualquer jardim primaveril. Seu uso em paisagismo oferece as seguintes vantagens:
- já no início da primavera o jardim ganha um aspecto lindo;
- o jardineiro pode inalar o delicado aroma que emana do canteiro;
- os arbustos crescem bem em sombra parcial;
- narciso raramente é afetado por doenças e pragas;
- A cultura não requer muitos cuidados.

Não há desvantagens conhecidas no uso de prímula na trama.
Cultivo de narcisos
Escolha uma área bem iluminada ou parcialmente sombreada para a planta. Os narcisos precisam de abrigo contra ventos frios. Portanto, podem ser plantados perto de uma cerca, cerca viva ou sob a copa de uma árvore.
Preparando os bulbos e a área de plantio
Para prevenir doenças, o material de plantio deve ser de alta qualidade, livre de amassados e danos. Os bulbos são limpos do excesso de escamas. Para desinfetá-los, eles são colocados em uma solução de permanganato de potássio por uma hora.
A preparação do terreno começa 1,5 mês antes do plantio dos narcisos. O solo é revolvido. Se estiver muito pesado, adiciona-se turfa e areia. Se o solo for leve, adiciona-se terra de jardim, composto e argila. Se o solo não for muito pesado, a água fluirá por ele como um filtro, sem ficar retida.

Esquemas e épocas de plantio no solo
Os narcisos são plantados no outono. Eles precisam passar o inverno em condições frias. Os bulbos são plantados da seguinte forma:
- cavar buracos de 20 centímetros de profundidade a uma distância de 10 centímetros um do outro;
- drenagem composta de areia ou pequenas pedras é despejada no fundo;
- os narcisos são plantados a uma profundidade determinada por 3 diâmetros do bulbo;
- coberto com terra;
- regado.
Narcisos plantados em meados do outono têm tempo de criar raízes antes que a geada chegue.

Frequência e intensidade da rega
Umedeça o solo conforme a superfície seca. Normalmente, regue uma vez por semana. Ajuste a frequência de rega de acordo com a precipitação. Os bulbos são profundamente enterrados, portanto, adicione pelo menos 5 litros de água por planta adulta.
Como e com o que alimentar a planta
A fertilização começa no segundo ou terceiro ano após o plantio dos narcisos. Para promover um crescimento rápido, aplique nitrogênio no início da primavera. Uma mistura de potássio e fósforo é usada durante a fase de brotação. Os narcisos podem receber outro fertilizante de potássio imediatamente após a floração. A nutrição durante esse período é essencial para o desenvolvimento dos bulbos.
Afrouxamento e cobertura morta
Para evitar a formação de crostas, o solo ao redor dos arbustos é revolvido periodicamente. Este procedimento é realizado com cuidado, tomando-se cuidado para não danificar as folhas e os bulbos. São utilizadas ferramentas afiadas e desinfetadas. As ervas daninhas que crescem dentro dos arbustos são removidas manualmente.

A área ao redor dos narcisos é polvilhada com palha, casca de árvore e turfa. A cobertura morta ajuda a reter a umidade na base do sistema radicular. À medida que se decompõe, a cobertura fornece fertilizante adicional para os narcisos.
Aparar
Remova os botões florais murchos e metade do caule. Eles diminuem o apelo decorativo do canteiro e roubam da planta a energia necessária para o desenvolvimento dos bulbos. Deixe as lâminas foliares murcharem por conta própria. Remova as folhas secas somente 1,5 mês após a floração.
Controle de doenças e pragas
O Narciso Apricot Whirl possui um forte sistema imunológico. É resistente a infecções bacterianas e insetos nocivos. No entanto, em condições desfavoráveis de cultivo, pode ser suscetível a doenças fúngicas. Estas são geralmente causadas por umidade excessiva do solo ou chuvas prolongadas.

Para prevenir doenças, medidas preventivas devem ser tomadas. Antes do plantio, os bulbos são embebidos em uma solução de permanganato de potássio. Uma camada de drenagem é colocada no fundo do buraco para facilitar a drenagem do excesso de água. Os restos vegetais são removidos do canteiro.
Atenção! Em caso de doenças ou pragas, utilize preparações especiais de acordo com as instruções.
Preparando-se para o inverno
O Narciso Apricot Whirl tolera bem o frio do inverno. A cobertura morta do canteiro só é necessária no momento do transplante dos bulbos. Isolar a área também é essencial para um inverno sem neve. Palha, casca de árvore e composto podem ser usados como cobertura.
Métodos de criação
O narciso espiralado de damasco é propagado vegetativamente. A propagação por sementes geralmente é feita por especialistas. Usando esse método, os jardineiros podem acabar com uma planta que não herda as características de sua planta-mãe. O melhoramento geralmente resulta no desenvolvimento de uma nova variedade de narciso.

Para a propagação, selecione um arbusto bem crescido. Cave cuidadosamente ao redor dele por todos os lados e remova-o do solo. Os bulbos são separados e selecionados. Os bulbos maiores são plantados em um canteiro. Os bulbos menores são cultivados em uma área separada. Quando atingem um diâmetro de 2,5 centímetros, são plantados em um local permanente.
Avaliações do Apricot Whirl
O Narciso Apricot Whirl, com suas flores vibrantes, pode alegrar qualquer jardim. Os arbustos podem ser plantados como um ponto focal independente e marcante ou combinados com outras plantas em composições. Segundo jardineiros, esta planta é fácil de cuidar, raramente afetada por doenças e pragas e sobrevive bem ao inverno sem abrigo.
Oksana, Voronezh: "Quando vi esta variedade de narcisos, fiquei sem palavras! Comecei imediatamente a procurar por Damasco Virla. Encontrei-os e plantei-os no outono. Todos floresceram. Na primavera, eu estava admirando as grandes flores branco-salmão. Espero que os arbustos cresçam logo e eu tenha um jardim primaveril florido."

Natalia, Região de Moscou: "Meu damasco está crescendo no mesmo local há quatro anos. Ele cresce rápido e floresce regularmente. A coroa geralmente é cor de pêssego, mas este ano está com um tom rosado marcante. Todo ano eu o adubo com um fertilizante complexo antes da floração e uma mistura de fósforo e potássio depois."











