- As rosas precisam ser preparadas para o inverno?
- Etapas e regras básicas para preparação de plantas
- Cobertura superior
- Aparar
- Curvando-se para escalar roseiras
- Controle de insetos e doenças
- Quando cobrir rosas em diferentes regiões
- região de Moscou
- Urais e Sibéria
- Regiões do sul
- Recomendações para a escolha do material de cobertura
- Como cobrir diferentes tipos de rosas: diagramas e tecnologia
- Escalando
- Espesso
- Padrão
- Parque
- Variedades de cobertura do solo
- Nós cobrimos os cortes
- Erros de jardineiros novatos
Uma das etapas do cuidado com as rosas em preparação para o inverno é a poda. Este procedimento ajuda as plantas a sobreviver ao frio e encanta o jardineiro com botões brilhantes e viçosos na primavera. O momento da poda depende da região de cultivo e da variedade da planta. Se o procedimento for realizado incorretamente, a flor não sobreviverá à geada e morrerá. A preparação das rosas para o inverno rigoroso começa com a fertilização.
As rosas precisam ser preparadas para o inverno?
A resistência ao inverno de todas as espécies e variedades de rosas depende diretamente da condição dos brotos. Para interromper o crescimento e permitir que amadureçam completamente antes do início da geada, elimine o nitrogênio do fertilizante em agosto e, em contrapartida, adicione fósforo e potássio. Esses micronutrientes promovem a lignificação dos brotos.
Mesmo as variedades mais resistentes à geada das rosas de jardim modernas precisam de proteção no inverno, pois nem todos os brotos amadurecem completamente antes do início do tempo frio. Desde os primeiros dias de outono, pare de afofar o solo ao redor dos arbustos, pois isso pode estimular o desenvolvimento de novos brotos a partir de botões dormentes. Outro passo na preparação para o tempo frio é a poda das rosas. Este procedimento começa no final de setembro, quando são observadas leves geadas matinais. No entanto, esse momento varia de acordo com a região e depende do clima.
Etapas e regras básicas para preparação de plantas
Se você cuidar adequadamente de suas flores no outono e seguir os conselhos de jardineiros experientes, com a chegada dos dias mais quentes, os arbustos decorarão seu jardim e se tornarão o destaque do seu projeto paisagístico.

Cobertura superior
É impossível preparar adequadamente as roseiras para o inverno sem fertilizá-las; as flores não terão nutrientes suficientes para ajudá-las a sobreviver à estação fria.
A fertilização das plantas é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- Aplicação foliar. Sua vantagem é que os arbustos recebem nutrientes muito rapidamente, mas o fertilizante não afeta a composição do solo. Dissolva 50 gramas de superfosfato em 1 litro de água quente. Dilua a solução em 10 litros de água e aplique na folhagem da roseira. Você também pode adicionar 5 gramas de fosfato monopotássico a essa mistura.
- Método de raiz. Para alimentar rosas, compre fertilizantes minerais prontos em uma loja de jardinagem. No entanto, você também pode fazer o seu próprio. Para criar uma solução eficaz, pegue 10 litros de água morna e dissolva superfosfato (15 g) e fosfato monopotássico (16 g).
- Remédios populares. Segundo os jardineiros, a melhor solução é usar fermento como fertilizante. Para preparar a solução, misture 2 colheres de sopa de açúcar com 10 gramas de fermento seco. Dissolva a mistura em 10 litros de água morna, mas não quente. Após 2 horas, adicione mais 50 litros de água e o fertilizante estará pronto. Para evitar que este fertilizante libere potássio do solo, espalhe cinzas de madeira ao redor dos arbustos após a pulverização.

Não é recomendado usar matéria orgânica na fertilização de outono ou aplicá-la em quantidades mínimas, pois ela promove o aumento do crescimento dos brotos.
Aparar
A poda deve ser iniciada assim que as geadas noturnas aparecerem. Fazer isso antes estimulará o crescimento de novos brotos, o que é prejudicial às roseiras antes do início do frio. O momento exato varia de acordo com a região; em algumas, é no final de setembro, enquanto em outras, no final de outubro ou início de novembro. Este procedimento é realizado tanto em plantas maduras quanto em mudas jovens de um ano.
Regras gerais de poda que se aplicam a todos os tipos de rosas de jardim:
- A primeira coisa que você precisa fazer é cortar todos os brotos jovens e imaturos; eles são caracterizados por uma cor vermelha.
- Remova todos os caules floridos. Primeiro, remova todas as flores para evitar que formem sementes.
- É realizada poda sanitária, retirando galhos doentes, quebrados e danificados.
- Também é realizado um procedimento de desbaste, para isso será necessário aparar os brotos finos que estão engrossando o arbusto.
- Galhos velhos com mais de 4-5 anos também são completamente cortados.
Ao realizar o trabalho, preste atenção ao fato de que todos os cortes devem ser oblíquos e localizados 0,5-1 cm acima do broto.
Curvando-se para escalar roseiras
Se você tem roseiras trepadeiras crescendo em seu jardim, antes de isolá-las para o inverno, remova todos os brotos dos suportes e dobre-os cuidadosamente em direção ao solo. É importante seguir o procedimento correto, garantindo que os galhos não toquem o solo. Para prender os brotos, use grampos de arame grosso.
Nas regiões do sul, onde os invernos são quentes e curtos, não há necessidade de remover as rosas trepadeiras de seus suportes; cobri-las com lutrasil ou spunbond é suficiente.
Controle de insetos e doenças
Antes de cobrir as roseiras para o inverno, é necessário um tratamento preventivo contra doenças e pragas. Recomenda-se pulverizar as roseiras com calda bordalesa. No entanto, se forem utilizados tratamentos frequentes com produtos que contêm cobre durante a estação, isso levará à supressão das roseiras. Nesse caso, é melhor usar Fundazol na concentração de 2%. Para prevenir o cancro do caule, adicione Fitolavin, pois os fungicidas são ineficazes contra essa bactéria.

O medicamento "Pharmaiod" combate eficazmente patógenos infecciosos; os arbustos são tratados com uma solução a 1%. Para repelir pragas, cinzas de madeira ou veneno são espalhados ao redor do perímetro das plantações. Para evitar que ratos danifiquem os arbustos, eles são cobertos com ramos de abeto durante o inverno.
Quando cobrir rosas em diferentes regiões
O momento de começar a cobrir as rosas depende da região de cultivo e do clima. Uma boa recomendação é que as temperaturas noturnas fiquem em torno de 5 a 7 graus abaixo de zero.
região de Moscou
Na zona temperada, a queda necessária nas temperaturas noturnas ocorre no final de outubro ou nos primeiros dez dias de novembro. Em Moscou e na região de Moscou, as rosas começam a ser cobertas quando a temperatura noturna se estabiliza em -5 °C.
Urais e Sibéria
Se as rosas forem cultivadas ao ar livre, elas devem ser cobertas no final de setembro. Este trabalho também pode ser continuado ao longo de outubro se o primeiro mês do outono ainda estiver muito quente.
Regiões do sul
Os moradores das regiões do sul são os últimos a começar a cobrir suas rosas para o inverno. Este procedimento deve ser concluído em novembro.
Recomendações para a escolha do material de cobertura
Ao escolher um material para isolar roseiras no jardim, considere usar filme plástico comum, disponível em lojas de jardinagem. Floristas experientes recomendam o uso deste material para variedades de plantas sensíveis, pois ele mantém uma camada de ar sob o filme e não interfere nos processos metabólicos da planta. Geotêxteis ou lutrasil também são populares; têm propriedades semelhantes, mas são mais caros que o polietileno. Esses materiais são ideais para coberturas que secam ao ar.

Se você não tiver dinheiro sobrando para comprar isolamento para seus arbustos, pode usar o que tiver à mão. Tecido de estopa desgastado, galhos de abeto ou folhas secas caídas servem.
Como cobrir diferentes tipos de rosas: diagramas e tecnologia
Existem várias maneiras de isolar flores antes do inverno:
- secar ao ar;
- escudo;
- usando sacos de juta.
A escolha de um método específico depende da variedade da rosa e de sua resistência ao frio.
Escalando
As roseiras trepadeiras de jardim são isoladas removendo-as primeiro dos suportes e dobrando-as em direção ao solo. No entanto, nas regiões do sul, essa etapa é opcional, e as flores podem ser cobertas diretamente nos suportes.
Algoritmo de ações:
- Todos os galhos são amarrados com barbante e colocados no chão, após primeiro ser colocada uma camada de folhas secas ou material de cobertura.
- Ramos de abeto são colocados no topo e as pontas dos feixes amarrados são pressionadas com um tijolo para evitar que os brotos fiquem retos.
- Spunbond é colocado sobre os galhos de abeto; feltro para telhados também pode ser usado.
Ao isolar variedades trepadeiras, é importante deixar um espaço de ar entre a planta e o material para evitar que as rosas apodreçam.
Espesso
Para essas variedades de rosas, o método de secagem ao ar é adequado; ao criar um espaço de ar, o microclima necessário para as plantas é mantido.
O trabalho é realizado de acordo com as seguintes instruções:
- Os arcos são instalados e reforçados com ripas para que se curvem sob o peso da neve.
- Qualquer material de cobertura é esticado sobre o topo em várias camadas e fixado na base dos arcos com tijolos ou pedaços de tábua.
Para preservar as rosas arbustivas até a primavera em regiões frias, a base das plantas é adicionalmente isolada com ramos de abeto antes de ser coberta.

Padrão
Como uma rosa padrão é um enxerto em uma variedade resistente, é necessário isolar a parte enxertada da planta.
A cobertura é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- Primeiro, a coroa é envolvida com spunbond em 2 a 3 camadas.
- Dobre cuidadosamente o tronco em direção ao chão para que ele não quebre.
- Uma estaca é colocada ali perto e a planta é amarrada a ela.
- Ramos de abeto são colocados sobre a rosa, folhas secas são polvilhadas por cima e depois ramos de abeto novamente.
Parque
A maioria das variedades de rosas de parque se caracteriza pela alta resistência ao inverno e requer isolamento apenas quando cultivadas em regiões do norte. Para cobrir as plantas, elas devem primeiro ser dobradas em direção ao solo. Como as rosas de parque têm troncos muito rígidos, é necessário cavar sob o arbusto de um lado para evitar que a planta se quebre, e só então dobrá-la. Ramos de abeto ou uma camada de folhas secas são colocados por cima e isolados com spunbond.
Variedades de cobertura do solo
O processo de isolamento depende da altura das plantas:
- Variedades de baixo crescimento são cobertas com ramos de abeto e, em seguida, cobertas com tecido grosso. Você também pode criar arcos e esticar agrofibra sobre eles.
- Ramos de rosas de tamanho médio são amarrados com barbante na parte superior e envoltos em sacos de juta. A área da raiz também é polvilhada com uma camada de serragem.
- Variedades altas devem ser dobradas em direção ao solo, primeiro cobertas com galhos de abeto. Um abrigo de ar é criado em cima.
Nós cobrimos os cortes
Se as mudas de rosas foram plantadas no outono, elas devem ser protegidas do frio e da neve. Arcos devem ser instalados sobre as mudas e envoltos em material isolante.
Erros de jardineiros novatos
Ao cobrir arbustos para o inverno, jardineiros iniciantes às vezes cometem erros. O mais comum é não cumprir os prazos. Arbustos cobertos prematuramente produzem brotos jovens que não têm tempo de endurecer e morrem com a chegada do frio. Ao cobrir as plantas, certifique-se de que haja um espaço de ar entre elas e o material. Caso contrário, as rosas apodrecerão durante o inverno e não produzirão novos brotos na primavera.






















