- O que é vermicomposto?
- Propriedades e composição do fertilizante
- Efeito nas plantas
- Como aplicar fertilizante?
- Vermicomposto seco
- Vermicomposto líquido
- Medidas de precaução
- Produção doméstica
- Compra de gado
- Tecnologia de produção
- Equipamentos para produção
- Cuidando de minhocas californianas
- Afrouxamento
- Alimentação
- Coleta de vermicomposto
- O que vem primeiro: fertilização com vermicomposto ou rega?
- Condições de armazenamento
- Avaliações de vermicomposto por jardineiros
O vermicomposto é utilizado por sua eficácia no tratamento de plantas de interior e jardim. É um fertilizante eficaz, prático e rico em nutrientes que continua popular. Este fertilizante aumenta a imunidade das culturas, promove o rápido crescimento dos frutos e melhora o sabor da colheita. O vermicomposto pode melhorar e alterar as propriedades e a estrutura do solo.
O que é vermicomposto?
Este é um fertilizante orgânico, um produto do processamento de minhocas e outros microrganismos que “transformam” folhas caídas, fezes de pássaros e esterco em um material de alta qualidade – vermicomposto.
O vermicomposto é frequentemente comparado ao esterco, mas, diferentemente deste, o fertilizante possui uma série de características que ajudam a melhorar sua qualidade.
Observação: o fertilizante orgânico não tem odor desagradável, mas pode impactar e melhorar significativamente as propriedades do solo.
Propriedades e composição do fertilizante
Vamos considerar as principais características do vermicomposto e suas vantagens:
- Não contém esporos de fungos ou ovos de helmintos.
- Não há bactérias patogênicas nem sementes de ervas daninhas.
- O fertilizante não requer compostagem adicional.
Mas a principal vantagem do vermicomposto é sua eficácia, que permite que o fertilizante seja usado em dosagens menores.

Outras propriedades do vermicomposto que o tornam tão popular entre os jardineiros:
- Pode ser combinado com sucesso com outros fertilizantes, o que permite que seja usado em combinação com outros produtos;
- melhora as características de sabor da colheita;
- ajuda a aumentar a imunidade da cultura, tornando-a mais resistente a doenças e pragas.
Outra vantagem é a naturalidade do produto, que permite seu uso para melhorar a estrutura do solo e a produtividade das culturas. O fertilizante otimiza o crescimento das plantas e melhora o sabor dos frutos.
Além de todas as vantagens descritas acima, o vermicomposto também:
- Acelera o processo de germinação das sementes.
- Estimula a formação de raízes e o crescimento das mudas.
- Melhora a absorção de nutrientes do solo.
- Reduz a acidez do solo.
- Promove a restauração de diversas culturas após doenças.
- Ajuda as plantações a tolerar melhor as flutuações de temperatura.
- Aumenta a massa vegetativa da planta.
- Estimula os processos de vegetação.

O fertilizante também melhora a qualidade e a quantidade de frutas e vegetais, permitindo que os jardineiros colham safras recordes em um curto período de tempo. O vermicomposto contém compostos orgânicos complexos, conhecidos como ácidos húmicos, e estimulantes de crescimento. Ele também contém uma variedade de micro e macronutrientes que nutrem o solo e ajudam a saturar as raízes das plantas com nutrientes essenciais. O fertilizante também contém substâncias classificadas como antibióticos naturais, que aumentam a imunidade.
Efeito nas plantas
O uso de fertilizantes orgânicos e minerais visa melhorar a produtividade das culturas. O vermicomposto tem efeitos específicos nas culturas:
- O esterco de cavalo ou de vaca processado por minhocas californianas se transforma em uma mistura enriquecida que acelera o crescimento das mudas e da própria planta;
- Ao mesmo tempo, a cultura floresce ativamente e dá frutos, distingue-se pela alta imunidade; em caso de desenvolvimento de várias doenças, recupera-se rapidamente, tolera-as facilmente, sem consequências.

Simplificando, sob a influência do fertilizante, a planta cresce bem, floresce ativamente e dá frutos abundantemente.
Como aplicar fertilizante?
As instruções de uso ajudarão você a entender tanto os fertilizantes líquidos quanto os granulares. Problemas com estes últimos são raros, pois é difícil exagerar e causar sérios danos às plantações.
Vermicomposto seco
O húmus granulado pode ser usado em qualquer época do ano, mas é preferível adicioná-lo ao solo ao cavar o jardim ou plantar mudas. Repita esses procedimentos quando as plantas começarem a florescer.

Vermicomposto líquido
O extrato é usado para tratar plantas de interior e jardim. Geralmente é diluído em água morna. A solução deve repousar por um tempo e, em seguida, pode ser usada de acordo com as instruções, observando as dosagens de aplicação (indicadas na embalagem).
Dica: Se você estiver usando adubação foliar em seu jardim, dilua 5 mililitros de vermicomposto em 2 litros de água e use para pulverizar as plantas.
Medidas de precaução
Trabalhar com matéria orgânica não requer medidas especiais de proteção. Basta usar luvas e ter cuidado para não deixar o fertilizante entrar em contato com os olhos ou a pele (especialmente se estiver usando vermicomposto líquido). Se isso acontecer, lave bem as mãos com água e sabão e limpe as mucosas. O fertilizante é tecnicamente atóxico. No entanto, lembre-se de ter cuidado ao manuseá-lo.

Produção doméstica
Fazer vermicomposto em casa não exige muito esforço. É um processo simples, exigindo apenas o cuidado adequado com as minhocas e o fornecimento das condições adequadas.
Compra de gado
Você pode comprar minhocas em lojas especializadas. Elas costumam ser vendidas "na rua". Nesse caso, você precisará de minhocas californianas, conhecidas por sua alta eficiência.
Tecnologia de produção
O jardineiro não precisará fazer nada – as minhocas podem ser criadas em caixas ou em uma área específica; elas não se espalharão e processarão prontamente o material disponível, transformando-o em fertilizante de alta qualidade.

Equipamentos para produção
Você precisará comprar o seguinte equipamento:
- caixas de minhoca;
- balanças, termômetros, forcados;
- carrinho de mão, peneira, pá.
Termômetros e medidores de pH do solo são especialmente importantes. Como as minhocas vermelhas da Califórnia adoram calor, você precisará monitorar seus termômetros de perto. Evite gastar dinheiro com equipamentos caros; é melhor adquirir os materiais necessários gradualmente.
Cuidando de minhocas californianas
Isso se resume a soltar o solo, regar (já que elas precisam de umidade), alimentar e manter as condições de temperatura necessárias. Isso será suficiente para as minhocas.

Afrouxamento
Isso é feito pelo menos duas vezes por semana usando um forcado. O solo é dividido em três seções, e o forcado é usado para recolher as minhocas das "profundezas", juntamente com o substrato.
Alimentação
As minhocas adoram muitos restos de comida, mas antes de alimentá-las, pergunte ao vendedor o que elas têm comido. Siga essa dieta e introduza sua própria comida gradualmente, em pequenas quantidades.
Dica: Não é recomendado alimentar com restos de carne, pois eles podem matar os vermes.
Coleta de vermicomposto
Depois que o minhocário estiver cheio com a substância preta e viscosa, você pode começar a coletá-la. O vermicomposto é coletado manualmente, passado por uma peneira e seco. O material resultante pode ser usado como fertilizante.

O que vem primeiro: fertilização com vermicomposto ou rega?
Geralmente, não há diferença se você usar um extrato líquido. Você pode regar a planta com o extrato e verá resultados em apenas duas semanas. Ao usar vermicomposto granulado, aplique o fertilizante algumas horas antes de regar.
Condições de armazenamento
Armazene o produto em local escuro. Somente raios de luz podem danificá-lo. Portanto, evite armazenar o vermicomposto perto de fontes de calor e luz. É melhor "escondê-lo" em local fresco. Se o recipiente congelar, não se preocupe — as propriedades do fertilizante serão restauradas assim que ele retornar ao estado líquido. A sedimentação não indica a qualidade do vermicomposto. Basta agitar o recipiente e a sedimentação desaparecerá.
Quanto às restrições de tempo, o fertilizante pode ser armazenado por um ano e meio.
Avaliações de vermicomposto por jardineiros
As opiniões dos jardineiros são positivas; eles observam que o fertilizante tem um efeito positivo no crescimento e desenvolvimento de várias culturas na horta.
Vamos dar uma olhada em algumas recomendações de moradores de verão:
- Yulia Ivanchuk, Rzhev: "Na minha dacha, uso vermicomposto para fertilizar tomates e pepinos na estufa e estou feliz com os resultados. Os frutos são grandes e saborosos. Decidi usar esse fertilizante nas minhas batatas e cenouras (já que elas não estavam crescendo bem) e deu tudo certo. Tive uma ótima colheita e este ano vou começar a cultivar pimentões."
- Alina Sergeeva, Solnechnogorsk: "Minha mãe cultiva morangos e tomates maravilhosos em sua dacha; ela os cultiva em sua estufa usando vermicomposto. Recomendo este fertilizante a todos e eu mesma o uso nas minhas plantas domésticas."
Em casa, você pode não apenas cultivar diversos vegetais e frutas em sua horta, como também produzir fertilizante para eles. Para obter vermicomposto de minhocas da Califórnia, você precisará de um esforço mínimo e dedicar um tempinho para cuidar dos seus novos "animais de estimação".











