- As melancias precisam ser fertilizadas?
- Como saber se uma planta é deficiente em minerais?
- Fertilizantes minerais para melancias
- Azoto
- Ureia
- Nitrato de amônio
- Sulfato de amônio
- Fosfato
- Amofos
- Superfosfato
- Potássio
- Fertilizantes orgânicos para melões e cabaças
- À base de plantas
- Húmus
- Infusão de ervas
- Biohúmus
- Cinzas de madeira
- Levedura
- Animais
- Estrume
- Excrementos de pássaros
- Verbasco
- Remédios populares
- Métodos de fertilização
- Raiz
- Foliar
- Esquema de fertilização de melancia
- Ao semear sementes
- Fertilizante no plantio de mudas
- Durante o período de floração
- No início da frutificação
- Diferenças entre fertilização em campo aberto e em estufa
Embora as melancias fossem cultivadas apenas no sul, variedades agora foram desenvolvidas para cultivo nas regiões do norte. É claro que as frutas do norte são inferiores em tamanho e sabor às do sul, mas fertilizar melancias em campo aberto pode melhorar a situação.
As melancias precisam ser fertilizadas?
Melancias, como qualquer outra cultura, requerem fertilização regular. Cultivar uma boa colheita sem nunca adicionar nutrientes ao solo é praticamente impossível. Melancias prosperam com fertilização, mas a quantidade de fertilizante aplicada também é influenciada por outros fatores:
- Quando cultivada no sul em solo fértil, a fertilização praticamente não é necessária.
- Entretanto, na parte central e na região do Volga, é impossível cultivar a cultura sem fertilizantes adicionais.
No entanto, a superalimentação não é recomendada. Por exemplo, se houver excesso de nitrogênio no solo, as plantas se desenvolverão mal, os ovários pararão de se formar e o sabor da polpa se deteriorará.
Como saber se uma planta é deficiente em minerais?
Não é difícil determinar se uma planta está com falta de nutrientes. Para isso, monitore cuidadosamente a condição externa dos arbustos. Se houver deficiência de fertilizante, os arbustos começarão a crescer mal e podem aparecer manchas amarelas na folhagem.
As folhas crescem pequenas e deformadas. Os ovários se desenvolvem lentamente ou simplesmente não se desenvolvem. Os frutos crescem pequenos, não maiores que um tomate grande.

Fertilizantes minerais para melancias
Os fertilizantes minerais podem ser complexos, compostos por diversas substâncias, ou podem consistir em um único componente.
Azoto
O nitrogênio promove o crescimento do arbusto e a frutificação. Este fertilizante é aplicado durante a primeira metade da estação de crescimento da melancia.
Ureia
A ureia acelera o crescimento dos ovários e arbustos. Também ajuda a acelerar a fotossíntese. A ureia é aplicada três vezes por estação, em intervalos de 3 a 4 semanas. Os canteiros são regados pela primeira vez um mês após a germinação. A ureia é normalmente aplicada no outono, após a colheita, ou no início da primavera.

Nitrato de amônio
O nitrato de amônio não é recomendado para melancias. Os nitratos se acumulam na polpa da fruta, o que é prejudicial à saúde humana. No entanto, vale ressaltar que os nitratos se acumulam quando há excesso de nitrato de amônio no solo. Aplicar o fertilizante em pequenas quantidades não causará nenhum dano.
Sulfato de amônio
Além do nitrogênio, o sulfato de amônio também contém enxofre. Este fertilizante é totalmente seguro para humanos. Quando aplicado ao solo, o sulfato de amônio melhora o metabolismo das plantas, aumenta a produtividade das culturas e melhora a absorção de outros micronutrientes do solo, graças ao seu teor de enxofre.

Fosfato
O fósforo aumenta a produtividade e melhora o sabor dos frutos. Fertilizantes contendo fósforo são aplicados ao solo quando os arbustos entram na fase de floração.
Amofos
Contém nitrogênio e fósforo. Este fertilizante é recomendado para uso em regiões áridas, onde há acentuada deficiência de fósforo no solo.
Superfosfato
Outro fertilizante popular para melancia que contém fósforo é o superfosfato. Este fertilizante está disponível em dois tipos: simples e duplo. Eles diferem no nível de fosfato e na sua concentração.
Além da substância principal, pode conter pequenas quantidades de cobre, ferro, molibdênio e outros microelementos benéficos para as melancias.
Potássio
Os fertilizantes de potássio, como os que contêm fósforo, têm um efeito positivo na formação dos ovários e no sabor das melancias maduras.
Fertilizantes potássicos comuns:
- cloreto de potássio;
- salitre;
- sulfato de potássio e magnésio;
- sulfato de potássio.
Os fertilizantes de potássio são aplicados junto com o fósforo na segunda metade da estação.

Fertilizantes orgânicos para melões e cabaças
Além dos fertilizantes minerais, as melancias também preferem os orgânicos, feitos, por exemplo, de ervas daninhas.
À base de plantas
As ervas daninhas coletadas no canteiro não precisam necessariamente ser destruídas. Elas podem ser um bom fertilizante para melancias.
Húmus
O húmus é benéfico para o crescimento de mudas jovens de melancia. Ele deve ser preparado com vários anos de antecedência. Após 2 a 3 anos, pode ser usado como fertilizante. Restos de alimentos orgânicos, material vegetal e papel podem ser usados como húmus. Melancias não precisam ser alimentadas com húmus com muita frequência. Regar os canteiros duas vezes por mês com húmus diluído em água é suficiente.

Infusão de ervas
Melancias podem ser irrigadas eficazmente com infusões de ervas daninhas. Para preparar o fertilizante, pique finamente as ervas daninhas e deixe-as de molho em água. Coloque-as ao sol por alguns dias para fermentar. Antes de regar, dilua a infusão em água na proporção de 1 litro de fertilizante para 10 litros de líquido e irrigue os canteiros.
Biohúmus
Biohúmus é solo de folhas comuns, serragem, palha, resíduos vegetais processados por minhocas com a participação de bactérias e fungos.
Esses fertilizantes são saturados com oxigênio e todos os nutrientes, por isso o vermicomposto deve ser usado para alimentar as melancias.
O vermicomposto promove a germinação rápida das sementes. Ajuda o sistema radicular a crescer forte e bem desenvolvido. Além disso, ajuda a desoxidar o solo, o que é essencial para o cultivo de melancias.

Cinzas de madeira
As cinzas de madeira podem ser usadas durante todo o período de crescimento. Após o plantio das mudas ao ar livre, o solo é polvilhado com cinzas. As cinzas de madeira também são frequentemente usadas não apenas como fertilizante, mas também como preventivo de doenças. As cinzas podem ser diluídas em água ou borrifadas no solo e depois regadas.
Levedura
Um fertilizante facilmente encontrado na sua cozinha é o fermento comum. O fermento é dissolvido em água morna e deixado fermentar por dois dias. Este fertilizante é então usado para regar os canteiros de melancia.

Animais
O esterco animal é usado como fertilizante nutritivo para culturas agrícolas.
Estrume
Para garantir o rápido crescimento das melancias, adiciona-se esterco podre ao solo antes do plantio. O solo é cavado, as ervas daninhas são removidas e o esterco é misturado. Em seguida, as sementes são plantadas. Durante a estação de crescimento, os canteiros podem ser regados com chorume uma vez por mês.
Excrementos de pássaros
É benéfico regar os canteiros de melancia com esterco de aves podre. Evite esterco de galinha fresco, pois é altamente concentrado e pode queimar as raízes das plantas. Para preparar o fertilizante, dilua 1 kg de esterco em 10 litros de água morna. Deixe descansar por 24 horas e, em seguida, regue os canteiros a cada duas semanas.

Verbasco
Para acelerar o crescimento dos frutos, os canteiros de melancia são regados com uma solução de verbasco. 1 kg de fertilizante é diluído em 10 litros de água e o solo é irrigado com o fertilizante duas vezes por mês.
Remédios populares
Um remédio popular é regar melancias com iodo diluído em água morna. Algumas gotas por balde de água são suficientes. Você também pode fazer uma infusão com cascas de banana. Para prepará-la, deixe as cascas de molho em água e deixe-as em um local escuro por três dias. Dilua-as com água antes de regar.
Métodos de fertilização
Existem duas maneiras principais de adicionar nutrientes ao solo. Elas diferem no método de aplicação.

Raiz
A aplicação pela raiz envolve a adição de nutrientes diretamente ao solo, na raiz. Normalmente, ao aplicar esses fertilizantes, é melhor evitar que entrem em contato com a folhagem. Fertilizantes minerais são mais frequentemente aplicados dessa forma.
Foliar
O segundo método é a aplicação foliar. Este método envolve regar os arbustos com fertilizante junto com a folhagem. Normalmente, é usado com fertilizantes orgânicos, mas não com todos eles.

Esquema de fertilização de melancia
Para garantir que suas plantas recebam a mesma quantidade de nutrientes durante todo o período de crescimento, você precisa criar um cronograma de aplicação e segui-lo rigorosamente. Isso evitará que suas plantas sofram de deficiência ou excesso de fertilizante.
Ao semear sementes
Antes de plantar, determine a acidez do solo. Se estiver alta e o solo pesado, adicione cinzas de madeira.
Se o solo for muito leve, ele é fertilizado com esterco.
Em seguida, o substrato é fertilizado com sulfato de amônio, turfa ou farinha de ossos. Durante a semeadura, fertilizantes complexos como Green-Go ou Teraflex são adicionados ao solo.
Fertilizante no plantio de mudas
O fertilizante também é adicionado ao solo se as mudas forem cultivadas em ambientes internos. Os arbustos são plantados ao ar livre quando apresentam dois pares de folhas totalmente desenvolvidas.

Antes do plantio, regue o solo com Fitosporin para desinfetá-lo. Você também pode misturar o solo com adubo verde (colza, trevo, aveia, alfafa). Após o plantio, alimente as mudas com esterco podre. Um bom produto sem produtos químicos para estimular o crescimento das mudas é o Ecochudo. Adicione o produto ao substrato antes do plantio e misture bem.
Durante o período de floração
Durante a floração, as melancias precisam de fertilização tanto quanto em outras estações de crescimento.
Quando as melancias começam a florescer, elas precisam de potássio. A falta desse mineral no solo pode muitas vezes resultar na ausência total de floração.
As melancias podem ser irrigadas com produtos como "Nutrivant Plus" ou "Kelik Potassium". Antes da floração, adiciona-se magnésio ao solo, o que também promove a frutificação. Os canteiros são irrigados com nitrato de magnésio.
O tempo quente é muito perigoso para as melancias. O calor causa deficiência de potássio no solo. Usar "Calcinat" ou "Nutrivant Drip" durante esse período é eficaz.

No início da frutificação
Melancias podem florescer abundantemente, mas não produzir frutos. Isso geralmente é causado por deficiência de boro. Você pode identificar a deficiência pelas listras amarelas na casca. O boro é aplicado tanto na folhagem quanto na raiz.
Os seguintes são usados como fertilizantes:
- "Ficha Limpa";
- "Mag-bor";
- Megafol;
- "Boroplus".
Depois que os frutos crescerem um pouco, é hora de pensar em como acelerar seu crescimento. Para isso, regue os canteiros com Uniflor Macro ou Teraflex Universal. Além da fertilização, é útil capinar o solo regularmente. Isso promove a oxigenação do sistema radicular, o que, por sua vez, tem um efeito benéfico no crescimento dos frutos.

Diferenças entre fertilização em campo aberto e em estufa
Ao cultivar mudas em casa, lembre-se de que, até que os arbustos sejam transplantados para fora ou para uma estufa, eles também precisam ser alimentados.
Fertilizar melancias ao ar livre e em estufa é o mesmo; não há diferença significativa. Você provavelmente precisará fertilizá-las com mais frequência em uma estufa. No entanto, isso nem sempre é necessário; se suas melancias estiverem crescendo bem, não há necessidade de fertilizá-las desnecessariamente.
Em junho e julho, as plantas requerem maiores quantidades de fertilizante, pois é quando os brotos dos frutos estão se formando ativamente. Em meados de agosto, a quantidade de fertilizante aplicada é reduzida.
Por fim, eles param de se alimentar completamente e os frutos param de se formar. Só resta colher a safra; os arbustos não precisam mais de nutrientes.
Erros ao combinar tipos de fertilizantes no cultivo de melancias
Para cultivar melancias corretamente no seu jardim, você precisa saber como combinar fertilizantes. Você não pode simplesmente escolher qualquer fertilizante e adicioná-lo ao solo quando quiser.

Erros comuns que os jardineiros cometem ao combinar fertilizantes:
- O principal erro no cultivo não só de melancias, mas também de outras culturas, é não preparar o solo no outono, mas aplicar fertilizante na primavera, imediatamente antes do plantio. Isso resulta em um crescimento deficiente da cultura.
- Não alterne fertilizantes orgânicos e minerais.
- Os fertilizantes são aplicados em solo seco, sem necessidade de preparo adicional do solo. A aplicação é feita após a chuva ou após a irrigação.
- Alimente os arbustos em dias nublados. Sem luz solar, os nutrientes são mal absorvidos. Isso também leva a um excesso de nutrientes no solo.
- Não se esqueça de alimentar suas mudas enquanto estiverem dentro de casa. Isso pode fazer com que elas enfraqueçam.
Se você seguir todas as regras de aplicação de fertilizantes no solo, poderá cultivar uma boa colheita de melancias não apenas no sul, mas também em qualquer outra região.












Se você cultiva melancias ao ar livre, fertilizá-las é essencial. Eu uso fertilizantes minerais complexos, variando a composição dependendo do período de crescimento das frutas.
Apenas palavras genéricas. Só conversando para ganhar curtidas...