- Descrição e características da melancia Ogonyok
- Principais vantagens e desvantagens
- Nuances do cultivo da variedade
- Cultivo de mudas
- Preparando canteiros e escolhendo um local de plantio
- Plantando mudas
- Semeando sementes
- Transplante de mudas para um local permanente
- Características do cultivo em estufa
- Mais cuidados com a colheita
- Rega
- Cobertura superior
- Formação
- Tratamento de plantas contra doenças e pragas
- Especificidades de cultivo em diferentes regiões
- Cultivo da variedade
- Como determinar a maturação das frutas vermelhas
- Quando colher
- Avaliações de jardineiros
O melhor nem sempre é o mais novo. Isso é confirmado pela antiga, mas ainda muito popular, variedade de melancia, carinhosamente chamada de Ogonyok. Ela amadurece cedo, produz uma safra normal e tem uma polpa deliciosa e doce. A Ogonyok também é valiosa por ser ideal para cultivo na Rússia central e em outras regiões mais ao norte.
Descrição e características da melancia Ogonyok
Ogonyok é uma variedade precoce, com amadurecimento em 71 a 87 dias. Foi desenvolvida por criadores ucranianos na era soviética, no início da década de 1960. O trabalho foi realizado no Instituto de Cultivo de Vegetais da região de Kharkiv. Os frutos são redondos, quase esféricos. São de tamanho médio a pequeno, comparáveis a melancias, pesando de 1,8 a 2,7 kg.
A característica distintiva da variedade é a casca fina, verde-escura, quase preta, com um brilho distinto. E, claro, a polpa vermelha brilhante contrastante, que dá nome à variedade, é uma característica distintiva. Ogonyok possui excelentes qualidades gustativas: a polpa é suculenta, de grãos grossos e doce. Contém um pequeno número de sementes pequenas.
Esta variedade apresenta rendimentos médios, atingindo 2,6 a 3,0 quilos por metro quadrado. Continua muito popular entre jardineiros comuns e grandes agricultores que cultivam melancias em escala industrial.
A demanda e a popularidade do Ogonyok se devem a uma combinação de muitas qualidades comerciais. Um fator importante é seu sabor excelente e alto teor de açúcar, o que é raro em variedades precoces.

Principais vantagens e desvantagens
Como qualquer variedade vegetal, a melancia Ogonyok tem seus pontos fortes e fracos. Para alcançar altos rendimentos, os jardineiros devem entendê-los e levá-los em consideração.
Prós:
- amadurecimento precoce da melancia;
- altas qualidades de sabor;
- alto teor de açúcar na polpa;
- facilidade de cultivo e tecnologia agrícola pouco exigente;
- resistência à diminuição da temperatura;
- casca fina, poucas sementes pequenas.
Contras:
- quando muito maduros, muitas vezes racham;
- a variedade está ultrapassada, os híbridos modernos têm desempenho muito melhor;
- afetados por muitas doenças;
- indicadores de rendimento médio, bem como prazo de validade e transportabilidade.

Nuances do cultivo da variedade
Para obter resultados positivos e cultivar melancias grandes e saborosas, o jardineiro deve conhecer todas as características do cultivo de Ogonyok.
Cultivo de mudas
Semeie sementes de Ogonyok para mudas na segunda quinzena de abril para evitar que as mudas cresçam demais antes do plantio. É aconselhável pré-aquecer as sementes a 60 °C (140 °F) por várias horas. Em seguida, deixe-as de molho por meia hora em uma solução rosa de permanganato de potássio para prevenir doenças fúngicas.
Somente então o material de plantio é tratado com um estimulante de crescimento para melhorar a germinação. A escarificação, usada para sementes com tegumento espesso, é recomendada. Isso promove uma germinação mais rápida e envolve danificar o tegumento, geralmente perfurando o "nariz" da semente.

A melancia é uma planta vigorosa, então use vasos fundos ou copos plásticos de 0,5 litro para semear. Encha os copos com terra, compacte-a levemente e regue. Assim que a terra estiver assentada, faça um pequeno buraco de 3 a 4 centímetros de profundidade e coloque as sementes no fundo.
Em seguida, o buraco é preenchido com substrato e regado novamente. Para uma germinação rápida das sementes, são necessárias altas temperaturas: 28 °C a 30 °C; as mudas emergirão em uma semana. Após a germinação, a temperatura do ar deve ser de 20 °C a 22 °C durante o dia e de 17 °C a 18 °C à noite. Temperaturas mais altas e luz insuficiente farão com que as mudas se estiquem e enfraqueçam.
Preparando canteiros e escolhendo um local de plantio
Antes do plantio, os canteiros são preparados com antecedência. Primeiro, as ervas daninhas são removidas. No outono, são adicionados matéria orgânica (esterco apodrecido) e fertilizantes minerais complexos. Em seguida, os canteiros são arados ou escavados profundamente.

Plantando mudas
Endureça as mudas uma semana antes do plantio e descarte as plantas fracas ou doentes antes do plantio. Duas a três horas antes do plantio, regue os vasos com uma solução estimulante de crescimento para superar o estresse e acelerar a adaptação após o plantio. Para regar as raízes, use Viva, mas você também pode pulverizar o estimulante foliar Megafol. O substrato não deve estar molhado durante o plantio, caso contrário, será difícil removê-lo do vaso.
Quando cultivada em copos, ela é levemente amassada, virada e a muda é fixada entre os dedos.
Em seguida, bata levemente no fundo do recipiente com a palma da mão. Mudas bem desenvolvidas e com raízes bem desenvolvidas se soltarão facilmente do recipiente. Se as raízes do fundo estiverem muito emaranhadas, endireite-as um pouco e plante-as nos buracos preparados. Em seguida, cubra-as com terra e regue os canteiros generosamente.

Semeando sementes
Nas regiões do sul, as melancias podem ser plantadas diretamente do solo. Semeie quando a temperatura do solo estiver acima de 16 °C (61 °F). Sol pleno e calor são essenciais para o crescimento, juntamente com regas regulares até a floração. Solos franco-arenosos são preferíveis, mas não são essenciais. Plantar em solos pesados e argilosos é indesejável. Plante a uma profundidade de 5 a 6 centímetros. A densidade de semeadura é de até 10 sementes por metro linear.
Transplante de mudas para um local permanente
Para cultivo em campo aberto, as mudas de Ogonyok são plantadas com 3 a 4 folhas verdadeiras bem formadas. Nesse ponto, elas terão de 30 a 35 dias de idade. No plantio, as plantas são plantadas profundamente, até os cotilédones, o que estimula a formação de raízes adicionais. As mudas são plantadas em dois padrões: ninhos quadrados e fileiras.

No primeiro esquema, a distância entre as plantas é de 0,7 a 2,8 metros. No segundo esquema, a distância entre as plantas em uma fileira é de 1 a 2 metros, e a distância entre as fileiras é de 1,5 a 3 metros.
Características do cultivo em estufa
As melancias são plantadas na estufa no início de junho. As covas de plantio devem estar a 1-1,5 metros de distância umas das outras. Após o plantio, as mudas são inicialmente cobertas com agrofibra ou filme plástico à noite. É importante garantir o acesso dos insetos polinizadores durante a floração.
É necessário abrir portas e janelas durante o dia e, se possível, instalar colmeias especiais de papelão com mamangabas. Ao cultivar melancias em uma treliça, elas são conduzidas em um único caule. Assim que a videira atingir o arame da treliça, aperte (remova) o ponto de crescimento.

Mais cuidados com a colheita
Cultivar e plantar mudas ou sementes no solo é apenas o primeiro passo no cultivo de melancias. Para garantir uma colheita abundante, diversas práticas agrícolas devem ser implementadas ao longo da estação.
Rega
Alguns jardineiros acreditam que esta cultura pode crescer sem irrigação. No entanto, isso é um equívoco, especialmente considerando o aumento das temperaturas médias no verão. E, claro, é impossível cultivar frutos grandes e carnudos sem irrigação nas regiões do sul. Mudas jovens, especialmente durante os primeiros dias após o plantio, requerem rega regular e abundante, até 3 a 4 vezes por semana.
Quando as flores das melancias começam a desabrochar e os frutos começam a se fixar, a frequência de rega é reduzida para 3 a 4 vezes por mês.
Com maior desenvolvimento regando melancia A frequência pode ser ligeiramente reduzida. O jardineiro determina a frequência com base na região, temperatura e precipitação. Para grandes áreas sem irrigação regular, são realizadas três regas intensas em diferentes estágios de desenvolvimento da cultura.

Cobertura superior
A fertilização pode começar quando as mudas tiverem 10 dias de idade e, em seguida, a cada 15-20 dias, dependendo do estágio de desenvolvimento da melancia. No início da estação de crescimento, aplique fertilizantes ricos em nitrogênio, como Plantafol 30.10.10. Durante a floração e o amadurecimento dos frutos, aplique fertilizantes de fósforo e potássio ou fertilizantes universais. Plantafol 0.25.50 e Plantafol 5.15.45 são adequados.
Formação
Para acelerar o crescimento dos frutos, as videiras da melancia são pinçadas, deixando de 4 a 5 folhas acima da planta. Brotos fracos, finos e sem frutos são podados rente ao solo.
Tratamento de plantas contra doenças e pragas
Como muitas outras culturas, as melancias são suscetíveis a doenças e pragas. Elas precisam de proteção contra pulgões, lagartas-cortadeiras, ácaros, moscas-das-brotas, vermes-arame, tripes e brocas-dos-prados. As melancias devem ser tratadas com inseticidas várias vezes por estação, mas não durante o amadurecimento. Inseticidas adequados incluem Aktara, Confidor, Decis Forte e Actellic. Se pragas forem detectadas imediatamente após o amadurecimento, apenas tratamentos biológicos devem ser usados, como Actofit e Fitoverm.

As doenças da melancia são semelhantes às do pepino. A melancia é resistente à fusariose e à antracnose, mas pode ser suscetível ao oídio, à murcha bacteriana, à podridão cinzenta, ao mosaico e à mancha-de-bico. O tratamento e a prevenção exigem várias aplicações de fungicidas. Sulfato de cobre, Ridomil Gold e Acrobat são comumente usados. Somente preparações biológicas são permitidas antes da colheita.
Especificidades de cultivo em diferentes regiões
O período de maturação precoce da variedade Ogonyok a torna adequada para cultivo em muitas regiões do país. Além disso, esta melancia é resistente a quedas de temperatura de curto prazo. Jardineiros na região central do país podem facilmente colher toda a safra antes do início da geada.
Na região de Moscou, a colheita também não será um problema. Para cultivar melancias com sucesso nas regiões do norte, particularmente na Sibéria, elas devem possuir uma série de características essenciais:
- resistência ao frio;
- os frutos não devem pesar mais de 5 quilos, caso contrário, eles simplesmente não terão tempo de amadurecer;
- período de maturação precoce;
- casca fina, que promove rápida maturação da polpa.

E Ogonyok atende plenamente a todos esses requisitos. Nas regiões do norte, as melancias são cultivadas exclusivamente a partir de mudas. Para plantar em campo aberto ou em estufa, selecione plantas fortes e saudáveis que produzam frutos antes do frio chegar. As mudas são plantadas no solo a partir do início de julho.
Cultivo da variedade
Para a autocoleta de sementes, utilize frutas em estado de maturação biológica. Selecione as melancias maiores e mais saudáveis. As sementes são removidas da polpa, embebidas em água ou em uma solução de permanganato de potássio, limpas, secas e armazenadas em local escuro e seco.
Como determinar a maturação das frutas vermelhas
Alguns jardineiros ainda discordam sobre como determinar o grau de maturação das melancias. Aqui estão os principais métodos para selecionar apenas frutas maduras:
- haverá uma mancha amarela no lado onde a melancia toca o chão;
- Se você estalar os dedos em uma melancia, ela emitirá um som de toque;
- é difícil deixar uma marca, mesmo arranhando levemente a casca;
- melancias maduras fazem um som crepitante quando pressionadas;
- O talo da melancia (gavinha) secou.

Quando colher
A colheita das melancias Ogonyok começa no início de agosto e, quando cultivadas em ambientes fechados (em estufa), elas amadurecem já em julho.O período de amadurecimento, é claro, depende da região de cultivo e da época de plantio, mas o Ogonyok consegue encantar os jardineiros de todos os lugares com seus frutos deliciosos.
Avaliações de jardineiros
Sofia Mikhailova, Tver.
"Uma variedade comprovada, uma verdadeira força motriz entre as melancias. Importante para a nossa região, a Ogonyok amadurece muito cedo!"
Anastasia Kochetkova, Saratov.
"Esta é uma variedade testada e aprovada na nossa família. É boa em todos os sentidos: deliciosa, doce e precoce. Uma coisa é um pouco decepcionante: não produz frutos grandes."











