Jardineiros estão interessados em saber como beliscar melancias corretamente e se esse procedimento é necessário para o cultivo em estufa. Encurtar os brotos permite que frutos maiores sejam produzidos rapidamente. Essas melancias também têm um sabor excelente e raramente são suscetíveis a danos ou apodrecimento.
As melancias devem ser podadas?
Ao cultivar melancias em canteiros e estufas, a pinçada na hora certa é essencial. Essa técnica não só acelera o amadurecimento, como também torna as melancias mais suculentas, enquanto encurtar as videiras resulta em um arbusto mais bonito.
O método de pinçamento depende da região onde a fruta é cultivada; muitos evitam o processo, acreditando que seja prejudicial. No entanto, a experiência mostra que, em climas temperados, pinçar melancias é necessário em canteiros abertos. O plantio e os cuidados adequados também são cruciais para uma colheita bem-sucedida.
Quais variedades requerem pinçamento?
Dependendo da região em que a cultura é cultivada, a pinça obrigatória é recomendada para as seguintes variedades de melancia.

Cultivo nas regiões do norte e zona média:
- Fogo;
- Bebê de açúcar;
- Um presente para o norte;
- Mar Negro;
- Dumara;
- Borchansky.
Para o cultivo de melancias na zona sul:
- Legal;
- Astracã;
- Frio;
- Borístenes.
Se necessário, a pinça pode ser realizada em qualquer uma das variedades, se a baga for uma espécie grande.

Padrão de pinçamento
A pinçada da cultura é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- Após o surgimento das mudas, é necessário remover os brotos laterais, deixando os brotos principais;
- Durante a floração, é necessário remover flores assexuadas e deixar o número necessário de ovários;
- Em campo aberto, as pontas são removidas dos brotos que possuem ovários para fixação da planta.
O padrão de pinçamento pode ser ajustado de acordo com a preferência do jardineiro. Um, dois ou três brotos podem ser deixados. Se sobrarem vários brotos, os mais fortes devem ser selecionados durante a estação de crescimento e os demais removidos. Duas bagas são deixadas em cada broto e o restante é removido.

Regras para pinçar caules
A pinça é realizada de acordo com as seguintes regras:
- O ramo central não é removido. À medida que a planta amadurece, os ramos laterais são removidos, deixando no máximo seis.
- A poda deve começar em um estágio inicial de maturação.
- Durante a floração, o broto principal não é removido, pois ele fica no ramo principal, que é fértil.
- Após a polinização, é necessário remover todas as inflorescências assexuadas que não possuem ovário.
- O arbusto é inspecionado a cada 5-6 dias, e os brotos laterais localizados perto das bagas são removidos.
- Não restam mais de 2 frutos em um broto, o restante do caule é removido.
Beliscar melhorará o sabor da melancia, pois a planta não desperdiçará nutrientes no desenvolvimento dos brotos laterais.
Importante: O procedimento de pinçamento é realizado antes que as melancias comecem a aumentar de tamanho.
Beliscando o topo do caule
Após a formação dos frutos, os brotos são pinçados, formando três folhas. As pontas são sempre removidas para garantir que os frutos ganhem força.
Beliscando ovários
A pinçada é realizada após a planta terminar a floração e os primeiros brotos começarem a se formar. Dependendo do tamanho do arbusto, restam até quatro brotos em cada broto. Se as videiras forem pequenas, são deixadas duas bagas por broto para que a planta ganhe força e nutrientes.

Como cuidar adequadamente de uma planta após a beliscada
Para garantir que a plantação continue a crescer, os cuidados adequados são essenciais. Inspecione regularmente os brotos e remova os novos brotos que possam interferir no desenvolvimento e vigor normais dos frutos. Assim que os frutos começarem a aumentar de tamanho, use redes para evitar o apodrecimento. O fertilizante orgânico deve ser aplicado a cada duas semanas. A rega deve ser feita a cada três dias, com até 5 litros de água por arbusto.
Importante: Para evitar que os arbustos fiquem propensos a doenças após a pinçada, o procedimento deve ser realizado no meio do dia para que os raios solares possam secar imediatamente as áreas cortadas.
Melancias em estufa precisam ser pinçadas?
Em climas mais frios, melancias podem ser cultivadas em estufas. Não é necessário pinçar as plantas em estufas. No entanto, os jardineiros fazem isso para garantir frutos maiores. Em estufas, a pinça é feita após a formação dos brotos; brotos laterais podem ser deixados se o jardineiro desejar um arbusto com dois ou três caules.
Importante: Para garantir a polinização das melancias de estufa durante a floração, é necessário fornecer acesso às abelhas ou realizar a polinização manual.
Possíveis erros
Cultivo de melancias — um processo simples que não requer habilidade. No entanto, erros e complicações podem surgir:
- A pinça danifica o caule, o que pode levar à perda da colheita. Para eliminar esse problema, pode a videira principal depois que as melancias atingirem o tamanho de nozes para estimular o surgimento de folhas adicionais. Isso incentivará a produção de novos frutos e fortalecerá a planta.
- Beliscamento frequente pode levar à formação inadequada do arbusto. Este procedimento é realizado duas vezes. Durante o tempo restante, apenas os novos brotos laterais são removidos.
- Frutos pequenos. Esse problema ocorre com mais frequência quando os jardineiros deixam um grande número de ovários e não há nutrientes suficientes para o desenvolvimento normal.
- Os jardineiros costumam beliscar as videiras, mas deixam os brotos laterais. Isso é uma má ideia e afeta a colheita. Nesses casos, os brotos laterais precisam ser cavados para fortalecer as raízes.
Os jardineiros aconselham os novatos a não realizar o procedimento em todos os arbustos de uma vez, mas a selecionar alguns para que, se algo der errado, a colheita possa ser salva.
Beliscar melancias é uma prática comum que permite aos jardineiros colher uma safra saudável. As frutas são deliciosas e grandes, independentemente das condições climáticas.











