Instruções de uso da farinha de dolomita, sua composição e consumo por 1 m2

O rendimento das culturas plantadas em um terreno depende diretamente da qualidade do solo em que crescem e se desenvolvem. Algumas plantas preferem solo alcalino, enquanto outras, ao contrário, prosperam em solo ácido. O uso de farinha de dolomita ajuda a ajustar a acidez e a atingir a composição ideal do solo. Antes de aplicar fertilizante, é importante testar o solo onde você planeja cultivar.

Descrição da farinha de dolomita, o que está incluído em sua composição

Cada horta tem uma composição de solo única, que deve ser considerada antes do cultivo de plantas cultivadas e ornamentais. Em alguns casos, o solo precisa ser desacidificado antes do plantio das mudas. Nesses casos, jardineiros experientes recomendam o uso de farinha de dolomita, que não só regula a acidez, mas também melhora a qualidade da camada superficial do solo. Este fertilizante é natural e não polui o solo.

O fertilizante de cal é produzido pela moagem de dolomita em farinha. Este mineral pertence à classe dos carbonatos e é de origem sedimentar.

A farinha de dolomita é produzida durante a extração de agregados de dolomita e calcário. Como o fertilizante é natural, sua cor varia do branco ao rosa e ao cinza.

A farinha de dolomita contém carbonato de cálcio e carbonato de magnésio. Ela vem em pó ou grânulos, que são espalhados sobre a superfície do terreno e depois enterrados no solo.

Propósito

A farinha de dolomita é projetada para desoxidar o solo e melhorar sua qualidade. Após o uso deste fertilizante, os seguintes resultados podem ser alcançados:

  • Crie condições favoráveis ​​para o desenvolvimento rápido e completo de bactérias e microrganismos benéficos que contribuem para o crescimento harmonioso das plantas cultivadas.
  • Livre-se de pragas no jardim e elementos tóxicos no solo.
  • Aumentar a digestibilidade dos fertilizantes aplicados.
  • Estimular os processos de fotossíntese nos tecidos vegetais.
  • Melhorar o desenvolvimento do sistema radicular das culturas.

A farinha de dolomita é usada se a acidez do solo estiver abaixo de 4,5 pH.

farinha de dolomita

Termos de Uso

Antes de adicionar farinha de dolomita ao solo, é importante determinar com precisão a acidez do solo. Para isso, use um dos seguintes métodos:

  • Usando folhas de groselha. Coloque algumas folhas em um recipiente de vidro, despeje água fervente sobre elas e adicione um pouco de terra de jardim. Se a água ficar avermelhada, significa que o solo está muito ácido.
  • Usando vinagre. Coloque um punhado de terra em um recipiente e adicione um pouco de essência de vinagre. Se aparecer espuma, a acidez está dentro dos limites normais.
  • Usando suco de uva. Despeje o suco em um recipiente transparente e adicione uma pequena quantidade de terra. Se aparecerem bolhas e a cor mudar, a acidez está dentro dos limites recomendados.

No entanto, os resultados mais precisos podem ser obtidos se você comprar papel de tornassol e realizar testes com ele.

As taxas de aplicação de fertilizantes são calculadas com base nos resultados obtidos. Para pH do solo de até 4,5, são aplicados 50 kg de farinha de dolomita por 100 metros quadrados de área do jardim; se o nível estiver dentro da norma, 45 kg por 100 metros quadrados são suficientes. No entanto, existem algumas nuances na aplicação de fertilizantes para diferentes espécies de plantas.

farinha de dolomita

Fertilizando pepinos

Para desacidificar o solo onde os pepinos serão cultivados, adiciona-se farinha de dolomita durante a aração do jardim na primavera ou no outono. A dosagem por metro quadrado de jardim depende do pH do solo. Normalmente, são utilizados de 45 a 50 kg de fertilizante por 100 metros quadrados de área do jardim.

Grânulos de dolomita são espalhados sobre o canteiro e nivelados com um ancinho. Em seguida, o canteiro é cavado a uma profundidade de 15 cm. Após 3 a 4 semanas, você pode começar a plantar.

Fertilizando o gramado

A farinha de dolomita não só equilibra o pH do solo onde o gramado está crescendo, como também melhora a estrutura do solo e o livra de ervas daninhas e pragas de insetos. Recomenda-se aplicar o fertilizante no outono, após o gramado ter sido cortado e todos os detritos removidos. Ao determinar o pH do solo sob o gramado, considere as plantas presentes. Se houver musgo, cogumelos e tanchagem, o solo é ácido e serão necessários 50 kg por 100 metros quadrados de gramado. Se trevos e dentes-de-leão forem visíveis entre a grama, o pH é neutro, e deve-se aplicar 40-45 kg por 100 metros quadrados de gramado.

farinha de dolomita

Para tomates

Também é melhor aplicar dolomita para desoxidar o solo de tomate no outono. Isso permitirá que a dolomita complete sua tarefa e melhore o solo antes da primavera. A aplicação de fertilizantes deve ser baseada nos resultados da análise do solo. Grânulos ou pó são espalhados sobre os canteiros a uma taxa de 40 a 50 kg por 100 metros quadrados.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Depois disso, o solo é escavado até a profundidade da lâmina de uma pá. Se o trabalho for realizado em uma estufa, o fertilizante pode ser deixado na superfície, sem ser coberto.

Na primavera, o solo é escavado e as mudas são plantadas.

Dolomita vs. verme-arame

Se o seu jardim estiver infestado de vermes-arame e estiver danificando suas plantações, você pode usar farinha de dolomita para combatê-los. Como o solo ácido é considerado um ambiente favorável ao desenvolvimento da praga, ele precisa ser desacidificado. Aplique farinha de dolomita com base no pH do solo. Normalmente, aplique 400 gramas de fertilizante por metro quadrado de área do jardim.

farinha de dolomita

Para arbustos e árvores frutíferas

A época preferida para aplicar dolomita em árvores frutíferas e arbustos é o outono. O fertilizante pode ser aplicado de várias maneiras:

  • Eles cavam buracos ao redor da planta, enchem-nos com pó e enterram-nos.
  • Após a colheita, espalhe grânulos de fertilizante ao redor do tronco da árvore, a um metro de distância do tronco.
  • Se for um jardim inteiro de árvores frutíferas, então são cavadas valas entre as fileiras, é adicionado fertilizante a elas e elas são cobertas com terra.

A conveniência de usar farinha de dolomita no período de outono se deve ao fato de que, ao contrário da farinha de calcário, giz e outros minerais, ela tem um longo período de decomposição no solo, mas também tem um efeito prolongado.

farinha de dolomita

Para batatas

Se você planeja cultivar batatas em seu jardim, a dolomita também deve ser adicionada ao solo no outono para que ela tenha tempo de agir no solo e reduzir sua acidez. No entanto, é importante lembrar que este fertilizante só é recomendado em áreas com acidez do solo acima da média. A taxa de aplicação recomendada por 100 metros quadrados de área de jardim é de aproximadamente 50 kg. Este fertilizante não só melhora a qualidade do solo, como também previne infestações de sarna-dos-tubérculos e combate a principal praga da cultura, o besouro-da-batata-do-colorado.

Precauções de segurança

Apesar da origem natural do fertilizante, precauções básicas de segurança devem ser seguidas ao trabalhar com ele. Antes de usar dolomita, use um macacão de corpo inteiro, luvas de borracha e um cachecol sobre a cabeça. Não é necessário um respirador, mas uma máscara de gaze pode ser usada para evitar que a poeira entre no trato respiratório.

Após a jardinagem, lave todas as roupas, tome um banho e lave o rosto com sabão. Em caso de ingestão acidental da substância, lave o estômago com bastante água e procure atendimento médico.

farinha de dolomita

A compatibilidade é possível?

Embora este fertilizante tenha um efeito benéfico na qualidade do solo e estimule o desenvolvimento das raízes das plantas, ele é incompatível com vários fertilizantes básicos usados ​​por jardineiros domésticos.

Não é recomendado usar dolomita com produtos como:

  • sulfato de amônio;
  • nitrato de amônio;
  • superfosfato - regular e duplo;
  • esterco de vaca e fertilizante composto.

Quando usadas em conjunto, essas substâncias neutralizam os efeitos uma da outra e não trazem nenhum benefício ao solo ou às plantas. Se for necessário acidificar o solo, adicione farinha primeiro e, duas semanas depois, outros fertilizantes.

Os únicos fertilizantes compatíveis com dolomita são o sulfato de cobre e o ácido bórico. Quando usados ​​em conjunto, essas substâncias aumentam a eficácia do fertilizante.

farinha de dolomita

Data de validade e regras de armazenamento

A vida útil garantida dos fertilizantes de dolomita, conforme indicado nas instruções do fabricante, é de 5 anos. Para garantir que o produto mantenha suas propriedades de desempenho durante esse período, certas condições devem ser atendidas.

Selecione um local de armazenamento seco e escuro. A temperatura do ar não deve exceder 25 graus Celsius. Mantenha o fertilizante fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Análogos

Antes da farinha de dolomita se tornar comercialmente disponível, os jardineiros usavam pó de cal para desoxidar o solo. Embora possa reduzir o pH, pode causar queimaduras nas plantas se aplicado de forma descuidada. Além disso, a cal interfere na absorção de fósforo e nitrogênio, por isso é aplicada apenas no outono.

A cinza de madeira é considerada outra alternativa à dolomita. No entanto, para reduzir a acidez do solo, é necessário usar muito mais cinza do que dolomita, tornando o processo mais caro. Comparando o pó de dolomita com suas alternativas, pode-se concluir que ele é mais eficaz e seguro, tornando-se uma escolha popular entre os proprietários de imóveis.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata