- Descrição: Fórmula e composição do fertilizante
- Vantagens do precipitado sobre outros fertilizantes
- Como os fertilizantes fosfatados afetam as plantas?
- Instruções de uso
- Preparação da solução de trabalho
- Época e tecnologia do tratamento de arbustos
- Frequência de trabalho
- Regras de duração e armazenamento
- Avaliações de jardineiros
O precipitado é altamente eficaz para todos os tipos de solo e culturas. Este fertilizante é amplamente utilizado por agrônomos experientes. Antes de usá-lo em seu próprio jardim, familiarize-se com todos os seus benefícios e como ele afeta as culturas.
Descrição: Fórmula e composição do fertilizante
O precipitado é um fertilizante à base de fósforo altamente concentrado. Também conhecido como hidrogenofosfato de cálcio. Apresenta-se como um pó branco, leve e fofo, com manchas pretas. Sua fórmula química é CaHPO4.4•2H2O. É obtido pela neutralização do ácido fosfórico com uma solução de hidróxido de cálcio a uma temperatura de +50 °C.
O principal ingrediente ativo da composição é o óxido de fósforo. A quantidade dessa substância varia de acordo com o grau do fertilizante. Os produtos de grau I contêm pelo menos 31% de óxido de fósforo, enquanto os de grau II contêm 27%.
Vantagens do precipitado sobre outros fertilizantes
Por ser um fertilizante universal com concentração ideal de fósforo, o precipitado tem uma vantagem sobre outros tipos.É insolúvel em água, mas pode se dissolver em qualquer ácido orgânico. Consequentemente, o fertilizante é absorvido mais rapidamente em solos ácidos.
Em plantas jovens com sistema radicular insuficientemente desenvolvido crescendo em solo duro, o precipitado acelera o processo de absorção de sal.
A principal vantagem é a segurança para as culturas e solos, devido ao conteúdo mínimo de componentes químicos.

Como os fertilizantes fosfatados afetam as plantas?
Os fertilizantes fosfatados são caracterizados por um efeito benéfico na condição e saúde das plantas.
Eles são capazes de:
- aumentar a produtividade das colheitas;
- fortalecer a imunidade das plantas;
- melhorar a qualidade das frutas e aumentar sua vida útil;
- otimizar o teor de açúcar das frutas;
- fortalecer o sistema radicular.
Instruções de uso
A eficácia do fertilizante nas plantas depende de vários fatores: o preparo correto da solução, a frequência de seu uso e o cumprimento das condições de armazenamento.

Preparação da solução de trabalho
Para preparar uma solução nutritiva, adicione uma pequena quantidade de precipitado ao fertilizante mineral. Devido à alta concentração do fertilizante, apenas 200 gramas são suficientes para tratar uma área de 10 m².2.
O fosfato de cálcio hidrogenado é mais eficaz quando combinado com sulfato de amônio, superfosfato simples, fosfato diamônico e sulfato de potássio. Pode ser misturado com ureia e nitrato de amônio imediatamente antes da aplicação. As dosagens e proporções exatas estão indicadas na embalagem do fertilizante.

Época e tecnologia do tratamento de arbustos
Este fertilizante fosfatado nutritivo pode ser aplicado:
- Em março-abril, quando o solo aquece até +15 °C e as plantas começam a produzir seiva (isso pode ser facilmente determinado pela separação da casca).
- Em junho-julho, com o início da formação dos frutos.
- De agosto a novembro, em escavação.
O maior benefício advém da aplicação de fertilizantes no solo a uma profundidade de 20 a 30 centímetros no outono. Isso reporá a deficiência de fósforo na primavera.

Frequência de trabalho
Recomenda-se realizar esse trabalho no máximo a cada 2-3 anos. A frequência de uso depende da condição das plantas.
Os seguintes fatores indicam a necessidade de alimentação:
- mudança na estrutura da folha;
- mudança da cor verde escura das folhas inferiores para roxo-carmesim;
- desaceleração ou cessação do crescimento das plantas.
Regras de duração e armazenamento
Assim como outros fertilizantes fosfatados, o precipitado não tem prazo de validade. Para manter suas propriedades, deve ser armazenado em local bem aquecido e ventilado, com umidade relativa de 50%.

Qualquer precipitado não utilizado no saco de polietileno deve ser colocado em um recipiente plástico e fechado com uma tampa hermética. As soluções não podem ser armazenadas, portanto, devem ser usadas imediatamente, e quaisquer sobras devem ser descartadas.
Avaliações de jardineiros
Yuri: "Uso precipitado no meu jardim há vários anos. Nunca me decepei. É incrivelmente fácil de usar! Eu o desenterro no outono, a uma profundidade de 30 centímetros. A colheita é sempre abundante, e as frutas e vegetais são completamente naturais e orgânicos."
Lyudmila: "O precipitado é caro, mas vale muito a pena. Funciona bem com fertilizantes minerais e orgânicos. É fácil e econômico de usar. Graças a ele, minhas macieiras e ameixeiras estão produzindo frutos melhores."










