- História do melhoramento genético da cereja Magaleb Antipka
- Regiões de crescimento e clima
- Informações botânicas
- Dimensões e altura da árvore
- Frutificação
- Floração e polinizadores
- Tempo de maturação e colheita
- Avaliação de degustação e âmbito de aplicação de frutas
- Características da variedade
- Imunidade a doenças e pragas
- Resistência a baixas temperaturas e à seca
- Tecnologia agrícola de cultivo
- Épocas e regras de plantio
- Regime de rega e fertilização
- Formação da coroa
- Cuidando do círculo do tronco da árvore
- Tratamentos preventivos
- Preciso cobri-lo para o inverno?
- Métodos de reprodução
- Avaliações da variedade
Mahaleb cerejeira ornamental Além de produzir uma colheita de frutas saudáveis e deliciosas, ela também se tornará uma verdadeira joia para o seu jardim. Esta variedade é amplamente utilizada por paisagistas. Jardineiros também a conhecem como Antipka. Nem todo mundo sabe que a variedade selvagem de cereja Magaleb está listada no Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas de Extinção. A planta é fácil de cuidar e não requer nenhum tipo de plantio especial.
História do melhoramento genético da cereja Magaleb Antipka
A cerejeira-de-Magaleb é uma subespécie da cerejeira-de-pássaro. Na natureza, pode crescer como arbusto ou árvore frondosa. A Antipka se reproduz por sementes. A origem desta variedade permanece desconhecida. Cientistas especulam que ela tenha sido criada naturalmente na natureza.
Regiões de crescimento e clima
A cerejeira-de-Mahaleb é considerada nativa da Ásia Central e da Ásia Menor. Também cresce selvagem nas florestas abertas das montanhas europeias (por exemplo, Crimeia, Alpes, Montanhas Tatra e Cárpatos). Como planta cultivada, é cultivada principalmente no Irã e na Turquia.
Informações botânicas
A Antipka possui qualidades interessantes, não típicas das variedades modernas de cereja. Isso a torna facilmente distinguível até mesmo em conservas ou iguarias culinárias.

Dimensões e altura da árvore
A árvore atinge uma altura máxima de 10 m e uma mínima de 5 m. Sua copa é larga, espalhada e facilmente moldável. Isso torna possível usar a cerejeira Mahaleb para criar uma cerca viva.
Frutificação
A cerejeira Mahaleb começa a dar frutos cedo.
A árvore dá frutos consistentemente, produzindo colheitas ricas mesmo com falta de atenção e cuidado.
Floração e polinizadores
A antipka floresce no final de maio. A árvore é completamente coberta por flores brancas e altamente perfumadas. A planta é autofértil e não requer variedades polinizadoras próximas.

Tempo de maturação e colheita
A colheita da cereja de Magaleb ocorre em agosto. Os frutos são pequenos, com cerca de 1 cm de diâmetro, e de cor quase preta. São colhidos exclusivamente à mão.
Avaliação de degustação e âmbito de aplicação de frutas
Os frutos da cereja-de-Magaleb são suculentos e intensamente aromáticos. Possuem um sabor ácido e característico, com até mesmo um toque de amargor. Por isso, raramente são consumidos frescos. São utilizados principalmente para conservas e para a preparação de infusões alcoólicas e licores. Até mesmo os caroços e a casca da cereja-de-Magaleb, que têm sabor e aroma muito semelhantes aos da amêndoa amarga, são utilizados na culinária mediterrânea. São também utilizados na produção de especiarias especiais.
Características da variedade
A Antipka é facilmente reconhecida entre outras cerejas por suas características únicas, que devem ser familiarizadas por qualquer jardineiro que queira cultivar essa árvore rara em seu próprio terreno.

Imunidade a doenças e pragas
Mahaleb As cerejeiras quase nunca são afetadas por pragas., porém, apresenta imunidade média a doenças comuns, necessitando, portanto, de tratamentos preventivos para obter uma colheita regular.
Resistência a baixas temperaturas e à seca
As cerejeiras toleram bem a seca sem reduzir sua produção. A árvore tem tolerância média ao frio. Ela hiberna bem em terrenos abertos em climas temperados, mas se as temperaturas caírem abaixo de -25 °C por longos períodos, os brotos jovens morrem e a floração é reduzida na estação seguinte.
Tecnologia agrícola de cultivo
A cerejeira Mahaleb possui muitas técnicas de cultivo exclusivas, que afetam não apenas o procedimento de plantio, mas também a escolha do local e do solo.
Épocas e regras de plantio
O plantio de mudas de cerejeira Magaleb é realizado na primavera ou no outono. O plantio na primavera é preferível, pois a árvore terá tempo de criar raízes e crescer forte antes que o tempo frio chegue.

As mudas de cerejeira devem ser plantadas em um local bem iluminado e protegido do vento. Se isso não for possível, elas podem ser plantadas em sombra parcial, mas a proteção contra correntes de ar é essencial. A cerejeira Mahaleb não deve ser plantada em solo ácido, pois prefere solo preto ou solos calcários férteis. Mesmo condições urbanas com alta poluição do ar não são um problema para essas plantas.
Regime de rega e fertilização
A cerejeira Mahaleb tolera bem a seca e não requer regas frequentes. A árvore não tolera água parada. Se o tempo estiver seco e quente por um longo período, regue as plantas no máximo uma vez por semana.
Para obter uma colheita abundante e melhorar as qualidades decorativas de uma árvore madura, é recomendável adicionar superfosfato, nitrato de amônio, composto ou esterco ao solo ao redor do tronco.
Formação da coroa
Em seu habitat natural, a copa da cerejeira-de-Magaleb é densa e extensa, com galhos ligeiramente caídos. No entanto, para dar à árvore uma aparência estética, os jardineiros recorrem à poda. A opção mais simples é criar uma copa esférica usando uma ferramenta de jardinagem especializada (como um aparador).

Se não houver necessidade de dar formas incomuns à árvore, uma vez por estação é necessário realizar uma poda sanitária e remover todos os galhos danificados ou secos, bem como os brotos que crescem para dentro da copa.
Cuidando do círculo do tronco da árvore
A área do tronco da cerejeira-de-Magaleb não requer muitos cuidados, mas aprecia capina e poda na hora certa, o que melhora a circulação de ar. Para evitar que o excesso de umidade evapore do solo, a área ao redor do tronco deve ser coberta com cobertura morta. Para isso, são utilizados apenas materiais naturais:
- serragem;
- canudo;
- agulhas de pinheiro;
- feno;
- folhas podres.
Tratamentos preventivos
As cerejeiras-de-Magaleb raramente são afetadas por doenças, mas elas podem ocorrer se não forem manejadas adequadamente. Para evitar problemas, trate as árvores com uma solução de sulfato ferroso antes da brotação. Em seguida, pulverize com calda bordalesa, recomendando-se repetir a pulverização no outono. Se pequenas pragas ou insetos aparecerem, trate a planta e o solo ao redor com um inseticida.

Preciso cobri-lo para o inverno?
Em climas do sul, a cerejeira Magaleb não requer isolamento no inverno, mas em regiões mais frias, o tronco deve ser protegido de roedores e o sistema radicular deve ser protegido do congelamento com uma camada de cobertura morta.
Métodos de reprodução
O método principal Propagação da cereja de Magaleb - cultivo a partir de sementesPara isso, cave cuidadosamente o solo em outubro e plante as sementes a uma profundidade de 4 cm. Não há necessidade de pré-tratamento ou imersão. Os brotos devem aparecer na primavera, exigindo apenas rega moderada e capina durante toda a estação seguinte. Na primavera seguinte, se as plantas atingirem 30 cm de altura, elas são transplantadas para o local permanente.
Avaliações da variedade
Apesar da baixa prevalência da cerejeira de Magaleb em jardins particulares, alguns jardineiros ainda a cultivam em seus terrenos e estão dispostos a compartilhar suas impressões.
Marina Stanislavovna, uma jardineira experiente, conta: "Trouxe sementes de cereja-de-Magaleb da Crimeia e decidi tentar plantá-las no meu jardim. Adorei o aroma da fruta e ainda não consigo me esquecer do licor feito com elas. É verdade que nem todas as sementes germinaram, mas consegui cultivar algumas árvores. Cheguei a compartilhar as mudas com meus vizinhos. Demorou vários anos para conseguir uma colheita. Mas quando as cerejas floresceram e encheram o jardim com seu aroma, tudo virou um conto de fadas. Algumas das frutas maduras em agosto foram usadas para fazer geleia, e o restante foi usado para fazer um licor aromático, que compartilhamos com a família e convidados em ocasiões especiais."
Alina Vladimirovna, jardineira iniciante: "Herdamos uma cereja-de-Magaleb dos antigos donos do nosso terreno. Não a colhemos porque ela crescia bem no limite da divisa e se integrava perfeitamente à paisagem. Depois de provar as frutas pela primeira vez, decidimos não colhê-las: eram muito ácidas e amargas, embora tivessem um cheiro muito agradável. Depois de algum tempo, encontrei um artigo online que dizia que as cerejas dessa variedade não são consumidas frescas, mas sim usadas para fazer geleias, licores e tinturas. Decidi experimentar. Todos os meus familiares e amigos ficaram agradavelmente surpresos, chegando a pedir caroços para poderem propagar a árvore e plantá-la em seus próprios terrenos."

Vladimir Vasilyevich, jardineiro: "Tenho um grande terreno sem vizinhos de um lado, então decidi plantar uma cerca viva de cerejas-de-Magaleb ali. Eu sabia de antemão que a fruta era incrivelmente insípida, então não tinha planejado usá-la. Imagine minha surpresa quando minha esposa me deixou experimentar uma geleia fresca e aromática feita com essas frutas. Foi uma verdadeira obra-prima. Pouco depois, um vizinho me pediu para colher algumas cerejas para fazer um licor caseiro e depois me deixou prová-lo. A bebida também se revelou da mais alta qualidade. Além disso, a árvore praticamente não requer manutenção, dá frutos consistentemente todos os anos e enche o jardim com um aroma maravilhoso quando floresce."











