- Estacas de cerejeira: vantagens e desvantagens do método
- Quais estacas são adequadas?
- Brotos de raiz
- Brotos verdes
- Colhendo brotos de cerejeira
- Prazos
- Como escolher o material de plantio
- Regras para preparação de estacas
- Como armazenar adequadamente as mudas em casa
- Métodos de enraizamento
- Pousar
- Com que idade devo replantar?
- Requisitos de composição do solo
- Escolhendo um local de pouso
- Layout
- Profundidade e tecnologia de plantio em campo aberto
- Cuidados adicionais
- Que outros métodos de reprodução existem?
- Semente
- Propagação por enxertia
As características biológicas das cerejeiras e sua falta de autofertilidade exigem o plantio de pelo menos duas árvores em um jardim. O ideal é plantar de quatro a cinco árvores, incluindo variedades de cerejeira comum, cerejeira-das-estepes e cerejeira-doce. Os jardineiros desejam colher os frutos em diferentes épocas de maturação, mas para uma polinização ideal, os períodos de floração das variedades e de seus polinizadores devem coincidir. Para plantar um grande número de árvores sem gastar muito, recomendamos propagar as cerejeiras a partir de estacas no verão.
Estacas de cerejeira: vantagens e desvantagens do método
Estaquia é o processo de enraizar pequenas seções de brotos com três ou quatro gemas. Para cultivar árvores de suas variedades favoritas com tempos de polinização compatíveis, você deve propagar plantas existentes de vizinhos ou amigos. Brotos de cerejeira geralmente enraízam bem. As vantagens desse método incluem:
- preservação das propriedades de uma variedade da planta mãe;
- facilidade de execução;
- crescimento rápido, a frutificação começa no terceiro ano;
- material de plantio barato e de alta qualidade.
As desvantagens das estacas incluem:
- a taxa de sobrevivência das estacas não excede 50 por cento;
- a necessidade de rega diária das plantações com microaspersores.
Além de estacas de brotos vegetativos, as cerejeiras são propagadas por estacas de raízes e rebentos.
Atenção! De todas as mudas plantadas, não mais da metade são aceitas.
Quais estacas são adequadas?
Para propagação e enraizamento, estacas das pontas dos brotos do ano passado ou deste ano, com 4 a 5 mm de diâmetro, são adequadas. O processo de lignificação deve estar apenas começando. Além das estacas retiradas dos brotos, podem ser usados brotos de raiz. Não os confunda com brotos de cerejeira, que são pequenos arbustos de cerejeira.

Brotos de raiz
São seções de raiz de 12 a 15 centímetros de comprimento, com um broto de crescimento. A vantagem desse tipo de material de plantio é que não precisa ser enraizado — as plantas já têm raiz — a única tarefa é desenvolver um broto central reto e forte. Essas estacas produzem mudas com raízes próprias, com o diâmetro desejado — mais de 7 milímetros. O preparo das estacas de raiz exige muito trabalho: para propagar diversas variedades, é necessário localizar e escavar os sistemas radiculares de um grande número de árvores.
Brotos verdes
Esses brotos apresentam o crescimento mais intenso. Suas partes superiores permanecem verdes e continuam a crescer, daí o seu nome, "verde". A superfície dos galhos em crescimento na base já apresenta manchas de casca cor de vinho. Essas estacas são muito mais fáceis de propagar do que estacas de raiz.

Muitos jardineiros perguntam se é possível retirar mudas de brotos que crescem ao redor da árvore-mãe, já que os brotos da própria planta dão frutos. A resposta é não, pois não há garantia de que a planta-mãe não tenha sido enxertada.
Colhendo brotos de cerejeira
Ao preparar o material de plantio, mantenha uma ordem rigorosa. Não corte galhos de árvores diferentes ao mesmo tempo. Não comece a cortar de uma variedade antes de terminar de cortar a próxima. Amarre os brotos em feixes e etiquete-os com a variedade.
Prazos
É melhor propagar variedades de cerejeira durante o verão. Portanto, as estacas são colhidas do final da primavera ao início do outono. Na primavera, a melhor época é o final de maio, após a floração. Nesse caso, as estacas são colhidas da parte superior do broto do ano anterior, de preferência sem ovários. No verão, é melhor colher estacas dos brotos do ano atual. No outono, as estacas são colhidas após a queda das folhas, no final de outubro.

Como escolher o material de plantio
Ao escolher mudas de cerejeira prontas, você pode determinar como elas foram cultivadas. Pegue uma muda e examine cuidadosamente o sistema radicular. Raízes fibrosas indicam propagação vegetativa a partir de estacas, enquanto raízes axiais indicam propagação por sementes. Se houver uma ligeira curvatura no broto central logo acima do colo da raiz, a muda foi enxertada.
Regras para preparação de estacas
Antes de cortar a planta-mãe, regue-a generosamente com 1 a 2 dias de antecedência para saturar os tecidos. Ao colher estacas no outono, este procedimento é realizado após uma rega para repor a umidade. Ao colher estacas no verão, deixe-as de molho em água limpa por 1,5 a 2 horas, trate as extremidades inferiores com uma solução estimulante de enraizamento, como Kornevin ou Kornestim, e plante-as na seção de mudas.
No outono, o material cortado é processado em uma hora e armazenado.
As estacas dos brotos têm de 9 a 12 centímetros de comprimento. Deixe de 3 a 4 brotos em cada estaca. Faça um corte reto 5 milímetros abaixo do broto. As raízes se formarão neste nó. Faça um corte oblíquo acima do broto superior, na mesma direção do broto. Encurte as folhas em 1/3. Se não for possível plantar imediatamente, borrife os brotos cortados com água e embrulhe-os em filme plástico ou coloque-os em um saco plástico.

Importante! Estacas recém-cortadas perdem umidade rapidamente, o que reduz significativamente suas chances de enraizar.
Como armazenar adequadamente as mudas em casa
As mudas colhidas no outono — no final da estação de crescimento, quando os brotos completam seu desenvolvimento e entram em dormência — são armazenadas para o inverno. O processamento do material destinado ao armazenamento envolve o seguinte:
- os brotos são mantidos em água em temperatura ambiente por 1 dia;
- tratados em sulfato ferroso a 3% por 30 minutos.
A mistura resultante é então embalada em sacos e armazenada na geladeira, na prateleira de vegetais. Nessa forma, o material vegetal é armazenado a uma temperatura de 1 a 3 graus Celsius até fevereiro.

Métodos de enraizamento
Durante o verão, o enraizamento ocorre em um viveiro ou em campo aberto. As mudas de cerejeira podem ser enraizadas no solo ou na água. O solo contém mais nutrientes e permite maior aeração, portanto, o enraizamento no solo produz melhores resultados.
Vamos dar uma olhada mais de perto nas regras para o plantio de mudas em um viveiro, que pode ser organizado no verão em uma casa de veraneio ou horta, e no inverno - em um recipiente em um apartamento ou em uma varanda ou loggia aquecida.
Pousar
As técnicas de cultivo de mudas de cerejeira exigem condições de estufa com 100% de umidade ao redor das mudas. Isso deve ser planejado com antecedência, e filmes plásticos ou potes de vidro devem ser preparados para criar o microclima.

Com que idade devo replantar?
Quando as mudas são plantadas em junho, elas já estão enraizadas em setembro. No entanto, nem todas as plantas jovens começam a crescer vigorosamente. Muitas apresentam retardo de crescimento, então as mudas são deixadas no viveiro até o ano seguinte. Aos dois anos de idade, elas são mais adequadas para o plantio permanente. Para o inverno, elas são cobertas com folhas de vegetais.
As mudas plantadas em fevereiro a partir dos brotos do ano passado se desenvolvem mais rápido; elas são transplantadas para o campo aberto em maio e, em setembro, estão prontas para o plantio em um local permanente.
Requisitos de composição do solo
O enraizamento ocorre melhor em solo leve. Para um viveiro, use 1 parte de terra de jardim misturada com 1 parte de turfa e 2 partes de areia grossa de rio. Você pode adicionar 20 gramas de superfosfato e 30 gramas de sulfato de potássio por 1 quilo de solo ao substrato. Misture bem todos os ingredientes.

Escolhendo um local de pouso
Colocar o viveiro em pleno sol pode causar danos às mudas jovens devido a queimaduras solares e calor. Portanto, é melhor instalar o viveiro em sombra parcial, embora o acesso à luz seja essencial para as futuras mudas. O local deve ser protegido dos ventos. O ideal é escolher uma área ligeiramente sombreada perto de uma parede da casa voltada para o sul.
Layout
As plantas jovens prosperam com bastante ar e nutrientes do solo. Portanto, devem ser plantadas em fileiras com espaçamento de 15 x 15 centímetros. Quanto mais espaço os arbustos tiverem, mais altos e espalhados serão os galhos.
Profundidade e tecnologia de plantio em campo aberto
As mudas são plantadas a uma profundidade de 3 centímetros. O nó com a gema inferior deve ficar completamente submerso no solo, cobrindo metade do entrenó. O solo é compactado, pressionando a madeira o mais firmemente possível, e regado imediatamente. Após a absorção da água, o canteiro é coberto com turfa até uma profundidade de 4 a 5 centímetros.

Cuidados adicionais
Para garantir uma frutificação mais rápida das cerejeiras em seu jardim, você deve estimular as mudas a crescerem mais rápido e vigorosamente. Isso requer pulverizações regulares com uma combinação de fertilizantes e estimulantes de crescimento. Pulverizações eficazes incluem humato de potássio, Reasil, ureia, Isabion, Novofert e Nutrisol.
Os tratamentos são realizados em intervalos de 14 dias, 3-4 vezes por estação, alternando as preparações.
No viveiro, a rega é feita em dias alternados, com pelo menos 10 litros de água por metro quadrado de área, ou uma ducha diária de névoa fina. Durante as primeiras 3 a 4 semanas, as mudas são mantidas sob uma cobertura de plástico, que é aberta diariamente para ventilação.
Que outros métodos de reprodução existem?
A propagação vegetativa, além das estacas, inclui enxertia e poda de rebentos. A propagação generativa é realizada por meio da semeadura no solo.

Semente
A propagação de cerejeiras por sementes não garante a preservação das propriedades da planta-mãe. As sementes estratificadas são semeadas em abril, a uma profundidade de 3 a 4 centímetros. A estratificação é o processo de tratamento das sementes com temperaturas baixas e positivas. Para isso, as sementes misturadas com areia úmida são refrigeradas por 30 a 60 dias.
Propagação por enxertia
Este método é comum em viveiros comerciais. O desenvolvimento e a frutificação das plantas ocorrem mais rapidamente do que com sementes, muitas variedades podem ser propagadas e o rendimento das mudas é maior do que com estacas.
Tome nota das nossas recomendações para cultivar cerejas a partir de estacas e tente cultivar as variedades que você deseja neste verão!











