Descrição e características da macieira Lobo, plantio e cuidados

As macieiras Lobo são muito populares entre jardineiros e agricultores. Essas árvores fáceis de cultivar são cultivadas tanto comercialmente quanto em hortas e hortas caseiras. Esta frutífera produtiva possui excelente sabor, aparência atraente e longa vida útil.

A história da variedade Lobo

As raízes históricas desta nova variedade de maçã remontam ao início do século XX. Produtores canadenses em Ottawa estavam trabalhando na conhecida variedade de maçã McIntosh. Após extensos testes, desenvolveram uma nova variedade chamada Lobo.

As macieiras Lobo foram trazidas para a Rússia na década de 1920 e desde então se consolidaram como uma árvore frutífera popular.

O que é característico de uma macieira?

As macieiras Lobo foram criadas por meio de cruzamento seletivo, razão pela qual possuem características únicas. No entanto, como todos os híbridos, apresentam vantagens e desvantagens.

Vantagens da variedade Lobo:

  1. Resistente a baixas temperaturas e à seca.
  2. Frutificação anual.
  3. As mudas começam a dar frutos já no 3º ou 4º ano de crescimento.
  4. A casca densa da fruta facilita o transporte de frutas maduras por longas distâncias.

maçãs vermelhas

Imperfeições:

  1. Em condições climáticas desfavoráveis, muitas vezes é afetado por doenças.
  2. Curto prazo de validade da colheita.
  3. Devido à frutificação abundante, os ramos necessitam de suporte adicional.

Importante! O rápido crescimento e desenvolvimento da macieira promovem uma recuperação rápida contra geadas e doenças.

Parâmetros externos da árvore

As macieiras Lobo crescem até 4 metros de altura. A copa é solta, permitindo que a luz solar penetre profundamente na árvore. Os galhos são marrom-escuros com um tom avermelhado.

Nos primeiros anos de crescimento, a copa da árvore é cônica, alongada e depois adquire um contorno oval.

As folhas são grandes, ovais e de um verde vibrante e fosco. Uma característica marcante desta variedade são as pontas arredondadas.

Ramificação do sistema radicular

A estrutura e a ramificação do sistema radicular dependem da cultivar. Variedades cultivadas em porta-enxertos anões apresentam rizomas fibrosos sem múltiplas ramificações verticais. Uma muda de alta qualidade desta cultivar sempre se distingue por um sistema radicular bem desenvolvido e ramificado.

macieira no campo

Tudo sobre frutificação

As macieiras Lobo dão frutos anualmente. Os brotos frutíferos se formam tanto nos galhos principais quanto nos brotos jovens.

Início do período

Mudas cultivadas em porta-enxertos dão os primeiros frutos na segunda ou terceira estação de crescimento. Árvores propagadas por enxerto de gemas e sementes dão frutos no sexto ou sétimo ano de crescimento.

Floração e polinizadores

As árvores entram na fase de floração ativa em meados de maio. Para produzir uma safra de frutas, essas macieiras precisam de vizinhas polinizadoras. Esta variedade não é exigente com vizinhos, então qualquer variedade de macieira com períodos de floração adequados serve. Até mesmo árvores em terrenos vizinhos podem servir como polinizadoras para as macieiras Lobo.

Importante! Os polinizadores devem ser plantados a no máximo 40-50 metros da árvore a ser polinizada.

Tempo de amadurecimento da fruta

A macieira Lobo é uma variedade frutífera de final de temporada. Os frutos amadurecem totalmente em meados de outubro. Quando maduros, adquirem uma coloração amarelo-esverdeada com um leve rubor, e somente durante o armazenamento desenvolvem uma vibrante tonalidade bordô.

amadurecimento de frutas

Produtividade e crescimento anual

Esta variedade é conhecida por sua alta produtividade. Com os devidos cuidados, uma única árvore pode render até 300 kg de frutos maduros.

Durante os três primeiros anos após o plantio em campo aberto, as macieiras crescem e se desenvolvem rapidamente. Depois disso, seu crescimento desacelera.

Degustação e uso de maçãs

O sabor das frutas maduras recebeu as melhores notas dos especialistas. A polpa é densa, suculenta e doce, com um leve sabor ácido e um gosto residual de caramelo. As frutas contêm vitaminas, aminoácidos e nutrientes que auxiliam no tratamento de deficiências vitamínicas e anemia.

A fruta é recomendada para consumo in natura, pois é assim que seus componentes benéficos entram no corpo. As maçãs também são usadas para fazer diversos produtos semiacabados, papinhas para bebês, alimentos congelados, conservas e misturas secas para compotas e assados.

Tipos de porta-enxertos

Recomenda-se cultivar macieiras Lobo enxertando mudas em porta-enxertos resistentes ao inverno.

ardósia

As árvores frutíferas são mais frequentemente cultivadas usando o método de porta-enxerto em espaldeira em regiões com temperaturas mais amenas. Este método de plantio de mudas produz uma colheita abundante e de alta qualidade. As árvores cultivadas desta forma apresentam forte resistência a doenças e pragas.

mudas de macieira

Colunar

A macieira colunar cresce até uma altura máxima de 2 m. A árvore compacta é completamente sem galhos, com brotos de frutas se formando no tronco principal e em anéis.

Semi-anão

Este porta-enxerto semianão é adequado para plantio em espaços confinados. A árvore começará a dar frutos dentro de 2 a 3 anos após o plantio.

Anão

Neste caso, a árvore cresce até um máximo de 3 metros e o formato da copa permanece inalterado. As macieiras anãs crescem e se desenvolvem mais lentamente. O rendimento dessas macieiras é menor do que o das plantas comuns.

Sustentabilidade

Como regra geral, as variedades de plantas híbridas são criadas levando em consideração as melhores qualidades e características das culturas frutíferas.

Variedade de macieira

Às baixas temperaturas e à seca

As macieiras Lobo suportam facilmente invernos rigorosos. Mesmo nas regiões do norte, a -35 graus Celsius, a macieira sobrevive e produz grandes colheitas.

A variedade também é resistente à seca, por isso é frequentemente cultivada em condições de estepe e floresta-estepe.

Para doenças e pragas

Sarna e oídio são as principais ameaças às árvores de lobo. Para prevenir essas doenças, as árvores são tratadas com inseticidas.

Características do cultivo em diferentes regiões da Rússia

O cuidado e o cultivo das macieiras Lobo dependem das condições climáticas das regiões onde as árvores serão plantadas.

Nas regiões do sul, estepe e solo preto, as plantas requerem poucos cuidados ou atenção adicionais. No entanto, em climas temperados e do norte, as macieiras devem seguir rigorosamente as práticas e diretrizes agrícolas.

Variedade de macieira

Pousar

A chave para obter uma colheita abundante e de alta qualidade é a seleção, o preparo e o plantio corretos das mudas em campo aberto.

Prazos

As árvores frutíferas são plantadas no início da primavera ou do outono. Jardineiros e horticultores experientes até plantam árvores jovens no verão.

Na primavera, o plantio em campo aberto ocorre enquanto a muda está dormente. A árvore deve ter tempo para se estabelecer e criar raízes antes do sol nascer completamente.

No outono, o material de plantio é plantado 3-4 semanas antes da primeira geada.

Preparação do local

Para garantir o plantio adequado de árvores em terreno aberto, as seguintes medidas preparatórias são realizadas 2 a 3 meses antes do início do trabalho:

  1. A profundidade do lençol freático deve ser verificada na área onde se planeja plantar frutas. Se o nível do lençol freático for inferior a 2 metros, a área de plantio deve ser realocada ou montes adicionais devem ser instalados.
  2. A área para plantio de árvores deve ser bem iluminada pelo sol e protegida de correntes de ar fortes.
  3. O solo é cuidadosamente revolvido e as ervas daninhas são completamente removidas. Solos pesados ​​e inférteis são misturados com areia, serragem e húmus. Solos arenosos são fertilizados com turfa e matéria orgânica.

maçãs em um galhoImportante! Selecione mudas com no máximo dois anos para o plantio. Árvores maduras não se adaptam bem ao transplante e o tempo de sobrevivência é maior.

Processo passo a passo de plantio de uma muda

Antes do plantio em terreno aberto, as mudas são colocadas em um recipiente com água por 3 a 4 horas e, em seguida, os rizomas são tratados com agentes antibacterianos ou uma solução fraca de permanganato de potássio.

Os buracos para as mudas são cavados a 4 metros de distância. Se o enxerto for feito em árvores já existentes, a distância entre as plantas deve ser de pelo menos 5 metros.

A profundidade e a largura dos buracos são mantidas entre 70 e 100 cm. Os buracos cavados são preenchidos com solo fértil e estacas são inseridas para apoiar as plantas jovens.

Coloque a muda no buraco e cubra com terra, deixando 4 a 5 cm do colo da raiz acima da superfície do solo. Regue a árvore plantada generosamente com água morna e sedimentada.

Cuidando de plantações em campo aberto

Mudas jovens exigem cuidados mais cuidadosos do que árvores maduras e estabelecidas.

árvore frutífera

Regar e fertilizar

As macieiras maduras não são exigentes quando se trata de rega, por isso são regadas 3 a 4 vezes ao longo da estação:

  1. No início da estação de crescimento.
  2. 2-3 semanas após o término da floração.
  3. 2-3 semanas antes da colheita.
  4. Em preparação para o inverno.

As mudas jovens são regadas com frequência, mas é preciso ter cuidado para garantir que o excesso de umidade não se acumule no solo.

As árvores são alimentadas com um complexo mineral, fertilizantes orgânicos e composto.

Cuidando da área do tronco da árvore

Soltar o solo, remover ervas daninhas e cobrir o solo ao redor do tronco da árvore é o conjunto mínimo de tarefas que são realizadas ao cuidar de macieiras Lobo.

Tratamentos preventivos

Na primavera, para evitar queimaduras e superaquecimento da casca, as árvores são tratadas com cal.

caiação de madeira

Para evitar insetos nocivos e a propagação de doenças, as árvores são tratadas na primavera com preparações profissionais à base de inseticidas e fungicidas.

Aparar

Na primavera e no outono, é realizada a poda sanitária. Todos os galhos congelados, quebrados e secos são removidos, e os cortes são tratados com piche de jardim. Algumas variedades requerem poda formativa da copa. As macieiras crescem ativamente durante os primeiros quatro anos; depois disso, não é necessário modelar a copa.

Preparando a macieira para o inverno

Durante o inverno, a casca das árvores frutíferas é uma iguaria para pequenos roedores e animais. Para evitar danos à planta, o tronco é envolto em tela metálica ou revestido com um odor pungente para repelir visitantes indesejados. Nas regiões do norte, os troncos e sistemas radiculares das macieiras são adicionalmente isolados antes da dormência de inverno.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata