- A importância da poda para mirtilos
- Crescimento de Bush
- Estimulação do rendimento das culturas
- O que você precisa saber antes do procedimento
- Com que idade se forma um arbusto?
- Momento ideal
- Materiais e ferramentas necessários
- Tipos e finalidades dos enfeites
- Rejuvenescedor
- Formando
- Sanitário
- Regras para poda
- Em um recipiente
- Podando um arbusto adulto
- Quando os mirtilos devem ser cortados pela raiz?
- Quais cuidados são necessários após o procedimento?
- Erros de poda
A poda do mirtilo é feita anualmente. No início da primavera, remova os pequenos brotos que emergem do solo e os galhos que crescem para dentro. A coroa do mirtilo não deve ser muito densa. Os brotos são podados no início do seu desenvolvimento. As pontas dos arbustos não são podadas, pois é onde os frutos aparecem. No entanto, todos os galhos inferiores que crescem a partir dos brotos principais podem ser removidos. No outono, apenas a poda sanitária é realizada; o arbusto é deixado intacto para garantir que sobreviva ao inverno.
A importância da poda para mirtilos
Como qualquer plantação de jardim, os mirtilos precisam de poda. Galhos secos, quebrados e doentes devem ser removidos regularmente, pois não produzem frutos. No entanto, esses galhos podem causar doenças e, às vezes, até a morte do arbusto. Sem poda, os mirtilos crescem livremente: muitos galhos crescem, drenando a seiva da planta, fazendo com que os frutos fiquem pequenos e sem sabor. Moitas densas de mirtilo atraem insetos, que podem ser prejudiciais não apenas para esta planta, mas também para outras plantações de jardim.
Crescimento de Bush
A poda formativa é de grande importância, afetando o crescimento do arbusto. Este procedimento ajuda a limitar o crescimento de galhos em excesso e a criar uma copa compacta. O objetivo da poda é moldar o arbusto nas proporções desejadas, deixando apenas os galhos frutíferos.
Estimulação do rendimento das culturas
Para aumentar a produtividade, os arbustos mais velhos são podados para rejuvenescer. Ao longo de vários anos, os brotos velhos com baixa produção de frutos são podados gradualmente. Eles são substituídos por brotos novos e mais jovens que crescem a partir da raiz. Esse procedimento prolonga a vida útil do arbusto.

O que você precisa saber antes do procedimento
Antes de podar um arbusto de mirtilo, é importante determinar sua idade. É melhor deixar um arbusto jovem sozinho e permitir que ele desenvolva um pouco de força. Ao podar mirtilos, lembre-se de que a frutificação ocorre em galhos com dois anos de idade e brotos mais velhos.
Se você cortar as pontas dos galhos velhos, corre o risco de perder a colheita. Após cinco anos, a produção dos galhos diminui. O arbusto se renova por meio de brotos de raízes que emergem do solo, mas nos primeiros anos, estes são removidos, deixando de 5 a 10 brotos principais.
Com que idade se forma um arbusto?
Recomenda-se podar mirtilos a partir dos dois ou três anos de idade. Primeiro, remova os galhos pequenos que crescem na base, deixando apenas de três a cinco brotos verticais fortes e, nos anos seguintes, de seis a dez. Por exemplo, um arbusto de três anos deve ter quatro galhos velhos e três a quatro galhos jovens.

Momento ideal
A poda sanitária é realizada na primavera ou no outono. Durante esse procedimento, a planta deve estar em uma fase de dormência profunda. No entanto, alguns jardineiros recomendam a poda no verão, durante o período de crescimento ativo da planta.
A poda de verão tem suas vantagens: permite identificar galhos mortos, doentes e sem frutos. A poda formativa é feita no início da primavera, antes que os brotos se abram e a seiva comece a fluir. Você pode dar forma à copa no outono, pouco antes do inverno, após a queda das folhas.
Materiais e ferramentas necessários
Para realizar o procedimento você precisará das seguintes ferramentas de jardinagem:
- tesoura de poda - para remover galhos finos, de até 1,5 centímetros de diâmetro;
- tesoura de poda - corta brotos grossos (até 3 centímetros);
- serra de jardim - usada para cortar galhos grandes e velhos;
- faca de jardim - para remover galhos finos, permite fazer cortes oblíquos.

Tipos e finalidades dos enfeites
Existem vários tipos de poda, cada um com uma finalidade e uso específicos.
Rejuvenescedor
Este tipo de poda é recomendado para arbustos mais velhos, com mais de 10 anos. Os mirtilos vivem até 30 anos. Com a idade, a produção diminui, brotos laterais curtos aparecem nos galhos mais velhos, os frutos amadurecem cada vez menos e os próprios frutos ficam menores. Você pode rejuvenescer o arbusto podando dois ou três galhos mais velhos até a raiz a cada ano, permitindo que dois ou três novos brotos (rebentos de raiz) se desenvolvam.
Ao longo de vários anos, este procedimento ajudará a rejuvenescer completamente o arbusto. O rejuvenescimento pode ser alcançado usando longos ramos laterais que crescem no ramo antigo. Neste caso, o ramo antigo é cortado acima do jovem.

Formando
A poda formativa é normalmente realizada no início da primavera, antes que os brotos surjam e a seiva comece a fluir. Para todas as variedades de mirtilo, os pequenos ramos que crescem a partir da base são removidos no terceiro ano de vida. Restam de quatro a sete dos maiores brotos. Com a idade, o número de ramos que crescem a partir da base aumenta, chegando às vezes a 10.
Os ramos laterais inferiores são aparados até a altura do joelho (até 30 centímetros). Os brotos principais devem estar nus na parte inferior; eles podem ramificar apenas na parte superior. Os brotos laterais superiores devem ser longos; os curtos são removidos.
O método e o padrão de poda para os anos subsequentes de vida da planta dependem da variedade de mirtilo. Plantas altas e de caule ereto são desbastadas para evitar que o centro do arbusto fique muito denso, e a parte superior é pinçada a uma certa altura. Para arbustos mais dispersos, os ramos laterais acamados e os ramos inferiores caídos são removidos.
Sanitário
Esta poda pode ser feita na primavera ou no outono. Todos os galhos congelados, secos e doentes são removidos. Brotos quebrados e aqueles danificados por fungos ou insetos podem ser podados no verão.
Ao cortar áreas problemáticas, a planta fica livre de fontes de infecção.

Regras para poda
Podar uma planta jovem ajuda a criar um arbusto forte que produzirá apenas galhos frutíferos. É importante saber como podar mirtilos corretamente sem danificá-los.
Regras de poda:
- O arbusto é podado quando está dormente.
- Os galhos são removidos até o toco, não até o anel, como acontece com uma árvore. Remover um broto até o anel pode destruir o galho principal.
- Após a poda, os cortes são desinfetados com sulfato de cobre e selados com piche de jardim.
- Os arbustos jovens passam por poda formativa, os arbustos maduros passam por desbaste da copa e os arbustos velhos passam por poda rejuvenescedora.
- Em uma planta jovem, remova todos os brotos pequenos que emergiram do solo. De cinco a dez brotos fortes devem permanecer na base do arbusto.
- Os topos dos ramos podem ser ligeiramente encurtados apenas uma vez (no 2º ou 3º ano de vida da planta).
- Os ramos laterais inferiores devem ser removidos, mas recomenda-se deixar os superiores intactos. Os frutos não aparecem nos ramos inferiores. Os mirtilos crescem nas pontas dos ramos laterais principais e superiores.
- Quanto mais esparsos os galhos, maiores as bagas.
- Em um arbusto adulto, os ramos internos que engrossam a copa, bem como os doentes ou quebrados, são podados. Os ramos superiores não são encurtados, pois contêm botões florais.
- Aos 10 anos de idade, é realizada a poda rejuvenescedora do arbusto antigo.

Como deve ser um arbusto podado corretamente:
- brotos da base crescem verticalmente para cima;
- da superfície do solo até o nível do joelho não há galhos ou ramificações;
- no topo dos caules principais existem ramos laterais de 15 a 25 centímetros de comprimento (não menos);
- os ramos não se tocam, a copa é leve e pouco densa.
Em um recipiente
Arbustos cultivados em vasos também requerem poda oportuna. Primeiro, são removidos os brotos pequenos e densos que crescem na base da muda. Devem ser deixados vários (3 a 5) brotos fortes e direcionados verticalmente. No segundo ou terceiro ano de crescimento, os galhos podem ser encurtados em um terço do seu comprimento.
Podando um arbusto adulto
Um arbusto maduro também precisa de poda. Todos os anos, corte qualquer broto novo que surja do solo, bem como quaisquer galhos doentes, mortos ou jovens que cresçam para dentro. Em brotos esqueléticos, sempre remova os galhos laterais inferiores, deixando os superiores intactos. Além do desbaste, um arbusto mais velho precisa de poda de rejuvenescimento. Isso é feito no 10º ano da planta.

Quando os mirtilos devem ser cortados pela raiz?
Razões pelas quais um arbusto é cortado ao nível do solo:
- O arbusto sofreu uma forte geada no inverno, impedindo que as folhas e os botões florais florescessem na primavera. Recomenda-se podar a planta completamente. Os brotos das raízes que emergem na nova estação devem ser deixados. Em alguns anos, esses brotos formarão um novo arbusto.
- Um arbusto de mirtilo velho e selvagem, com frutos pequenos e galhos que dão poucos frutos, não pode mais ser salvo. É melhor podá-lo rente ao chão.
- O arbusto quase não produz frutos, consumindo muitos nutrientes para manter sua copa exuberante. Arbustos velhos podem ser podados rente ao solo.
Quais cuidados são necessários após o procedimento?
Após a poda, os cortes e feridas devem ser desinfetados. Para tratar as feridas, use uma solução de sulfato de cobre ou ferro, permanganato de potássio ou calda bordalesa. Assim que o corte estiver seco, ele deve ser selado. Para selar, use verniz de jardim ou pasta Ran Net, além de produtos como Blago Sad e Robin Green.
Na primavera, o arbusto pode ser caiado com cal e fertilizado com ureia. No outono, além da caiação, recomenda-se a aplicação de fertilizantes de potássio e fósforo no solo. O arbusto pode ser regado com uma solução que aumente a imunidade da planta, como Epin.
Para prevenir doenças, os arbustos são pulverizados com soluções fungicidas (Skor, Fitosporin, Gamair) após a poda.
Para evitar possíveis infecções, também é recomendável desinfetar as ferramentas de jardinagem antes da poda, por exemplo, com álcool ou uma solução de permanganato de potássio.

Erros de poda
Jardineiros iniciantes frequentemente cometem erros imperdoáveis que reduzem a produtividade do arbusto. A poda incorreta pode até matar mirtilos. É importante seguir as regras básicas para este procedimento.
Como evitar erros na poda de arbustos:
- Não se pode cortar muito o topo do arbusto. Botões florais aparecem nelas. Se você cortar todos os galhos superiores, por exemplo, durante a colheita, poderá ficar sem frutos no ano seguinte.
- Não é recomendado deixar cortes abertos nem cobri-los com terra. Os ferimentos podem infeccionar, causando doenças na planta.
- Não é aconselhável deixar folhas caídas, galhos ou cobertura morta do ano passado sob uma árvore podada. Eles podem abrigar fungos e vírus. Mirtilos podados precisam de algum tempo para se recuperar. Após a poda, a planta fica suscetível a qualquer infecção. Este procedimento é muito estressante para os mirtilos. Pode no máximo 1/3 dos galhos por vez.










