Como e onde enxertar uma macieira: um guia passo a passo para iniciantes na brotação

Todo jardineiro iniciante sonha com um jardim perfumado, com inúmeras árvores frutíferas e arbustos produzindo uma colheita magnífica. No entanto, a realidade muitas vezes se revela diferente. Baixa produção de frutas, troncos envelhecidos e maçãs com sabor ruim — esta é apenas uma lista parcial dos problemas que um jardineiro pode enfrentar. A enxertia pode ajudar a resolver esses problemas e a cultivar um pomar. Muitos jardineiros se perguntam como enxertar uma macieira corretamente e se isso pode ser feito com eficácia em outras árvores.

O que a enxertia proporciona a uma árvore e a um jardineiro?

Cultivar uma macieira leva muito tempo, e ela não produzirá frutos por pelo menos cinco anos. Enxertar em uma árvore semelhante pode resolver vários problemas simultaneamente:

  • reduzirá significativamente o tempo de espera e já no terceiro ano irá deliciá-lo com uma pequena colheita;
  • em pequenos lotes de jardim com terreno limitado, será útil obter diversas variedades em uma árvore ao mesmo tempo;
  • proporcionará a oportunidade de substituir rapidamente um tipo de maçã que você não gosta por outro;
  • salvará uma boa variedade se a árvore estiver ferida e correr risco de morrer.

A enxertia ajuda a obter uma boa colheita de maçãs mesmo de variedades não regionais.

Em quais árvores uma macieira pode ser enxertada?

É inegável que árvores aparentadas se cruzam bem. No entanto, essa enxertia nem sempre é possível, e muitos jardineiros fazem experiências com outras culturas. Mas será que sempre dão certo?

Muitas vezes, a vacinação falha pelos seguintes motivos:

  • devido à incompatibilidade natural;
  • distância genética;
  • discrepâncias nos ritmos de vida;
  • momento do início da dormência de inverno e do início da secreção de seiva.

Um resultado positivo é possível com uma forte fusão entre o rebento e a árvore-mãe, bem como uma conexão estreita entre seus vasos. Essa conexão é possível com parentes geneticamente próximos, como ao enxertar em pomóideas ou árvores de frutas vermelhas.

Enxertia de primavera

Na pêra

Jardineiros frequentemente desejam cultivar macieiras e pereiras na mesma árvore por serem geneticamente compatíveis. No entanto, devido às diferenças nas taxas de crescimento e desenvolvimento, essa combinação frequentemente resulta em crescimentos malformados no local do enxerto, resultando em uma colheita ruim e uma macieira de vida curta.

No espinheiro

O espinheiro possui madeira forte, é resistente à seca e bastante resistente à geada. O resultado da enxertia da macieira dependerá da variedade e dos cuidados subsequentes com o enxerto. Tais manipulações frequentemente resultam em maçãs pequenas e sem sabor.

Para a cereja

Um experimento de enxertia de uma macieira com uma cerejeira provavelmente terminará em fracasso, já que frutas de caroço e frutas de caroço são geneticamente incompatíveis entre si.

Na ameixa

As macieiras prosperam com ameixeiras selvagens. No entanto, as ameixeiras selvagens e as macieiras são de famílias diferentes, o que torna a formação de frutos problemática em tal comunidade.

enxerto de ameixa

No marmelo

O marmelo fornece excelente nutrição ao rebento, promove rápida absorção de micronutrientes e resulta em maior produtividade de maçãs. No entanto, a vida útil do rebento costuma ser curta.

O melhor momento para realizar o procedimento

Com a chegada dos primeiros dias quentes, quando a ameaça de geadas severas tiver passado e a seiva das macieiras tiver começado a fluir, você pode começar a fazer os primeiros enxertos. Os tempos de enxerto variam de acordo com a região.

Jardineiros experientes programam a enxertia de macieiras para coincidir com o início da floração das cerejeiras. Durante esse período, o fluxo de seiva é particularmente ativo, e os resultados têm maior probabilidade de ser positivos.

Inverno

A enxertia da macieira pode começar no final de dezembro. Nessa época, são utilizadas técnicas de cópula simples ou aprimoradas. Para melhores resultados, utilize estacas preparadas no outono.

Estacas para enxertia

Outono

As árvores frutíferas atingem seu pico de vitalidade com a chegada do outono. Durante esse período, elas começam a se preparar para a dormência de inverno: perdem frutos e folhas, e sua taxa metabólica diminui gradualmente.

Uma excelente opção para enxertia de outono é a fenda ou enxerto de casca. O local da enxertia requer isolamento cuidadoso contra geadas com um pano. A enxertia de outono realizada durante períodos de geada não produzirá resultados positivos.

Verão

Em julho e início de agosto, as macieiras reativam o fluxo de seiva. Jardineiros experientes realizam a brotação nesta época. A enxertia de verão tem várias vantagens:

  • não há necessidade de armazenar mudas preparadas durante todo o inverno;
  • você pode determinar a condição do porta-enxerto a olho nu;
  • O movimento da seiva e a ausência de geada contribuem para uma melhor sobrevivência.

A divisão celular intensiva e o crescimento ativo das árvores durante o período de verão contribuem para a rápida sobrevivência, uma vez que o rebento e o porta-enxerto estão em estado de crescimento.

galho de macieira

Primavera

A primavera é a época perfeita para qualquer trabalho de jardinagem, e a enxertia não é exceção. Assim que a seiva começa a fluir, os brotos criam raízes bem e há tempo suficiente para as mudas se fortalecerem antes da primeira geada. Se os resultados forem negativos, o procedimento pode ser repetido no verão. A enxertia de primavera pode ser feita usando qualquer método conveniente; os resultados serão sempre excelentes.

Quando as temperaturas noturnas não caem mais abaixo de zero, as macieiras são enxertadas e a enxertia prossegue até que os brotos inchem. A enxertia posterior pode não surtir efeito.

Dias secos e quentes são escolhidos para a enxertia. Variedades precoces, mais resistentes ao clima frio, são enxertadas primeiro. Os enxertos são feitos no lado norte da árvore para proteger o rebento frágil da luz solar direta.

Como escolher o enxerto e o porta-enxerto corretos

Uma árvore jovem ou adulta, uma variedade selvagem ou um toco cortado podem ser usados ​​como porta-enxerto. A árvore jovem deve estar bem enraizada e forte. Após apenas alguns anos, ela pode ser usada para experimentos e enxertada em outras variedades. Antes da enxertia em uma árvore mais velha, sua altura é reduzida, encurtando seu metabolismo e acelerando-o artificialmente. A enxertia de primavera em um porta-enxerto mais velho aumenta significativamente a chance de sobrevivência.

A qualidade do rebento determina a produtividade da árvore e o sabor dos seus frutos. Para rebentos, selecione uma macieira jovem e frutífera, com no máximo 10 anos. Um rebento saudável se fixará facilmente em qualquer árvore relacionada e dará frutos produtivamente.

Preparando estacas

As estacas são retiradas de galhos jovens e saudáveis ​​que crescem no lado sul da árvore. As estacas para corte são selecionadas de galhos que crescem na camada intermediária. Os galhos superiores das árvores geralmente são bastante grossos, enquanto os inferiores são fracos. Para as estacas, use brotos pequenos com cerca de 40 cm de comprimento e até 6 cm de diâmetro, com entrenós curtos.

Como e onde enxertar uma macieira: um guia passo a passo para iniciantes na brotação

Os enxertos de inverno e primavera são feitos com estacas preparadas no outono. Elas são colhidas após a queda das folhas, antes do início de geadas prolongadas, e armazenadas na neve ou em outro local fresco. Em regiões com invernos amenos, as estacas também podem ser colhidas no inverno.

Estacas de primavera, colhidas antes do crescimento dos brotos, também são usadas para enxertia de copas. As enxertias de verão são feitas com copas recém-cortadas, com base lenhosa e pelo menos quatro brotos formados. A parte verde da estaca fresca é removida.

O que é necessário para enxertia?

Para enxertar uma macieira você precisará de:

  • descendente saudável;
  • faca de enxertia e brotação;
  • tesouras de poda;
  • saco plástico;
  • fita isolante ou fita adesiva estreita;
  • variedade de jardim.

Uma faca afiada garante um resultado 90% excelente. Antes do uso, ela deve ser tratada com álcool.

Como determinar o local de enxertia de uma macieira

Escolher um local adequado para enxertia é fácil. Qualquer área plana da árvore, voltada para o norte, com casca lisa, livre de nós, crescimentos e inchaços, serve.

Métodos e tecnologia de enxertia de macieiras

Jardineiros experientes utilizam uma variedade de técnicas de enxerto de macieiras. Vejamos as mais comuns.

Implantação

Para enxertar macieiras, você precisará de um rebento e de um porta-enxerto do mesmo tamanho. O processo de enxertia consiste nas seguintes etapas:

  1. No porta-enxerto e no enxerto é necessário fazer um corte oblíquo no mesmo ângulo.
  2. Conecte o rebento ao porta-enxerto, cubra com piche de jardim e prenda com fita adesiva.
  3. Enrole o toco com a muda em um saco plástico e amarre-o.

Quando a muda tiver criado raízes e as primeiras folhas tiverem aparecido, o saco pode ser removido.

cuidados com macieiras

Na fenda

Jardineiros costumam usar a enxertia de fenda para renovar árvores antigas ou ao usar materiais de enxerto de diâmetros diferentes. Se a árvore for muito mais larga que o enxerto, vários enxertos são colocados. Essa prática é realizada na primavera, antes que as macieiras comecem a crescer ativamente. Vejamos as instruções passo a passo:

  1. O topo da árvore é cortado acima do local do enxerto.
  2. Um corte preciso de 5 cm de comprimento é feito no meio do tronco.
  3. Um corte em forma de cunha do mesmo tamanho é feito no corte.
  4. O corte é inserido firmemente no corte, cuidadosamente coberto com piche de jardim e preso com material de bandagem.

Com o tempo, brotos selvagens podem aparecer no tronco. Um ou dois desses brotos são deixados para dar continuidade à vida da planta selvagem, enquanto outros precisam ser removidos imediatamente.

Cópula com língua

Jardineiros usam este método quando o enxerto e o porta-enxerto têm a mesma espessura. O início da primavera é uma excelente época para a cópula da língua, mas também pode ser feita em outras épocas do ano:

  1. É feito um corte oblíquo de cerca de 2 cm na estaca e no porta-enxerto.
  2. Usando uma faca afiada, faça cortes um pouco mais curtos que o corte externo.
  3. O corte e o porta-enxerto são conectados de tal forma que a lingueta do corte se encaixe firmemente na fenda.
  4. O enxerto é coberto com piche e preso com fita isolante.

Cópula com língua

Para a casca

Este enxerto é usado para revitalizar árvores antigas. É realizado no início da primavera ou no outono. Durante este período, a casca está bem separada do porta-enxerto, e o enxerto tem maior probabilidade de criar raízes:

  1. É necessário cortar todos os galhos desnecessários.
  2. Limpe a área cortada com uma faca até que fique perfeitamente lisa.
  3. Faça um corte longitudinal de cerca de 5 cm na casca do porta-enxerto, praticamente sem tocar na madeira, e empurre a casca cuidadosamente para trás.
  4. Afie o rebento com brotos e insira-o atrás da casca.
  5. O enxerto é fixado com filme de polietileno e tratado com piche.

Ao enxertar com dois ramos, a ferida cicatriza mais rapidamente. Durante os três primeiros anos, a junção é muito frágil e requer suporte seguro. Suportes amarrados aos galhos ajudam a evitar que se quebrem.

Na incisão

Um corte de 40 a 50 mm de comprimento é feito no porta-enxerto. Uma cunha é cortada na extremidade do enxerto, que deve ser encaixada no corte e firmemente fixada.

enxerto de incisão

Por ponte

A enxertia em ponte é usada para restaurar o fluxo de seiva quando a casca está danificada e é realizada no início da primavera. As estacas necessárias são 10 cm mais longas que a largura da área danificada:

  • As incisões são feitas acima e abaixo da área exposta.
  • As bordas dos cortes são cuidadosamente afastadas e os brotos são inseridos neles. O enxerto é distribuído uniformemente em um círculo.
  • Cada corte é cuidadosamente protegido, e a superfície exposta é tratada com piche de jardim.

Brotando

A brotação envolve a transferência de apenas um broto (olho) de uma macieira para uma macieira silvestre. Este método é usado para enxertar árvores jovens com galhos finos. A brotação é realizada no início da primavera ou no final do verão, quando as macieiras silvestres atingem seu potencial máximo.

Pelo botão ou pelo olho

Para enxertia de gemas, você precisará de brotos com até um ano de idade, de comprimento médio e com gemas bem desenvolvidas. É melhor retirar a gema do centro da estaca. Faça uma incisão em uma área lisa perto do tronco, separe cuidadosamente a casca e insira a gema. Trate o corte com piche de jardim e embrulhe-o em filme plástico. As gemas não produzirão brotos durante o primeiro ano; elas só aparecerão na estação seguinte.

vacinação renal

Escudo humano

Para enxertar, corte um enxerto de cerca de 4 cm de comprimento e vários milímetros de espessura. Insira-o em um corte previamente preparado na casca, cubra-o com piche e prenda-o com fita adesiva.

Cuidando de uma macieira enxertada

Após uma enxertia bem-sucedida, muitos jardineiros novatos não monitoram o desenvolvimento posterior da árvore ou a condição do rebento, embora a enxertia exija muita atenção.

Brotos de gemas localizadas abaixo do enxerto roubam nutrientes do rebento e o sombreiam com suas folhas. Estes devem ser removidos.

A liga também requer atenção. As mudas enxertadas crescem rapidamente e engrossam, então, mais cedo ou mais tarde, a muda inevitavelmente quebrará na liga. Desamarre a liga periodicamente e afrouxe o material. Se fita adesiva ou filme plástico foi usado como liga, desenrole-o e substitua-o por um novo, mais frouxo.

cuidados com macieiras

O crescimento intenso de uma macieira enxertada e a formação de uma copa enorme aumentam o risco de quebra do enxerto. Beliscar as pontas pode ajudar a prevenir danos irreparáveis.

Os locais de enxertia também exigem manutenção cuidadosa. É necessária uma inspeção anual e a reaplicação do curativo em áreas grandes e não cicatrizadas. Isso ajudará a proteger a árvore de pragas e aumentará sua resistência ao inverno.

Erros e como corrigi-los

O resultado da reenxerto feito por jardineiros iniciantes pode ser positivo se eles levarem em conta possíveis erros e tentarem evitá-los:

  • Árvores maduras com copas enormes são replantadas em várias etapas. Isso ajuda a evitar que o rebento seque durante o crescimento e desenvolvimento intensivos.
  • As árvores jovens são enxertadas não antes do terceiro ano após o plantio, quando finalmente criam raízes em seu local permanente.
  • A primavera é considerada a época ideal para a enxertia. Enxertar mais tarde pode causar a morte da muda devido ao desenvolvimento imperfeito e à instabilidade às condições climáticas.
  • A bandagem é finalmente removida somente quando o enxerto estiver densamente coberto por câmbio e se tornar lenhoso.

A enxertia oportuna com mudas saudáveis, realizada de acordo com as etapas tecnológicas necessárias, garantirá um resultado bem-sucedido. A árvore renovada encantará você com uma colheita abundante em poucos anos.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata