- A origem da nectarina
- Benefícios das frutas para o corpo humano
- As variedades mais populares: descrição e condições de cultivo
- Doçura de mel
- Rum de Prata
- Crimeia
- Spokusa
- Brilho do Sol
- Kharko
- Super Rainha
- Eritrocarpa
- Wang 3
- Tenda de circo
- Ouro Carmesim
- Stark Sanglo
- Favorito
- Lola
- Crimeia
- Rubi 7
- cita
- Fantasia
- Nectarina 4
- Ouro Vermelho Forte
- Nuances de plantio e cuidados
- Pousar
- Cuidado
As nectarinas existem em uma variedade de variedades. Cada uma tem suas próprias características: condições de cultivo, preferências climáticas e tempo de amadurecimento. Esta fruta é intimamente relacionada ao pêssego, com cuidados e propriedades nutricionais semelhantes. As nectarinas podem crescer em pêssegos, indicando que a planta se adaptou às novas condições de cultivo.
A origem da nectarina
A primeira menção à nectarina remonta ao século XIV na China. Mesmo naquela época, ela era amplamente cultivada e consumida. O nome da fruta deriva da palavra "néctar".
Acredita-se que a planta seja um cruzamento híbrido entre uma ameixa e um pêssego. No entanto, essa teoria não foi cientificamente comprovada. Na verdade, uma nectarina é um pêssego que perde os pelos à medida que se adapta a novas condições. Atualmente, vários frutos de nectarina podem ser vistos em pessegueiros. Isso acontece com frequência. No entanto, nectarinas não produzem pêssegos.
A fruta ganhou popularidade na Europa no início do século XX. Desde então, a cultura tem sido cultivada comercialmente. Atualmente, os cientistas continuam trabalhando em novas variedades aprimoradas de nectarina.
Benefícios das frutas para o corpo humano
A fruta contém muitas substâncias úteis e tem um efeito benéfico no corpo humano.

Como qualquer outro produto, possui contraindicações para consumo. A nectarina contém:
- vitamina C;
- vitamina A;
- vitamina E;
- vitamina K;
- Vitaminas do complexo B;
- potássio;
- fósforo;
- zinco;
- manganês;
- magnésio;
- cálcio;
- ferro;
- ácidos graxos.
100 gramas do produto contêm 48 calorias, das quais 1 g é proteína, 0,3 g é gordura e 12 g são carboidratos.
Importante! As propriedades benéficas das nectarinas são melhor aproveitadas quando consumidas com moderação e regularidade.

Todas as substâncias benéficas da nectarina têm os seguintes efeitos benéficos no corpo humano:
- mantém e normaliza o equilíbrio hídrico nas células, o que ajuda a manter a elasticidade da pele;
- melhora a condição de uma pessoa que sofre de hipertensão e aterosclerose;
- normaliza o aumento ou diminuição da acidez no estômago;
- limpa os vasos sanguíneos das placas de colesterol;
- ajuda a perder o excesso de peso;
- acalma o sistema nervoso;
- previne o desenvolvimento de neoplasias malignas e benignas;
- melhora a condição sanguínea em casos de anemia ou leucemia.
O produto também possui contraindicações de consumo. Ignorá-las pode causar danos à saúde. Entre elas:
- diabetes devido ao alto teor de açúcar;
- reação alérgica à nectarina;
- intolerância individual às substâncias contidas na nectarina.

As variedades mais populares: descrição e condições de cultivo
As variedades de nectarinas são incrivelmente diversas. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Elas podem ser cultivadas em qualquer região; escolher uma variedade adequada ao clima é essencial. Atualmente, existe uma grande variedade de nectarinas, e criadores em todo o mundo trabalharam e continuam trabalhando em seu desenvolvimento.
Doçura de mel
A árvore é de porte médio e pertence à variedade de meia estação. A colheita ocorre no início de setembro. Os frutos são pequenos, pesando até 100 g. A casca é bordô com pequenas manchas amarelas. Quando cortadas, as nectarinas são amarelas, firmes e suculentas. As nectarinas são fáceis de transportar em quaisquer condições.
Importante! As sementes de nectarina são processadas para produzir óleos essenciais, amplamente utilizados em cosméticos.

Rum de Prata
O fruto amadurece em meados do verão e é adequado para cultivo em todas as regiões. Os frutos são de tamanho médio, pesando aproximadamente 120 g. São revestidos por uma casca fina, de cor vinho. A polpa tem uma cor laranja intensa e é difícil de separar do caroço. A planta é de tamanho médio.
Crimeia
Uma variedade híbrida desenvolvida na Crimeia. A árvore atinge 3 metros de altura. Produz frutos de tamanho médio com casca amarela densa. A polpa é alaranjada, tornando-se rosada à medida que se aproxima da semente.
Spokusa
Variedade autofértil, os frutos são grandes, pesando até 200 g. A árvore produz sua primeira colheita no segundo ano de crescimento. Os frutos são alongados, amarelos e salpicados de vermelho. O interior das nectarinas é amarelo, suculento e doce. A planta é resistente à geada, à seca e a algumas doenças fúngicas. A colheita é fácil de transportar.

Brilho do Sol
A planta é de tamanho médio, com copa extensa. Os frutos são de tamanho médio, pesando aproximadamente 160 g. As nectarinas são resistentes à geada e a doenças fúngicas, o que as torna muito mais fáceis de cuidar. O fruto é coberto por uma casca fina, densa e verde, com um leve tom avermelhado. A polpa interna é amarelo-alaranjada, doce e ácida.
Kharko
Esta variedade é caracterizada pela maturação precoce. A árvore produz frutos no segundo ano de crescimento. Os frutos são pequenos, com aproximadamente 100 g, e revestidos por uma casca densa, de cor vinho. A polpa é doce, densa, suculenta e alaranjada, facilmente separada do caroço.
Super Rainha
A Superqueen atinge 2,5 m de altura. Floresce abundantemente no início de abril, com flores rosas. Os ovários são grandes. Os frutos maduros são grandes, pesando aproximadamente 250 g. A casca é amarela com um toque rosado. A polpa é amarela, doce e suculenta. Uma característica distintiva desta variedade é o seu intenso aroma de pêssego durante a frutificação.
Eritrocarpa
Esta variedade tem polpa marrom ou vinho escuro. A casca é da mesma cor. As nectarinas são doces sem serem ácidas. As árvores são de médio porte, com copa esférica. A colheita ocorre no outono. Os frutos são fáceis de transportar e vendem rapidamente.

Wang 3
Planta de porte médio. Combina alta produtividade com facilidade de cuidado. A maturação ocorre em 110-120 dias, tornando-a adequada para cultivo em climas temperados. Os frutos são de tamanho médio, redondos, amarelos ou alaranjados com manchas vermelhas. A variedade apresenta forte resistência a pragas e infecções.
Importante! A farinha de semente de nectarina é usada para fazer carvão ativado.
Tenda de circo
Variedade de maturação precoce, adequada para o cultivo de nectarinas nas regiões do norte. Produz árvores de até 2,5 m de altura com brotos arredondados. A polpa se separa facilmente do caroço, é suculenta e amarela. Os frutos são redondos, com pontas arredondadas, de cor laranja com detalhes em vermelho.
Ouro Carmesim
Uma variedade híbrida derivada do pêssego. A casca é lisa, com um brilho característico e coloração amarela. O fruto é parcialmente coberto por um tom rubi. É uma variedade de alto rendimento, que se distingue pela sua resistência à geada e alto rendimento. Cada fruto pesa em média 120 g.

Stark Sanglo
Esta variedade foi desenvolvida nos Estados Unidos. A planta é baixa e os frutos são grandes, com até 210 g, e têm um sabor agradável. São consumidos frescos, processados e enlatados. Esta nectarina é caracterizada por altos rendimentos e é resistente ao oídio.
Favorito
Uma característica distintiva desta variedade é a sua copa extensa. A árvore é de porte médio. Possui forte imunidade a doenças fúngicas e tolera facilmente geadas severas. Os frutos têm até 140 g de tamanho, com casca amarela e um leve tom rosado na parte superior. Distinguem-se por um excelente sabor adocicado.
Lola
Uma variedade de nectarina desenvolvida no Uzbequistão. Sua característica distintiva é o alto teor de açúcar. A árvore é de porte médio, produzindo frutos que pesam até 100 g. A casca é amarelo-esverdeada. Quase metade da drupa é coberta por uma cor bordô. O fruto tem sabor doce e suculento.
Importante! As nectarinas eram anteriormente chamadas de "pêssegos carecas".
Crimeia
Uma árvore de baixo crescimento, cujas drupas maduras são colhidas no final do verão. As nectarinas são cobertas por uma casca fina e densa, amarelada. Um tom framboesa se espalha por quase toda a superfície do fruto. Os frutos são grandes, pesando até 200 g. Uma única planta rende mais de 50 kg por ano. A frutificação começa no segundo ou terceiro ano de vegetação.
Rubi 7
Considerada um dos projetos de melhoramento genético mais bem-sucedidos, esta planta é resistente à geada e a doenças. A frutificação ocorre a cada 2 ou 3 anos. Produz frutos amarelo-avermelhados de até 160 g. Possuem excelente sabor. A polpa é amarela, suculenta e doce.
cita
A variedade mais alta. Suas árvores atingem até 7 metros de altura. Os frutos são de tamanho médio, pesando até 180 g. A colheita ocorre na segunda quinzena de agosto; é considerada uma variedade de meia-estação. Os brotos são resistentes à geada. Os frutos têm um sabor agradável e doce.
Fantasia
Cientistas da Universidade da Califórnia trabalharam nesta variedade. É uma variedade colunar. Produz drupas de tamanho médio a grande. Cada fruto pesa em média 150 g. Apresenta uma cor amarela intensa com um tom rosado difuso. A polpa tem sabor doce e ácido e é cristalizada e congelada.
Nectarina 4
A árvore é baixa, com copa arredondada. É resistente à geada e à seca. As mudas não dão frutos nos primeiros três anos. A frutificação ativa ocorre após a floração. Os frutos são de tamanho médio, pesando aproximadamente 140 g; a polpa é amarela ou alaranjada e doce.
Ouro Vermelho Forte
Desenvolvida por criadores americanos, a árvore atinge 2,5 m de altura e se distingue por seus brotos arredondados e ramificados. Cada fruto pesa 190 g. Possui uma cor vermelha característica, com polpa firme, amarelo-alaranjada. As nectarinas são fáceis de transportar e adequadas tanto para cultivo comercial quanto para hortas caseiras.
Nuances de plantio e cuidados
Para cultivar esta planta com sucesso em seu próprio jardim, você precisa seguir as instruções de plantio e cuidados. Esta planta é fácil de cultivar e não requer muita atenção. No entanto, para atingir um alto rendimento, certos cuidados são necessários.

Pousar
Antes de transplantar a muda para o solo, você precisa escolher um local adequado. Ele deve ter:
- Iluminação boa e duradoura durante todo o dia.
- Tipo de solo argiloso ou franco-arenoso.
- A distância entre as mudas é de 2 a 2,5 metros.
- Você não pode plantar nectarina perto de cerejeiras, pessegueiros, ameixeiras ou nogueiras.
Importante! Se você escolher o local errado para cultivar uma árvore, ela não dará frutos.
As mudas são adquiridas de viveiros e vendedores confiáveis. A muda deve atender aos seguintes padrões:
- uma planta anual mostra os melhores resultados de sobrevivência;
- não deve haver manchas escuras, saliências ou danos mecânicos na raiz;
- raízes sem apodrecimento.
Plante em um buraco de 70 cm de profundidade e 70 cm de diâmetro. Misture o solo escavado com húmus e superfosfato, mexa e preencha metade do buraco com a mistura. Em seguida, transfira a muda, espalhe as raízes e cubra com terra. Amontoe a área ao redor do tronco a uma altura de 20 a 30 cm.

Cuidado
Para obter um alto rendimento, é necessário seguir as regras de cuidado com a árvore:
- A planta é regada no momento do plantio, durante a formação dos brotos, floração e formação dos frutos.
- Fertilize 2 a 3 vezes por estação usando fertilizantes de ureia, fósforo, potássio, nitrogênio e bórax.
- Durante os primeiros 5 a 6 anos, a poda formativa é feita na primavera, antes que os brotos comecem a se formar.
- No final da estação, recomenda-se podar os brotos de um ano, pois as nectarinas só produzem frutos em galhos frescos.
- Para evitar ataques de insetos nocivos e doenças fúngicas, a árvore é tratada com preparações antifúngicas e inseticidas 2 a 3 vezes por estação.
Importante! Regar com muita frequência e em excesso pode causar apodrecimento das raízes e rachaduras nos frutos.











